1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Você faz leitura labial, mesmo sem saber disso

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 19 Nov 2012.

  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Não é preciso ter nenhuma habilidade especial para fazer leitura labial. Você provavelmente consegue “ouvir” com os olhos, mesmo sem saber disso.

    Pesquisadores do Instituto Max Planck para Cognição Humana e Ciências Cerebrais (Alemanha) demonstraram que uma área do nosso cérebro é responsável por entender o que uma pessoa diz sem ouvi-la direito.

    Raramente fazemos leitura labial no cotidiano, mas em ambientes barulhentos isso é bem comum. Quando estamos em um lugar com muitos ruídos e só conseguimos observar os movimentos da boca da pessoa com quem estamos conversando, o sulco temporal superior esquerdo (região do lobo temporal cerebral) mostra grande atividade.

    Quanto maior é essa atividade, maiores são as chances da pessoa conseguir relacionar a imagem da boca com as palavras. Quando o nosso cérebro é capaz de combinar informações de diferentes fontes sensoriais, como acontece durante a leitura labial, a compreensão da fala é melhorada.

    Mas nem todo mundo tem facilidade em decifrar o que outra pessoa está falando apenas pelo movimento dos lábios. O nível de ativação do sulco temporal superior esquerdo mostra a habilidade de leitura labial de cada pessoa.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Reverendo

    Reverendo Usuário

    Verdade. Quando eu tiro meus óculos, fico meio surdo.
    Não ri não. É sério.
     
  3. abylos

    abylos Usuário Usuário Premium

    ja tinha reparado que "ouço" melhor quando estou olhando pra pessoa...

    Voce repara bem nisso quando quer ouvir conversas alheias sem demonstrar :P
     
  4. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Isso vale comigo para filmes legendados, quando eu sei o que a pessoa vai dizer (por causa da legenda) inglês vira a coisa mais fácil de entender, agora eu viro o rosto não entendo quase nada.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  5. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Sempre fui péssimo nesse negócio de leitura labial. Não acerto porra nenhuma. :lol:
     
  6. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Eu tinha lido estudos que indicavam realmente uma correlação entre problemas de visão e dificuldades de audição (pessoas com problemas visuais que tinham também problemas para ouvir). É possível que parte disso se deva a este mecanismo de reforço mútuo entre os dois sentidos (audição que auxilia visão e visão que auxilia audição).

    Agora depois de fechar o primeiro contato visual, quando se trata de manter a atenção eu muitas vezes prefiro ficar ouvindo como se estivesse escutando o rádio, fazendo anotações e ponderando e só voltar ao contato visual quando obtenho uma conclusão ou tenho algo importante a dizer.
     
    Última edição: 21 Nov 2012
  7. Morfindel, confessa que você se inspirou naquela nossa conversa no Skype do outro dia! :P Bem bacana o assunto. Sou da opiniãode que a leitura labial é uma das partes essenciais no aprendizado de determinadas línguas (inclusive a nativa) e a forma de se expressar.

    Tenho a impressão que jogadores de futebol e técnicos, instintiva ou propositalmente, têm essa capacidade aguçada, pois ajuda e muito na hora do jogo.
     
    Última edição: 21 Nov 2012
    • LOL LOL x 1
  8. Anna De Courcey

    Anna De Courcey Usuário

    Eu diria que a habilidade que se tem do idioma interfere nisto também! Quando meus alunos não sabem muita coisa de ingles por exemplo tem dificuldade de assimilar com barulho, mas quando vão chegando no avançado, as coisas começam a ficar mais codificadas inclusive labialmente como o portugues. Acho que é um conjunto de fatores que determina esta ativação cerebral final.
     
    • Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar