• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Você sabia que... está acontecendo um genocídio no Sudão neste exato momento?

Pensar macro e agir micro
Esse é um lema interessante...quase nunca seguido.

Outro dia na volta da faculdade umas amigas vieram declarar como acham o brasileiro um povo afável, sempre se emocionando com a desgraça alheia, e eu fiquei irritadíssimo e logo protestei "os miseráveis não precisam de lágrimas, e sim de pessoas que os ajudem a se tornarem auto-sustentáveis. Quando eu chamei vocês para nos ajudarem em nossos projetos sociais vocês disseram que não podiam porque tinham balada na sexta e não acordariam sábado às 8h00 para ir em regiões perigosas da cidade".

E digam o que quiserem, mas países como EUA ajudam muito mais seus miseráveis que nós, brasileiros afáveis e amorosos. É muito mais fácil conseguir um patrocínio lá para projetos sociais do que aqui. Aliás, os dois patrocinos que conseguimos para nossos projetos aqui foram de empresas americanas (empresas grandes, com filias aqui no Brasil).

Então sejamos um pouquinho mais realistas.

Corretíssimo.
E acredite meu caro... Eu me recuso a crer que recebemos ajudas de industrias americanas. Maaaas, cavalo dado não se olha os dentes, e por incrivel que pareça eles fazem algum investimento concreto.
 
Eles fazem isso pois são melhores empreendedores do que nós, brasileiros.
Essas empresas percebem que não adianta produzir para uma população miserável. Sendo assim, eles buscam melhorar a condições da sociedade como um todo para que possam ampliar seu número de clientes.

Aliás, eu nem acredito em ações sem qualquer interesse pessoal (esqueci a palavra para isso). Eu mesmo participo de projetos sociais, entre outroas vários motivos, porque espero morar num ambiente melhor no futuro. Estou preocupado comigo. E, felizmente ou infelizmente, meu bem estar depende do bem estar de outras pessoas, afinal vivemos em sociedade.

Sejamos egoístas, mas de forma que traga algum progresso à nossa miserável existência.
 
Última edição por um moderador:
Pensar macro e agir micro
Esse é um lema interessante...quase nunca seguido.

Outro dia na volta da faculdade umas amigas vieram declarar como acham o brasileiro um povo afável, sempre se emocionando com a desgraça alheia, e eu fiquei irritadíssimo e logo protestei "os miseráveis não precisam de lágrimas, e sim de pessoas que os ajudem a se tornarem auto-sustentáveis. Quando eu chamei vocês para nos ajudarem em nossos projetos sociais vocês disseram que não podiam porque tinham balada na sexta e não acordariam sábado às 8h00 para ir em regiões perigosas da cidade".

E digam o que quiserem, mas países como EUA ajudam muito mais seus miseráveis que nós, brasileiros afáveis e amorosos. É muito mais fácil conseguir um patrocínio lá para projetos sociais do que aqui. Aliás, os dois patrocinos que conseguimos para nossos projetos aqui foram de empresas americanas (empresas grandes, com filias aqui no Brasil).

Então sejamos um pouquinho mais realistas.

Realmente adquirir a lucidez de perceber que esse tipo de coisa é primeiro passo. Mas sempre penso antes de agir para tornar o mundo melhor. Sabe como é, as vezes o método pode ser uma caca e piorar tudo, que é o caso para a ajuda para os paises africanos.

E tomando o cuidado para não parar de respirar por que por causa disso alguém no mundo está morrendo (Chaves). Afinal, morta ou infeliz, raramente teria vontade de fazer algo por outrem.

Corretíssimo.
E acredite meu caro... Eu me recuso a crer que recebemos ajudas de industrias americanas. Maaaas, cavalo dado não se olha os dentes, e por incrivel que pareça eles fazem algum investimento concreto.

Então todo brasileiro faz corpo mole? :mrgreen:

É o mesmo que dizer que todo americano adora o Bush (afinal foi pau-a-pau a disputa nos estados... 49virgula alguma coisa% republicanos contra 50virgula outra coisa% democratas, e no final, o que mela é o peso dos representantes na hora da eleição indireta)

Culpar o capitalismo é o mesmo que culpar o dinheiro pelos males do mundo. Oras, o dinheiro facilita um bocado de coisas! Eu não ia querer vender meus serviços por um boi (e o que eu faria com um boi inteiro? 8-O Eu só quero um ou dois quilos bife, e o resto podia ser de frutas e arroz e verduras!).

Mas neste ponto é interessante o ponto do Dan, contanto que se tome o cuidado de não ficar sisudo e sério demais. Raramente pessoas rabugentas conseguem ajudar outrem. De novo, lembro de Teresa de Calcutá. Todo mundo fala que ela era uma santa - e realmente foi - mas o que mais impressionava-me era o sorriso da mulher.

Pensava "puxa, aqui estou vendo na minha TV cheia de estática e mal sintonizada, e posso sentir a felicidade do sorriso dessa mulher"

Li uma vez uma notinha rápida que poderíamos ler a bondosa mulher como uma tremenda egoísta: ela fazia o bem, porque sentia-se feliz em ajudar os outros.

E creio que entendo. WTF! Era muito legal ver a cara dos meus alunos de sábado no cursinho voluntário, vendo o progresso mínimo que faziam (apesar que eu sempre judio de alunos "quem disse que eu vou ensinar!? Façam o favor de suar junto comigo, senão não tem jeito de aprender! leia o exercício 4, me diga o que o problema tá pedindo. Não! Essa parte é a parte para dispistar trouxa do foco do problema. Agora vem na lousa, faz o diagrama. Tudo bem que o problema fala do prédio, mas eu não quero desenhista de CAD, faça o prédio unidimensional. É isso mesmo, só a altura que nos interessa!")

De tal forma que a gente não precisa de um motivo para ajudar outra pessoa, mas what the fuck fazer pela sensação gostosa de ver a cara de "oh, era assim que se anda sozinho?" é um motivo, e não percebemos isso.

Não lembra um bebê se pensar bem? E no caso de quem ajuda não seria o papel de mamãe babona? (oh, meu aluno entrou na fuvest, ganhou o nobel de literatura, etc).

(falando nisso, onde diabos foi parar aquele aluno folgado que pediu aula de graça e ainda não entregou a tarefa que mandei para resolver no final de semana do mês retrasado? tsc... aposto que pensa que se tiver só uma professora com "didática" vai tudo entrar na cachola sem mover um único musculo cerebral)
 
Última edição:
Sim Jedan, essa é uma extratégia do capitalismo para ser mais exata. Uma atitude pretenciosa. Mas que ajuda, e isso não podemos negar. Com segundas intenções ou não, ela ajuda.:think:

E Prímula, sei que culpar o capitalismo é o mesmo que culpar o capital em si, mas veja bem, como disse, eu tenho a mente fechada quando o assunto é Política. Sei que é errado, mas são as minhas convicções. Sou do lado esquerdo da "força", então isso explica minha negação que chega a agir inconscientemente pois para mim tudo o que é dos 'States' representa o capitalismo sangüinário. Eu admiro os filmes (tenho que assumir: Admiro a Indústria Cenográfica), admiro as músicas (Indústria Fonográfica), admiro o idioma -mas o original, britânico-, mas não admiro aquela cultura consumista depravada. O tal do 'American Way of Life' onde tudo não passa de uma mentira, uma estratégia de marketing ad infinitvm.

margaret-bourke-white-bread-line-photo-pigmotel.jpg


(e a fila do desemprego só aumentando)


Isso é tudo, por enquanto.
 
Última edição:
Eles fazem isso pois são melhores empreendedores do que nós, brasileiros.
Essas empresas percebem que não adianta produzir para uma população miserável. Sendo assim, eles buscam melhorar a condições da sociedade como um todo para que possam ampliar seu número de clientes.

Aliás, eu nem acredito em ações sem qualquer interesse pessoal (esqueci a palavra para isso). Eu mesmo participo de projetos sociais, entre outroas vários motivos, porque espero morar num ambiente melhor no futuro. Estou preocupado comigo. E, felizmente ou infelizmente, meu bem estar depende do bem estar de outras pessoas, afinal vivemos em sociedade.

Sejamos egoístas, mas de forma que traga algum progresso à nossa miserável existência.

Além do que... faz um puta bem para o currículo !:roll:


Quanto ao caso do sudão em sí. Alí sim é um lugar onde deveria se ter uma ocupação militar, para se ter uma ordem de forma mais imediatista, e a partir daí começar a se concretizar projetos sociais.

O problema é... o caso do Iraque por exemplo, todos sabemos que a verdadeira intenção alí nunca foi a propagação da democracia hipocrita dos EUA ou sequer armas de destruição em massa, mas sim o óleo. O nível de consumo de petróleo nos EUA é absurdo, e querendo ou não eles já estão nas mãos de Hugo Chaves e de seus amigos da OPEP. A invasão do Iraque não foi nada mais do que uma manobra estratégica dos Estados Unidos para garantir seu alto consumo de petróleo por mais alguns anos. Infelizmente, o Sudão, pelo que sei, não é nenhum grande produtor de nenhum tipo de commodity que faça valher a pena qualquer tipo de intervenção.

Portanto, para o caso grave ocorrendo lá, apenas uma intervenção ridicula da ONU, que vai funcionar que nem homeopatia, lentamente e sem nenhum efeito significativo, não vai significar em nada.

Infelizmente... pelo que vejo... eles continuarão a ser despresados, e essa ferida acabará tendo que ser curada por sí só.
 
Última edição:
Nossa. Enquanto isso, na aula de Direito Internacional, eu aprendo como se traçar a linhazinha que divide ilhas em rios internacionais. Sério, eu no curso que faço não tinha nem ouvido nada a respeito de (quase-)genocídio no Sudão. Também, como disseram, que diferença faz. Nessas horas eu me anestesio com meu niilismu miguxu e fim. Até o momento em que a situação chegar à minha porta, claro.
 
“Vamos, através de nossas ações em um único minuto, enviar uma mensagem — uma mensagem de remorso por causa do passado, e determinar impedir que tal tragédia venha a ocorrer de novo — e vamos fazer com que nossa mensagem ressoe por vários anos no futuro”.

Falando de um jeito bem simples: A Africa sempre foi a parte esquecida do mundo. A ONU é comandada pelos países mais desenvolvidos que são movidos pela economia. O interesse principal da política externa é a economia e o investimento aos setores de determinados países que investem em economia.
Apesar do genocídio no Sudão (é óbvio que isso é genocídio sim) a África anda recebendo ajuda internacional como nunca (eu vi issona Super desse mês) ao ponto de um líder africano pedir "Parem de Ajudar a àfrica!!".
Acho que ao invés de usarem o live aid pra arrumar alimentos, deviam auxiliar implementando progamas sociais de educação e auxilio para os refugiados. Devia ter coalição tirando o governo do sudão do poder, sem explodir bomba pelo amor de deus, ao invés de matar civis e soldados na operação estúpida do Iraque.
Mas como falaram "Pensamento Macro, atitude micro" ou algo que o valha, não serei eu qe vou realmente fazer alguma coisa. Infelizmente sou conformista demais pra tomar alguma atitude, que seja, pra ajudar quem quer que seja.
 
Eu acho que a situação no Sudão é tão grave e generalizada que não sei se a filosofia do "Pensamento Macro, atitude micro" seria relevante.

No caso do "Sudão", particularmente, acho que o caso seria "Atitude Macro"... e infelizmente, usar de força não é uma opção!
 
Em sociedades destroçadas como a do Sudão (certamente) é a solução (se é que existe alguma) não passa pela via pacífica nunca.
 
Fui só eu quem achou estranho que o artigo fale nos EUA como principais opositores da ONU nesta questão? Geralmente é a Europa que toma a frente neste tipo de situação...

Eu tinha lido sobre esse massacre no Sudão, mas não tinha visto nada sobre essa questão política do genocídio. Considerando todo o contexto religioso envolvido, e sendo um país com razoáveis reservas de petróleo (1.6 bilhão de barris em reservasprovadas), fico me perguntando qual o interesse dos EUA...

Aí eu me pergunto se a decisão da ONU não pode ser uma tentativa de evitar que os EUA tenham motivo para entrar lá e fazer o que fizeram (sem motivo) no Iraque.

Ou será que ando vendo muita televisão e estou imaginando coisas?
 
Última edição:
Já viu quantos bilhões os EUA estão gastando no Iraque ? O parlamento não para de reclamar!
E investir no sudão agora seria muito perigoso (Economicamente falando) , tendo em vista que a guerra com o Irã está cada vez mais proxima.
 
Por que será que esse assunto não é veiculado? O aquecimento global vai tomar conta de toda a mídia em breve!

É preciso achar mais fontes sobre o tema!

Esse rolo no Sudão se dá há um bom tempo, eles não querem veicular pq o povo acha que África é sinônimo de AIDS e guerra civil. Ou seja, 0 de ibope.
 
Já viu quantos bilhões os EUA estão gastando no Iraque ? O parlamento não para de reclamar!
E investir no sudão agora seria muito perigoso (Economicamente falando) , tendo em vista que a guerra com o Irã está cada vez mais proxima.

Não entendi seu ponto. É exatamente porque eles estão gastando tubos de dinheiro no Iraque que poderiam estar tão interessados em uma resolução do Conselho de Segurança. Afinal, se a ONU fosse forçada a se posicionar, aconteceriam duas coisas:
1) o governo americano teria legitimidade para pedir $$ ao congresso para intervir, já que seria uma missão com fins humanitários;
2) o custo dessa missão acabaria dividido entre os outros integrantes do Conselho, diminuindo os custos para os EUA.

PS: eu duvido que os EUA entrem no Irã durante esse mandato. Não que eles não queiram,eles querem. Mas acho que não terão cacife nem político, nem econômico. Teria que acontecer uma reviravolta muito mirabolante.
 
Última edição:
Acho que ao invés de usarem o live aid pra arrumar alimentos, deviam auxiliar implementando progamas sociais de educação e auxilio para os refugiados. Devia ter coalição tirando o governo do sudão do poder, sem explodir bomba pelo amor de deus, ao invés de matar civis e soldados na operação estúpida do Iraque.

Acho que o problema nem é tão político, isso é só o estopim para um país dilacerado entrar em guerra civil. O problema ali, como em toda a África aliás, é social. E é histórico...

A ajuda que as nações africanas é hipócrita e paternalista. Mantém o governo sob controle sob a promessa de auxílio financeiro.

PS: eu duvido que os EUA entrem no Irã durante esse mandato. Não que eles não queiram,eles querem. Mas acho que não terão cacife nem político, nem econômico. Teria que acontecer uma reviravolta muito mirabolante.

A popularidade do Bush já está muito fragilizada, provavelemente sem reversão. Mais uma intervenção política em um país com certeza vai agravar a situação, o que pode afetar o partido. Com certeza, esse assunto está na pauta americana, mas não pra agora. Enquanto isso, o assunto fica na moita...
 
ONU também diz que houve destruição em grande escala de vilas em todos os três estados de Darfur. “Mas não há prova alguma de genocídio”.

Bem... O Darfur não eh o sul do Sudão, não eh cristão, a luta eh contra guerrilheiros, pelo q sei...

O conflito do Sul, cristão, se desenvolveu com a imposição da lei islâmica, mas ja está resolvido...

Porém, embora não seja exatamente um genocídio, o conflito de Darfur eh um dos mais sangrentos da humanidade (tomando as palavras da ONU, "crise humanitaria").
 
Já perdi as contas de quantas vezes vi esses massacres acontecerem no continente africano. O problema de países como o Sudão, Somália, Etiópia e Angola uns tempos atrás são as guerras tribais que atravessam milênios somados à ganância de ditadores treinados por países como EUA, França e Inglaterra; que mantêem uma certa influência em locais estratégicos de extração de minérios, petróleos e afins.
 
Re: Há um genocídio acontecendo...

Não há o que fazer. São culturas extremamente diferentes, e eles acreditam que esse conflito seja o certo. Tudo bem, cada um acredita em sua ideologia, MAS, cada um escolhe de que maneira exercer de acordo com a ideologia, e COMO espalhar sua ideologia. Esses rivais escolheram guerrear pelo que acreditam, e digo guerrear no sentido literal da palavra. Sei que muitos civis não tem nada a ver com isso, e que sofrem, contudo tomar atitudes no Brasil em relação a isso, é dificil, pois antes de criticarmos o Sudão, temos que olhar para a nossa propria nação que tambem desaba cada dia, em uma guerra civil implicita.

Belas palavras! É complicado analisar atitudes de outros povos com culturas e convicções diferentes das nossas. Para realmente fazermos alguma coisa, precisamos começar de dentro para fora


Obs: Em relação à ONU, ela já perdeu sua credibilidade. Infelizmente. A sociedade não consegue levar planos como esse adiante. Algum dia quem sabe...

A Liga das Nações(hoje ONU) nunca foi não é e nunca será um empreendimento bem sucedido, pois mexe com política mundial e pretende ser uma influência global...ledo engano...
 
Eu estive/estou bastante ausente aqui do Fórum, portanto nem vi as respostas ao tópico que criei, e nem pude dar meus pitacos.

Bem, em resumo, eu concordo com muitas coisas que o pessoal disse, principalmente com o Jedan. Concordo que é muito fácil falar, se emocionar durante uns dois minutos e depois esquecer de tudo, porque tem jogo passando na TV, ou temos que sair com os amigos, ou ver um filme, fazer compras, etc. O fato é que nós temos um coração enorme, mas só até uma coisa mais interessante que os problemas alheios aparecerem. Ao menos eu sou assim, e não tenho lá tanta vergonha de admitir isso, porquê é a verdade. Muitas vezes vejo alguma reportagem ou leio algo que aborde a situação miserável de algum contigente populacional, acho terrível e tudo, mas logo depois me esqueço do que li e estou dando belas gargalhadas de alguma outra coisa com meus amigos. Acredito que a maioria de nós somos assim, infelizmente.

No caso do Sudão, quando postei isso aqui queria só discutir com o povo o assunto. É uma grande desgraça o que acontece por lá, é terrível, e queria saber de vocês o que acham do massacre e tudo o mais. Entretanto, eu não tenho ânimo suficiente, não tenho mesmo, para iniciar uma campanha internacional para salvar Darfur. Não que eu não acredite que é uma obrigação de todo o ser-humano se preocupar (do seu jeito) com os outros seres-humanos e com a natureza, de quebra. Acho que isso é o mínimo que podemos fazer. Só que eu tenho lá uma certa preguiça em, digamos, ajudar os outros periodicamente (ajudar = participar de camapanhas/ONGs/projetos sociais/beneficentes). Me falta tempo, mas mais que tempo me falta um pouco de vergonha na cara, pra falar a verdade.

Recentemente comecei um blog/site (até fiz umas propagandas-banners aqui na Valinor sobre ele) onde eu e uns amigos tentaríamos fazer uma espécie de "mesa-redonda bloguística" semanal onde discutiríamos alguns problemas gerais e tentaríamos achar algumas soluções praticáveis para eles (no caso, nós e quem quisesse iríamos praticá-las), ou mesmo só para comentar os assuntos. Conclusão: o blog durou duas semanas, passou por umas reformulações e saiu do ar.

O que quero dizer com todo esse mea culpa é que, por mais que nos importemos com os outros, sempre há algo que nos chama mais a atenção do que os problemas do mundo, quer seja a namorada, o carro ou outra coisa. Não sei se existem pessoas que sejam altruístas mais do que 51% do tempo; se existir, elas merecem um prêmio, e não falo do Nobel da Paz. No caso do Sudão essa afirmação também vale. Por mais que nos importemos, é só um país na África. Quando desligarmos o PC hoje, provavelmente nem vamos nos lembrar desse tópico (não que devêssemos lembrar tintim por tintim...), talvez nem nos recordemos dos problemas no nosso próprio quintal. O que podemos fazer é, quando possível, discutirmos (como fazemos nesse tópico) os males do planeta Terra, nem que seja só para dizer "Eu acho que..." mesmo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo