• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Você tem raça?

Você tem raça?


  • Total de votantes
    13
Os ditos arianos, só ditos mesmo, se embriagaram com um falsíssimo messianismo étnico. Foi isso que os levou a elevarem o conceito de raça à divindade.

O mesmo erro que seus inimigos cristãos cometeram ao crer, herança grega, que o conceito de verdade era algo assim tão unilateral e de proprieda única do Vaticano.

Respondendo à sua pretensão: Thor pode ser um babaca. Odin não. heheheheheheee

Pois é, e falando em cristãos e arianismo, isso me lembrou São Luciano de Antióquia e sua doutrina arianista, que foi usada como desculpa pelo Papa para promover o holocausto cátaro, já que eles eram vistos como hereges e seres inferiores.

E Caio, pretensões á parte, Thor não é um babaca, tocou o terror no Jotünheim, e Odin muito menos, mas ainda fico mesmo com Týr. :mrgreen:
 
mas essa questão dos cátaros não estava ligada unicamente á heresia? E havia interesse político e econômico não? Nessa época a Igreja já era bem manipulada pelas monarquias medievais.
 
mas essa questão dos cátaros não estava ligada unicamente á heresia? E havia interesse político e econômico não? Nessa época a Igreja já era bem manipulada pelas monarquias medievais.

Não somente á heresia e interesses político-econômicos, mas também á doutrina filosófica arianista de S. Luciano, visto que o catarismo, além de ter forte influência gnóstica, os próprios cátaros eram de origem eslava (se não estou enganado), daí misturam ortodoxia religiosa com o racismo ariano e deu no que deu, e muito por conta da intolerância de certas monarquias mesmo, em especial a França.
 
Não somente á heresia e interesses político-econômicos, mas também á doutrina filosófica arianista de S. Luciano, visto que o catarismo, além de ter forte influência gnóstica, os próprios cátaros eram de origem eslava (se não estou enganado), daí misturam ortodoxia religiosa com o racismo ariano e deu no que deu, e muito por conta da intolerância de certas monarquias mesmo, em especial a França.

Você fala dos bogomil búlgaros? Mas eles só influenciaram a heresia albigense, não a fundaram nem podemos dizer que os cátaros surgiram de algum lugar que não a própria França.

Além disso, a heresia parece ter florescido justamente por causa da decadência e corrupção do clero, principalmente francês.

FOi nesse contexto que minha ordem religiosa preferida, a dos dominicanos, surgiu. Foi pregando contra os hereges que são Domingos se tornou conhecido e a sua Ordem um arauto da ortodoxia e berço da Inquisição.
 
Você fala dos bogomil búlgaros? Mas eles só influenciaram a heresia albigense, não a fundaram nem podemos dizer que os cátaros surgiram de algum lugar que não a própria França.

Além disso, a heresia parece ter florescido justamente por causa da decadência e corrupção do clero, principalmente francês.

FOi nesse contexto que minha ordem religiosa preferida, a dos dominicanos, surgiu. Foi pregando contra os hereges que são Domingos se tornou conhecido e a sua Ordem um arauto da ortodoxia e berço da Inquisição.

Não tenho certeza se são os bulgáros realmente, mas cria que foram, na verdade, dualistas da Bósnia. ( agora fiquei confuso...) :think:


Ué, mas o catarismo surgiu na Armênia, não?

E sim, a heresia surgiu realmente da decadência do clero, mas, em muito os cátaros foram acusados de serem heréticos somente porque eram gnosticistas, e Igreja e a Inquisição não viam os cátaros com bons olhos por conta disso.
 
E sim, a heresia surgiu realmente da decadência do clero, mas, em muito os cátaros foram acusados de serem heréticos somente porque eram gnosticistas, e Igreja e a Inquisição não viam os cátaros com bons olhos por conta disso.

De fato, o gnosticismo é herético (ainda é) por colocar na mente humana a única relação com Deus, jogando a autoridade do Magistério, a importância da Tradição da Igreja e até a Escritura no lixo.

Também como os convertidos só eram purificados pelo consolamentum no leit de morte, o nível moral entre eles era podrão, principalmente sexualmente. Como em quase toda doutrina gnóstica, seus praticantes sérios tendiam a ser intelectualistas, arrogantes ou simplesmente gente imoral com preguiça de lutar pela santidade.
 
No final de tudo, gnosticismo e fanatismo são o calcanhar de Aquiles das religiões monoteístas, e é triste pensar que essas mesmas doutrinas, são usadas para justificar atos repudiaveis, como o próprio racismo, por exemplo.

E só a cargo de desabafo mesmo, os judeus são mestres nisso. Não sou antissemita (não quero nem poderia ser), nem preconceituoso, mas esse negócio do "povo eleito" me tira do sério. Uma cultura, dentre milhares outras, prega que um determinado povo ou civilização são aqueles aos quais o divino reservou-lhes a "glória". Isso sim é arrogância, e muito me espanta que justamente eles, que foram vitimas do maior genocídio da história, continuem (claro, nem todos) á agir dessa forma.
 
Foi por isso que mencionei conceito de verdade, ou paradigma. Não se trata de se dizerem donos da verdade, trata-se de dizer que a verdade existe. Percebe?

Você não gosta dessa história de verdade absoluta por quê? Porque ela não existe mesmo? Ou seria porque foi ensinado pela nossa cultura pluralista, relativista e fraca que não há verdade ne moral, tudo pode e tudo tá legal?

Assim se destrói qualquer debate, pois dizer que todos estão certos é acabar com a própria discussão.

Pra mim o relativismo é tão terrorista quanto o fanatismo.
 
Sim, Caio. De fato não acredito na verdade absoluta, embora muitas verdades existem, mas não são, nenhuma delas, absolutas. Pode paracer socrático, mas não há certeza no mundo, que um dia não possa vir á cair, visto que eu mesmo posso estar errado agora. Quanto aos judeus, me referi a excludência determinados dogmas ou fatores podem produzir, no caso, isso de hebreus serem o povo de Deus.

Relativismo é um problema sim, pelo fato que muitas vezes banalizam as diferentes visões, a verdade e a moral, mas essas por si só, não são irrefurtaveis, e como sabemos, algumas até mudaram ao longo do tempo.

E acho que acabamos fugindo um pouco do tópico... :mrgreen:


(droga de pc lento...)

 
graças a deus pelo Pc lento, assim consigo ler tudo!!! hahaha

até porque o papo esta bem interessante!
 
Fugimos do tópico porque acabamos tocando na questão da heresia cátara. Mas existem muitos tipos de dogmas religiosos que legitimam injustiças desse tipo.

Mas acho a Índia védica muito mais propensa a essas coisas que entre cristãos e muçulmanos...
 
Fugimos do tópico porque acabamos tocando na questão da heresia cátara. Mas existem muitos tipos de dogmas religiosos que legitimam injustiças desse tipo.

Mas acho a Índia védica muito mais propensa a essas coisas que entre cristãos e muçulmanos...

hehehehe :mrgreen:

Pois é, eu concordo.
Os brahmânes são um exemplo de religiosos que com seus dogmas cometem injustiças (as vezes também penso no zoroastrismo da mesma forma), sem falar nas malditas castas sociais.
 
Só existem três raças de seres humanos no mundo:

A dos feios.

A dos bonitos.

E a minha que sou da raça dos bonitos maravilhosos abençoados com uma bela têz!
 
e a dos maus!!!

tuchururu... ...rururu!!!!!

Hoho, achei meu clube.

Voltando... acho meio difícil sumir ainda com certos preconceitos. E as pessoas são muito passionais, mesmo quem é contra o racismo.

O Papa Pio XII, por exemplo, por se manifestar contra práticas judaizantes no cristianismo, como o exagero de importância que os protestantes dão ao Antigo Testamento, foi tachado de 'anti-semita', até de defensor do 'nazismo', o que é balela. Ouvi dizer até que o Vaticano apoiou fugas de campos de concentração, deu cobertura a refugiados.

Fato é que o pontífice anterior foi meio negligente e por isso víamos tanto católicos quanto protestantes apoiando o nazismo por vê-lo como messiãnico, ou só tentando agradar a Hitler para não serem perseguidos. Os nazistas eram bem anti-cristãos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo