• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

você é bom em matematica?

soneca legal

Usuário
*** Prove para mim (algebricamente e teoricamente) que x/0 (um numero qualquer dividido por zero) é igual a oo (infinito)
 
Quem explica isso é a fisica...
o numero de imagens formadas entre 2 espelhos planos é dado pela formula

n = 360/angulo - 1
quando o angulo é zero a equação continua valendo, e ao inves de termos 360/0 = não existe temos 360/0 = infinito, assim quando vc poe 2 espelhos planos com angulo zero entre eles vc forma infinitas imagens...
 
acho que o cara ai emcima ja provou..... :D

alguma coisa mais ai pra movimentar o topico?????
matematicos de plantao estao ai pra responder.. :D
 
Na verdade o q o cara falow da fisica nao é uam prova e sim uma aplicação, mas nao prova q funciona pra qq caso!

Vc tem q provar isso por limite!
vc pega a função a/x (a sobre x) onde "a" é um numero constante diferente de zero e x a variavel

Entao vc vai diminuindo o valor de x pra bem proximo de zero, não importa qual o valor de "a", divisão vai tender para infinito! Pode ser mais infinito ou menos infinito, dependendo do valor de "a" ou por q lado vc ta aproximando o x de zero (pelo lado esquerdo negativo e pelo lado direito positivo)

ta meio confuso, mas é q isso se aprende na faculdade ou em escola tecnica!
 
x/0 (com x diferente de 0) não é igual a infinito. x/0 não é igual a nada. x/0 é algo que não está definido.

O que se pode fazer é que provar que a/x (com a diferente de zero) tende para infinito conforme x tende para zero. Se você souber as definições de limite e limites que tendem a infinito quando a variável tende a infinito, eu posso tentar provar.
 
é claro que é uam prova, prova q dividindo algo por zero o resultado é infinito ^^
 
Cain disse:
é claro que é uam prova, prova q dividindo algo por zero o resultado é infinito ^^

Não, isso não prova nada. Fazer uma comparação dos valores 1/0.1, 1/0.01, 1/0.001, 1/0.0001 e ver que eles vão aumentando cada vez mais conforme o denominador diminui está mais perto da prova do que seu argumento. Na verdade, a prova é justamente isso, só que de uma maneira formal.
 
ex, você esté certo. x/0 não está definido, mas como o Digo_s falou, se você pegar x/a e aproximar a de zero, o resultado vai ficando cada vez maior. Isso quer dizer que o limite de x/a quando a tende a zero é igual a infinito, mas não que x/0 vale infinito.
 
O detalhe interessante aqui é que "infinito" é uma notação: não existe um número real chamado "infinito". O que acontece é que quando a gente tem o limite de uma função satisfazendo uma determinada condição (que, para qualquer natural n, exista um valor da função que seja maior do que n), a gente diz que essa função tende para infinito.

O problema com a "prova" do Cain é que ele usou o que ele queria provar na própria prova, quando tentou fazer a conta 360/0 usando o valor infinito.
 
Balbo Bolseiro disse:
ex, você esté certo. x/0 não está definido, mas como o Digo_s falou, se você pegar x/a e aproximar a de zero, o resultado vai ficando cada vez maior. Isso quer dizer que o limite de x/a quando a tende a zero é igual a infinito, mas não que x/0 vale infinito.

Isso eu também escrevi...
 
Meu, isso é altamente abstrato. Não fique matutando essas questões matemáticas, basta fazer engenharia e obterá todas as respostas. :mrgreen:
Mas pra mim essa de limite ainda não é a melhor. Curto mais as aplicações do nemero de neper (aquele "e" chato) e o jeito que a calculadora do 1,99 calcula o seno de algum numero ou a raiz de 2. Não queiram saber as respostas, elas são como sexo sem orgasmo... não tem graça. :D
 
não galera, vcs estão equivocados.

ZERO é um numero e não um NUMERO QUE TENDE A ZERO

ZERO é ZERO... o que falaram sobre limites está corretissimo mas não prova nada..
a/0 é indefinido!!!! e sobre a fisica.. acho que a formula que foi dedusida com certeza tem raizes no limite , explicando assim o infinito..

e a Swanhild disse verdade e é essencial para compreender o "real" valor de a/0


façam experiencia.. vao no exel e digite "=a1/a2"
ai no local a1 digite qq numero e no a2 digite 0

ele acusa "#MOD 0" coisa assim..hehehe
 
soneca legal disse:
ZERO é um numero e não um NUMERO QUE TENDE A ZERO

ZERO é ZERO... o que falaram sobre limites está corretissimo mas não prova nada..
a/0 é indefinido!!!!

De fato, zero é um número, e a/0 é algo que não faz sentido. Só que se você olhar o seu próprio post inicial, vai ver que você estava querendo que alguem provasse que x/0 é igual a infinito. Então o que tentamos fazer foi explicar que o que você escreveu não fazia sentido, mas que pode-se provar que o limite de a/0 quando x tende a zero tende a infinito (por simplicidade, muitas vezes diz-se simplesmente "o limite é infinito"). Ainda não foi mostrada uma prova formal, mas os esclarecimentos a respeito do que você próprio escreveu foram feitos já.
 
aham entendi
é que meu amigo havia dito que o inverso de zero era infinito.. ai depois fui conversar com meu professor ai ele me explicou...hehe
 
Alguns comentários para ratificar e retificar:

Dentro do conjunto dos números reais 1/0 é uma operação que não possui resultado, ou seja, não faz sentido;

O limite de 1/x quando x tende a zero não existe, pois os limites laterais são diferentes (o limite de 1/x quando x tende a zero pela direita é + infinito e o limite de 1/x quando x tende a zero pela esquerda é menos infinito);

Quem já estudou números complexos sabe que eles surgiram a partir de uma operação que não possui resultado dentro do conjunto dos números reais (raiz quadrada de -1 ). Se quisermos atribuir algum resultado para a operação 1/0 (e conseqüentemente para a/0) devemos, assim como foi feito com a raiz de -1, inventar uma resposta arbitrária (infinito seria uma invenção motivada pelo limite, mas não é de forma nenhuma a única) e a partir dela criar um novo conjunto.

Para terminar: existem inúmeros exemplos de conjuntos numéricos nos quais a divisão por zero é aceita e faz sentido. Este é um dos campos de estudo da Álgebra, em especial da Teoria dos Números.
 
Nop, zero elevado a zero é igual a 1. Nem há o que ser questionado, é igual a 1 por definição mesmo. Há até algumas coisas que motivam esta definição, mas o resultado em si é por pura e simples definição (descupem a redundância :roll: ).
 
NAO vc esta errado, zero elevado a zero ou a infinito eh uma forma indeterminada...... pega qualquer livro de calculo q vc vai ver isso ...... sao 7 as formas indeterminadas algumas delas sao zero sobre zero, zero elevado a zero, zero elevado a infinito, infinito elevado a infinito.....



abraços Dwarf
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo