• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Warcraft - um game inspirado na obra de Tolkien?

Thorin III

Usuário
Alguém que conheça o PC-game Warcraft (todo o conjunto e games da série) concorda e poderia tecer comentários sobre a grande influência Tolkieniana nesta série de games?

Quem já jogou ou pensa em jogar toda a saga de campanhas do game, principalmente as versões mais modernas (Reign of Chaos The Frozne Throne), pode muito bem ver a série de influências, a começar nas raças:Huanos, Orcs, Elfos, Dwarvens, Goblins, e muitas outras, e vários pontos da história coincidem com partes da história de Tolkien.

Vocês concordam que este game fou influenciado por Tolkien?
 
É óbvio, axo q é por isso q gosto tanto de Warcraft. Vc pode ver na história completa: aquele kra lá q era bom e q viro demÔnio representa Melkor, os Dragões os Valar, o Illidan pode ser Sauron, o Arthas então é mto na kra q é o Rei-bruxo (além de ser humano, ele constrói um reino em Northrend, um lugar gelado (Angmar) e vira o Lich King (Witch-king). Os próprios criadores chegaram a admitir q tiveram influência maciça de Tolkien.
 
É óbvio que aspectos influenciaram, de forma natural, mas em nenhum momento chega a tal semelhança citada por Turambar.

Somente alguns aspectos, e aspectos "globais" por assim dizer (Elfos, Trolls, Deuses, etc.) a história mesmo não tem nada de Tolkien. Arthas comparado a Witch-King? Pelo amor né. A trajetória e objetivos de um chegar a Angmar e outro a Northrend é totalmente isolada, assim como os outros personagens.
 
Tem várias semelhanças sim, mais se você for parar para pensar, ainda assim é um jogo muito mais original do que muitos que existem por aí...

Na verdade a maioria dos jogos do gênero (para não dizer todos) tem influências na obra de Tolkien, para mim isso já virou uma coisa mais do que natural.
 
Claro!
É totalmente baseado em tolkien, como a maioria dos mmorpgs q estao por ai. Assim como MU online , Lineage, WOW. Enfim o senhor dos aneis foi a obra percusora dessa epoca de RPGs para PCs.
 
É óbvio que aspectos influenciaram, de forma natural, mas em nenhum momento chega a tal semelhança citada por Turambar.

Somente alguns aspectos, e aspectos "globais" por assim dizer (Elfos, Trolls, Deuses, etc.) a história mesmo não tem nada de Tolkien. Arthas comparado a Witch-King? Pelo amor né. A trajetória e objetivos de um chegar a Angmar e outro a Northrend é totalmente isolada, assim como os outros personagens.

Pelo visto tu é dakeles viciados q num dão o braço a torcer. A história não precisa ser idêntica para percebemos q foi fortemente influenciada. Como Tolkien foi influenciado com a Bíblia. A história em si pouco se parece com a da Bíblia, mas tá na kra q ele se inspirou. Isso q vc acabou de dizer se chama "falta de visão".
 
Concordo com você, Turambar.Não dissemos que este jogo é totalmente idêntico à história de LOTR, e sim, que contém muitas semelhanças.Mas é preferível se orientar por uma coisa boa já criada que inventar algo novo e ruim hehehe.
 
Pelo visto tu é dakeles viciados q num dão o braço a torcer. A história não precisa ser idêntica para percebemos q foi fortemente influenciada. Como Tolkien foi influenciado com a Bíblia. A história em si pouco se parece com a da Bíblia, mas tá na kra q ele se inspirou. Isso q vc acabou de dizer se chama "falta de visão".

Influencia é uma coisa diferente da forma colocada por você:

aquele kra lá q era bom e q viro demÔnio representa Melkor, os Dragões os Valar, o Illidan pode ser Sauron, o Arthas então é mto na kra q é o Rei-bruxo (além de ser humano, ele constrói um reino em Northrend, um lugar gelado (Angmar) e vira o Lich King (Witch-king).

"Isso representa aquilo, aquilo é igual a isso".

Em nenhum momento eu disse que a Blizzard não utilizou da influencia de Tolkien. Pelo jeito, você é o fanboy que quer fazer comparações absurdas.
Eu acho que elementos de mitologias encontratos em muitos jogos e obras não são nescessariamente "influencia de Tolkien" não?
E "baseado" é uma palavra muito forte. Continuando achando as semelhanças entre Warcraft e Tolkien bem superficiais.
 
Última edição:
Pelo jeito, você é o fanboy que quer fazer comparações absurdas.

E eu seria fanboy de quem, já que tenho tdos os Warcrafts e jogo WoW há qse 4 anos?

E quanto ao "isso representa akilo", se não existisse representações não seria inspirado/baseado em Tolkien. Então não podemos dizer q Eru é Deus e q Melokor é Luciffer?
 
Última edição:
Pois então pior, um "veterano" de Warcraft fazer aquelas comparações? Warcraft não é só esse seu mundinho de Raid e ser end-game.

Eu ri qndo li o teu post. Já q tu fico sem argumento, melhor ficar quietinho do q falar coisa sem sentido.
 
E quanto ao "isso representa akilo", se não existisse representações não seria inspirado/baseado em Tolkien.

Baseado cara? LOTR Online é baseado em Tolkien. Isso sim é baseado.
E você ainda insiste em fazer comparações bizonhas:

"Então não podemos dizer q Eru é Deus e q Melokor é Luciffer?"

Sim, tem semelhanças. E o que uma semelhança desse naipe, tem a ver com isso:

aquele kra lá q era bom e q viro demÔnio representa Melkor, os Dragões os Valar, o Illidan pode ser Sauron, o Arthas então é mto na kra q é o Rei-bruxo (além de ser humano, ele constrói um reino em Northrend, um lugar gelado (Angmar) e vira o Lich King (Witch-king).
Eu quero achar semelhança entre Illidan e Sauron, Arthas e W.King, de Northrend pra Angmar.

E não me venha com "Ah, Angmar tem neve igual Northrend". "Ah, Arthas virou do mal igual o Nazgul"

Quem tá sem argumentos é você fera.
 
Sim, Tolkien foi inspirador de muita coisa.

Mas não foi ele que desbravou o caminho para os livros de High Fantasy.

Robert Howard, autor de Conan, já nos anos 20 escrevia histórias de fantasia e em 1930 editou o primeiro livro.

Por sua vez, O Hobbit, só saíria em Setembro de 1937.

Ou seja, se Tolkien foi o mestre, Howard foi o pioneiro.
 
Acho que houve uma discussão improdutiva, mas pelo post pelo menos pudemos falar e debater sobre as influências de Tolkien em games modernos.Espero que nos próximos posts haja menos discussão e briga e mais argumentações.
 
Acho que houve uma discussão improdutiva, mas pelo post pelo menos pudemos falar e debater sobre as influências de Tolkien em games modernos.Espero que nos próximos posts haja menos discussão e briga e mais argumentações.

concordo, e hoje eu estava jogando WC 3 RoC e percebi muitas semelhanças com LOTR
 
Acho que houve uma discussão improdutiva, mas pelo post pelo menos pudemos falar e debater sobre as influências de Tolkien em games modernos.Espero que nos próximos posts haja menos discussão e briga e mais argumentações.

Eu não diria isso. Eu coloquei meu ponto de vista: A história e mundo de Warcraft não tem nada além de influencias superficiais.

Thorin III disse:
e muitas outras, e vários pontos da história coincidem com partes da história de Tolkien.

Cite as tantas semelhanças por favor?

A dicussão tomou um lado mais pessoal sim, mas ainda sim focada no assunto do tópico.
 
Joguei muito tempo Warcraft,agora meu cunhda continua meu personagem,nivel 80 mandando bala,"Arkinox".

E a influência,não sei,mas parece sim,animais supreendentes,personagens,ambiente,objetos,missões e etc...
Uma influência que não é direta,são em certos aspectos. e assim vai.
 
Eu sou apaixonado por Warcraft e pelos Elfos noturnos e Natherzim ( Balnazzar e seus irmaos) e concordo que tem semelhança entre os mundos (tanto que vivo jogando o warcraft 3 e o world pensando que estou na TM) claro que nao podemos comparar personagens de cada mundo como se '' Ilidan esta para Sauron como Sauron pra Ilidan'' mas que existem semelhanças isso é inegavel!

mas warcraft teve mais do que apenas Tolkien, vejo um grande mistos de Mitos,crenças e outras coisas nesse mundo complexo que me encanta!

Varimathras You're the best!
 
E a Arringa entra em ação mais uma vez :lol:

Bem, Warcraft é bastante influenciado por Tolkien em alguns quesitos, por exemplo, os elfos "naturais", vivendo em harmonia com a natureza e parecendo humanos, os anões mineiros que fabricam os melhores equipamentos, os orcs selvagens (claro, só os "possuídos", já que a cultura Orc no Warcraft é tão ou mais rica que a de humanos e elfos).

Mas, se parar pra pensar, veremos que quase todo (senão todos) game de fantasia usa os mesmos esetereótipos, criados em lendas e aprofundados no Legendarium de Tolkien.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo