• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vocês Aceitariam Cristopher Tolkien Continuar A QUARTA-ERA?

*Guinevere* disse:
Você esta escrevendo um texto, começa fluindo bem, você preenche duas folhas frente e verso, derepente você nao tem mais o que escrever, como se sua imaginação (criatividade, nao importa) tivesse se esgotado... Ja aconteceu isto com você? Foi algo desse tipo que eu supus (suposição galera! eu nao conheci o Tolkien - infelizmente- pra tentar afirmar o porque da sua parada na escrita) que pudesse ter ocorrido.
Já aconteceu comigo, e sempre que isso acontece eu paro de escrever, por medo de fazer algo comum, que qualquer pessoa pessoa possa fazer.

*Guinevere* disse:
Preste atenção, você está sendo meio contraditório! Se Tolkien ainda mantinha toda sua criatividade inicial, você acredita que ele nao tinha capacidade de inventar uma quarta era tão boa quanto as anteriores? Com a criatividade dele ele poderia chegar ate a setima era se quisesse... Eu nao sei porque parou...
Não estou sendo contraditório, veja, concordo que com a imaginação do Professor ele poderia sim voltar com alguma história genial, mas não soaria estranho? Melkor estava preso até o fim dos tempos, Sauron estava completamente dissipado, o que mais haveria?

O que mais quero dizer com meus posts é que, talvez por medo de não conseguir recriar algo tão grandioso e belo como os contos que vão até o final de 3ª Era, Tolkien resolveu parar, pois invarialmente ele poderia cair em algo repetitivo, entende onde quero chegar?
Não duvido da capacidade do Professor, aliás, o que ele criou é magnífico e louvável, mas o risco de se tornar "simples demais" (dentro dos padrões Tolkienianos) era alto.
 
Não nada contra CT mas ele não é J.R.R Tolkien e portanto não pensa como ele, mesmo que o tenha conhecido muito bem... Só Tolkien saberia falar sobre a quarta Era, embora fosse sem graça e não tão grandiosa quanto as anteriores. E também acho que ele escreveria outras coisas e não sobre a quarta era. Seria bem legal ler mais mas ai chegaria a um ponto em estariamos lendo sobre nossa Era e não teria tanta graça. Vejam a mágia da mitologia grega, ela não precisou ser continuada pois em si já era completa, já tinha bases e fundamentos assim como as obras de Tolkien que nós deixa espaços maravilhos para fazer-mos suposições e pensar mais, inclusive nos deu o prazer de imaginar como seria a quarta Era sem escreve-la e deixa-la ser monótona. Bem é o que penso. :wink:
 
Nem o próprio Christopher Tolkien aceitaria algo nesse sentido; ele tem um zelo gigantesco pela obra do pai.

Mas enfim, eu sempre disse e reforço que o mal da Quarta Era em diante viria simplesmente dos próprios homens; o Tolkien mesmo diz (acho que é no Myths Transformed) que Sauron foi a última representação do Mal encarnado em um indivíduo.
 
Erunámo Lótuion disse:
Não estou sendo contraditório, veja, concordo que com a imaginação do Professor ele poderia sim voltar com alguma história genial, mas não soaria estranho? Melkor estava preso até o fim dos tempos, Sauron estava completamente dissipado, o que mais haveria?
O que mais haveria? Realmente é uma pergunta tão complexa que acho que somente o proprio Tolkien com sua incrivel capacidade imaginaria seria capaz de responder...

Erunámo Lótuion disse:
O que mais quero dizer com meus posts é que, talvez por medo de não conseguir recriar algo tão grandioso e belo como os contos que vão até o final de 3ª Era, Tolkien resolveu parar, pois invarialmente ele poderia cair em algo repetitivo, entende onde quero chegar?
Não duvido da capacidade do Professor, aliás, o que ele criou é magnífico e louvável, mas o risco de se tornar "simples demais" (dentro dos padrões Tolkienianos) era alto.
Com isso eu concordo plenamente...
 
Não, eu não aceitaria, não... Acho que ia ficar muito diferente do estilo do próprio Tolkien, sei lá... Talvez ficasse meio... tosco. E eu tenho medo disso. :tsc:
 
*Guinevere* disse:
Aldebaran de Touro disse:
2) Não havia nada de interessante na Quarta Era que rendesse uma história que servisse de continuação para o SdA (vide A Nova Sombra e o abandono dela por Tolkien exatamente por esse motivo).

Eu nao concordo com isso nao... Existem varias maneiras de "ressucitar o mal" em Arda, basta pensar, assim como a historia poderia ter acabado quando Morgoth foi posto de lado... Mais isso nao aconteceu e ai veio o Sauron... Depois de Sauron poderia vir algo mais... Acho que A Nova Sombra nao foi pra frente ou porque Tolkien se cansou de escrever sobre a Terra Media ou porque ja tinha usado toda sua imaginação (que convenhamos foi suficiente! e como!) e nao porque nao houvesse mais nada de interessante pra ser contado...

Não é o que o Tolkien achava:

Christopher Tolkien disse:
(...) "Não haveria histórias que valessem a pena serem contadas nos dias da Paz do Rei", meu pai disse; e ele menosprezou a história que havia começado: "Eu poderia ter escrito um 'suspense' sobre a conspiração, sua descoberta e seu fim - mas seria apenas isso. Não valeria a pena escrevê-lo." Entretanto, teria sido um "suspense" realmente notável, e é possível ver seu abandono prematuro com pesar. Mas pode ser que sua razão para abandonar a história não fosse apenas essa - ou até mesmo que, ao dizer isso, ele estivesse expressando uma convicção profunda: que a vasta estrutura da história em muitas formas, que ele construíra, chegara ao seu verdadeiro final na Queda de Sauron. Conforme ele escrevera (Morgoth's Ring p. 404): "Sauron foi um problema com o qual os Homens tiveram que lidar por fim: a primeira de muitas concentrações do Mal em formas de poder definidas que eles teriam que combater, na medida em que ela era também a última daquelas em uma forma 'mitológica' personalizada (mas não humana)".
 
A Respeito da Nova Sombra [The New Shadon], que ocorre na 4º era, na qual Tolkien começara à escrever, porém, ele largou-a, pois viu que não havia muito do que dizer sobre o futuro da TM, e conseqüentemente em Arda. The New Shadon ocorre, ou pelo menos começa na 4º era em Gondor.

É relatado nos Textos, Estudos e Ensaios, no texto Explorando a 4º Era de Tolkien com a tradução do Deriel, que, como já fora discutido vez ou outra, o mal não voltaria na forma de um ser único, no caso um Senhro do Escuro, mas sim pelos povos restantes na TM, em especial os homens, que somavam a grande maioria dos povos livres.

Um dos casos a respeito do mal, seria que os seguidores (ou os que sobraram, e representavam) de Sauron e Melkor (representação do Mal em forma de indivíduo) "criaram" um grupo secreto (Sociedade Secreta) satânica com o objetivo e intenções malignas, assim como Sauron e Morgoth. O nome de um novo líder para os jovens gondorianos que faziam parte do culto e agiam com intenções maligans de orcs, seria Herumor, o "Senhor Negro".



Ok, isso foi uma explicação breve do que é relatado no texto, e do que possivelmente poderia ocorrer, segundo os poucos relatos que Tolkien, na 4º Era em diante. O resto pode ser conferido no texto citado. Portanto esta aí uma das explicações do que ocorreria depois da Guerra do Anel, na qual não precisa ser descrito por CT ou qualquer expert no assunto, depois dos fatos relatados, o que sobra é a imaginação...
 
Eu cá até podia aceitar, mas não ficava muito contente :think: .
Seria um bocado traíção, além disso de certeza que fiicava menos completo, porque como todos nós sabemos, o Tolkien é que é o mestre, a o filho.
Além disso para quê mudar o ue Tolkien escreveu?
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Nem o próprio Christopher Tolkien aceitaria algo nesse sentido; ele tem um zelo gigantesco pela obra do pai.

Ditto.

Mesmo porque não há sentido tentar continuar. Ficaria algo difícil de aceitar sabendo que não foi o próprio criador original que fez. A obra é aquela e devemos respeitá-la como tal :D
 
Bom, eu leria, se fosse bom admiraria, porém consideraria uma obra separada das de Tolkien :mrgreen: .
 
Haran Alkarin disse:
Bom, eu leria, se fosse bom admiraria, porém consideraria uma obra separada das de Tolkien :mrgreen: .

Eu tb . Se tivesse acontecido seria uma espécie de obra separada .Mas eu gostaria muito de ler até pq CT conhece o mundo do Senhor dos Aneis melhor que ninguém ...
 
Haran Alkarin disse:
Bom, eu leria, se fosse bom admiraria, porém consideraria uma obra separada das de Tolkien :mrgreen: .
Eu concordo, eu creio Christofer faria um ótimo trabalho, mas não seria parte real da obra.
 
Não nos competiria a nós deixar ou não o filho dele continuar a obra. Nós não temos direito nenhum sobre ela nem controlamos a vida do coitado. Se ele tomasse a iniciativa de continuar o trabalho do pai, só se algum purista, extremista e completamente desvairado (a maior parte dos puristas são assim :mrgreen: ) o matasse é que ele não escreveria uma continuação. Mas podemos estar descansados, que pelo cepticismo que CT tem mostrado até agora em relação aos filmes e ao respeito que demostra pela obra de JRRT naquilo que escreve sobre ela, ele não vai fazer nada que se pareça, ainda por cima quando Tolkien já tinha decidido que não iria escrever nada sobre a 4ª Era sem ser aquele texto que fez um dia. O facto de sermos fãs de Tolkien não nos confere poderes específicos nenhuns sobre os livros. E aliás, se conferisse mesmo, e ele quisesse escrever mesmo algo sobre o assunto, eu até deixava: ele podia escrever à vontade, que quisesse ler, lia, quem não gostasse da ideia, fingia que não tinha aconteciado nada. :roll:
 
Acredito que isso depende muito!!!

O único que poderia fazer isso seria o CT...tb não concordo com isso pelos motivos citados...mas, se fosse pra acontecer, seria ele mesmo!


ate mais....
 
ele parou de escrever prq morreu mesmo, ou bastante tempo antes de morrer ja tinha decidido q nao valia a pena continuar, prq acabaria repetindo oq ja tinha acontecido?

eu q CT tem moral pra continuar a historia tanto quanto qualquer um de nós(exeto pelos direitos sobre a obra q ele tem) :roll: só prq ele é filho do cara não ker dizer q saiba escrever como o pai
 
tiagosoares90 disse:
o seu bando de idiota eu acho q vcs saum um bando de fdp :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :obiggraz: :obiggraz: :o?: :o?:

:? Mais um a querer ir expulso. Sinceramente, há gente que não regula bem, vem para foruns só para fazer merda do género.
 
concordo com a maioria... não rola... e sem falar que ia começar a parecer uma novela.. acaba um mal outro nasce... ia ficar chato... cansativo...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo