• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Voto em Lista?

Concorda com o Voto em Lista Fechada?


  • Total voters
    8

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Voto em lista é uma das formas de regra de sufrágio. É adotada em diversos países e está dentro das propostas de reforma política no Brasil. Por este sistema, nas eleições proporcionais (para deputados e vereadores) o eleitor não vota em um candidato, mas numa lista, proposta pelo partido político. De acordo com o quociente eleitoral, se calcula quantos candidatos aquela lista poderá eleger, e eles serão eleitos, não na ordem em que forem votados, como atualmente acontece, mas na ordem em que foram propostos na lista.
Você concorda com o Voto em Lista Fechada para as eleições brasileiras?
 

ExtraTerrestre

Usuário
Lista totalmente fechada não: isso prolongaria as "lideranças partidárias no poder". Deveria haver algum esquema misto.
 

Maria Pretinha

Usuário
Voto em lista, por enquanto, é impraticável para a realidade política brasileira, principalmente porque os partidos políticos, além de serem muitos e não poderem ser definidos exatamente pela coerência ou por uma linha ideológica clara e forte, não têm absolutamente nenhum critério para filiação de seus membros.

Falta ética e competência mesmo na base, já nos partidos, e nenhum deles tem competência ou é confiável o bastante para ter tanto poder de decisão.

Precisamos evoluir muito ainda, como sistema político, como eleitorado e, moralmente, como povo.
 
Última edição:

ExtraTerrestre

Usuário
O que poderia mudar é a introdução do voto distrital.

Num Estado como o meu, eu nunca vou analisar o candidato de Carneirinho, na confluência do Grande e do Paranaíba, nem de Montalvânia, no norte.

O negócio é criar distritos de tamanho moderado, cada um podendo eleger três ou quatro candidatos. Um distrito com um candidato só também seria perigoso: a tendência óbvia seria o bipartidarismo. Só os dois maiores partidos teriam condição de eleição, e se tornaria os Estados Unidos. Talvez seja melhor ainda que cada partido possa eleger apenas um em cada distrito, para garantir um parlamento pluripartidário.
 

Snaga

Usuário não-confiável!!!
Não conhecia. Mas do jeito que eu vi aí a definição, sou totalmente contra.

Voto na lista em que o meu candito está, porque a intenção é votarnele, mas quem ganha é o cara que está em primeiro na lista? É isso?

Na boa, partido no Brasil não vale nada. Nunca voto pelo partido, sempre para a pessoa. Obrigar a população a votar "na legenda" (não é isso, mas é o que temos de mais parecido) seria sacanagem demais.
 

Lörien_vb

Usuário
não concordo, ao meu ver isso seria uma maneira de acabar com a ''democracia'' se e que vcs me entendem.
 

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
não concordo, ao meu ver isso seria uma maneira de acabar com a ''democracia'' se e que vcs me entendem.
A menos que todos os integrantes do partido pudessem decidir a ordem da lista, e não os velhos caciques, isso poderia permitir uma maior participação feminina eleita, pondo um homem numa posição e na outra posição uma mulher, fazem assim em muitos países.
 

Valinor 2020

Total arrecadado
R$1.495,00
Meta
R$4.800,00
Termina em:
Topo