• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Voto em Lista?

Concorda com o Voto em Lista Fechada?


  • Total de votantes
    8

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Voto em lista é uma das formas de regra de sufrágio. É adotada em diversos países e está dentro das propostas de reforma política no Brasil. Por este sistema, nas eleições proporcionais (para deputados e vereadores) o eleitor não vota em um candidato, mas numa lista, proposta pelo partido político. De acordo com o quociente eleitoral, se calcula quantos candidatos aquela lista poderá eleger, e eles serão eleitos, não na ordem em que forem votados, como atualmente acontece, mas na ordem em que foram propostos na lista.

Você concorda com o Voto em Lista Fechada para as eleições brasileiras?
 
Lista totalmente fechada não: isso prolongaria as "lideranças partidárias no poder". Deveria haver algum esquema misto.
 
Voto em lista, por enquanto, é impraticável para a realidade política brasileira, principalmente porque os partidos políticos, além de serem muitos e não poderem ser definidos exatamente pela coerência ou por uma linha ideológica clara e forte, não têm absolutamente nenhum critério para filiação de seus membros.

Falta ética e competência mesmo na base, já nos partidos, e nenhum deles tem competência ou é confiável o bastante para ter tanto poder de decisão.

Precisamos evoluir muito ainda, como sistema político, como eleitorado e, moralmente, como povo.
 
Última edição:
O que poderia mudar é a introdução do voto distrital.

Num Estado como o meu, eu nunca vou analisar o candidato de Carneirinho, na confluência do Grande e do Paranaíba, nem de Montalvânia, no norte.

O negócio é criar distritos de tamanho moderado, cada um podendo eleger três ou quatro candidatos. Um distrito com um candidato só também seria perigoso: a tendência óbvia seria o bipartidarismo. Só os dois maiores partidos teriam condição de eleição, e se tornaria os Estados Unidos. Talvez seja melhor ainda que cada partido possa eleger apenas um em cada distrito, para garantir um parlamento pluripartidário.
 
Não conhecia. Mas do jeito que eu vi aí a definição, sou totalmente contra.

Voto na lista em que o meu candito está, porque a intenção é votarnele, mas quem ganha é o cara que está em primeiro na lista? É isso?

Na boa, partido no Brasil não vale nada. Nunca voto pelo partido, sempre para a pessoa. Obrigar a população a votar "na legenda" (não é isso, mas é o que temos de mais parecido) seria sacanagem demais.
 
não concordo, ao meu ver isso seria uma maneira de acabar com a ''democracia'' se e que vcs me entendem.
 
não concordo, ao meu ver isso seria uma maneira de acabar com a ''democracia'' se e que vcs me entendem.

A menos que todos os integrantes do partido pudessem decidir a ordem da lista, e não os velhos caciques, isso poderia permitir uma maior participação feminina eleita, pondo um homem numa posição e na outra posição uma mulher, fazem assim em muitos países.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo