• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Você é Materialista ou Espiritualista?

Você é Materialista ou Espiritualista?


  • Total de votantes
    23

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Materialismo:

Em filosofia, materialismo é o tipo de fisicalismo que sustenta que a única coisa da qual se pode afirmar a existência é a matéria; que, fundamentalmente, todas as coisas são compostas de matéria e todos os fenômenos são o resultado de interações materiais; que a matéria é a única substância.

Espiritualismo:

O Espiritualismo é uma doutrina filosófica que admite a existência de Deus, de forças universais e da Alma, com a visão de que existem milhares de coisas abstratas. É o contrário de materialismo, que só admite a matéria.


Afirma a existência de uma alma imortal no homem, isto é, de um princípio substancial distinto da matéria e do corpo, razão absoluta de ser da vida e do pensamento. Em sentido mais lato, doutrina que, além da tese referida, reconhece a existência de Deus, a imortalidade da alma e da existência de valores espirituais ou morais que são o fim específico da actividade racional do homem.


O materialismo admite que pensamento, emoção e sentimentos são reações físico-químicas do sistema nervoso. Portanto, todos os religiosos, se aceitam a Alma e Deus, são, por isto mesmo, espiritualistas, visto que essa doutrina admite outros tipos de visões.
 
Cada mais espiritualista

Gasto mais com coisas abstratas mas que me dão prazer como viagens do que roupas, sapatos e tantas coisas que eu poderia acumular uma vida inteira mas que jamais poderei levar pro meu túmulo quando chegar minha hora.
 
Este é um problema filosófico absolutamente complexo, o qual talvez não seja passível de ser transportado para o campo científico (no sentido strictu, cartesiano da coisa).

Como fazer algum experimento para provar que minha qualia de vermelho é ou não absolutamente igual à sua. Nos comunicamos sobre a ideia de vermelho porque a natureza de distinção informacional da ideia de "vermelho" vale para nós dois. Mas, mesmo que as sinapses do circuito neural de percepção de vermelho sejam iguais, é impossível afirmar com certeza que as sensações se equivalham. E isso tem muito a ver com alma.

Como provar a hipótese dos zumbis filosóficos? Eu não consigo afirmar que meu irmão, meu cachorro ou ninguém aqui tenha consciência, apesar de interagir com todo mundo. E se a prova da existência do não-material fosse essa, não consigo ver outra condenação que não o espírito ser mero "espectador" do mundo físico, sem nada poder fazer para alterar o curso do próprio corpo em que ele se encontra "encarnado".

Minha crença é na existência de uma alma, mas não de uma particularmente distinta para cada pessoa: seria um "todo" que permeasse todo o Universo, com núcleos mais e menos "vivos", ao menos sob nossa a ótica humana. As complexas interações inter-partículas entro de uma rocha, por exemplo, poderia fazer surgir "vida", mas que vivesse num domínio informacional tão diferente que não conseguiríamos sequer dialogar com um ser desses.

Quanto à essência dualista ou monista, eu não sei. Pode ser um tipo diferente de substância, abstrata, ou ter haver apenas com processamento de informação, concordância e equilíbrio de processos.
 
Espiritualista, tanto na questão "Divina" quanto na matéria (grana)... mas infelizmente no mundo de hoje mesmo pra vc viver no meio do mato longe de tudo vc tem que ter alguma grana... fato...
 
Espiritualista, tanto na questão "Divina" quanto na matéria (grana)... mas infelizmente no mundo de hoje mesmo pra vc viver no meio do mato longe de tudo vc tem que ter alguma grana... fato...

Como diria uma grande professora minha, o dinheiro é apenas um meio e nunca pode ser "tudo". A partir do momento que você o vê como "tudo" poderá de uma hora pra outra ficar sem "nada".

Não é uma frase lá muito filosófica, mas tem sentido.
 
Como diria uma grande professora minha, o dinheiro é apenas um meio e nunca pode ser "tudo". A partir do momento que você o vê como "tudo" poderá de uma hora pra outra ficar sem "nada".

Não é uma frase lá muito filosófica, mas tem sentido.

Eu sou Espiritualista,no doubt.Mas,todo mundo tem que ter seu lado Materialista tb.E a frase tem sentido,mas,seu vc naum tiver dinheiro,a vida passa por cima de vc e vc nem vê.Infelizmente,dinheiro é necessário pra quase tudo ^^Eu entendi esse negócio de fiacr sem nada,mas até pra COMER a o dinheiro é necessário,entaum,fazer o que?
 
não posso dizer que sou espiritualista pois não acredito em Deus e nem em uma alma imortal do homem
no entanto devo discordar que a matéria é a unica substancia
dentre as duas digo q sou materialista, mas como ja disse, não concordo plenamente com o conceito materialista dado pela filosofia
enfim, não vou explicar pra não me extender, só vim dizer meu voto ^^
 
Eu sou Espiritualista,no doubt.Mas,todo mundo tem que ter seu lado Materialista tb.E a frase tem sentido,mas,seu vc naum tiver dinheiro,a vida passa por cima de vc e vc nem vê.Infelizmente,dinheiro é necessário pra quase tudo ^^Eu entendi esse negócio de fiacr sem nada,mas até pra COMER a o dinheiro é necessário,entaum,fazer o que?

Quando as pessoas passaram a morar mais na zona urbana do que na rural, passaram a ser mais escravos da necessidade de $$$ porque se tornaram mais materialistas e por tabela capitalistas (lamentavelmente)

Não que isso seja uma regra, pois há exceções mas é a maior tendência.
 
são dois caminhos possíveis de resposta, o "Divino" onde se debate o Espiritual e a matéria superiores a nossa vida (ou não no caso da matéria) e o "Da Terra" onde se debate os prazeres da carne e o materialismo (ou não) das pessoas...

e outra frase que, infelizmente, tbm é verdadeira nos dias de hoje é: "Dinheiro não é o problema, é a solução"
 
Não há somente essas duas opções. Negar Deus, a alma e coisas do tipo não é o mesmo que ver o mundo apenas como material.

Mas desses dois aí, decerto o materialismo é melhor, já que matéria é pelo menos uma das facetas do mundo, Deus, espíritos e tudo mais não. :dente:
 
Bom, não creio realmente em algo como Deus-humano, mas acredito (por enquanto devido a falta de melhor alternativa) em uma fonte criadora (que pode ser material ou espiritual). Acredito na individualidade da existência humana baseada em algo que até hoje não pode ser explicado por completo: O cerébro (não sendo espírito, e sim matéria), sendo ele a causa dos sentimentos e pensamentos. Não posso me definir exatamente, mas coloco materialista.

PS.: Desculpem se estiver meio confuso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo