1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

você é bom em matematica?

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por soneca legal, 10 Jun 2003.

  1. soneca legal

    soneca legal Usuário

    *** Prove para mim (algebricamente e teoricamente) que x/0 (um numero qualquer dividido por zero) é igual a oo (infinito)
     
  2. Cain

    Cain Usuário

    Quem explica isso é a fisica...
    o numero de imagens formadas entre 2 espelhos planos é dado pela formula

    n = 360/angulo - 1
    quando o angulo é zero a equação continua valendo, e ao inves de termos 360/0 = não existe temos 360/0 = infinito, assim quando vc poe 2 espelhos planos com angulo zero entre eles vc forma infinitas imagens...
     
  3. Ash Nazg

    Ash Nazg Usuário

    acho que o cara ai emcima ja provou..... :D

    alguma coisa mais ai pra movimentar o topico?????
    matematicos de plantao estao ai pra responder.. :D
     
  4. Digo_s

    Digo_s Olifantástico

    Na verdade o q o cara falow da fisica nao é uam prova e sim uma aplicação, mas nao prova q funciona pra qq caso!

    Vc tem q provar isso por limite!
    vc pega a função a/x (a sobre x) onde "a" é um numero constante diferente de zero e x a variavel

    Entao vc vai diminuindo o valor de x pra bem proximo de zero, não importa qual o valor de "a", divisão vai tender para infinito! Pode ser mais infinito ou menos infinito, dependendo do valor de "a" ou por q lado vc ta aproximando o x de zero (pelo lado esquerdo negativo e pelo lado direito positivo)

    ta meio confuso, mas é q isso se aprende na faculdade ou em escola tecnica!
     
  5. Cildraemoth

    Cildraemoth Usuário

    x/0 (com x diferente de 0) não é igual a infinito. x/0 não é igual a nada. x/0 é algo que não está definido.

    O que se pode fazer é que provar que a/x (com a diferente de zero) tende para infinito conforme x tende para zero. Se você souber as definições de limite e limites que tendem a infinito quando a variável tende a infinito, eu posso tentar provar.
     
  6. Cain

    Cain Usuário

    é claro que é uam prova, prova q dividindo algo por zero o resultado é infinito ^^
     
  7. Cildraemoth

    Cildraemoth Usuário

    Não, isso não prova nada. Fazer uma comparação dos valores 1/0.1, 1/0.01, 1/0.001, 1/0.0001 e ver que eles vão aumentando cada vez mais conforme o denominador diminui está mais perto da prova do que seu argumento. Na verdade, a prova é justamente isso, só que de uma maneira formal.
     
  8. Balbo

    Balbo Usuário

    ex, você esté certo. x/0 não está definido, mas como o Digo_s falou, se você pegar x/a e aproximar a de zero, o resultado vai ficando cada vez maior. Isso quer dizer que o limite de x/a quando a tende a zero é igual a infinito, mas não que x/0 vale infinito.
     
  9. Swanhild

    Swanhild Usuário

    O detalhe interessante aqui é que "infinito" é uma notação: não existe um número real chamado "infinito". O que acontece é que quando a gente tem o limite de uma função satisfazendo uma determinada condição (que, para qualquer natural n, exista um valor da função que seja maior do que n), a gente diz que essa função tende para infinito.

    O problema com a "prova" do Cain é que ele usou o que ele queria provar na própria prova, quando tentou fazer a conta 360/0 usando o valor infinito.
     
  10. Cildraemoth

    Cildraemoth Usuário

    Isso eu também escrevi...
     
  11. eored

    eored Usuário

    Meu, isso é altamente abstrato. Não fique matutando essas questões matemáticas, basta fazer engenharia e obterá todas as respostas. :mrgreen:
    Mas pra mim essa de limite ainda não é a melhor. Curto mais as aplicações do nemero de neper (aquele "e" chato) e o jeito que a calculadora do 1,99 calcula o seno de algum numero ou a raiz de 2. Não queiram saber as respostas, elas são como sexo sem orgasmo... não tem graça. :D
     
  12. soneca legal

    soneca legal Usuário

    não galera, vcs estão equivocados.

    ZERO é um numero e não um NUMERO QUE TENDE A ZERO

    ZERO é ZERO... o que falaram sobre limites está corretissimo mas não prova nada..
    a/0 é indefinido!!!! e sobre a fisica.. acho que a formula que foi dedusida com certeza tem raizes no limite , explicando assim o infinito..

    e a Swanhild disse verdade e é essencial para compreender o "real" valor de a/0


    façam experiencia.. vao no exel e digite "=a1/a2"
    ai no local a1 digite qq numero e no a2 digite 0

    ele acusa "#MOD 0" coisa assim..hehehe
     
  13. Cildraemoth

    Cildraemoth Usuário

    De fato, zero é um número, e a/0 é algo que não faz sentido. Só que se você olhar o seu próprio post inicial, vai ver que você estava querendo que alguem provasse que x/0 é igual a infinito. Então o que tentamos fazer foi explicar que o que você escreveu não fazia sentido, mas que pode-se provar que o limite de a/0 quando x tende a zero tende a infinito (por simplicidade, muitas vezes diz-se simplesmente "o limite é infinito"). Ainda não foi mostrada uma prova formal, mas os esclarecimentos a respeito do que você próprio escreveu foram feitos já.
     
  14. soneca legal

    soneca legal Usuário

    aham entendi
    é que meu amigo havia dito que o inverso de zero era infinito.. ai depois fui conversar com meu professor ai ele me explicou...hehe
     
  15. Nossa.. q coisa louca.... mas eu odeio matematica... nem tentei fazer isso
     
  16. Vilya

    Vilya Pai curuja, marido apaixonado

    Alguns comentários para ratificar e retificar:

    Dentro do conjunto dos números reais 1/0 é uma operação que não possui resultado, ou seja, não faz sentido;

    O limite de 1/x quando x tende a zero não existe, pois os limites laterais são diferentes (o limite de 1/x quando x tende a zero pela direita é + infinito e o limite de 1/x quando x tende a zero pela esquerda é menos infinito);

    Quem já estudou números complexos sabe que eles surgiram a partir de uma operação que não possui resultado dentro do conjunto dos números reais (raiz quadrada de -1 ). Se quisermos atribuir algum resultado para a operação 1/0 (e conseqüentemente para a/0) devemos, assim como foi feito com a raiz de -1, inventar uma resposta arbitrária (infinito seria uma invenção motivada pelo limite, mas não é de forma nenhuma a única) e a partir dela criar um novo conjunto.

    Para terminar: existem inúmeros exemplos de conjuntos numéricos nos quais a divisão por zero é aceita e faz sentido. Este é um dos campos de estudo da Álgebra, em especial da Teoria dos Números.
     
  17. Rafael Prado

    Rafael Prado Usuário

    Zero elevado a zero... é um?
     
  18. Logan Mcloud

    Logan Mcloud Usuário


    eh indeterminado


    Dwarf
     
  19. Vilya

    Vilya Pai curuja, marido apaixonado

    Nop, zero elevado a zero é igual a 1. Nem há o que ser questionado, é igual a 1 por definição mesmo. Há até algumas coisas que motivam esta definição, mas o resultado em si é por pura e simples definição (descupem a redundância :roll: ).
     
  20. Logan Mcloud

    Logan Mcloud Usuário

    NAO vc esta errado, zero elevado a zero ou a infinito eh uma forma indeterminada...... pega qualquer livro de calculo q vc vai ver isso ...... sao 7 as formas indeterminadas algumas delas sao zero sobre zero, zero elevado a zero, zero elevado a infinito, infinito elevado a infinito.....



    abraços Dwarf
     

Compartilhar