1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

"Você já pensou qual livro é o seu clássico particular e por que ele é importante na sua vida?"

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por CarolAcunha, 6 Jan 2014.

  1. CarolAcunha

    CarolAcunha Usuário

    Saiu agora no site da Zero Hora notícia sobre o tema da redação do vestibular da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), que acontece desde ontem.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    "Você já pensou qual livro é o seu clássico particular e por que ele é importante na sua vida?"

    Calib, que está prestando o vestibular, deve ter se dado bem, hein?! Hehehe
    Não sei que livro eu escolheria, estou pensando no assunto e depois eu volto aqui para falar. Mas vocês, já pensaram qual seria seu clássico particular?
     
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Mavericco

    Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

    Nossa, ótimo tema =)

    Acho que responderia ou o Ulysses, a Divina Comédia, Shakespeare... Provavelmente algum dos que eu escolhi no tópico de 5 livros favoritos. Mas, se tivesse feito ontem, responderia: Marianne Moore. Lindo demais ver como ela trata coisas simples, como animais sendo amiguinhos no zoológico, de forma tão rica e tão exuberante, literalmente te reensinando a vida.
     
  3. Lindoriel

    Lindoriel Saurita Catita

    A História Sem Fim, sem sombra de dúvida. Desde a primeira leitura já li tantos e tantos outros livros, e nenhum deles se demonstrou tão significativo pra mim quanto ele.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  4. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Da literatura nacional eu escolheria "Um certo capitão Rodrigo" do Érico Veríssimo .

    Internacional "A revolução dos Bichos" de George Orwell
     
    Última edição: 22 Jan 2014
    • Gostei! Gostei! x 2
  5. Tilion

    Tilion Administrador

    • LOL LOL x 8
  6. Erendis

    Erendis I'm a motherfucking woman

    com certeza eu responderia O Pequeno Príncipe, a primeira vez que eu li esse livro eu era uma criança ainda e depois disso já li várias vezes em diferentes fases da minha vida, e em cada momento ele me trouxe alguma lição nova, é um livro delicado e simples, mas ao mesmo tempo de uma beleza que é tão pura e inocente que emociona demais e marca...

    Edit: claro, que tem os livros do Tolkien, que marcaram muito também, principalmente O Silmarillion, que apesar de não ter sido o primeiro que eu li dele, foi o que mais me empolgou e fez com que eu fosse pesquisar mais sobre Tolkien, acabasse chegando no fórum, me cadastrando e por consequência conhecendo pessoas que já são muito especiais na minha vida, mas ainda assim, clássico da minha vida é O Pequeno Príncipe mesmo...

    eu *acho* que quem tem que tomar no c*, é justamente a pessoa que tem idade pra prestar um vestibular e nunca leu um livro na vida, mas assim, só acho né...
     
    • Mandar Coração Mandar Coração x 2
  7. Lindoriel

    Lindoriel Saurita Catita

    "Quem nunca leu um livro, como faz?"

    Lê, ué, não vai cair os oio por isso.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  8. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    tenho um leve palpite de que se ele fizesse isso durante a prova ele a) não teria tempo de escrever a redação e b) seria desclassificado anyway.

    mas como disse a erendis, tem mais é que tomar no fiofó mesmo. 18 anos e não leu nem as aventuras do cachorrinho samba? é dose. ainda mais porque vestibular normalmente tem uma lista de uns 10 livros obrigatórios, então isso meio que quer assumir que não leu os livros do vestibular (vai se dar mal em redação e literatura, genial).

    sobre a pergunta: como não tenho quatro horas para responder, volto aqui depois com a resposta :cheers:
     
  9. Lindoriel

    Lindoriel Saurita Catita

    Ele que lesse antes, rsssss. Ou aos 18 anos, durante todo o Ensino Médio, ele nunca havia ouvido falar de que no vestibular sempre cai algo relacionado a livros?
     
  10. Erendis

    Erendis I'm a motherfucking woman

    Exato, foi o que eu falei, que se ele tem idade pra prestar vestibular e nunca leu um livro na vida tem que, com o perdão da expressão, se lascar mesmo!
     
  11. CarolAcunha

    CarolAcunha Usuário

    é uma VARZIA mesmo HAHAHAHA
    Como faz? Não passa no vestibular, ué!
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  12. Rauthar Hast

    Rauthar Hast Usuário

    Não posso escolher apenas um, são vários e vários, mas tem os seus principais, se me permitem, vou citar aqui:

    • Bíblia: Não foi o primeiro livro que eu li, mas provavelmente o que eu li por mais tempo e um dos que me despertou muito interesse. Sendo criado na igreja, ia sempre aos domingos e ouvia as tias contarem as historinhas sobre os grandes herói bíblicos, daí chegou uma hora que eu não me contentava em ouvir e fui ler. Resultado: Aos 8 anos eu lia uma linguagem "Apocalipse da vida" e entendia.
    • O Rapto do Garoto de Ouro - Marcos Rey: Peguei o livro pela capa numa biblioteca quando tinha 11 anos, quando eu não tinha o hábito de ler, e gostei tanto do livro que comecei a ler vários outros (Nárnia, Gulliver, Percy Jackson), até os 13 anos, quando parei de ler por preguiça.
    • O Hobbit/O Silmarillion - JRR Tolkien: Não é puxa-saquismo pq tô num grupo de Tolkien, mas eu li O Hobbit ano retrasado quando tinha 14 anos, e gostei bastante. O interesse me levou a procurar mais sobre aquele mundo, e fui ler O Silmarillion, e a paixão pelo livro foi tanta que não parei de ler desde então.
    Acho que os principais mesmos são esses, pois foram os que mais me incentivaram a ler outras coisas e, se eu eu for entrar no quesito de "Vou escolher um livro que me ensinou algo", a lista é gigantesca, então fico com esses que serviram de empurrão pra minha paixão pela literatura.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  13. Liv

    Liv Visitante

    No ano do meu vestibular, não tinha um tema legal como esse. Escolheria "Senhora" do José de Alencar. Ganhei da minha mãe no meu aniversário de doze anos, porque ela achava que já dava pra ler além dos livros infantis e gibis. =]
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  14. Calib

    Calib Visitante

    Eu nem me dei tão bem assim; fiz 19/25 pontos na redação. Mas que se foda mesmo; escrever naquelas condições é sempre uma merda. E eu estava prestando CV pra Letras, né. Deu ponto de sobra e nem precisei das cotas. :dente:

    Eu falei sobre o "Hamlet". Basicamente porque foi a peça que me fez curtir teatro. Eu a li no comecinho da faculdade. E "Hamlet" é simplesmente foda e pronto.
     
  15. Liv

    Liv Visitante

    Levando em consideração que a maioria sephodeo, achei injusta essa tua nota. Nego morre pra escrever 20 linhas a respeito de Harry Potter (vi uns tweets a respeito. çuper clássico) e te dão 19/25? Zoeira never ends MESMO!
     
  16. Calib

    Calib Visitante

    Nah. Mas o livro escolhido em si não deve pesar, não. Redação de vestibular é formulaica. Se você segue à risca as dicas dos profes, e cuida para não errar na pontuação, acentuação, ortografia - você se dá bem. Eu precisaria pedir vista à prova para saber o que me descontou tanto ponto, mas... E eu lá quero saber? XD
     
  17. Liv

    Liv Visitante

    Realmente, o importante é passar <3 vai saber o que se passa na cabeça desses corretores, né?
     
  18. Jacques Austerlitz

    Jacques Austerlitz (Rodrigo)

    Calib, tu já não é formado em Letras?
     
  19. Calib

    Calib Visitante

    Quase. :P
     
    • Gostei! Gostei! x 2
    • Mandar Coração Mandar Coração x 1

Compartilhar