• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Voto obrigatório?

O voto deve ser obrigatório?


  • Total de votantes
    36
A questão do sistema atual de voto junto com o voto obrigatorio, é q o voto nule q deveria regulamentar a parcela da população q é totalmente contra tudo q se esta sendo feito na eleição, é absurdamente ignorada.

Assim como deveria ter propagandas dizendo como votar, deveriam ter propagandas esclarecendo o q o voto nulo realmente significa.

E se votos nulos forem maior q qualquer canditato, a elelição teria de ser refeita ate apresentarem alguma opção realmente boa para a maioria.

Mas pra isto seria preciso uma orientação no sentido de q ao inves de desperdiçar seu voto com um fulano qualquer, geralmente por motivos futeis, a população q esta insatisfeita inclusive com a eleição proposta, tem no voto nulo um poder de mudança.

como esta hoje em dia, eu não voto e to nem ai pra multa. gasto mais com passagem indo votar do q pagando ela.

naõa credito no sistema democratico, não acredito em nenhum candidato, e mais ainda não acredito q se faça uma candidatura sem fazer acordos "comercias" e politicos para pagar a campanha.

e acordos politicos inclusive com os poderes paralelos deste pais como mafias, sindicatos, grandes empresarios, narcotrafico, milicias, etc...

e isto é valido para todos canditados

ate porque a maior ilusão é de q presidente realmente decide alguma coisa neste país.
 
Última edição:
E se votos nulos forem maior q qualquer canditato, a elelição teria de ser refeita ate apresentarem alguma opção realmente boa para a maioria.

Isso não é verdade, a eleição só é refeita se a quantidade de votos anulados (não nulos) for maior que 50 %, votos anulados é quando os votos para um candidato são cancelados, nesse total não entra votos nulos ou brancos, vocẽ so está perdendo seu tempo indo votar nulo ou branco.
 
Sim sim, sei q não é feito, por isto coloquei como condição se feita pra eu levar mais a sério a "festa da democracia":P

porque hoje em dia voto nulo é mais uma palhaçada como todo resto, por isto q nem em dou ao trabalho de aparecer pra votar.

inclusive o vot em branco não vai pra quem esta ganhando, este mito surgiu na epoca da celula de papel, onde quem apurasse poderia marcar qualquer candidato. assim,se vc escrevesse por exeplo "macaco tião", vc anulava a cedula de votação. hoje em dia com urna eletronica, teoricamente nao se da pra rabiscar nada, então não tem como ir pra quem esta ganhando. ou seja, hoje em dia voto em branco e nulo é a mesma coisa e sinceramente não serve pra nada.

um otimo artigo sobre o assunto:
http://papodehomem.com.br/voto-nulo-e-voto-em-branco-o-que-realmente-e-verdade/
 
Última edição:
Por enquanto obrigatório, o povo brasileiro não sabe da importãncia do voto, não tem a capacidade ainda para entender isso.

Certo, então o povo é obrigado fazer o que não tem capacidade pra entender?!


Sou a favor do voto facultativo, pelo mesmo motivo que disseram: vale mais 20% da população votando consciente, do que um país inteiro elegendo salafrários, por obrigação.
 
Última edição:
Votei em "sim". A princípio penso que o voto deva ser obrigatório enquanto o povo de um país não consolidou sua própria maturidade e consciência. Quando chegarmos num ponto em que a mente das pessoas e a própria sociedade forem mais desenvolvidas essa obrigação poderá deixar de existir. Um sistema educacional melhor poderia ajudar a alcançar esse estágio.

De modo geral o povo só vê o voto como um arma e olha pouco para aquilo que esta arma defende.
 
Obrigatório. É um direito E um dever. Voto facultativo só seria bom se a grande massa tivesse consciência da importância das eleições. Mas se o voto no Brasil fosse opicional, duvido que 20% da população gastaria tempo no seu sagrado domingo para votar.

Já houve eleições em países da Europa, como por exemplo a Dinamarca onde menos de 40% foram para urnas votarem para primeiro ministro.

Infelizmente, uma país como o Brasil onde existe uma grande população, muitos dos políticos corruptos dependem dessa obrigatoriedade de 90% da população para votar.

Se pelos menos 20% votassem, seria uma parcela realmente consciente da importância política e social que as eleições têm, e então, muitos desses corruptos não seriam eleitos, mas sim aqueles no qual a parcela da população consciente já saberia em quem votar.
 
O nome já diz: Democracia. Votar não é deve ser uma obrigação e sim um direito; um direito que deve ser exercido com consciência e muito cuidado para não se fazer m#rda.
 
Penso que o voto deve ser obrigatorio, e que essa questão é muito maximizada.

Afinal de contas, não se trata do megassacrifício que falam por aí. É só ir, um ou dois domingos a cada dois anos, escolher seus candidatos (ou não candidato).

De toda forma, é uma maneira de chamar a atenção de todos, mesmo aqueles que não gostam de política, obrigá-los a se informar minimamente. "Olha, fulano, quem pode ganhar é x1, x2 e x3, e as consequências disso serão y1, y2 e y3". A pessoa então tem a responsabilidade de ratificar ou não o projeto governista ou o que estiver ganhando, segundo as pesquisas. Se votar nulo e deixar o primeiro colocado ganhar, de toda forma assinou um termo de compromisso pelos resultados.

Isso é importante para impedir que tendências que beneficiem fortemente a uma minoria ou que sejam extremistas, contra as liberdades individuais, coloquem-se no poder, levando a democracia ao suicídio (um fim democraticamente escolhido da democracia). Imagina um país em que há um partido fascista, e só os apoiadores desta facção sejam politicamente mobilizados.

Há também, por aqui, uma enorme confusão em torno do termo "democracia". Democracia não significa a plena liberdade individual, significa "poder do povo". Obrigar o povo a exercer uma fração de seu poder não fere o seu significado.
 
Voto facultativo...
Além de eliminar voto de gente que não sabe votar.. o custo operacional das eleições ficará até mais barato... não precisa ter que desperdiçar dinheiro público com milhares de maquinhas de votar.
E tem mais.. a Justiça Eleitoral do Brasil é muito metida a ponto de falar que o Brasil tá batendo recordes atrás de recordes de eleitores comparecendo as urnas..levando até indio do fim-do-mundo do interior do Amazonas viajar 2 dias de barco pra conseguir votar. Pô.. pra mim não interessa quantidade e sim a qualidade... e voto tem que ter qualidade.
 
Última edição:
Não li todo o tópico, mas na minha opinião há uma problemática no que se refere ao voto, se obrigatório ou facultativo. Há os prós e os contras, e essa opinião se mantém comigo até hoje, enquanto não sei que forma é a melhor.

No voto obrigatório, as pessoas votam desestimuladas, sem se importar muito. No facultativo, as poucas pessoas que votariam, o fariam mais conscientemente.

O problema é você está num país que é soberano, tem Constituição, os Três Poderes e todas essas coisas existentes numa democracia, e você não pode ser neutro num lugar assim. Você não votar é como se não existisse dentro dessa região soberana. A forma que se encontra é colocar como obrigatório o voto. Neste ponto, eu concordo.

O outro lado é que se questiona a democracia quando há essa obrigatoriedade, e é aí que as pessoas pregam pela faculdade de votar. É a melhor forma, e neste ponto eu também concordo. Mas como eu disse, ninguém é neutro.

No fim das contas, com relação ao tópico em si, sou a favor e contra ambas.

E sobre essa opinião de que no facultativo não haveria políticos corruptos no poder, pois supostamente acontecem no obrigatório porque as pessoas passam a não ter critérios, eu discordo. Quem me garante que um político tenha atitudes contra a lei e movimente um grande número de pessoas para votar nele, vencendo injustamente, num sistema de voto facultativo?
 
Última edição:
O nome já diz: Democracia. Votar não é deve ser uma obrigação e sim um direito; um direito que deve ser exercido com consciência e muito cuidado para não se fazer m#rda.

Na Democracia não há liberdades plenas, ou eu poderia ir na sua casa e lhe roubar por eu ter essa liberdade.

Voto facultativo...
Além de eliminar voto de gente que não sabe votar.. o custo operacional das eleições ficará até mais barato... não precisa ter que desperdiçar dinheiro público com milhares de maquinhas de votar.
E tem mais.. a Justiça Eleitoral do Brasil é muito metida a ponto de falar que o Brasil tá batendo recordes atrás de recordes de eleitores comparecendo as urnas..levando até indio do fim-do-mundo do interior do Amazonas viajar 2 dias de barco pra conseguir votar. Pô.. pra mim não interessa quantidade e sim a qualidade... e voto tem que ter qualidade.

Indígenas não são obrigados a votar.

E sobre essa opinião de que no facultativo não haveria políticos corruptos no poder, pois supostamente acontecem no obrigatório porque as pessoas passam a não ter critérios, eu discordo. Quem me garante que um político tenha atitudes contra a lei e movimente um grande número de pessoas para votar nele, vencendo injustamente, num sistema de voto facultativo?

Exatamente, como se nos EUA, e em alguns países da Europa (há países com voto obrigatório) não houvesse corrupção.

Pra mim uma das grandes razões pelo qual o povo não sabe votar é justamente por ser obrigatório.

Bush foi eleito e reeleito.
 
Não é à toa que o pessoal do Direito utiliza-se bastante do jargão "Estado democrático de direito". Democrático porque é governado pelo povo, Direito porque tudo é regulamentado pela lei, incluso a garantia de certas liberdades individuais.

Se democracia caracterizasse isso tudo, então o conceito provavelmente teria o nome mais simples de "Estado democrático".
 
Corrupção no Brasil não existe porque o voto é obrigatório ou facultativo e sim por uma somatória de coisas que vem desde o tempo da colonização.

Mas no voto facultativo pelo menos diminui-se muito votos do tipo "Já que foi um pé no saco e odeio pegar uma put* fila pra votar, já que estou aqui vou aproveitar e votar "nesse aqui" e dane-se o que vai acontecer"

Entenda-se "esse aqui" aberrações do tipo Tiririca e Clodovil por exemplo
 
Última edição:
O ExtraTerrestre deu no post #28 o melhor argumento pro uma obrigatoriedade.

Afinal bem ou mal faz com q o povo comente algo alem da novela e BBB

Embora cada vez mais eu vejo eleição como uma grande jogada de marketing para se falar falar falar e não dizer nada, e vejo a grande massa ligando cada vez menos pra QUALQUER discurso.

A mobilização pra votar no Dourado é muito mais importante.

só a parte do:

"Isso é importante para impedir que tendências que beneficiem fortemente a uma minoria ou que sejam extremistas, contra as liberdades individuais, coloquem-se no poder, levando a democracia ao suicídio (um fim democraticamente escolhido da democracia). Imagina um país em que há um partido fascista, e só os apoiadores desta facção sejam politicamente mobilizados."

é q não vejo muita viabilidade de se dar isto sem uso da força dentro de um contexto onde exista conciencia das pessoas(o q não é muito o caso do Brasil) ou casos de caos bem extremos como foi o caso da alemanhã pré nazista

no brasil é mil vezes mais facil manter a massa ignorante e obrigar a votar.

é mais facil pagar um publicitario do q sustentar forças de controle de violencia e combater as consequencias dos contra o regime autoritario. O risco de não se agradar a todos é muito grande. a classe media apoiava bastante o golpe militar brasileiro no começo. no final não.

pelo contrario, até se ganha dinheiro com o emburrecimento das masas, alem do q é muito mais facil vc convecer o consumo atraves de "bunda na tv" do q com arma na cabeça.

"Regimes autoritarios" estão totalmente em desacordo com a demanda do consumismo moderno.

Vide a necessidade na china de se abrir o mercado, embora lá eles estejam conseguindo manter pela primeira vez um regime autoritario com um "livre mercado". Vamos ver ate quando. A questão da internet la ja ta dando dor de cabeça pra eles.

Quando chegarmos num ponto em que a mente das pessoas e a própria sociedade forem mais desenvolvidas essa obrigação poderá deixar de existir. Um sistema educacional melhor poderia ajudar a alcançar esse estágio.

O voto obrigatorio é a maior arma dos politicos para a manutenção da ignorancia das massas, então embora eu concorde com vc que educação é fundamental, a obrigatoriedade aqui no Brasil só alimenta a falta da mesma.

Um otimo exemplo pra gente comparar a questão da obrigatoriedade, foi a questão do Ficha limpa.

O ficha limpa foi uma pressão popular, mas q não foi nem obrigatoria, nem fruto de conquista das grandes massas, mas sim em sua imensa maioria de setores formadores de opinião concientes como a internet.

Uma boa parte da papolução conciente do q é melhor para o pais, pode fazer a diferença para todo resto sim, sendo q so iria votar quem busca mudar algo ou quem ve alguma opção nos candidatos(e continuo batendo o pé que a opção de se contabilizar quantas pessoas não concordem com os candidatos apresentadas ser influente no resultado da eleição).

Mas concordo com o Neoghoster Akira, na medida que estes meios concientes sejam cada vez mais inclusivos.

Outro ponto, quem vai votar por que quer, não porque é obrigado, tem mais condições de cobrar e controlar seu candidato, porque vcs falam como se só eleger um candidato entre como obrigação do cidadão.

Porque não é obrigatorio o comparecimento quando se vai decidir as coisas na camara de vereadores?

A entrada é aberta ao publico e NINGUEM vai(au ja fui, não ferquento pq na sua maioria é mo palhaçada, embora coisas impotantes sejam decididas de vez em quando).

Obrigemos as pessoas a controlar o trabalho dos nossos politico no minimo tres vezes por semana então.

O povo vai, voto, e tempos depois não deve nem lembrar em quem votou.

E "esta certo" é o tiririca!
 
Última edição:
A bem da verdade, certas coisas boas só podem vir se a princípio começarem como obrigatórias. A constituição é um exemplo, o cidadão nasce obrigado a obedecê-la até poder compreendê-la. A educação dada as crianças também costuma ser assim (os pais sempre obrigam algo aos filhos pois a influência dos adultos é muito forte).

Na mão de um político tanto o que é bom quanto o que é ruim se torna numa arma contra a população. É mais provável que haja corruptos pela ausência de consciência política que pela obrigação de voto.
 
é muito mais fácil, no interior do brasil, que se certifique quem votou e quem não votou, e, portanto, a compra de votos, por isso, pela obrigatoriedade do voto.
 
Sou a favor do voto facultativo.

Para solucionar o problema das poucas pessoas que iriam as urnas em eleições, o governo poderia fazer uma campanha política bem abrangente, incentivando o voto.
Como que acontece nos EUA, lá, há muita propaganda, pedindo ao povo para votar. Todo dia, recebo uns 5 e-mails de spam do governo americano, com este incentivo.
 
Sou a favor do voto facultativo.

Para solucionar o problema das poucas pessoas que iriam as urnas em eleições, o governo poderia fazer uma campanha política bem abrangente, incentivando o voto.
Como que acontece nos EUA, lá, há muita propaganda, pedindo ao povo para votar. Todo dia, recebo uns 5 e-mails de spam do governo americano, com este incentivo.

Mas são dois modelos diferentes. Aqui, o horário político - mesmo com todas as disparidades - é subsidiado e lá não. Ou seja, em síntese só concorre quem tem grana pra bancar comercial na Fox (e etc.). Aqui é mais ou menos o mesmo, não?
 
(...)A bem da verdade, certas coisas boas só podem vir se a princípio começarem como obrigatórias(...)

Embora eu acredite que o voto compulsório deva assim ser para sempre, esta frase é verdadeira. O maior exemplo que eu consigo pensar é a questão da tributação: ela nunca foi aprovada democraticamente.

O que ocorre é que, na longa transição para a democracia com sufrágio universal no mundo pós-Revolução Francesa, a estrutura tributária herdada continuou a existir na República, sendo, é verdade, depois reformada para atender os interesses sociais.

Este dilema tributário é um dos grandes fatores que impedem o mundo de implantar mais mecanismos de democracia direta, o que sou a favor. E veja bem, implantar mais mecanismos de democracia direta não significa adotá-la completamente, o que é praticamente comprovado em ciência política que resulta em desastre.

De toda forma, acredito que em todas as regiões do planeta a consciência de que se deva pagar para financiar o Estado está longe de ser universal. E que um dia essa questão vai ter que ser posta à mesa, o que certamente gerará turbulências e incertezas, mas que será um aprendizado necessário para a evolução do pensamento político global.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo