• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Você sabia? Curiosidades sobre o mundo de Tolkien

Kirk00x

Kirk
A Obra de Tolkien é rica em detalhes e cheia de curiosidades que nem todos têm acesso, seja pelos livros não terem edição em português, seja pela dificuldade em ler em inglês ou para importar os livros.
Assim, Lastannë (da comunidade do orkut de O Senhor dos Anéis) este projeto que traz informações sobre os livros do legendarium, outros livros e da vida de Tolkien de forma divertida e leve, para aumentar o conhecimento sobre as obras e seu autor.

_______________________________

Você sabia...
...que Faramir e Éowyn tiveram um filho?
E ele se chamava Elboron, nome que Tolkien pensou inicialmente para um dos filhos de Dior e depois para um dos gêmeos, filhos de Elrond.
Fonte: HMe XII)


...que o rei quase não retornou?
A preferência de Tolkien para o título do volume 3 do Senhor dos Anéis era “A Guerra do Anel”, pois revelaria menos sobre a reviravolta da história.
Fonte: Carta 140: “prefiro para o vol. III A Guerra do Anel, visto que se volta mais uma vez o Anel; e também é mais neutro, e fornece menos indicações sobre a reviravolta da história (...)”)


... que Círdan não se chamava Círdan?
Este nome, sindarin, descreve sua função na história e siginifica “construtor naval” (“shipwright”, na tradução brasileira: “O Armador”), mas não era seu nome junto aos Teleri. Apesar do nome nunca ser usado, uma tradição dos sindar de Doriath indica que ele se chamava Nowe.
(Fonte: HMe XII)


...que o mundo é um touro?
A palavra élfica para touro é mundo!
Fonte: Cartas de J. R. R. Tolkien, Carta 342 "A palavra élfica para touro não aparece em qualquer obra publicada; a palavra era mundo."


...que Mirkwood poderia ficar na alemanha?
A palavra "mirkwood" provavelmente foi um nome germanico primitivo para as grandes e montanhosas regiões florestais ao sul das terras germanicas. Ela tem ligação com "escuro", "sombrio", mantendo perfeitamente o significado que Tolkien desejava para a Floresta das Trevas.
Fonte: Cartas de J. R. R. Tolkien, Carta 289


...que "Bolsão" realmente existiu?
Bag End (Bolsão na tradução feita pela Martins Fontes) era o nome de uma propriedade rural das tias de Tolkien, em Worcestershire, e ficava no final de um caminho que a ela levava.
Fonte: Guide to the Names in The Lord of the Rings


... que Tolkien era Papai Noel?
Em cartas aos filhos, editadas no livro The Father Christmas Letters, Tolkien fingia ser Papai Noel escrevendo, a partir do País do Natal, para as crianças.
Além de ser uma leitura agradável, mostra um pouco do amor que Tolkien tinha pelos filhos.


...que Lúthien era mais velha que Galadriel?
Lúthien nasceu no ano 1200 das Árvores e Galadriel no ano 1362.
Fonte: HOME XI (The War Of The Jewels) - The Grey Annals


... que Gríma Lingua de Cobra se encontrou com os Nazgûl?
Poucos dias após Gandalf fugir de Orthanc, quando se dirigia a Isengard para contar a Saruman que o Mago cinzento estava em Edoras, Grima encontrou os Nazgûl, que procuravam justamente por Gandalf!
Fonte: Contos Inacabados, Terceira Parte - IV. A Caçada do Anel


... que Gollum era branco?
Apesar de muitas vezes descrito como escuro ou negro, Gollum era, na concepção de Tolkien, branco.
Fonte: Bodleian, Department of Western Manuscripts, Tolkien Papers, A61 fols 1-31.: "His skin was white, no doubt with a pallor increased by dwelling long in the dark, and later by hunger." (tradução livre: Sua pele era branca, sem dúvida com uma palidez aumentada por habitar muito tempo no escuro, e depois pela fome.)
* contribuição de: Rodfindel


... que Smaug era germânico?
O nome deste famosos dragão deriva do primitivo verbo germânico "Smugan".
Fonte: Cartas de JRR Tolkien - Carta 25: "O dragão tem como nome — um pseudônimo — o pretérito do verbo germânico primitivo Smugan, espremer através de um buraco: um gracejo filológico menor."
* contribuição de: Carlos


...que os homens já tiveram menos anéis?
Em versões mais antigas do poema dos anéis, Tolkien escreveu que os homens teriam apenas três anéis. Em outra versão do mesmo poema, o Professor "deu" doze anéis aos homens.
Fonte: HMe VI - The Second Phase - Chapter XV: Ancient History (Nota 14)
* contribuição de: Célio


... que Gollum realmente queria dar o Anel para Bilbo?
Na primeira edição publicada dO Hobbit, Gollum só não presenteou Bilbo com o Anel porque o havia perdido. Tendo ficado muito triste com isso, Gollum se desculpou muito e mostrou a saída dos túneis ao hobbit como forma de compensação.
Fonte: O Hobbit, primeira edição (1937)


... que já existiu paraíso e inferno em Arda?
Na versão em que Nienna era uma "deusa da morte", era ela que decidia o destino dos espíritos dos Homens.
Entre estes destinos estava morar entre os Valar (paraíso) e ser enviado para Melkor e Angamandi ("Infernos de Ferro"). O terceiro destino era o "limbo" dos Salões de Mandos ou de Arvalin, onde eles existiriam em um sempre anoitecer, esperando o Final dos Tempos.
Fonte: HMe I (The Book of the Lost Tales I)


...que os Ents foram inspirados em Shakespeare?
Tolkien ficou desapontado por as árvores, em Macbeth, não irem de Birnam até Dansinane e passou a desejar uma ambientação onde as árvores pudessem realmente ir à guerra.
Fonte: Nota da Carta 163


...que Aragorn quase se casou com Éowyn?
Enquanto Arwen não "nascia", a rainha destinada para Gondor era a "princesa guerreira" de Rohan. Em uma versão entre o casamento com uma ou outra, Aragorn e Éowyn se apaixonavam, mas ela morria e ele permanecia solteiro para sempre.
Fonte: HMe VII (The Treason of Isengard)


...que Saruman tinha vergonha de ser fumante?
Após aprender através de Gandalf os prazeres da erva de fumo do Condado, Saruman passou a consumi-la em segredo em quanto abertamente zombava de Gandalf e seu cachimbo.
Fonte: Contos Inacabados - Terceira Parte: A terceira Era, A Caçada ao Anel - Acerca de Gandalf, de Saruman e do Condado


...que Tolkien não sabia quem era Ava Gardner?
Ao ser apresentado a ela, em 1964, ele não a reconheceu e precisou que lhe informassem que se tratava de uma estrela de cinema. Mesmo sem a reconhecer, Tolkien a considerou amável e agradável. Ava também não reconheceu Tolkien.
Fonte: Cartas de J. R. R. Tolkien, Carta nº 267
Contribuição de: Paty Callë


...que Sauron estaria contente com a existência dos númenorianos?
O motivo de Sauron para a destruição dos númenorianos era uma questão particular de vingança sobre Ar-Pharazôn. Sauron (ao contrário de Morgoth) estaria contente com a existência dos númenorianos, como seus próprios súditos, e realmente usou um grande número deles, que corrompeu para sua submissão.
Fonte: HMe X - Mitos Tranformados
Contribuição de: Renata


...que Barbárvore já foi mau?
Em rascunhos do Senhor dos Anéis, o "Gigante Barbárvore" foi quem aprisionou Gandalf
no lugar de Saruman.
Fonte: HMe VI - The Third Phase - Chapter XXI - To Weathertop and Rivendell
Contribuição de: Célio


...que os reis anões governam até morrer?
Em uma lista de correções para "O Hobbit" (c. 1944) Tolkien afirma que os Reis dos Anões não abdicam.
Fonte: The History of The Hobbit II - Return to Bag-End, The Fourth Phase - The 1947 Hobbit, (iv) Prefatory Note, pp. 752-3 - "I will end with one further note, on a point that several readers have raised. Thorin Oakenshield was the son of Thráin, and Thráin was the son of Thrór King under the Mountain. But upon the Map is written here of old was Thrain King under the Mountain. Yet dwarf-kings do not abdicate, and Thror was still alive when Smaug put an end to the kingdom for that time." (tradução livre: Termino com uma nota adicional, um ponto que vários leitores têm levantado. Thorin Escudo de Carvalho era filho de Thráin e Thráin era o filho de Thrór Rei sob a Montanha. Mas sobre o Mapa está escrito aqui outrora, foi Thrain Rei sob a Montanha no entanto os reis-anões não abdicavam, e Thror ainda estava vivo quando Smaug pôs fim ao reino por aquele tempo.)
Contribuição de: Rodfindel


...que o Farmer Giles of Ham não é um livro infantil?
Segundo o autor, o livro, escrito por encomenda, além de não ser escrito para crianças, é uma história para ser lida em voz alta.
Fonte: Cartas de J.R.R. Tolkien, Carta nº 108: "esta história não foi escrita para crianças, (...). é uma história composta especialmente para ser lida em voz alta: ela funciona muito bem assim, (...). Ela foi na realidade escrita por encomenda para ser lida para a Lovelace Society na Faculdade Worcester (...)."


...que Melkor quase teve um filho balrog?
Na primeira versão da Queda de Gondolin, Gothmog, capitão dos balrogs, era filho de Melkor. Esta concepção foi mudada mais tarde, quando Tolkien decidiu que os Valar não poderiam ter filhos.
Fonte: HMe II (The Book of Lost Tales II) - The Fall of Gondolin


...que Bard pode ter salvado Valfenda?
Se Smaug não tivesse encontrado seu fim pela flecha negra do arqueiro de Esgaroth, poderia ser usado por Sauron em um ataque a Valfenda e destruí-la.
Fonte: Contos Inacabados - A Busca de Erebor


...que Aragorn já foi bisneto de Isildur?
Em certo estágio da composição do SdA, Aragorn seria descentente muito mais próximo do filho de Elendil. Nesse estágio, Eorl cavalgaria para ajudar Gondor na Última Aliança, sendo esta muito mais próxima da Guerra do Anel.
Fonte: HMe VII - Chapters XVII - The Great River e XXVI - The King of Golden Hall.
Contribuição de: Célio


...que o jarro do canto inferior esquerdo do desenho "Conversation with Smaug" (em "O Hobbit") traz uma maldição de Thror e Thrain?
As letras no jarro dizem:
GOLD ÞROR ÞRAIN AKERST BE ÐE ÞEF Þ[ror] Þ[rain]
Isso, vertido para o Inglês normal, significa:
Gold of Thror and Thrain Accursed be the thief Þ Þ
Contribuição de: Rodfindel


... que Gandalf já cavalgou Rohald?
Este é o nome do cavalo de Gandalf n'O Hobbit, e Tolkien deixa explícito em uma projeção do que seria o novo capítulo III que Rohald era um cavalo de Valfenda e pertencia a Elrond.
Fonte: The History of The Hobbit II - Return to Bag-End, The Fifth Phase, New Chapter II - The Broken Bridge e New Chapter III - Arrival in Rivendell
Contribuição de: Rodfindel


...que Faramir viveu 90 anos menos que Aragorn?
Faramir nasceu em 2983 da 3ª Era e morreu no ano 82 da 4ª Era, aos 120 anos.
Fonte: HMe XII (The Peoples of Middle-Earth) - Part One, The Heirs of Elendil - Notes


...que os Elfos chamavam a Terra de Imbar?
Em seus últimos escritos, Tolkien coloca Arda como sendo o Sistema Solar e a Terra passa a se chamada de "A Habitação", Imbar para os elfos.
Fonte: HMe X (Morgoth's Ring) - Comentários do Athrabeth Finrod ah Andreth


...que Galadriel e Celeborn quase tiveram, além da filha Celebrían, um filho?
Em uma versão descartada da história, Amroth, último rei de Lothlórien, ao invés de anteceder Celeborn e Galadriel no governo de Lothlórien era filho deles.
Fonte: Contos Inacabados - Segunda Parte, A História de Galadriel e Celeborn e de Amroth, Rei de Lórien


...que Sam Gamgee realmente existiu?
Em março de 1956 Tolkien recebeu uma carta, escrita por Mr. Sam Gamgee de Brixton Road, Londres, perguntando como ele havia escolhido este nome para o personagem. Tolkien, claro, ficou muito surpreso com a coincidência.
Fonte: As Cartas de J.R.R. Tolkien, Carta nº 184


...que Scadufax foi para Aman?

No final excluído de O Senhor dos Anéis, Sam Gangee conta que viu Scadufax embarcar com Gandalf no navio que levaria os portadores dos anéis para as Terras Imortais.
Fonte: HMe IX (Sauron Defeated), Part One - The end of the Third Age, The Epilogue


...que Tolkien começava suas histórias através de um nome?
Diferente da maioria dos autores, Tolkien precisava apenas de um nome para produzir uma história.
Fonte: Entrevista para a BBC em 1971: I'm very glad you told me that because I took a great deal of trouble. Also it gives me great pleasure, a good name. I always in writing start with a name. Give me a name and it produces a story, not the other way about normally.


...que os elfos não comemoravam o aniversário de nascimento?
Como a gestação élfica era de um ano, os elfos comemoravam o dia da concepção e não do nascimento.
Fonte: HMe X (Morgoth's Ring) - Laws and Customs among the Eldar


...que Merry foi o construtor do palácio de Rohan?
Foi Mériadec que, em 1771, construiu, para o arcebisbo, o palácio de Rohan, em Bordeaux. Realmente uma pena que o palácio não se pareça com Meduseld, como dizem Loma e josantonio.
Fonte: La Neurona Absurda [ http://neuronaabsurda.blogspot.com/2007/05/un-hobbit-en-burdeos.html ]
Contribuição de: Carla


...que existe mais de uma versão de Rohan?
Além do Palácio Rohan construído por Ferdinand Maximilien Mériadec, existe um Palácio de Rohan em Estrausburgo, contruído por Robert de Cotte, e um Castelo de Rohan na república Tcheca.
Fonte: Castelo Tcheco - Czech Tourism. com [ http://www.czechtourism.com/por/pt/docs/what-to-see/castles-chateaux/tips/sychrov/index.html ]
Palácio de Estrausburgo - Guiarte. com [ http://www.guiarte.com/estrasburgo/que-ver/palais-rohan.html ]

Contribuição de: Carla


...que Amandil tinha um irmão?
Em um rascunho relacionado ao Akallabêth, Amandil tem um irmão mais velho, Elentir. Esse irmão seria apaixonado por Tar-Míriel, que, enamorada por Pharazôn, abandonaria Elentir. Mais tarde Elentir foi descartado e a história ficou como conhecemos.
Fonte: HMe XII - Part One: The Prologue and the Appendices of The Lord of the Rings, Chapter V: The History of the Akallebêth - Note on the marriage of Míriel e Pharazôn.
Contribuição de: Célio


...que Gimli está no Canadá?
Gimli é uma cidade fundada em 1875, localizada na província Manitoba, na região Interlake
Fonte: Gimli Community Web ( http://www.gimlicommunityweb.com/history/history.php )


...que O Senhor dos Anéis é um conto de fadas?
Tolkien acreditava que “Contos de Fadas” não era um gênero voltado exclusivamente para crianças e via o sucesso de sua obra como prova desta crença.
Fonte: Cartas de J.R.R. Tolkien, Carta 159: “Tive uma grande dificuldade (levou vários anos) para conseguir publica minha história, e não é fácil dizer quem está mais surpreso com o resultado: eu ou os editores! Mas continua um prazer inesgotável para mim, ver minha própria crença justificada: a de que o ‘conto de fadas’ é realmente um gênero adulto para o qual existe um público faminto.”
Contribuição de: Renata


...que o Senhor dos Anéis já foi o Príncipe dos Gatos?
Nas versões mais primitivas do personagem, Sauron era um gato chamado Tevildo, o Príncipe dos Gatos.
Fonte: HMe I (The Book of Lost Tales I) - The Music of the Ainur



...que as Cavernas Cintilantes foram inspiradas pelas cavernas de uma Garganta?
Mais especificamente, pelas cavernas da Garganta de Cheddar (Somerset, Inglaterra), que Tolkien visitou durante sua lua-de-mel.
Fonte: As Cartas de J. R. R. Tolkien, Carta nº 321



...que Lúthien dançou em um bosque de Yorkshire?
Foi Edith, esposa de Tolkien, que inspirou a história que se tornaria parte do Silmarillion. Ele cantava e dançava para Tolkien em um bosque em Roos, em Yorkshire.
Fonte: As Cartas de J. R. R. Tolkien, Carta nº 340


...que a pena azul no chapéu de Tom Bombadil pertenceu a duas aves?
A pena era originalmente de um pavão, mas, achando o animal inadequado ao O Senhor dos Anéis, Tolkien na versão final optou por um martim-pescador.
Fonte: As Cartas de J.R.R. Tolkien, Carta nº 240



...que Tolkien era fã de máquinas de escrever?
Tão fã que sonhava com uma máquina elétrica que permitisse datilografar a escrita Fëanoriana.
Fonte: As Cartas de J.R.R. Tolkien, Carta nº 257



...que um dos filhos de Fëanor nunca pisou na Terra-média?
Amrod, o gêmeo mais velho, permaceu em um dos barcos dos Teleri planejando navegar de volta a Aman. Fëanor, desconhecendo o fato, queimou os barcos e o próprio filho.
Fonte: HMe XII (The Peoples of Middle-earth), The Shibboleth of Feanor - The names of the Sons of Feanor with the legend of the fate of Amrod.

...que Erestor fez parte da Comitiva do Anel?
Em rascunhos do Senhor dos Anéis, além de meio-elfo e parente de Elrond, Erestor, por um breve período, participou da Comitiva.
Fonte: HMe VI, The Return of the Shadow, The Third Phase (3) - In the house of Elrond e HMe VII, The Treason of Isengard, The Fourth Phase (2) – The Ring Goes South



...que Gwaihir já se encontrou com Lúthien?
As águias que foram resgatar Beren e Lúthien de Angband com Thorondor são Gwaihir e seu irmão, Landroval.
Fonte: HMe IX - Part One: The End of the Third Age - Chapter IV: The Field of Kormallen.
Contribuição de: Célio



…que um dos nazgûl quase foi Gandalf?
Na primeira versão do capítulo “Três não é demais” quem encontrou os hobbits na Ponta do Bosque foi Gandalf, vestindo um grande manto. Seria uma cena cômica e não haveria perseguição.
Fonte: HMe VI, The Return of the Shadow, The First Phase - From Hobbiton to the Woody End


...que os elfos eram ambidestros?
Para os elfos a execução de diferentes serviços habituais ou funções com a mão direita ou esquerda era puramente uma questão individual e pessoal, não dirigida por qualquer hábito racial geral herdado.
Fonte: Vinyar Tengwar nº 47, Eldarin Hands, Fingers & Numerals



...que os elfos não levantavam a mão como cumprimento?
A mão mantida com a palma para frente, à altura do ombro ou mais alto (a altura adicionando ênfase) em direção a outro era um gesto de proibição, a mão não era levantada para cumprimentar ou dar boas-vindas. Caso o fosse, a mão estaria levantada com a palma para trás ou, em um cumprimento casual quando nenhuma verbalização era desejada ou necessária, mantida com a lateral para frente.
Fonte: Vinyar Tengwar nº 47, Eldarin Hands, Fingers & Numerals



...que os elfos diferenciavam gestos com dedos abertos e fechados?
Os gestos poderiam ser feitos com qualquer uma das mãos sem mudança no sentido, pois nenhuma distinção era sentida entre a direita e a esquerda pelos elfos, mas a extensão dos dedos modificava o significado. Dedos e polegar abertos indicaria urgência. O gesto de proibição desta forma se tornava mais hostil e ameaçador, indicando que se o comando não fosse imediatamente obedecido, força ou armas poderiam ser usadas.
Fonte: Vinyar Tengwar nº 47, Eldarin Hands, Fingers & Numerals


...que Sauron possuia nove anéis?
Na Terceira Era, os Nove Anéis dos homens estavam em posse de Sauron e, através deles, o Segundo Senhor Escuro controlava os nazgûl independente do Um.
Fonte: As Cartas de J.R.R. Tolkien, Carta nº 246.



...que Frodo nem sempre se chamou Frodo?
Nos primeiros esboços de O Senhor dos Anéis, Tolkien chamava Frodo, que então era filho de Bilbo, de Bingo.
Fonte: HMe VI (The Return of the Shadow) - The First Phase, A long-expected party.



...que somos os descendentes dos sobreviventes da Guerra do Anel?
Tolkien diz que as aventuras narradas no Senhor dos Anéis se passam em nosso planeta, cerca de 6000 anos no passado. Isto nos faria os herdeiros dos feitos de Frodo, Sam, Aragorn e demais heróis da saga.
Fonte: As Cartas de J. R. R. Tolkien, carta nº 211.


...que Melian chegou na Terra-média junto com os elfos?
Melian chegou na Terra-média no ano 1050 das árvores, mesmo ano em que os elfos despertaram. Mas ela só se encontrou com Thingol em 1130.
Fonte: HMe XI (The War os the Jewels) - The Annals of Beleriand or The Grey Annals.



...que Earendil tinha 39 anos quando "virou" elfo?
Nascido em 503 PE, Earendil chegou as Terras Imortais em 542, quando teve que escolher que destino seguiria.
Fonte: HMe XI (The War os the Jewels), The Wanderings of Húrin and other writing not forming part of The Quenta Silmarillion - The Tale of Years.


...que Varda já teve uma família muito maior?
Sempre casada com Manwë, ela já foi mãe de Fionwe (Eönwë) e Ilmarë e irmã de Palurien (Yavanna) e Vána.
Fonte: HMe X (Morgoth's Ring), The Later Quenta Silmarillion - The First Fase, 1. Of the Valar e Commentary on Chapter 1, 'Of the Valar'.


...que Fingolfin queria ser rei?
Após a morte de Finwë, Fingolfin queria a chefia dos noldor e sua insistência deixou Fëanor enfurecido. Este foi um dos motivos de Fëanor abandonar o irmão quando tomou os barcos dos Teleri.
Fonte: HMe XII - The Shibbolet of Fëanor ("Fingolfin had prefixed the name Finwë to Nolofinwë before the Exiles reached Middle-earth. This was in pursuance of his claim to be the chieftain of all the Noldor after the death of Finwe, and so enraged Feanor that it was no doubt one of the reasons for his treachery in abandoning Fingolfin and stealing away with all the ships")
Contribuição: Rodfindel


...que Sauron já foi Admirável?
O nome original em Quenya de Sauron era Mairon "Admirável".
Por outro lado, seu novo nome, "o Odioso", pode vir mais do que apenas o seus atos malignos. Discutindo vphan (que gerou a palavra em quenya fána, o corpo dos Ainur), Tolkien menciona que os Maiar, mesmo quando invisíveis, podiam ser reconhecidos através de sua fragrância.
Fonte: Parma Eldalamberon nº 17 (jornal da Elvish Linguistic Fellowship)



...que Fatty Bolger nem sempre foi Fredegar?
Belisarius e Hamilcar foram nomes anteriomente escolhidos para o hobbit.
Fonte: As Cartas de J.R.R. Tolkien, Carta nº 109


…que Rohan existe?
Rohan é uma comuna francesa na região administrativa da Bretanha, no departamento Morbihan. Estende-se por uma área de 23,59 km²
Fonte: http://www.rohan.fr/
Contribuição de Carla & Leo



...que Galdor era filho de Thranduil?
Em rascunhos do Senhor dos Anéis, Galdor foi primeiro o nome do personagem que acabaria chamado de Legolas.
Fonte: HMe VI, The Return of the Shadow, The Third Phase (3) - In the house of Elrond e HMe VII, The Treason of Isengard, The Fourth Phase (2) – The Ring Goes South



....que Dumbledore quase esteve em Rivendell?
O nome adotado por J.K.Rowling para o diretor de Hogwarts foi usado por Tolkien em algumas versões do poema “Errantry” – que Christopher Tolkien classificou como o de história mais longa e complexa. Um dos seus desdobramentos tornou-se a canção de Bilbo em Rivendell. Na versão mais antiga (década de 1930), são encontrados os versos:
There was a merry passenger,
A messenger, an errander; (…)
He battled with the Dumbledores…
Fonte: HMe VII – The Treason of Isengard. Capítulo V (“Bilbo’s Song at Rivendell: Errantry and Eärendillinwë”), As Aventuras de Tom Bombadil e The Road Goes Ever On
Contribuição de Jorge Cervethion


...que Manwë era apelido?
Os ainur não tinham nomes reais, seus nomes, dados pelos elfos, eram apenas apelidos que se referiam a alguma peculiaridade, função ou feito.
Fonte: As Cartas de J. R. R. Tolkien, Carta nº 211



...que Frodo era alemão?
Frodo é um nome real da tradição germânica. Sua forma em inglês antigo é Fróda, e tem ligação com a palavra fród, que significa "sábio por experiência".
Fonte: As Cartas de J. R. R. Tolkien, Carta nº 168



...que Tokien detestava gatos?
Qualquer leitor fica ao menos desconfiado disso ao ler a obra de Tolkien, mas ele não deixou dúvidas ao negar o uso de nomes retirados do Senhor dos Anéis para uma ninhada felina, dizendo que gatos siameses, pare ele, perteciam a fauna de Mordor.
Fonte: As Cartas de J. R. R. Tolkien, Carta nº 219


...que os istari não eram apenas cinco, como muitos imaginam?
O número de integrantes da Heren Istarion que chegaram ao Norte da Terra-média era desconhecido. Sabe-se apenas que os principais eram cinco: Gandalf, Saruman, Radagast, Alatar e Pallando.
Fonte: Contos Inacabados - Os Istari



...que existiram no máximo 7 balrogs?
Diferente do que muitos textos nos levam a entender, Tolkien definiu que o número de balrogs ficava entre 3 e 7.
Fonte: HMe X (Morgoth's Ring) e XI (The War Of The Jewels): "There should not be supposed more than say 3 or at most 7 ever existed"



... que Arod viveu livre, leve e solto?
No final mais longo do Senhor dos Anéis, Sam conta a sua filha que Legolas deixou Arod correr livremente de Isengard de volta para Rohan.
Fonte: HMe IX (Sauron Defeated) - The end of the Third Age, The Epilogue


...que havia múmias em Númenor?
Com o medo da morte aumentando cada vez mais, os númenorianos passaram a construir mausoléus e a preservar os corpos dos mortos.
Fonte: Silmarillion - Akallabêth
Contribuição de: Renata


...que a Elessar já foi de Maedhros e Fingon?
Em versão inicial a Elessar foi criada por Fëanor, que a presenteou a Maedhros e este, por sua vez, a deu a Fingon.
Fonte: HMe XI (The War of Jewels), The Later Quenta Silmarillion - Of the siege of Angband.


…que elfos e homens não construíam templos?
Os povos bons costumavam, no máximo, dedicar um determinado local da natureza como ponto de louvor e adoração a Eru.
Fonte: As Cartas de J.R.R. Tolkien, Carta 153 - Nota 5


...que Fëanor não era filho de Finwë?
No início de sua concepção mitológica, Tolkien apresentou Fëanor não como filho de Finwë, Rei dos Noldor, mas de um Elfo chamado Bruithwir – que também foi morto por Melkor quando do roubo das jóias, em Aman.
Fonte: HoME I – The Book of Lost Tales. Capítulo VI (“The Theft of Melko and the Darkening of Valinor”)
Contribuição de Jorge Cervetion


...que Aulë criou 6 mães dos Anões?
Apesar de todos conhecerem sobre os 7 Pais anões, poucos sabem que inicialmente também foram criadas 6 companheiras, totalizando 13 anões "primordiais". Na hora de colocá-los para dormir, Aulë espalhou os pais cada qual com sua companheira, exceto Dúrin, o mais velho, que não possuía uma.
Fonte: As Cartas de J. R. R. Tolkien, Carta 212.
Contribuição de Maique (Dorak)


...que Gandalf era mais castanho que Radagast?
Apesar de Radagast ser o "amigo dos animais", Tolkien diz que Gandalf tinha mais conhecimento sobre aves e feras e recebia destes mais respeito e afeição que o Istar marrom.
Fonte: Tolkien Papers, Bodleian Library, Oxford


... que o arco-íris é feito de cabelo?
Nas primeiras versões, quando os Valar fecharam o caminho até Aman, Manwë desejou que uma passagem fosse mantida para as Grandes Terras (= Terra-média). Oromë conseguiu tranças do cabelo de Vána e, com eles, criou um laço dourado que, nos raios do Sol misturados às gotas de chuva, apresenta "tons de púrpura, verde e vermelho". Os Eldar o chamaram Ilweran e os Homens, Arco-íris.
Fonte: HMe I (The Book of Lost Tales) - The Hiding of Valinor
Contribuição de Jorge Cervetion


...que Beorn era vegetariano?
Beorn é o único personagem que, declaradamente, não consumia nenhum tipo de carne, alimentando-se principalmente de mel, creme, pão e manteiga. Uma alimentação aparentemente não consistente com a força do troca-peles.
Fonte: O Hobbit


...que o Dia, o Mês e o Ano eram filhos de um Ainu?
Em uma passagem rejeitada, Tolkien apresentou três irmãos - Danuin (o Dia), Ranuin (o Mês) e Fanuin (o Ano) - que ordenaram o movimento do Sol e da Lua. Eles se revelaram a Manwë como filhos de Aluin, o Tempo, o mais velho dos Ainur.
Fonte: HMe I (The Book of Lost Tales) - The Hiding of Valinor
Contribuição de Jorge Cervetion


... que houve Homens que despertaram antes do primeiro nascer do Sol?
Segundo um esboço abandonado, certo Elfo-escuro de nome Nuin, em uma de suas andanças ao extremo Leste, encontrou um vale onde os Homens ainda dormiam. Por várias vezes Nuin voltou ao lugar até que, movido pela curiosidade, despertou dois deles, de nomes Ermon e Elmir. Eles não falavam, e Nuin lhes ensinou sua própria língua. Isso tudo ocorreu antes do Sol nascer pela primeira vez e, portanto, Ermon e Elmir foram os únicos Homens a ver o amanhecer no Oeste e o poente no Leste.
Fonte: HMe I (The Book of Lost Tales) - Gilfanon's Tale: The Travail of the Noldoli and the Coming of Mankind".
Contribuição de Jorge Cervetion



...que Rúmil viveu em Angband?
Ao escrever as primeiras versões de “A Música dos Ainur”, Rúmil – idealizador da mais antiga escrita, as sarati – afirmava ter sido escravo de Melkor muito antes da queda de Gondolin.
Fonte: HMe I (The Book of Lost Tales) - “The Music of the Ainur”.
Contribuição de Jorge Cervetion



...que o pai de Gimli era incandescente?
Em old norse Glóin (glóinn) significa “incandescente”, “brilhante”.
Se considerarmos Gimli como o diminutivo da palavra old norse “gim” (fogo), teremos Foguinho, filho de Incandescente, ou Fagulha, filho de Brilhante!
Fonte: The Lord of The Rings a reader’s companion.


Que Manwë e Varda possuíam asas?
...Aqui não há discussões, como no caso dos balrogs! Ao escrever sobre a vinda dos Valar, inicialmente Tolkien foi claro ao dotar Manwë e Varda de “asas de poder”.
Fonte: HoME I – The Book of Lost Tales. Capítulo III (The Coming of the Valar and the Building of Valinor).
Contribuição de Jorge Cervetion


Que o espelho de Galadriel pertenceu a um rei?~
...em versão anterior o espelho pertencia ao Senhor de Lothlórien, o Rei Galdaran, que era uma versão de Celeborn.
Fonte: HMe VII - The Treason of Isengard. XIII Galadriel


Que Aragorn teve vários pais?
...além de outros nomes, em versões preliminares Aragorn foi filho de Kelegorn, Elfhelm, Ingrim... Em uma das versões, as palavras de Aragorn para Frodo em Bri foram: “I am Aragorn son of Kelegorn, and if by life or death I can save you, I will” (Sou Aragorn, filho de Keleborn, e se pela vida ou morte puder salvá-lo, o farei)
Fonte: HMe VII - The Treason of Isengard.


…que Bilbo ia se casar?
Em uma versão preliminar, Bilbo anunciava na festa de seu aniversário que iria embora e que se casaria. Em outras versões ele já era casado e pai de Frodo.
Fonte: HMe VI - The Return of the Shadow - The First Phase, Chapter I: A Long-Expected Party, (i) The First Version. ("He [Bilbo] said this very loud and everybody sat up who could. 'Goodbye! I am going away after dinner. Also I am going to get married' ".)
[Contribuição de Célio


...que Beleg viveu em Aman?
Ao escrever Turambar and the Foalókë, Tolkien afirmou que Beleg era um Noldo (naquela fase do legendarium, havia Noldor vivendo em Doriath). Christopher Tolkien, ao comentar essa afirmação, disse que, então, Beleg teria vivido em Kôr (cidade de Aman).
Fonte: HoME II - The Book of Lost Tales - parte 2 - Capítulo "Turambar and the Foalókë".
Contribuição de Jorge Cervetion


…que o miruvor era um tipo de hidromel?
Os eldar acreditavam que o miruvor, ou miruvorë, era feito de mel das flores imortais do jardim de Yavanna. Apesar da origem desconhecida dentro da mitologia, externamente Tolkien explicou que a palavra era de origem gótica: midu (=Gmc. [germânico] među [hidromel] > wöþeis [doce], que supostamente evoluiu para miđuwöþi > miđuwöði > miřuwoři > miruvóre)
Fonte: The Road Goes Ever On: A Song Cycle e Parma Eldalamberon 12


...que Eärendi tinha uma ama?
Talvez Idril estivesse ocupada demais com Tuor ou a corte do Turgon, seja qual for a razão que levou-a a escolher uma ama para o filho, ela escolheu Meleth.
Fonte: HoME II, The Book of Lost Tales - parte 2 – The Fall of Gondolin
Contribuição Jorge Cervethion


...que Mandos tinha um cãozinho?
Quando, no início da mitologia, Melkor (então chamado Melko) foi derrotado por Tulkas, ele foi preso e passou a ser guardado por Gorgumoth, cão de Mandos.
Fonte: HoMe II, The Book of Lost Tales - parte 2 - The History of Eriol or Aelfwine
Contribuição Jorge Cervethion


...que Fatty Bolger esteve com Frodo em Imladris?
Quando Fredegar “Fatty” Bolger ainda se chamava Hamilcar Bolger, ele foi salvo por Gandalf dos Nazgûl e levado para Valfenda, onde se encontrou com Frodo e contou suas aventuras.
Fonte: HoMe VII, The Treason of Isengard – Of Hamilcar, Gandalf, and Saruman


...que Nargothrond foi fundada pelos filhos de Fëanor?
Ao compor “A Balada dos Filhos de Húrin”, no momento em que Túrin perguntou ao Elfo Flinding para onde iriam, Tolkien escreveu como resposta (versos 1708-1710-1711):
“A Nargothrond dos Gnomos, eu acho (...)
Que Celegorm e Curufin, os astuciosos filhos
De Fëanor fundaram quando fugiram para o sul”.
Claro, ao revisar os versos, o Professor anotou à margem: “Nargothrond foi fundada por Felagund”.
Fonte: HMe III – The Lays of Beleriand. Capítulo The Lay of the Children of Húrin
Contribuição de Jorge Cervethion


...que Beleg visitou o Mar de Rhûn?
Segundo “A Balada dos Filhos de Húrin”, Beleg carregava um vinho do sul, de uma região chamada Dor-Winion. Segundo Christopher Tolkien, os únicos locais em que o nome “Dorwinion” aparece estão no capítulo IX de O Hobbit.
Ora, no mapa de Pauline Baynes, Dorwinion fica no litoral noroeste do Mar de Rhûn. Considerando que os nomes foram dados a ela pelo próprio Tolkien (cf. Contos Inacabados), a localização é surpreendente.
Fonte: HMe III – The Lays of Beleriand. Capítulo The Lay of the Children of Húrin
Contribuição de Jorge Cervethion


...que os elfos e ents lutaram na Batalha do Morannon?
Em versão premilinar da batalha, os homens não estavam sozinhos em frente ao Portão Negro!
Fonte: HMe VIII: The War of the Ring, Part Three: Minas Tirith, Chapter VIII: The Story Foreseen from Forannest: "They march through empty lands unassailed 20, 21, 22, 23, 24 [of March] and reach Morannon [...]. There they to joy and surprise are joined by Ents, with new forces (out of North, including Elves os Lórien)".
Contribuição de Célio


...que havia apenas nove Valar?
Ao escrever a balada (inacabada) “A Fuga dos Noldoli de Valinor” (início de 1925), Tolkien colocou no discurso de Fëanor que havia nove Valar. Christopher Tolkien comentou que, embora nos Contos Perdidos, o número de Valar nunca tenha sido especificado, no “Esboço da Mitologia” (1926) e no “Silmarillion” da década de 1930, eles eram nomeados: Manwë, Ulmo, Ossë, Aulë, Mandos, Lórien, Tulkas, Oromë e Melko.
Fonte: HMe III -The Lays of Beleriand, capítulo “Poems early abandoned”.Contribuição: Jorge Cervethion


...que o nome “Tom Bombadil” lhe foi dado pelos hobbits?
Mais especificamente pelos hobbits da Terra dos Buques, o nome inclusive tem a forma dos nomes daquela região
Fonte: nota 4 ao “Prefácio” de “As Aventuras de Tom Bombadil”.
Contribuição: Rodfindel


...que Aragorn tinha mais de 2 m de altura?
Em uma nota de 1969, Tolkien disse que Aragorn, descendente direto de Elendil e Isildur, os dois conhecidos por terem mais de 2 m (7 ft.) de altura deveria ser um homem muito alto, provavelmente pelo menos 2,01 metros (6 ft. 6)
Fonte: Papéis de Tolkien, Bodleiam Library, Oxford


... que Durin despertou no Monte Gundabad?
Na Terceira Era um dos grandes motivos dos anões odiarem os orcs era a ocupação do lugar de nascimento de Durin, o Monte Gundabad, que consideravam sagrado.
Fonte: HMe XII - The Peoples of Middle-earth
Contribuição: Rodfindel


...que Húrin teve ajuda de habitantes de Brethil para sepultar Morwen?
Quando Morwën foi sepultada os habitantes de Brethil cantaram lamentos feitos para aqueles de seu povo que haviam caído na Marcha distante além das Montanhas, e gravaram na pedra “Aqui jaz também Morwen Eledhwen”.
Fonte: HMe XI – The War of the Jewels, Part III, The Wanderings of Húrin
Contribuição: Renata


…que os anões não ficam carecas?
Mesmo em idade avançada, quando rapidamente ficam com rugas e grisalhos, os anões não perdem seus cabelos.
Fonte: HMe XII - The Peoples of Middle-earth, Part One, IX - The Making of Appendix A, (iv) Durin's Folk ('By forty all Dwarves looked much alike in age, until they reached what they regarded as old age, about 240. They then began to age and wrinkle and go white quickly (baldness being unknown among them), unless they were going to be long-lived, in which case the process was delayed.')
Contribuição: Rodfindel










____________________
AVISO:

Todo mundo pode contribuir enviando curiosidades. Quem quiser participar, por favor, mande uma MP para mim com a curiosidade e a fonte, e eu as enviarei para a organizadora do projeto. As curiosidades serão publicadas (de acordo com a "ordem de chegada") na comunidade "O Senhor dos Anéis do orkut e repassadas para esse tópico, com os devidos créditos ao colaborador.
Só publicaremos curiosidades que tenham como fonte as obras de Tolkien ou sua biografia.
OBS: Esse tópico foi autorizado por Lastannë (http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16437930368416546704), da comunidade Oficial do Orkut 'O Senhor dos Anéis' (http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=42776)
 
Última edição:
Essa do Círdan é boa. Mas aqui. Alguém sabe se ele foi um dos primeiros a acordar ou não?
Tipo, se ele é da geração do Finwe e do Thingol
 
Essa do Círdan é boa. Mas aqui. Alguém sabe se ele foi um dos primeiros a acordar ou não?
Não se sabe se ele acordou ou não.

Tipo, se ele é da geração do Finwe e do Thingol
Thingol muito provavelmente não acordou, mas sim nasceu.
No Cuivienyarma é dito que todos os elfos que despertaram já tinham companheiras, e Thingol casou depois, com Melian (e o primeiro caso de segundo casamento é o de Finwë).
 
AVISO:

Todo mundo pode contribuir enviando curiosidades. Quem quiser participar, por favor, mande uma MP para mim com a curiosidade e a fonte, e eu as enviarei para a organizadora do projeto. As curiosidades serão publicadas (de acordo com a "ordem de chegada") na comunidade "O Senhor dos Anéis do orkut e repassadas para esse tópico, com os devidos créditos ao colaborador.
Só publicaremos curiosidades que tenham como fonte as obras de Tolkien ou sua biografia.



 
Muito interessante apesar de já saber de algumas...mas a do Grima é mesmo ótima, creio que ele tenha ficado mais branco do que já era ao topar com os nazgûls ksksksks, desbotou de vez...^^
 
Parabéns Kirk!

São informações muito interessantes. Algumas eu não sabia.
 
Thingol muito provavelmente não acordou, mas sim nasceu.
No Cuivienyarma é dito que todos os elfos que despertaram já tinham companheiras, e Thingol casou depois, com Melian (e o primeiro caso de segundo casamento é o de Finwë).

Thingol acordou sim
Ele mesmo diz isso para os anões, lá em Menegroth, quando eles queriam o Nauglamir com a Silmaril engastada. 5 minutos antes de morrer
 
Thingol acordou sim
Ele mesmo diz isso para os anões, lá em Menegroth, quando eles queriam o Nauglamir com a Silmaril engastada. 5 minutos antes de morrer
Ele diz que sua vida começou em Cuiviénen. Não significa que ele despertou. Ele pode ter nascido lá, e a vida dele teria começado em Cuiviénen. Os elfos ficaram muito tempo em Cuiviénen antes da Grande Marcha, dava muito tempo de Thingol nascer e crescer.

E temos mais algumas curiosidades!


Você Sabia...

...que o Senhor dos Anéis já foi o Príncipe dos Gatos?
Nas versões mais primitivas do personagem, Sauron era um gato chamado Tevildo, o Príncipe dos Gatos.
Fonte: HMe I (The Book of Lost Tales I) - The Music of the Ainur



...que as Cavernas Cintilantes foram inspiradas pelas cavernas de uma Garganta?

Mais especificamente, pelas cavernas da Garganta de Cheddar (Somerset, Inglaterra), que Tolkien visitou durante sua lua-de-mel.
Fonte: As Cartas de J. R. R. Tolkien, Carta nº 321



...que Lúthien dançou em um bosque de Yorkshire?

Foi Edith, esposa de Tolkien, que inspirou a história que se tornaria parte do Silmarillion. Ele cantava e dançava para Tolkien em um bosque em Roos, em Yorkshire.
Fonte: As Cartas de J. R. R. Tolkien, Carta nº 340
 
Eu também não sei quem era Ava Gardner. :think:


Ei , o Faramir era de sangue númenoriano... ele não deveria viver uns 200 anos?

E Aragorn viveu uns 300 anos. Segundo meus cálculos .
 
:sabia:


Mas falando sério, eu estava procurando um topico assim aqui na Valinor faz um tempo, e estava com muita preguiça de juntar informações para criar um. Então esse vale um Thanks.
 
Eu também não sei quem era Ava Gardner. :think:

Uma foto dela aqui:
http://www.swingfashionista.com/wp-content/uploads/2009/09/1001257.jpg
Ei , o Faramir era de sangue númenoriano... ele não deveria viver uns 200 anos?

Não necessariamente... O sangue de Númenor estava se rarefazendo, mesmo os da linhagem nobre não viviam muito. Aragorn foi excepcionalmente longevo.
E Aragorn viveu uns 300 anos. Segundo meus cálculos .
Aragorn viveu exatos duzentos e dez anos. Isso é confirmado tanto pelos cálculos quanto pelo trecho dos Apêndices que diz:
Aragorn indeed lived to be two hundred and ten years old, longer than any of his line since King Arvegil.
Infelizmente na nossa tradução houve um erro, e em vez de 'duzentos e dez', a passagem diz 'cento e noventa', e isso causa muita confusão.
 
Muito interessantes as curiosidades, mesmo. Algumas eu já sabia, mas outras me seupreenderam.

Gostei do tópico, vou aocmpanhar de perto as atualizações.
 
Você Sabia...

...que a pena azul no chapéu de Tom Bombadil pertenceu a duas aves?
A pena era originalmente de um pavão, mas, achando o animal inadequado ao O Senhor dos Anéis, Tolkien na versão final optou por um martim-pescador.
Fonte: As Cartas de J.R.R. Tolkien, Carta nº 240



...que Tolkien era fã de máquinas de escrever?
Tão fã que sonhava com uma máquina elétrica que permitisse datilografar a escrita Fëanoriana.
Fonte: As Cartas de J.R.R. Tolkien, Carta nº 257



...que um dos filhos de Fëanor nunca pisou na Terra-média?
Amrod, o gêmeo mais velho, permaceu em um dos barcos dos Teleri planejando navegar de volta a Aman. Fëanor, desconhecendo o fato, queimou os barcos e o próprio filho.
Fonte: HMe XII (The Peoples of Middle-earth), The Shibboleth of Feanor - The names of the Sons of Feanor with the legend of the fate of Amrod.
 
...que Tolkien era fã de máquinas de escrever?
Tão fã que sonhava com uma máquina elétrica que permitisse datilografar a escrita Fëanoriana.
Fonte: As Cartas de J.R.R. Tolkien, Carta nº 257

Acho que ele ficaria muito feliz em saber sobre as fontes élficas disponíveis e o pessoal esforçado que monta modos para o tengwar.
 
...que Bard pode ter salvado Valfenda?
Se Smaug não tivesse encontrado seu fim pela flecha negra do arqueiro de Esgaroth, poderia ser usado por Sauron em um ataque a Valfenda e destruí-la.
Fonte: Contos Inacabados - A Busca de Erebor

Isso aqui bota um fim num tópico ai que levantavam que Smaug não seria usado na Guerra do Anel por Sauron.

Deixa eu achar esse tópico....:lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo