1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Você escolheria Frodo no Conselho de Elrond?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Lobelia SB, 19 Mai 2013.

1. Lobelia SB

Lobelia SB His name was Robert Paulson

Olá pessoal
    Estava aqui pensando com meus botões e cheguei a conclusão que não escolheria Frodo para ser o Portador do Um Anel se estivesse no Conselho de Elrond. :ahn?:

O Um Anel significava a destruição de tudo ou a salvação de tudo e não sei se confiaria em Frodo para tal missão. Ele não tinha experiências em batalhas, nem tinha amizades influentes pelo caminho e mostrou até Valfenda que era incapaz de se defender sozinho..... :no:

O que vocês acham?? Quem deveria ser escolhido para ser Portador do Um??

:pipoca:

• Gostei! Gostei! x 1
  2. Clara

Clara Antifa Usuário Premium

Não ele não tinha condições, por isso foram mais oito com ele (sendo cinco marmanjos experientes em guerras e missões) e ele, Frodo, apenas o portador do anel, que lhe foi deixado de herança pelo primo Bilbo.

Ele mesmo sabia que não tinha condições de cumprir a missão sozinho, tanto que oferece o Um Anel ao Aragorn e não quer que o Sam vá junto com ele.
    Sabia que era uma missão suicida que tinha tudo pra dar errado.
    Acho que ele pensava mais ou menos assim: ou a turma do Sauron me pega no caminho ou eu consigo, mas seja qual for o resultado, certeza que vou dessa pra melhor.

Quem, da sociedade, poderia levar o anel?

Gandalf ou Aragorn.
    Mas ambos recusaram o oferecimento do Frodo.
    Assim como a Galadriel.

Elrond tirou o dele fora também e insistiu que fosse Frodo, apesar dos protestos do Gandalf.

Os outros seis estão fora de cogitação.
    Com exceção do Sam, talvez?

Tinha que ser o Frodo mesmo.

(Ou o Tom Bombadil voando numa águia! :dente: )

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

• LOL LOL x 4
  3. Lobelia SB

Mas o que eu não entendo é por que os sábios deixaram ELE ser o portador? Porque ele não servia para o propósito.... com todo o carinho Sr Frodo! :grinlove:
    Por exemplo, vamos colocar na vida real. Ninguém deixaria o padeiro da esquina levar a chave que aciona mísseis apontados para os EUA até Washington DC a pé .

• LOL LOL x 3
  4. Lindoriel

Lindoriel Saurita Catita

É que a demanda do Anel repousava no sigilo, não na guerra. Tanto que a Saurita só ficou sabendo de tudo quando o Um estava prestes a ser jogado no fogo, e Frodo o reivindicou para si.

POBREMA de mandar um cara capacitado é que ele poderia se sentir completamente tentado a tomar o anel para si. E nem precisa ser uma Galadriel da vida, ou ainda um Gandalf. Pega o Boromir, que era um homem forte, mas era apenas um mortal. Já ficou transtornado...

Então, não era apenas um Anel: era um Anel com poder de corromper todo mundo. E um hobbit não seria tão facilmente corruptível - vide os anos que Bilbo demorou pra se sentir realmente afetado pelo Anel, ou Gollum, que se afetou apenas séculos depois. Frodo mal usou o Anel e só se "corrompeu" no fim, mas vejam Galadriel, que nem o usou - e que tinha um enorme histórico de ambição na Primeira Era.

Ou seja, tinha de ser alguém com pouco poder, e portanto pouco corruptível.

• Gostei! Gostei! x 1
  5. Grimnir

Grimnir Usuário

Gimli, é claro.

Old but gold! :lol:

Agora sério...

Sobre os sábios, vale lembrar a seguinte frase:

Talvez os elfos mais sábios, assim como Gandalf, tenham bastante fé no poder da intuição, já que que ela pode significar algum tipo de inspiração divina. No final das contas, a Demanda era tão complexa que a maioria dos caminhos racionais (ou lógicos) pareciam inviáveis. Desse modo, quando surgiu a alternativa impensável, talvez Gandalf e Elrond tenham entendido a mensagem e aceitado enfrentar o fluxo dos acontecimentos. Sem ser o Frodo, acho que só Chuck Norris mesmo.

Última edição por um moderador: 5 Out 2013
  6. Neoghoster Akira

Neoghoster Akira Brandebuque

A resposta para isso é que, dentre as causas (existe mais de uma), a escolha do portador de um objeto mágico não dependia apenas de força ou inteligência nem de pessoas que estivessem ao redor dele, mas sim que o destino do portador estava em movimento assim como o destino do objeto. (objetos élficos também eram assim).

Antes da reunião de Valfenda Gandalf já descobrira que Frodo recebera de herança um anel mágico e que a decisão da escolha do portador dependia também daquilo que o anel estava querendo. E muitas vezes ele pedia para Frodo não usar ou usar pouquíssimo o anel porque o anel também desejava ser alguma coisa e precisavam fingir pela máxima duração possível e enganar o anel (e Sauron) usando um portador que supostamente não sabia de nada até o limite da sobrevivência, até que no caos dos eventos outros poderes agissem.

O melhor candidato para uma missão assim, de se fingir de bobo contra Sauron era Frodo e não um grande senhor (homem, elfo ou anão). Porque para Gandalf se eles precisavam usar a loucura como disfarce para destruir o UM anel, então este seria um preço pequeno a pagar para conseguir a paz.

O Conselho de Valfenda funciounou para confirmar que no mundo nem sempre se pode resolver as coisas pelas mãos dos grandes e por isso vemos uma lista de grandes soluções sendo descartadas e até mesmo o Oeste não receberia o UM anel se ele fosse enviado (além de haver perigos no mar também).

O hobbit Frodo estava tão destinado a carregar o anel quanto Beren esteve destinado a cumprir uma sina grandiosa. E do mesmo modo que Sauron fora rival no controle das fronteiras com Melian, então Frodo era o mais indicado a atravessar até o fim igual Beren fizeram nas terras de Melian. O próprio Beren comenta algo sobre o assunto dizendo que "colocara os olhos sobre um tesouro grande demais" (que era Luthien). As condições eram portanto muito favoráveis para que Frodo fosse o escolhido.

Em outras palavras, só se destrói uma arma mágica pelas mãos de uma pessoa com tal destino e não havia outro candidato. Armas comuns são destruídas de maneira diferente de armas mágicas.

Última edição: 19 Mai 2013
    • Gostei! Gostei! x 3
    • Ótimo Ótimo x 1
  7. Lobelia SB

:rofl::rofl: Nunca enjoo de ver esse vídeo!

Sim mas por exemplo, por que não Elrond?
    Ele era bem capaz de fazer isso! Tava cômodo para ele né... :lol:

8. Lindoriel

Lindoriel Saurita Catita

Mas ele, como grande senhor élfico, não se sentiria tentado a tomar o Anel para si, como foi com Galadriel? Por pouco ela disse não... e ela nem encostou no Anel!!

9. Lobelia SB

Bom.. ele já tinha vivido a situação e acho que seria capaz de destrui-lo... acho....:ahn?:

10. Lindoriel

Lindoriel Saurita Catita

Mas não foi o Isildur quem viveu a situação ao pegar o Anel do Sauron? Acho que o Elrond não o tomou para si em nenhum momento...

11. Yulien

Yulien Usuário

Aí nunca tinha visto esse vídeo do gimli! HAHAHAHAHAHA
    Mas sobre a escolha do Frodo...eu acho que eu não escolheria mas, sei lá...talvez porque ele tivesse o coração mais puro ,e apesar de tudo não foi consumido pelo anel... ah não, mas ele acaba usando o anel algumas vezes e no final é o Gollum que "queimou" o anel né...bom é bem díficil isso...Talvez seja porque, justamente ele que não tinha experiências em batalha, era uma pessoa "calma" , talvez ele pudesse ,um hobbit comum... Sobre o Elrond, também penso que ele poderia levar o anel por já ter passado por aquilo.

12. Grimnir

Grimnir Usuário

Embora Elrond ou Gandalf não tenham voluntariamente indicado Frodo para essa missão, quando o hobbit diz que levarará o Um Anel para Mordor, eis a resposta do Senhor de Valfenda:

Elrond pode ter tido algum tipo de epifania, já que por conta própria não pensou na possibilidade de Frodo ser o portador. Acho que esse momento do conselho pode ser encarado como uma situação em que alguma vontade divina é apresentada e que todos devem aceitá-la, numa espécie de "a sorte está lançada". Isso parece estar subentendido quando Elrond fala: "Ou, se são mesmo sábios, por que deveriam esperar sabê-lo, até que a hora chegasse?". A sabedoria nesse caso não significa conseguir vislumbrar todos os possíveis caminhos e resultados, mas também saber a hora de confiar na intuição.

Esse pode ter sido o momento "falar é fácil" do Elrond, né? Como Lindoriel falou, Galadriel, sem nem tocar no Um Anel, já ficou surtadinha da Estrela.

ISILDUR!!!!!!!

• Gostei! Gostei! x 2
    • LOL LOL x 2
  13. Yulien

Yulien Usuário

Also, aquela cena da Galadriel quando eu vi pela primeira vez eu tive medo, aquela cena é meio... "tosca" rsr

14. Lobelia SB

Não que tenha tocado no Anel mas passou pela situação de aconselhar Isildur(Isildur!!!!!!!!!!!) e coisa e tal... :P
    Mas , realmente talvez tenha sido umas daquelas situações de "Falar É Fácil"

Essa questão do destino é bem clara na TM.. ... Frodo estava destinado a ter o Anel...
    mas, se eu estivesse lá :mrgreen:, votaria em Elrond! Ahhhhh vai trabalhar!

• LOL LOL x 1
  15. Neoghoster Akira

Neoghoster Akira Brandebuque

Nesse ponto a história de Elrond é a mesma história de Sam. Ambos os personagens foram a Mordor até o fim, estiveram na borda do precipício e ambos ficaram horrorizados e impotentes quando viram um aliado cair diante do desejo pela jóia.

Tanto um quanto outro estavam em posição de lutar para impedir o futuro dono do anel mas apenas puderam usar palavras, porque não era seu destino destruir o anel. Se Elrond obstruísse Isildur haveria uma luta mortífera igual a de Gollum contra Frodo. Estando em posição mais confortável era possível dizer para destruir o anel, entretanto o poder máximo da jóia era exercido apenas sobre quem estava com ela e Elrond sentiria a atração para virar um grande senhor de elfos igual o que ocorreu com a sedução de Sam para transformar a terra-média em um jardim infinito (Senhor dos Jardineiros).

O abalo caótico ocasionado da luta pelo anel tinha que vir pelas mãos de Frodo. Inclusive essa cena em que todos se dão conta da mesma coisa é parecida com o diálogo de Manwe e Yavanna em que o rei mais velho parece ouvir uma voz distante dizer sobre os Ents. A de que uma vontade maior deveria operar pelas mãos de Frodo porque ele era a opção mais adequada para o teste final.

De modo que o que vem a seguir fora conseqüência e todos decidem que da mesma forma que o portador era fraco então a comitiva seria fraca e composta apenas por 9 membros. Se o portador fosse mais fraco ou mais forte ou se precisasse de alguma alteração então o destino que já caminhava por um fio seria desfavorável e Sauron ganharia vindo então um tempo em que não se enxergava quando ele poderia ser derrubado.

• Gostei! Gostei! x 3
  16. Tar-Mairon

Tar-Mairon DARK LORD AND LOVING DAD

.

Os hobbits são a própria razão de ser de "TLOTR"; sem eles, a obra maior de Tolkien seria apenas mais um livro do gênero "sword and sorcery" como qualquer outro (talvez um pouco melhor escrito).

E certamente também não seria a obra apologética à misericórdia (se Sam matasse o Gollum, tudo e todos estariam perdidos) que é.

.

17. Amon_Gwareth

Amon_Gwareth Paragon

Re: Você escolheria Frodo no Conselho de Elrond?

Por dois motivos especiais eu escolheria o Frodo:
    - os hobbits apresentaram uma resiliencia sem igual aos efeitos do anel
    - a unica possibilidade de fazer a sociedade do anel funcionar envolvia um elemento neutro carregando O Um. De outra forma, a sociedade fatalmente ruiria por vonta de divergencias historicas e politicas

Frodo foi a escolha sabia, e nao um chute que deu certo

• Gostei! Gostei! x 1
  18. Nessä Nólatáry

Nessä Nólatáry Mademoiselle de Volanges

Isto com certeza explica o fato de o Um anel so ter usado todas as suas forças com Frodo, apartir do momento em que percebeu que o portador tinha mais conhecimento das coisas, do ele poderia imaginar ou imaginava. Talvez por isso no ultimo momento o pequeno hobbit tenha sucumbido ao poder dele. :think:

A proposito, assim com foi dito pelo Mestre Elrond, nao escolheria Frodo como portador, mas como todos estavam reluntates a carregar este fardo, e ele se dipos a tal por livre e espotanea vontade, sendo que o mesmo tinha o Um anel em seu poder a muito tempo, então o deixaria seguir em frente!!! Mas se fosse para escolher outro escolheria Aragorn, mas não o mandaria sozinho, logico.

Última edição: 22 Mai 2013
  19. Lindoriel

Lindoriel Saurita Catita

Elrond apenas viu Isildur mesmo. Nunca lhe ofertaram o Anel, nunca ele o teve em suas mãos como "seu". Galadriel já o teve ofertado a ela, e ficou como ficou...

Já essa coisa de os hobbits serem muito resistentes ao Anel, é muito verdade!! Eles, pra um povo sossegado que gostava de se divertir, comer bem e ficar nas fronteiras de seu reino, suportaram muito!! Foram realmente um "elemento neutro" que não seria assim se um poderoso elfo ou maia (como Gandalf, Galadriel ou Elrond) o portasse.

Se Elrond, por exemplo, portasse o Anel e sucumbisse ao poder Dele, imaginem o desastre! Imladris se não me engano era uma das mais antigas "fortalezas", por assim dizer, a resistirem a Sauron; caso ela caísse, isso poderia significar o mais completo triunfo de Sauron, maior ainda do que se ele "somente" recuperasse o Anel; e "só" recuperar o Anel seria um poota progresso já...

20. Grimnir

Grimnir Usuário

E qual é a justificativa básica para essa neutralidade? Isso decorre do fato de que quando Sauron criou o Um Anel, a sua magia buscava dominar homens, elfos e anões apenas? Os hobbits foram ignorados durante o "para todos dominar"? Além disso, será que Gollum corrobora ou contradiz essa observação sobre a neutralidade? Embora ele tenha se tornado aquela criatura odiosa, a dupla personalidade se manteve durante as décadas. Além disso, ele nunca chegou a se tornar um espectro, como os Nazgûl.

Uma curiosidade, é que esse argumento da neutralidade também é usado em O Hobbit. Bilbo é quem deve entrar em Erebor (assim como Frodo é quem deve entrar em Mordor), pois Smaug não seria capaz de reconhecer o seu cheiro.

Compartilhar