• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Você já teve pena do Sméagol?

Tenho pena dele. Não que ele fosse a melhor pessoa do mundo quando encontrou o Anel, mas mesmo assim as maiores maldades que fez foram por influência do Anel.
Mesmo sabendo que foi o melhor caminho, fiquei com muita pena quando ele morreu.
 
Acho que Smeágol foi a maior vítima nessa história toda do Um Anel. Mesmo que ele não fosse bom antes de tudo, ele foi o que mais perdeu. Não só a família, amigos, lar, mas sua identidade e tudo isso seduzido pelo pode contido no Anel. Bilbo pode ter perdido sua juventude quando se livrou dele, Frodo pode ter perdido o Condado e sua vida como era antes. Mas os dois continuaram sendo quem sempre foram e tendo amigos. Além de terem tido um futuro melhor que o que Sméagol teve. Acho que ele de certa forma é uma metáfora que Tolkien criou sobre as consequências que a ambição e a cobiça demasiadas podem ter na vida das pessoas. Não só as afastadando de tudo e de todos, mas delas mesmo.
Contudo ainda acredito que o final que Tolkien destinou a ele foi o mais sensato possível. Sméagol era completamente dependente do Anel, sem ele iria definhar mais ainda( se é que isso seja possivel) e acabar morrendo do mesmo jeito. Como Tolkien colocou, ele tb encontra a morte, mas pelo menos com um sentimento repentino de alegria por ter reencontrado o seu tanto caro e raro 'precioso'.
 
Sim,claro!
Acho que a raiva das falsidades e dos erros cometidos por ele são superadas pela pena que sinto...ás vezes!
Afinal ele foi uma vítima....
 
Acho que pena não é bem o que sinto.

Vítima foi em parte, mas também foi vilão quando armou a emboscada para Frodo e Sam.:yep:
 
Sou do grupo da pena... Mas acredito que ele não era digno dessa misericordia, só penso que é nosso dever reservarmos os melhores sentimentos para os seres, sem esperar que esse ou aquele sentimento nos traga um retorno. Em toda a estória não foi feita uma só pergunta do por que dele ter optado por aquela vida, ou se ele tinha vontade de se redimir e voltar para casa!?! Pelo o que Gandalf fala, sim parece-nos que já havia uma tendência de rebeldia dentro dele, quanto a ordem natural de sua vida, de sua família.

É um personagem que nos põe contra a parede, mas eu li nas Letters que se durante a ida de Frodo, Sam e Smeagol a toca de Shelob, Smeagol mostrou ter necessidade de sentir ternura vendo o sono de Frodo e Sam, por outro lado, o autor teve que cortar aquele momento para continuar o enredo da estória.

Na verdade encontramos pessoas-Gollums direto em nossas vidas, e se não pudermos sentir pelo menos pena por elas, as coisas vão caminhar para uma era de escuridão e trevas... E por favor não digam que não sentiriam esse e aquele sentimento só porque Gollum era feio... Um sentimento desse é tão feio quanto ser um Gollum!
 
Eu tive pena de Gollum. Como bem disse o Daewen, ele perdeu tudo. Família, amigos, lar. Nada restou além do seu precioso e sua obsessão por aquele artefato. A vida que levada por Gollum foi triste. Imaginem o tempo que ele passou dentro daquelas cavernas, comendo peixes e filhotes de orcs... É de arrepiar.

Obviamente, creio que ele tenha sido o maior culpado por sua vida ter tomado o rumo que tomou. Creio que a vida nada mais é do que uma sucessão de escolhas, e se ele teve uma vida tão ruim, foi devido as escolhas que fez. Mas é necessário ressaltar que grande parte das escolhas feitas por ele foram influenciadas pelo poder do Um.
 
Poxa não dá pra não sentir pena do Gollum, se ele fez maldades ou não, foi tudo por causa da corrupção do Anel, imagina ficar sei lá quantos anos isolado do mundo em uma caverna com um Anel maligno como sua única compania, cara isso tira o juízo de qualquer um, e o Gollum ainda conseguia resistir às vezes, o que achei impressionante. E por isso que achei que o fim dele teve que ser daquele jeito, já pensou se ele sobrevive com o Anel destruído?(Não é a toa que tem um tópico só pra falar sobrte isso lá no e se...)
 
Sim, a história inteira sinto pena dele, mas é aquele tipo de pena que está misturada com desprezo... Ele foi fraco demais, e sinto pena pela fraqueza, porém sinto ódio por ter se deixado levar tanto pelo Um Anel.:think:
 
Sim.
Quando ele está cantando sozinho =/
A situação dele em si é triste, mas depois, tem como ele chegou nessa condição e não faz nada para sair da mesma. Só que tem, o fator que ele está sobe a influência do anel, como um capacho do poder dele.Porém, o poder não deve ser maior que sua vontade de se libertar do um...ou não.
No final das contas, sinto pena em certos momentos.
 
Eu sinto pena sim, ele foi totalmente destruido pelo anel mesmo. E depois que eu li O Hobbit eu senti mais pena dele ainda.
Essa dupla personalidade dele também me deixa divida porque ao mesmo tempo eu sinto pena e raiva dele, mas eu sinto mais pena mesmo porque eu sinto que ele não sabe o que está fazendo, ele faz qualquer coisa pelo "precioso", provou ser capaz de tudo para ter o seu objeto de paixão. O cara era obsessivo mesmo.
 
Sinto pena dele sim, pois muito tempo ele viveu sozinho sob a montanha, talvez relembrando como assassinou Déagol. E depois ele perdeu o Anel depois de tanto tempo. Tudo o que ele precisava era de um pouco de compaixão. As vezes vejo ele como um viciado que não consegue largar o vício, pois o vício é mais forte.
 
Eu fiquei sim, depois de que Sam e Frodo fizeram com ele, eu fiquei com muita pena, e tambem depois do assasinato e ter ficado com anel e depois ter perdido, oh como ele queria. Sim Fiquei com pena!!!
 
Só tive pena dele apenas uma vez: quando se sentiu traído por Frodo. Para quem começou a gostar de Tolkien por causa dos filmes (como foi no meu caso), cheguei a ter uma ponta de esperança que Frodo o recuperasse...

Por mais que ele tenha sofrido por causa do Um, chegou um ponto que a obssessão dele me irritou - cheguei a desejar que Sam o jogasse do penhasco! :mwaha:
 
Smeagol que virou Gollum, Smeagol já não possuia uma índole lá estas coisas, então para virar em Gollum "Mau Caráter" foi um pulinho... ele é dígno de pena sim, é o único sentimento que tenho por este ser, demais jogava ele montanha abaixo.
 
Pena? Não sinto isso nem de gente XD

Concordo que Sméagol foi uma grande vítima do poder de sedução do Anel, mas daí a ter pena dele é uma longa estrada. Afinal de contas, ele se tornou portador do Anel através de um assassinato, e o que veio depois disso provavelmente foi o jeito de Tolkien mostrar um inferno em vida. Mas não, nunca tive pena de Gollum.
 
sim sinto pena de tudo...
ateh do proprio peixinho q eh morto pra ser comido (nao sou vegetariana, mas nao como peixes)

vontando ao topico

sinto sim...
muita, porque ele foi uma vitima do poder do anel... e eu me comovo muuito facil
 
Sméagol ja não era um ser bom quando encontrou o anel.
A parte maligna do coração de Sméagol foi ampliada graças a sedução do Anel, facilitando a aparição de uma dupla personalidade (Se é que já não existia) e acabando por matar seu melhor amigo e familiar, Déagol.

Quando foi banido da familia, foi devido a suas "travessuras". Roubando e badernando, o anel fora uma arma da qual facilitou tais coisas. (Vide Bilbo, que usou o anel diversas vezes mas nunca causando algum caos)

Não acredito que Sméagol seja um ser que se tenha pena. O Anel deu a ele o que ele merecia, o sofrimento e a solidão.


concordo 99,99 % do q vc falo mas mesmo assim ele e uma criatura q pago mtos anos por suas badernas...e ainda tinha algo bom nele... no fundo smeagol tinha algo de bom (ele ajuda...ele e bonzinho ...) da pena
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo