• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Você já teve pena do Sméagol?

Eu acabei de reler As Duas Torres, ontem. E tenho pena, sim, do pobre Fedegoso. Ele passou muito tempo sob o influência dO Anel, e isso não é fácil pra mente de ninguém. Não que ele já não tivesse uma tendência para coisas moral e socialmente inapropriadas, mas O Anel só desabrochou isso nele.

Uma cena muito linda do As Duas Torres, eu transcrevo para vocês:

Gollum olhou para eles [Frodo deitado sob o colo de Sam, um pouco antes de entrarem na cova da Laracna]. Uma expressão estranha passou por seu rosto magro e faminto. Apagou-se o brilho de seus olhos, que ficaram opacos e cinzentos, velhos e cansados. Um espasmo de dor pareceu contorcer seu corpo, e ele se virou, olhando para trás na direção da passagem, balançando a cabeça, como se empenhado em alguma discussão interior. Depois voltou, e lentamente, estendendo uma mão trêmula, com todo o cuidado tocou o joelho de Frodo - mas o toque foi quase uma carícia. Por um momento fugaz, se os que dormiam pudessem tê-lo visto, pensariam que estavam observando um velho hobbit cansado, encolhido pelos anos que o tinham carregado para longe de seu tempo, para longe dos amigos e parentes, e dos campos e riachos da juventude, um ser velho e faminto merecedor de compaixão.

O Gollum ainda tinha, no fundo, no fundo, um Smeagol solitário, abandonado, que necessitava de carinho e compreensão. E ele vinha tendo isso ao lado de Frodo, por mais que vira-e-mexe tentado e tentando tirar dele O Anel. Eu ainda acho que se não fosse a besta do Sam a ficar azucrinando o coitado, quem sabe nessas horas de bipolar q baixava no Gollum ele não se voltasse para o bem, outra vez...

Sméagol é sim digno de pena, se for observar por esse lado... Mas mesmo assim não consegui sentir nada por ele além de raiva e desprezo, assim como Sam! O Anel só acentuou características que já existiam em Sméagol, tendências naturais que já existiam nele. Tanto que o que o fez matar seu primo foi sua cobiça, ainda fora da influência plena do Um.

Juro, eu torci muito pra Sam conseguir matá-lo diante da cova de Laracna depois da crocodilagem que ele aprontou com Frodo! Teve sorte, o infeliz, de conseguir escapar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo