• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Você é um fã católico?

Aldamar, não concordo com todas as suas observações, mas não vou entrar no mérito da questão, até para não desviar o tópico para outros lados. Discutir fé e outras coisas não é uma medida muito inteligente, haja vista os outros tópicos a respeito (e que, aparentemente, estão bem parados nas últimas semanas, espero que não ressuscitem, o nível já estava caindo muito) :)

A questão é: eu não vou desmerecer a obra do prof. só porque ele usa alguns elementos "pouco convencionais" no Cristianismo (magos, elfos e demais elementos do legendário europeu). Em especial, considerando que ele retrata uma época pelo menos 5 mil anos antes dele (+- 7000 anos atrás). Existe uma simbologia cristã sim, como carregar um fardo, ser tentado pela própria cobiça, etc. Nota-se ainda um cuidado em não misturar os Valar com Eru, mantendo um certo "monoteísmo".

Lembro-me de ter visto alguns livros sobre o Cristianismo x SdA. E ambos eram de editoras evangélicas. Procurei no Submarino (afundado :), creio eu), mas a descrição é bem fraca. Procurei pelas editoras e veja só a sinopse de cada um:

O Senhor dos Anéis e a Bíblia (Mark Eddy Smith)
http://www.mundocristao.com.br/produtosdet.asp?cod_produto=10382&cod_categoria=7

Encontrando Deus em O Senhor dos Anéis (Kurt Bruner / Jim Ware)
http://www.bompastor.com.br/loja/produtos_descricao.asp?codigo_produto=364

A primeira editora possui alguns livros na mesma temática, como esse: A Morte de um Mago
(Lamartini C. Scandiuzzi) - http://www.mundocristao.com.br/produtosdet.asp?cod_produto=10318&cod_categoria=7

Devo destacar que não li nenhum deles, apenas notei que a sinopse não traz qualquer radicalismo ou pré-julgamento (pelo contrário, são comentários até positivos da trilogia). Também não me lembro no momento de qualquer livro dos autores, portanto, se alguém comprar não me culpe :). O terceiro livro eu apenas citei porque vai exatamente na linha da minha mensagem anterior, em que citei C.S. Lewis com um livro em que havia uma bruxa, mas o conteúdo era cristão.

Respeito a posição de qualquer igreja que mantenha uma certa cautela com o que seus membros lêem, mas como já disseram, não posso concordar com um mero pré-julgamento, sem ler a obra. Mas também queria desmitificar o estereótipo que todas as igrejas evangélicas (e até mesmo católicos mais conservadores) são contra a obra de Tolkien.

Espero ter sido claro, senão o post ficaria imenso :(
 
Admirável seu post, Meerah. ;) Sempre pensei em postar algo do tipo, mas, sendo meio agnóstico - acredito em Deus à minha maneira, não desejando pertencer a religião alguma -, considerava não possuir o pudor para tal. Mas vc, como boa católica, o fez com moral. Bom q seja! :)

Tenho uma tia q é fervorosamente católica e, não querendo ofender ninguém de forma alguma, às vezes acho que ela chega ao ápice da ignorância. Desnecessário dizer q eu, como fã tanto da Mitologia Tolkieniana como de Harry Potter, do primeiro com grande intensidade, tenho muitas discussões com ela, que só viu os filmes e crê que SdA e HP são obras do Demo, que a representação de bruxaria presente é oriunda de influências diabólicas, etc... Mas aqueles entre nós que são católicos, como vc, e em vez de "espalhafaturdiar" leram os livros, sabem muito bem que isso tudo é nonsense, e imagino que tal atitude repudiem.

Tenho certeza que o caso aki é generalizado. Só aki da Valinor, aposto como metade dos freqüentadores já sofreram alguma forma de discriminação. E por isso dou graças a Deus por possuírmos o argumento da religiosidade de Tolkien. Se não houvesse, será q o preconceito seria maior? :think:

N sei se vcs tão ligados, mas HP já foi censurado em mais de 15 países (e estou falando de europeus!) em que as editoras quiseram publicar os livros, e o Ratzinger já expressou sua aversão em relação à obra Rowlingiana. Será que SdA não sofreu a mesma coisa ainda devido aos dados que há sobre a cultura religiosa de que Tolkien fazia parte em vida?... :think:

É o mundo de contrastes!....
 
Eriadorion disse:
Será que SdA não sofreu a mesma coisa ainda devido aos dados que há sobre a cultura religiosa de que Tolkien fazia parte em vida?... :think:

É o mundo de contrastes!....
Acho que não é isso.

Senhor dos Anéis é um conto 100% fantasia, num cenário distante, mitológico.
HP é o nosso cenário, o nosso mundo, onde o autor traz o conceito da magia/bruxaria ... supondo que somos como "trouxas", e os bruxos não são.
Isso é muito mais criticado pelos mais conservadores do que SdA, independente da posição religiosa de Tolkien.
 
Sou católico, hoje em dia não tão praticante quanto antigamente, e acho que não tem nada ver uma coisa com a outra!

Não é porque vc leu Tolkien, ou HP, que vc acreditar que o mundo foi criado pelos Valar, ou vai sair por aí gritando 'Imperius' na cara do seu chefe pra que ele aumente seu salário. Acho que as pessoas tem que aprender a separar as coisas.

Como o Varatar disse os livros tratam de fantasia, não é real.
Por mais minucioso e detalhista que possa parecer.
 
Varatar disse:
Acho que não é isso.

Senhor dos Anéis é um conto 100% fantasia, num cenário distante, mitológico.
HP é o nosso cenário, o nosso mundo, onde o autor traz o conceito da magia/bruxaria ... supondo que somos como "trouxas", e os bruxos não são.
Isso é muito mais criticado pelos mais conservadores do que SdA, independente da posição religiosa de Tolkien.

É, eh verdade. eh muito + fácil inventar que há alegorias em HP do que SdA, devido ao ambente e época...
 
assim como o Estado, a Literatura deveria ser laica.
Senão as religiões influenciariam (muitas já influenciam) na opinião de seus fiéis, e criaria assim uma teia de pensamentos iguais.
Sou católico, sou fã de Tolkien. Na minha concepção, uma coisa não entra em conflito com a outra.
O problema são os fanáticos religiosos. Tudo isso é coisa do Diabo, dizem eles. Do Diabo? Antes de fcriticarem, acho que eles deveriam ler os livros (o que provavelmente 99,9% não fez).
 
Dark Waith disse:
Nao, sou evangelico.

Desculpe perguntar, mas na sua igreja você já ouviu algum tipo de crítica às obras de Tolkien ou à Literatura Fantástica em geral?
Pergunto isso porque uma parte da minha família é evangélica, e mal posso mencionar SdA que eles vão logo falando que isso não é de Deus, que eu não deveria nem pôr os olhos nesses livros, etc.
 
Valeu, Erulasto! Realmente, desmitificou a lenda de que evangélicos são em sua totalidade contra SdA.
Isso fica por conta dos fanáticos (de qualquer religião).
Francamente, espero não ter ofendido nem ter feito nada do tipo a ninguém. Era só uma curiosidade...
 
Eu não sou católica não... como disse o Eriadoron, acredito em Deus à minha maneira..

Um dos livros que o Erulasto citou, "O Senhor dos Aneis e a Bíblia", eu ganhei... por gostar de SdA e por gostar de assuntos relacionados à Bíblia. Não consegui ler todo, porque o cara faz comparações bobas entre passagens do SdA e passagens da Bíblia. Não vale muito a pena não.
 
Ceinwyn, eu não li o livro ainda, apenas citei porque há realmente um mito que deve ser desfeito (claro, existem igrejas e igrejas e isso não é regra geral).

Quanto às comparações, você me forçou a comprar o livro para ler e ver :lol:
 
Erulasto disse:
Quanto às comparações, você me forçou a comprar o livro para ler e ver :lol:

Faça isso não... tenha dó do seu pobre dinheirinho... vai na saraiva, pega o livro na prateleira e senta no sofá pra ler.. vale a pena não...]

E quem sou eu pra forçar alguém a fazer algo? :lol:
 
*Ceinwyn* disse:
Faça isso não... tenha dó do seu pobre dinheirinho... vai na saraiva, pega o livro na prateleira e senta no sofá pra ler.. vale a pena não...]
Estou perdido no meio do nada, não tem uma Saraiva aqui para eu poder fazer isso... mmm, será que na "livraria" evangélica daqui tem alguma coisa? Acho difícil... :think:

*Ceinwyn* disse:
E quem sou eu pra forçar alguém a fazer algo? :lol:
Força de expressão... você aguçou minha curiosidade, mesmo que depois eu doe o livro para alguém que não se incomode com as comparações mais estranhas... :cool:
 
Em minha opinião, as obras de Tolkien nada tem a ver com satanismo ou coisas desse tipo, mas algumas pessoas que nunca leram um livro sequer, se sentem incomodadas com as pessoas que têm o prazer e o hábito de apreciar grandes obras como SdA criticam-nas ignorantemente.
Sou católico e várias coisas influenciam-me a não ser, mas não Tolkien, ignoro qualquer idéia absurda sobre a má influencia de SdA.
 
Sou catolico e adimiro muito a obra e a genialidade de tolkien, porém não acho que ela seja obra satanica. Afinal, ela não fala "esqueçam esse deus judaico-cristão e prosten-se diante de Eru, o Unico"
 
Sou catolica, apesar de agora não tão praticante. As obras de Tolkien nunca me fizeram acreditar por exemplo que eu veria elfos com orelhas pontudas ou pequenos hobbits. Ao contrario, me inspiram a ser uma boa pessoa e colacar em tudo o que eu faço o melhor de mim.
 
Nem a obra de Tolkien e nem a de J.K.Rolwing (Harry Potter) e de nenhum outro autor que eu conheço leva a crenças em deuses da cultura pagã ou a qualquer ato satânico, esses tipos de comentarios são criados por invejosos que não aprenderam a sentir prazer por uma boa leitura e ficam querendo acabar com a felicidade dos outros, são invejosos que não conseguem ver outras pessoas se divertindo sem meter o pentelho.

Sou católico, vou todo domingo a missa, acredito em um único Deus e não por isso deixo de me divertir com obras-primas de grandes autores que estão ajudando, e muito, todo o mundo a se desenvolver intelectualmente criando histórias que servem de estrutura para a discussão de muitos outros temas que ajudam no avanço intelectual de todos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo