• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Você é um fã católico?

meerah_vanya

Usuário
Andei pensando muito sobre isso nesse final de semana, depois que conversei com a minha mãe sobre o assunto.

- Você é católico?

Tolkien era um católico fervoroso. Mas muitos não sabem disso. Sempre acontece uma discussão aqui, outra ali, sobre esse tipo de coisa... O mesmo aconteceu aqui na minha paróquia assim que Harry Potter entrou na moda, por assim dizer.

Conclusão: existem alguns (não arriscaria dizer muitos) católicos que são totalmente contra esse tipo de coisa. O que vocês acham sobre isso?

Eu sou católica e freqüento sempre a missa aos domingos (inclusive toco bateria na banda daqui - Emunah). Eu me considero fã das obras de Tolkien, mas isso não implica na minha fé, na minha vida cristã. Eu sempre digo à minha família que Tolkien era católico, que as obras dele não vão contra os princípios de Deus, e que não induz à ceitas e rituais ou coisa do tipo...

Digam o que vocês acham!
 
Eu concordo com você! :wink:

As obras do professor não levam ninguém a perder a fé em Deus...
Como é que um livro como SdA, em que as maiores mensagens são as de amizade, amor, fidelidade, luta pela liberdade, compreensão e outras tantas lições do bem, poderia nos levar para um lado obscuro?

Não entendo como algumas pessoas só conseguem exergar o lado ruim das coisas, ou melhor, criam um lado ruim para TODAS as coisas...
Na minha opinião a maldade está, realmente, na mente dessas pessoas que, por algum motivo seguem uma determinada doutrina cegamente sem ponderar no que elas estão certas e no que verdadeiramente devem seguir .

Respondendo a pergunta:

Sou uma fã Espírita.
 
A velha questão... separar fantasia de realidade. Sou católica sim, e pra ser sinceram nunca vi ngm aqui falar das obras de Tolkien, ou Harry Potter ou qlquer coisa do tipo. Todos que já leram O SdA ou O Silma sabem que Tolkien "pregava" as mesmas lições que algumas igrejas pregam hj, e percebe-se a influência da Bíblia em sua obra. Eru = Deus; Valar = anjos "do bem"; Melkor = Satanás... a criação do mundo, os Filhos de Ilúvatar... só q Tolkien criou uma realidade diferente, mágica e isso nao vai de encontro aos preceitos da Igreja, pelo menos não da Igreja católica! O problema eh q as pessoas acham q os fãs acreditam nos livros como se fosse uma proposta de mundo real, sinceramente ne?!!
Mais uma vez... separar realidade de fantasia!!!
 
Não sou católica. Sou uma fã de Tolkien que não tem religião, apenas acredita em Deus.

Acho que não influencia em nada. Sempre vi o mundo de Tolkien como algo tão distinto, tão paralelo da nossa realidade... apesar de achar o psicológico dos personagens muito complexo, mas isso são outroa 500...

Não mudou em nada pra melhor ou pior minha fé em Deus.
 
sou católico,mas naum fervoroso...Tolkien naum implica nada com a religiaum e com a fé,mas muitos o condenam por escrever sobre um Senhor do Escuro.oq vcs axam disso?
 
Sou Católico Apostólico Romano, metaleiro e cruzeirense. Ñ sou católico de estatísticas, eu tenho fé mesmo, professo minha religião. E Tolkien nunca me complicou ou me pôs emxeque com minha religião.
Num raciocínio antropológico, talvez a questão da cosmogonia referente a Eru como Deus, maior num panteão, coloque para alguns um confronto entre seus ideais - não por Tolkien lançar uma nova religião, mas sim por propor forma diferenciadas de se ver o cosmos, com reencarnação, ação divina inerente em grande parte da vida, Bem x Mal se digladiando o tempo todo. Toda a questão Ainur e poderes pode ser vida metaforicamente para explicar filosofia cosmogônica, ou teológica. É sim muito interessante, se analisado, podendo propor realmente modelos de fé e dogma, mas sem estarmos necessariamente estar se involvendo com isso - coisa que ocorre naturalmente em quem tem ligação íntima com sua religião ou "filosofia de vida" . Como você tem formuladas verdades universais, vc não se liga a verdades que podem lhe ser colocadas.
Mais ou menos isso...
 
meerah_vanya disse:
Eu sempre digo à minha família que Tolkien era católico, que as obras dele não vão contra os princípios de Deus, e que não induz à ceitas e rituais ou coisa do tipo...

Meerah, isso é pura falta de informação, achar que Tolkien induz a seitas e rituais. Se Tolkien faz apologia de alguma coisa (não, o autor não queria fazer, mas podemos tirar algumas lições dos seus livros para nós mesmos, certo? :wink:), ele faz em cima dos melhores valores que um ser humano pode possuir.

Seus pais teriam talvez a curiosidade de ler trechos dos livros, que você poderia passar a eles, mostrando coisas que vc, como católica, acha legais neles? Muitos fãs aqui compartilham seu gosto por Tolkien com os pais.
 
Swanhild disse:
Seus pais teriam talvez a curiosidade de ler trechos dos livros, que você poderia passar a eles, mostrando coisas que vc, como católica, acha legais neles? Muitos fãs aqui compartilham seu gosto por Tolkien com os pais.

Minha mãe é católica "ativa", e mesmo assim é apaixonada por Tolkien. Ela leu o Hobbit e o SdA, e gosta de compartilhar coisas nesse sentido comigo.
 
:think:

Eu sou Católico, porém não freqüento a Igreja, pois exatamente como esta no filme Stigmata: "o Reino de Deus não está em pedra e madeira, mas sim em nossos corações", eu sigo este exemplo. Não preciso ir a igreja rezar, só porque ali é "O Lugar", eu posso rezar em casa, na escola em qualquer lugar, afinal, "Deus esta em todos os lugares".

Relacionando com as mensagens de Tolkien em suas obras, acredito que a fé de personagens e um sentido de coisas boas é muito bem transmitido para o leitor. Veja o caso do capítulo da Montanha da Perdição, do RdR, onde Sam e principalmente Frodo estam exaustos: a fé a superação é demonstrada no Livro, e a mensagem que passa é que temos que lutar. A fé de Tolkien principalmente, antes que sua Religião, influenciaram na Obra, logicamente, e considero isso legal.
 
Sr. Cachopardo disse:
:think:

Eu sou Católico, porém não freqüento a Igreja, pois exatamente como esta no filme Stigmata: "o Reino de Deus não está em pedra e madeira, mas sim em nossos corações", eu sigo este exemplo. Não preciso ir a igreja rezar, só porque ali é "O Lugar", eu posso rezar em casa, na escola em qualquer lugar, afinal, "Deus esta em todos os lugares".

Ditto :obiggraz:

Mas o detalhe é: não sou católica. :mrgreen:

Mormegil Turambar, o fato de ter um Senhor do Escuro no máximo poderia ser visto como analogia a Lúcifer/Satanás, nada mais. Além do mais, Melkor era inimigo dos considerados "bonzinhos" (bem entre aspas hein!), não induz ninguém a fazer cultos satânicos nem nada disso :obiggraz:
 
Sr. Cachopardo disse:
pois exatamente como esta no filme Stigmata: "o Reino de Deus não está em pedra e madeira, mas sim em nossos corações", eu sigo este exemplo. Não preciso ir a igreja rezar, só porque ali é "O Lugar", eu posso rezar em casa, na escola em qualquer lugar, afinal, "Deus esta em todos os lugares".

Eu também gostei muito do que vi nesse filme, e ele me influenciou muito.
Fui batizado católico, porém não frequento cultos nem nada.

Na verdade, de um tempo para cá, tenho me questionado muito sobre a existência ou não de um ser superior, e praticamente abandonei as concepções católicas de Deus. tenho refletido muito em cima de diversas religiões, seitas, e demais abordagens religiosas ou não.

Se em algum momento acredito em Deus, é dum modo diferente daquele que professa o catolicismo. Não creio que Deus interfira em nossas vidas, tampouco que ele tenha nos designado para sermos os "governantes" desse mundo, e coisas do tipo.

Já se não acredito em Deus, é por que nesse momento minha fé não é suficiente para me convencer, e me guio mais por pensamentos lógicos e realísticos, o que pode ser muito duro. Ou você nunca se questionou se na verdade não foi o homem que criou Deus?

Eu sou esse emaranhado de idéias indecisas!



Já quanto à relação da Obra de Tolkien com o catolicismo: De modo algum, e em momento algum, há alguma coisa na Obra que negue ou que desdiga o que professa a fé cristã.
Mesmo para quem é católico fervoroso, se ler a Obra e interpretá-la a fundo, verá que em momento algum ela fere o que sua fé diz.
O que há na verdade são afirmações premeditadas e sem baseamento a respeito: forma-se uma opinião contrária, sem nem ao menos ter lido a Obra ou conhece-la a fundo, baseando suas afirmações no que os outros falam, e que na grande maioria das vezes, seguiram o mesmo caminho.

Curioso foi, que esses dias, eu estava com o meu adorado livro de Quenya nas mãos, mostrando para um amigo meu na faculdade, quando um professor passa por nós. Daí, meu colega comenta:
"-Olha só professor: um livro que ensina a falar a língua dos elfos do Senhor dos Anéis!"
E o professor, que é católico fervoroso, começou a usar de diversos argumentos, falando que esse tipo de coisa provém da cultura New Age, que isso é um modo de iludir e alienar as pessoas para desviá-las de Deus e levá-las sem saberem para um outro lado. Como exemplo citou que nesse caso, os "tais" elfos, seriam um modo de se negligenciar a necessidade ou a existência de Deus, fazendo com que as pessoas ficassem admiradas por eles, e um monte de blá blá blá inútil.

Depois que ele terminou de falar, eu não pude mais me segurar, e começei a contra-argumentar. A primeira pergunta que fiz foi simplesmente:
"-O senhor, por acaso, já leu alguma obra de Tolkien?"
Isso já seria quase que suficiente para desbancá-lo, mas eu fui mais a fundo, e o resto nem é preciso ser dito. Ele acabou consentindo com minha posição, pelo menos aparentemente!
 
Mormegil disse:
mas muitos o condenam por escrever sobre um Senhor do Escuro.oq vcs axam disso?

Eu penso que isso é falado por aqueles que, ou não leram as obras de Tolkien ou não a entenderam. Isso também se aplica em qualquer livro que tenha um ser maligno, poderoso, mais expecificamente em mitologias e histórias de Ficção.

Não há problemas em ter um ser deste tipo no livro, assim como não há em ter um ser benígno nele. Melkor ou Sauron, os Senhores do Escuro, nas obras de Tolkien, não influenciam uma pessoa a ser má, estes personagens estam no livro para refletir sobre os problemas no mundo, e para enfrentá-los.

Fëanor ¥ disse:
Eu também gostei muito do que vi nesse filme, e ele me influenciou muito.
Fui batizado católico, porém não frequento cultos nem nada.

Poisé... Tem outro assunto que foi interessante debatido esses dias em aula, sobre a Religião X Ciência. Mas um ponto que surgiu foi a Religião e a Fé.

Fé qualquer um tem, seja em qualquer coisa, Fé é acreditar em algo e apostar nela. Eu tenho fé em muitas coisas, mas praticar minha fé por uma religião, aí já é outro assunto.

Fëanor disse:
Ou você nunca se questionou se na verdade não foi o homem que criou Deus?

Já. Nos últimos tempos sempre fico dizendo isso, mas as pessoas dizem que é besteira, isso as que acreditam no Deus. Ora, não querendo puxar para o assunto sobre a existência de Deus, mas falando de dois pontos para você que esta lendo refletir:

1 - Se Deus existe, porque há tanto terrorismo, e coisas do tipo no Mundo ?

2 - Deus foi criado pelo homem porque este sempre precisou do auxílio de algo ou alguém, o ser humano é um ser que necessita de alguém para viver, ele não pode ficar sozinho, seja físicamente ou mentalmente. Se você morasse numa ilha sozinho durante muito tempo, iria arranjar um amigo imaginário, ou acreditaria em Deus, que te tiraria dali: isto é inúrtil, não há como ele vir te dizer "olha, entre no meu barco, vamos sair daqui" (...)
 
Bom...eu não sou católica, mas sim Evangélica :D !!!

Na minha opinião, Tolkien não influencia no aspécto de Fé !!! Apenas se a pessoa não tem um entendimento de saber que toda aquela história é um CONTO DE FADAS !!! Seria muito bom que fosse real mas é um CONTO DE FADAS!!!
Gosto muito de ler O Senhor dos Anéis, O Silmarillion, O Hobbit, etc...e até agóra isso não me influenciou em minha fé !!! Ao contrario, me levou a gostar de ler !!!
Tolkien escreveu sobre um mundo que luta contra o mal desde o princípio.Mas esse é o nosso caso, não é ??????????????????????????????? :o?:
Tudo bem...no mundo de Tolkien existem elfos, orcs, etc...Mas é um FAZ DE CONTA !!!
Ahh...é. Vou contar uma coisa. Quando eu ia passando pela Seara (uma loja dentro da igreja Batista), ví um livro: " O Senhor dos Anéis e a Bíblia. Adorei !!!
Então pensei:"Se fazem um livro assim, com certeza é uma coisa boa. :)
Abri o livro e ví escrito: "A sabedoria espiritual de J.R.R Tolkien." :)
Se fosse uma coisa do mal, o bem não triunfaria no final da história!!!

Bom...finalizando: Para mim não mudou nada!!! Minha fé continua sendo a mesma: Sou Evangélica !!! :D
 
1 - Se Deus existe, porque há tanto terrorismo, e coisas do tipo no Mundo ?

Existe esse terroismo e "coisas do tipo no Mundo" porque são os homens que vivem nele, Sr. Cachopardo. Não adianta ter Deus e se ser um homem que O renega, já que nós renegamos a Ele com uma freqüência absurda.
Ele não interfere na vida de todos porque nos deu o livre-arbítrio. Interfere, sim, na vida daqueles que n'Ele crêm e o procuram de coração aberto.
Uma graça, por sua vez, não vem de Deus simplesmente por se afirmar "ser católico". Tem que se praticar a fé a amá-lo, não importando religião alguma.

2 - Deus foi criado pelo homem porque este sempre precisou do auxílio de algo ou alguém

Creio, sim, que o homem necessita SEMPRE de auxílio ou de alguém, mas não acredito no que você falou, Cachopardo. Creio que o homem se apoiou em Deus porque sentia necessidade, buscando uma luz e um caminho que deveria ser dado por Ele instantaneamente, como se isso fosse obrigação de Deus.

Para sustentar minhas afirmações, cito aqui um trecho de uma antiga oração que não é mais usada: "(...) e Ele não foi criado, mas gerado; e sempre existiu...".
Além dessa, deixo outra citação, de um químico que esqeuci o nome: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".
Resumindo: o homem não é Criador, é Criação, e não pode criar nada, nem perder/destruir, só transformar. Por isso, vejo agora que nós, a critério de homens mortais, "fadados ao eterno sono", transformamos a real imagem de Deus no que achamos certo, e não no que Ele realmente é.

Sou católico.
 
Eu sou católico, adoro a obra do Tolkien, e são muitos poucos os católicos que conheço que não gostam do SdA.

Ao contrario de muitos outros livros sobre elfos, magia, etc., nas obras do Tolkien encontra-se uma profundidade, um sentido religioso que apenas quem não percebe nada de literatura ou religião pode condenar como livro "New-Age".

Aliás, como diz Galadriel:
"Magia?, nós não sabemos o que isso é. Apenas pomos o pensamento de tudo aquilo que amamos em tudo aquilo que fazemos.
 
Eu sou católico de batismo, mas sigo minha própria crença oq nada tem a ver com Tolkien. Tento somente nao relacionar ficção com realidade.
De resto eu concordo com vc meerah, pois eu tenho amigos em q os pais confundem tais assuntos e por fim acabam barrando-os, por causa de religiao.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo