• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Walden (Henry David Thoreau)

Tô lendo Na natureza selvagem e volta e meia rola algum trecho do Walden. Próxima compra eu incluo ele, e pelo que vocês tão dizendo aí, acho que faço coro: Walden vale o clube (3).

P.s: ia ser engraçado se o próximo post fosse com um avatar do Eli Wallach! Rá! :p
 
Da leitura do livro, da leitura do mundo. Logo depois do capítulo sobre Leitura, Thoreau passa ao Sons.

" Mas, enquanto ficamos confinados aos livros, mesmo os mais seletos e clássicos, e lemos apenas as várias línguas escritas, que não passam de dialetos e regionalismos, corremos o perigo de esquecer a língua que todas as coisas e fatos falam (...) "

Pegando uma outra citação sua:

"(...) e, no entanto, só é leitura em sentido elevado, não aquela que nos embala como um luxo e permite que as faculdades mais nobres adormeçam, e sim aquela que temos de ficar na ponta dos pés para ler e à qual devotamos nossas horas mais despertas e alertas..."

Temos o saber que pula os muros das universidades e ultrapassa as páginas dos livros, que deixa de servir como mais um instrumento de distinção entre os homens e passa a interferir na realidade, critica e concretamente, transformando-a.

Lembro do Paulo Freire, em A importância do ato de ler:

" (...) a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquele ".




A vida maior que o livro.... ecoa também em Whitmann:


"Há algo que vem a mim agora e perpetuamente
Não está impresso, nem no sermão, ou discutido
Não pode ser posto nos livros, não está neste livro

É para você quem quer que você seja,
Não está mais distante de você do que
As coisas que você pode ouvir e ver..."


Vale lembrar o quanto Thoreau desprezava a ficção... dedicando-se exclusivamente aos livros bases das religiões e mitos.



Whitman e Thoreau foram comtemporâneos? Vejo muita coisa em comum.
 
Ontem assisti Na natureza selvagem. Impossível não lembrar do Thoreau, pelo enredo, pela influência que exerceu no personagem.

Estória real, que mostra como as questões de Walden ainda pipocam por aqui.
 
Última edição:
Um dos meus filmes preferidos (Into the Wild), um dos meus livros preferidos (Walden), sou um admirador da história do Christopher McCandless. Terminei há pouco mais de uma semana o livro do John Krakauer sobre a tragédia, que aliás é também recomendável.

McCandless era um leitor apaixonado de Thoreau e com certeza as personalidades deles eram muito parecidas, em aspectos como excessiva intelectualização das relações humanas, moralismo, introspecção, vínculo com a natureza, etc. Walden não só inspirou o personagem, como o próprio indivíduo no qual o personagem é inspirado.

Aliás, Walden tem servido como inspiração e modelo para retirantes da sociedade americana (e além) desde que foi publicado em 1854.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo