• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

você é bom em matematica?

Ah, agora entendi a sua confusão. Uma coisa é efetuar a conta zero elevado a zero (que foi a pergunta do Rafael) que é (por definição) igual a um. Outra completamente diferente é se deparar com um limite que tenha como resultado zero elevado a zero, isso sim é uma dita "forma indeterminada" que a princípio pode dar qualquer resultado (mas na maioria dos caos, com algum esforço algébrico deixa de ser uma indeterminação). :wink:
 
cara eh o mesmo q dizer q zero sobre zero tem algum resultado....... ambos sao formas indeterminadas e nao podem ser resolvidos a nao ser por limite.....




Dwarf
 
Amigo Dwarf, vamos separar os assuntos em dois casos.

Se estivermos falando de operações elementares (tudo bem, incluindo aí potenciação e radiciação) temos duas coisas: A divisão de qualquer número por zero não está definida dentro do conjunto dos números reais;
Qualquer número real elevado a zero é igual a um.
São dois fatos. A matemática foi feita assim. É arbitrário mesmo. Por mais que vc não queira, não aceite ou não concorde.

Se estivermos falando de limites temos: o limite de uma função dada por f(x)/g(x) tendendo a zero dividido por zero. Isso é uma indeterminação. Ou f(x)^g(x) tendendo a zero elevado a zero, que também é uma indeterminação. (Ambos os casos são resolvidos por métodos que não consistem em tentar efetuar a operação limite 'na marra', o que pode nos conduzir a resultados completamente diferentes dos enunciados no caso anterior.)
 
Só completando o que o Vilya disse, esses são alguns Axiomas da matemática, ou seja: são definições e a partir delas é feita toda a matemática.

Se eu não me engano a matemática tem bem poucos axiomas, uns 5 ou 6.
 
Bom, de fato são poucos axiomas, mas nem tão poucos assim :wink:

Quando na antiguidade Euclides decidiu formalizar a Geometria Plana ele julgou que 5 axiomas eram suficientes, e para o rigor exigido na epoca dele realmente o eram. Com o avanço da logica e com o consequente aumento do rigor para se formalizar as coisas, Hilbert "reformalizou" a Geometria Plana usando um pouco mais do que isso (não tenho certeza, mas se não me engano aproximadamente 20 axiomas).

Alias, o numero de axiomas presentes na matemática está sempre aumentando. (Vide o topico sobre indecidiveis http://forum.valinor.com.br/viewtopic.php?t=13939 )
 
Essa convenção de zero elevado a zero ser 1 por definição é usada em análise combinatória. Pra quem conhece, o livro do Knuth de matemática discreta (o Concrete Mathematics) usa isso aí.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo