• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Você sabia que... está acontecendo um genocídio no Sudão neste exato momento?

O Conselho de Segurança da ONU aprovou ontem, por unanimidade (ou seja, incluindo a China, que até então estava se opondo), uma resolução instituindo uma força internacional de intervenção na região. Serão 26 mil soldados que serão mandandos pra lá sob o comando de um general africano.

Vale lembrar que a China estava sendo pressionada a tomar posição nessa questão, sob pena de se criar boicotes nas Olimpíadas de Pequim ano que vem.
 
Voltando ao tópico, que eu acho um assunto bem relevante, o tribunal de Haia condenou ontem o presidente do Sudão por crimes contra a humanidade. É a primeira vez que uma sentença dessa acontece com o cara ainda exercendo o poder.

Pior é que agora o governo expulsou do país agências humanitárias e ameaçou cortar a garganta de quem falasse mal do presidente.
 
Mas não condenam o maior de todos os tiranos, aquele que invadiu o Iraque, levando à morte mais de 4 mil soldados americanos, sem contar as vítimas inocentes daquele país. Revoltante!!!

Claro que essa onda anti-americana é estúpida quando generalizamos e colocamos o governo norte-americano como culpados sempre, pois nem sempre analisamos os méritos de Bush (se é que foram relevantes diante do quadro de extermínio que ele deixou após seu mandato de 8 anos!), mas não dá pra deixar passar essas atitudes do Tribunal de Haia, da ONU (impotente diante das arbitrariedades de Bush) e de outros líderes mundiais que deixaram o governo norte-americano agir impunemente no pior governo da história dos EUA em termos de relações internacionais, imagem e arrogância.


Mas, claro, para tudo tem-se uma explicação para os diplomatas que aplaudem o Tribunal de Haia, quando imaginamos os motivos para que deixem de insistir na incriminação de Bush e incriminem um zé-ninguém africano títere de poderes maiores (notadamente os da Europa e dos EUA): interesses comerciais, financeiros, políticos, tecnológicos, bélicos etc....se os EUA fossem uma nação mediana, Bush estaria na Cadeia pelos seus atos, quem sabe até condenado pelo mesmo Tribunal que atualmente faz vista grossa ao terrorismo de Bush, em prol de interesses unilateralistas!

Os EUA invadiram o Iraque com a discurso pronto de que Saddam possuia armas químicas (sendo que o "estoque" havia acabado na Guerra do Golfo); apoiou Israel em suas investidas contra Palestinos fracos e esfomeados (o IDH palestino é de dar dó!!! Enquanto que Israel possui um dos maiores desenvolvimentos de toda a região do Oriente-médio!!!!)...


Por mais que se tenha criticado o governo Bush, enquanto Obama não tratar de mudar o cenário de arrogância, de supremacia e arbitrariedade norte-americanas, irão continuar sendo odiados com toda a justiça. E é isso que precisa ser lembrado e não um pseudo-ditador lá do fim do mundo! Não que eu esteja ignorando o genocídio em vários lugares na África, mas justamente pelo fato de que, quem poderia ajudar a dar desenvolvimento decente aos Africanos, continuam é pensando nas ajudas de bancos a taparem os rombos da crise financeira americana, causada pela ganância incontida de vermes especuladores que só pensam em si mesmos e não em quem realmente precisa, numa ação antes de tudo humanitária e não corporativista nojenta!

edit**

Pôr em xeque a soberania de qualquer país sob pretexto de combater o "mal" fundamentalista é ignorar o direito único e inviolável de SOMENTE o próprio país em conflito resolver seus próprios problemas. Isso vale não apenas para o Iraque ou Afeganistão, mas tbm para a África, independentemente se alguns países daquele continente possuem ou não capacidade para resolver seus problemas internos. O que, no máximo, deve ser feito, é dialogar diplomaticamente, e JAMAIS interferir in loco nas questões políticas que não lhes dizem respeito. Isso fere a soberania e, consequentemente, abre um precedente para um Imperialismo explícito. O Tribunal de Haia, a ONU, a OTAN ou seja lá qual sigla for, sempre estará sujeita à última palavra dos EUA. Até quando isso vai continuar?
 
Última edição:
Mas não condenam o maior de todos os tiranos, aquele que invadiu o Iraque, levando à morte mais de 4 mil soldados americanos, sem contar as vítimas inocentes daquele país. Revoltante!!!
E poder de fogo para isso?
Não dá para pegar os grandões do EUA. Não agora. Mas dá para pegar os pequenos.
A questão é, como não podemos pegar os grandes monstros de um país poderoso, devemos deixar os monstrinhos de países de meia pataca agirem a vontade?



O que, no máximo, deve ser feito, é dialogar diplomaticamente, e JAMAIS interferir in loco nas questões políticas que não lhes dizem respeito. Isso fere a soberania e, consequentemente, abre um precedente para um Imperialismo explícito. O Tribunal de Haia, a ONU, a OTAN ou seja lá qual sigla for, sempre estará sujeita à última palavra dos EUA. Até quando isso vai continuar?
Até os EUA cair. Daí um outro país vai dar as cartas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo