• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Voces acham possível parar reverter o envelhecimento?

Eu acho que é possível sim, se os cientistas descobrirem o que causa o envelhecimento e pela biotecnologia desenvolver sistemas que mudem o funcionamento dessas coisas, acho que no futuro(meio distante) será possível reverter o envelhecimento, tipo fazer uma pessoa de 110 anos ter aparência de 20 anos.
 
Em algum momento teremos resultados das pesquisas de células (ex: células totipotentes).

Os átomos do organismo (principalmente porque nós somos em maior parte feitos de água) são trocados periodicamente de tantos em tantos anos (dizem que a cada 7 anos) então o que se deve trabalhar é uma forma de preservar melhor a manutenção e boa regulação da memória do corpo.

Eventualmente novos problemas aparecerão como muitas pessoas que não sabem como lidar com vidas longas de forma apropriada ou erros aberrantes no equilíbrio de memória de pessoas com vidas muito longas. Essas pessoas precisarão de novos tratamentos de limpeza psicológica se começarem a chegar aos 500 anos com todas as dores e dissabores que uma vida costuma conter.
 
Bom.
Vão fazer um transplante de cabeça aí, não?
Ou já fizeram.

Só colocar a minha cabeça num neném e viver como uma aberração da natureza.....
:-P
 
Bom.
Vão fazer um transplante de cabeça aí, não?
Ou já fizeram.

Só colocar a minha cabeça num neném e viver como uma aberração da natureza.....
:-P

A última notícia a respeito desse assunto que vi na rede foi essa

Primeiro transplante de cabeça humana pode acontecer em 2017

Já acho complicado quando uma pessoa faz implante de membros de outros corpos, onde se faz necessário tomar por praticamente a vida inteira medicamentos contra rejeição, quanto mais se adaptar a um novo corpo e mais do que isso ter a felicidade após o implante de poder mexer os membros, algo tão perseguido pela medicina que é poder fazer a perfeita conexão da medula espinhal.
 
Infelizmente, acho que nem parar, Thor. O sistema nervoso, por exemplo, é sensível demais.
Os danos irão se acumulando, acumulando, até termos um aleijão "imortal".

É mais ou menos por aí... a gente pode criar um monte de próteses, e fígados artificiais, mas isso é o que impedia Andrew de robô ser considerado humano (seu cérebro positrônico nunca vai morrer, Andrew - O homem bicentenário, Isaac Asimov).

Na verdade, todo mundo deveria ter uma preocupação um pouco diferente hoje. Não faz muito tempo (1940) a expectativa de vida do brasileiro era de 40 anos. (o que explica porque com 14 anos Julieta já estava ficando pra titia na estória de W. Shakespeare). Hoje a expectativa de vida é de 80 anos, ou seja o dobro.

As fotografias de família típicas com 3 gerações, antigamente eram assim

AnselmoBonattieFamilia2.jpg
(fonte: http://www.imigrantesitalianos.com.br/FamiliaBonatti.html)

Hoje as fotografias típicas de família com 3 gerações são assim:

encontro-para-avos-vaticano.jpg

Na primeira foto, haveria uma centena de netos para cuidar do casal de avós. Na segunda foto há UM neto para cuidar de pelo menos 2 avós (sendo otimista que 2 tenham morrido).

Este tipo de situação gera notícias como esta : Idosos se oferecem para limpar radiação de usina nuclear de Fukushima

Não me é surpresa, pois todo Ano Novo, você pode ver velhinhos indo aos templos para agradecer que tiveram mais um ano de boa vida, mas que já viveram bastante e que seria bom morrer pra não dar despesas aos filhos e sacrificar a faculdade dos netos (e talvez bisnetos)
 
Bom, um dos processos relacionados ao envelhecimento é o encurtamento dos telômeros.

Os telômeros ou telómeros (do grego telos, final, e meros, parte) são estruturas constituídas por fileiras repetitivas de proteínas e DNA não codificante que formam as extremidades doscromossomos. Sua principal função é manter a estabilidade estrutural do cromossomo. Os telómeros estão presentes principalmente em células eucarióticas, visto que o DNA das células procarióticas forma cadeias circulares, logo não tem locais de terminação, embora existam exceções como: bactérias com DNA linear e que possuem telómeros.

Cada vez que a célula se divide, os telómeros são ligeiramente encurtados. Como estes não se regeneram, chega a um ponto em que não permitem mais a correta replicação dos cromossomos e a célula perde completa ou parcialmente a sua capacidade de divisão. O encurtamento dos telómeros também pode eliminar certos genes que são indispensáveis à sobrevivência da célula ou silenciar genes próximos. Como o processo de renovação celular não tolera a morte das células antes da divisão correcta das mesmas, o organismo tende a morrer num curto prazo de tempo no momento em que seus telómeros se esgotam.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Telômero :P

Existem grupos de pesquisas que trabalham na tentativa de reverter esse processo de forma que o nosso organismo mantenha o número de células e não aconteça o processo natural do envelhecimento que é a perda na taxa de reposição celular.
 
Não. Até porque se isso acontecer vai ser o caos.

Pois é, da mesma forma que temos as quatro estações, o curso natural da vida também tem as suas. Interferir no cumprimento desse processo seria ruim.

E particularmente não acredito que tudo simplesmente acaba após a morte. Ok, falar de futuras reencarnações e/ou vidas passadas é um tema a parte que rende muita discussão e onde cada um tem todo o direito de acreditar ou não, mas partindo do princípio que seja verdadeiro, eu pessoalmente acho mais interessante viver vários ciclos diferentes que ficar longamente preso a um único sem prazo de validade.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo