• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Você já pensou em escrever um livro?

Thais Tûk disse:
Vocês acham que existe uma técnica para escrever um livro? Eu vejo algumas opções:

- Simplesmente começar a escrever, sem nada programado, mas eu temo que isso possa virar um diário não-intencional. :|


O que vocês acham? Vocês conhecem outras técnicas? Qual vocês acham que Tolkien, por exemplo, usava?


Eu sigo a primeira técnica. Tolkien, parece que ia escrevendo devagar, sem nenhum programa, já que ele contava histórias para os filhos... Creio que a idéia "dava na telha" e ele a anotava num papel.
 
Eu não fico pensando muito para ter uma idéia; ela surge do nada, quanto menos eu espero (um exemplo disso é a idéia que eu tive atualmente, fazendo um template ara o meu blog).

Depois, escrevo um resuminho da idéia. Daí, começo a escrever livremente o rascunho, sem ficar pensando e pensando. Gosto de escrever com cama e com vontade, pois assim as idéias saem claramente na mente e no papel.
 
Até que eu sou bastate criativo em relação à criação da história, mas para nomes, já devo ter desistido de escrever umas duas histórias só porque não achava bons nomes para personagens, lugares, etc..E ESTOU QUASE DESISTINDO DO QUE ESTOU TENTANDO ESCREVER AGORA :x
 
Escolher os nomes para os locais e personagens é uma tarefa árdua. Eu também peno pra conseguir encontrar nomes bons.
 
Mas se você conseguir definir bem o local e a época de sua história, uma pesquisa com base em tal cultura pode render boas idéias para os nomes.

Agora, se você for criar tudo, como Tolkien fez, então você tem que criar tudo também, mas é claro que você irá se basear em algumas coisas que você acha que se identificam mais com a sua história.
 
É com certeza pesquisar é muito bom... vc pode colocar mais dados verídicos e taus.. pode ser que sua obra fique bem melhor...
É e acho bem difícil vc criar uma história diferente, criar tudo...
 
Gondorian Blade disse:
Eu tenho sim. Seria um romance histórico entitulado "Império Amazônico". Contaria a história de uma civilização indígena na Amazônia pré-colonial, antes da chegada dos espanhóis e portugueses. Falaria sobre seus costumes, rituais, deuses, cidades, enfim, seu modo de vida e como eles foram exterminados pelos colonizadores mais tarde. Teria romance :D , intriga :D , traições :D , batalhas :D e belas descrições das paisagens :D . A gente pensa que não, mas há muito material disponível para criar uma obra assim, que misturaria fatos históricos e ficcção. Seria uma ótima maneira de despertar o interesse dos brasileiros pela história dos seus antepassados.

Eu percebi que muito gente tem interesse e até já está escrevendo os rascunhos do seu futuro livro, mas não divulgam maiores detalhes, como o enredo, pois eu acho têm medo de serem plagiados. No meu caso é diferente, pq é muito difícil que eu leve a cabo essa ambição, muito menos a curto prazo, e não veria problema nenhum se alguém pegasse essa minha idéia e transformasse em realidade. Na verdade, ficaria muito feliz e leria o livro com prazer :wink: .

Poxa, adorei a sua idéia super original, muito legal.... poxa tenta escrever o livro eu leria com prazer....
Bem, eu ñ tenho tanta imaginação assim... dá pro gasto.... quem sabe eu escreva os meus um dia.... eu adoraria ler a sua história.. bem eu tô te dando um apoio moral e se tu quiser eu até te ajudo, mas tenta escrever, meu.. vai ficar muito legal o livro :wink: :mrgreen: :wink:
 
Muito obrigado pelo seu apoio. Eu realmente tenho vontade de escrever esse romance, bem ao estilo Crônicas de Artur :mrgreen: , mas o problema é o tempo :? . Eu tô numa correria estudando pro vestibular e depois eu sei que vai ser uma loucura quando começar a faculdade, o jeito é esperar as férias. Como eu moro em Manaus, há muitos museus e sítios arqueológicos onde eu poderia começar a minha pesquisa. Bem, quem sabe, talvez esse livro saia antes do que eu espero. Mais uma vez obrigado pelo seu apoio, vou me esforçar 8-) .

bem eu tô te dando um apoio moral e se tu quiser eu até te ajudo

P.S: Se eu precisar vou mesmo pedir ajuda :wink:
 
acho q pra mim escrever um livro eh mta responsabilidade....eu acabo desistindo....e ainda mais com o vestibular esse ano... :roll:
mas eu escrevi um conto esses tempos atras...queria publicar na internet mas naum sei onde...
alguem me ajudaaaaaaaa!!!!!
 
Eli Nerwen disse:
acho q pra mim escrever um livro eh mta responsabilidade....eu acabo desistindo....e ainda mais com o vestibular esse ano... :roll:
mas eu escrevi um conto esses tempos atras...queria publicar na internet mas naum sei onde...
alguem me ajudaaaaaaaa!!!!!


Um conselho: tente escrever um livro como passatempo. Anote a história bem curtinha, sem detalhes, e depois transforme-a no livro, mais bem desenvolvida. Se você for escrever como compromisso, acredite em mim, as idéias não vão ser tão boas assim...


E sobre o seu conto, vá lá no Clube dos Escritores e publique-o! :mrgreen:
 
Eu estou escrevendo um livro. Antes de conhecer Tolkien isto não tinha passado pela minha cabeça, mas depois, se tornou uma obrigação.
Tento fazer como ele, até estou estudando quenya para um dia quando tiver conhecimento suficiente (uma pequena parte da que tinha o Mestre :amem: ) sobre línguas criar uma para o meu livro.
Não escrevo sozinho, o Anakruss me ajuda, somos sócios.:mrgreen:
Criei algumas raças, alguns locais legais, já tinha quase 50 páginas do Word, quando percebi que não era muito bom, não destrui, mas recomecei, e agora eu percebo:
"Não posso escrever o "SdA" sem antes escrever o "Silma""
Por isso, agora estou mergulhado em filosofia e mitologia para chegar à criação do mundo para depois prosseguir. :think:
Já consegui chegar à Criação do Universo, mas falta muito dentro da gênese ainda :|
Já deu pra perceber que o livro é totalmente baseado em SdA, apesar de não ser uma cópia, só utilizo-o como exemplo e base - como raças.
Bem é isso, foi bom relatar isso a vocês, com este tópico senti mais confiança em mim mesmo e talvez diminua meus pensamentos de impossibilidade diante da grandiosidade de SdA que às vezes me assola.

PS. quem quiser compartilhar discussões sobre a criação do mundo, mitologia, sei lá, pode mandar uma mp.

:mrpurple: :mrgreen: :mrpurple:
 
Sim, eu sou um ótimo escritor, tenho idéias brilhantes, consigo um editor num estalar de dedos, mas não sei pq ainda não fiz meu livro... tenho tempo pra faze-lo tb... talvez eu esteja vagabundeando demais e ainda pensando q escrever vai dar mto trabalho...

Me estimulem!



Eu sei q isso deveria vir de mim mesmo mas, sei lá, sou mto largado...
 
E sobre o seu conto, vá lá no Clube dos Escritores e publique-o!
buito obrigada... :D

Francis Drake disse:
Sim, eu sou um ótimo escritor, tenho idéias brilhantes, consigo um editor num estalar de dedos, mas não sei pq ainda não fiz meu livro... tenho tempo pra faze-lo tb... talvez eu esteja vagabundeando demais e ainda pensando q escrever vai dar mto trabalho...

Me estimulem!
o mesmo problema esta me afligindo....
cuidado gente, pode ser contagioso!! :lol:
mas o meu principal problema msm eh q eu escrevo no computador e o meu computador quebrou...eu to usando o do meu pai, que naum eh taum bom e ainda por cima "come" as palavras...desse jeito naum da... :roll:

mas se vc tem ideias e td mais vai nessa garoto..eu te dou o maior apoio!
 
Bom ja tentei mas não deu muito certo me perdi em alguns trechos da historia e não retomei. Mas ainda penso em tentar novamente. Desseran que e muita ficção para um so livro.
 
Penso e vou, com certeza. O meu problema reside na falta de um lampejo de inspiração mesmo, que é a única forma de eu sair escrevendo que nem um louco. De outra forma, não sai nada mesmo, não adianta. Mas quando eu tenho esses "lampejos", vem todo o texto já escrito e eu só vou digitando, e minhas boas idéias vão saindo naturalmente.

Pretendo ter um livro publicado ainda antes mesmo de me formar na facul (faltam 5 semestres fora esse que eu to). O que me resta são mais "lampejos" :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo