• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Você é a favor ou contra ao retorno da Supercopa da Libertadores?

Você é a favor do retorno da Supercopa?

  • Sim, o torneiro deveria retornar

    Votos: 4 44,4%
  • Não, a atual Sulamericana é melhor

    Votos: 5 55,6%
  • Tanto faz

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    9
  • Votação encerrada .

Elessar Hyarmen

Senhor de Bri
E então caros colegas,

Vocês são a favor do retorno da Supercopa dos Campeões da Libertadores no lugar da atual sulamericana?

Sem dúvida alguma, era uma competição de muita emoção e rivalidade, muito superior a Sulamericana e Mercosul.

Pessoalmente gostava muito e foi em alguns jogos do Cruzeiro na época e o Mineirão ficava lotado :yep:

Deixe sua opinão. :D
 
SIM, maisculo de olhos fechados. :D

Mas pra quem tem menos de 30 anos, nunca viu seu time ser campeão e muito menos participar desse torneio (sonha Curinhthia) vão esperando um monte de post troll contra com o FUSA encabeçando a lista. :lol:

E logo ele que se diz defensor de Maracanã lotado. e talz.
 
Última edição:
NÃO. Eu acho que a América do Sul precisa de um espellho da Copa da UEFA, que é.... sim! A Copa Sulamericana. Pagam pau pra Copa da UEFA e temos um igual (ouso afirmar: superior).

Podiam fazer uma Copa com os "Times Mais Populares de cada País", seria melhor do que essa Supercopa.
 
Substituir um campeonato com critérios baseado em perfomance recente por um cujo critério é saudosismo? Não.
Isso aí não dá a chance pra mais ninguém aparecer, nem dá incentivo pros tradicionais continuarem sendo bons.
 
Exatamente.
Já se foi o período dos campeonato na base do convitão.
Quando aos trancos e barrancos o futebol brasileiro e sul-americano vai entrando nos eixos e sendo mais profissional, aparecem pessoas querendo que volte a bagunça de antes. Sem critérios. Tudo no convitão. Times tradicionais não podem cair. Etc.



SIM, maisculo de olhos fechados. :D

Mas pra quem tem menos de 30 anos, nunca viu seu time ser campeão e muito menos participar desse torneio (sonha Curinhthia) vão esperando um monte de post troll contra com o FUSA encabeçando a lista. :lol:

E logo ele que se diz defensor de Maracanã lotado. e talz.
Meu clube sempre conseguiu lotar estádios mesmo sem ser campeonatos festeiros que nem esse.
Se os torcedores/simpatizantes do seu time só vai em estádio em clássicos ou finais, aí o problema é outro.
 
Última edição:
Festeiro ou foi esse que entrou pro Guiness Book como o torneio internacional de clubes de maior média de público do mundo, coisa que nenhum estadualzinho do Brasil conseguiu. :mrgreen:

E falar que não tinha critério é inveja e imenso recalque. O critério era simples: ser campeão da Libertadores.
 
Se a UEFA fizer um campeonato convitão só com Barcelona, Real, Manchester, Bayern, etc. Esse recorde vai pro buraco fácil fácil.
Mas lá não se fazem campeonatos de convitão.

Critérios de desempenho são ano a ano. Não esse critério esdruxulo prá-ingles-ver.
Um campeonato desses tá fadado em alguns anos. Daqui 50 anos faríamos o que? Montaríamos um campeonato com 100 clubes, tomando o calendário inteiro e com cada vez mais clubes entrando?
Lá na frente seria quase que uma Libertadores 2. É como fazer uma Copa dos Campeões da América de seleções. Daqui alguns anos terão exatamente os mesmos participantes da Copa América. Faz sentido isso?
A segunda competição sul-americana tem que ser para os de desempenho inferior em seus campeonatos nacionais.

Além disso, nosso campeonato nacional ficaria mais morto ainda do que já está. Seriam 4 vagas pra Libertadores e 4 pra cair. Fim de papo, 12 times na zona do marasmo.
 
Última edição:
O problema pra mim é q só o Brasil tem times suficientes pra disputarem 2 campeonatos. Com isso a própria regra da Sulamericana é furada. São os times de 5 a sei lá 10 no Brasil e na Argentina até 2009 o River e o Boca estavam auto classificados via convite

Os critérios para 2010 foram

1o a 6o na Argentina
3o no Apertura, 3o no Clausura e Campeão do Hexagonal da Bolivia
5o a 13o no Brasil
Campeão da Copa do Chile, Campeão da 1a fase do Campeonato chileno e da 1a partida para a Copa Sulamericana
Campeão da Copa Mustang, Campeão da Copa Colombia, 3o lugar da Copa Mustang na Colombia
1o a 3o no Campeonato Equatoriano
1o, 4o e 5o no campeonato paraguaio
4o a 6o no Campeonato Peruano
1o, 4o e 5o no campeonato uruguaio
1o e 2o da Copa Venezuela + 3o melhor pontuação acumulada no campeonato venezuelano

Ou seja, os critérios são tão inventados quanto a da Supercopa dos Campeões.

Se fosse pra ser sério, durava o ano todo e era paralelo a libertadores (q poderia se estender por mais tempo tb)
 
Mas os critérios de cada país é responsabilidade de cada país.
Pra Libertadores também nós incluimos campeão da Copa e outros países não. Nós tinhamos aquela Copa dos Campeões que classificou uma vez o Flamengo e outra vez o Payssandu pra Libertadores. Países que só tem campeonatos apertura e clausura classificam campeão de um, somatória total, ou qualquer outro tipo de conta. Etc.
A questão é ser um critério baseado em desempenho de ano a ano. E não um critério genérico como: quem já ganhou alguma vez na vida a Libertadores, quem já teve alguma vez na vida a cor amarela no uniforme, quem já teve alguma vez na vida um jogador chamado Bolanoz, etc.
 
A Mercosul sim é que foi um torneio que eu repudio totalmente sua volta pois foi no convitão escrachado e ainda segregava os países andinos obrigando eles jogarem a Copa Merconorte que era muito mais fraca tecnicamente.

Eu entendo que hoje no calendário não haveria espaço pra um terceiro torneio, mas se houvesse eu preferia uma Supercopa com 8 clubes (6 datas apenas) participando somente times campeões rankeados na média de participação nas ultimas 5 Libertadores, tendo assim a nata mais atual como acontece no tênis no torneio dos campeões.
 
Sou contra. O Fusa quase fez um post perfeito. Claro, no final ele se perdeu deixando a inveja que tem do SPFC falar mais alto, mas o ponto de vista era até então correto.

Não tem mais data pra porra nenhuma no calendário e ainda querer fazer um torneio? Deixa como está. Antigamente era foda e o título de 1993 que meu time ganhou foi glorioso. Inclusive atraiu a mídia muito mais do que qualquer Sulamericana, Conmebol, etc. Mas já foi.
 
Se o Vasco teve um título antigo reconhecido tudo se deve muito a Supercopa, porque a visibilidade de midia que ela dava era muito foda e aí o Eurico vendo o Flamengo tendo rendas altíssimas e uma a exposição na TV quase idêntica a de uma Libertadores e com o mesmo glamour de um Rio-SP das antigas, o Eurico Pilantra queria de todas as formas arranjar um meio de ver o Vasco participando do clube e saiu com um pires na mão na Conmebol pedindo pra abrirem uma exceção e colocarem o Vasco lá por causa desse sulamericano amistoso dos anos 40.

Se tivesse esperado até 98 ficava menos feio.
 
Radicalmente contra, por todos os motivos expostos pelo FUSA até agora: nada de convites para campeões de décadas e décadas atrás.
 
Última edição:
Isso só corrobora o quão frágil e sem sentido é esse critério.
Que faz um time ter direito de participar desenterrando um titulo de 50 anos antes.


Há tudo bem! Mas se (vamos pelo se rsrsrs) o Flamengo estivesse a mais de 50 anos sem ganhar um título da Libertadores e de repente volta a ter a Supercopa você vai gostar de ver o Flamengo disputando e melhor ainda se fosse campeão rsrsrsrs.
 
Há tudo bem! Mas se (vamos pelo se rsrsrs) o Flamengo estivesse a mais de 50 anos sem ganhar um título da Libertadores e de repente volta a ter a Supercopa você vai gostar de ver o Flamengo disputando e melhor ainda se fosse campeão rsrsrsrs.

É uma pena que não tem no Youtube, mas me lembro em 95 do ano do "centernada" do Flamengo o então presidente Kleber Leite querendo disputar e ganhar tudo naquele ano inclusive a Supercopa, mencionando a exposição e lucro enorme que ela traria pro clube naquele ano, já que o Flamengo estava fora da Libertadores, então ele queria de todas as formas ganhar uma competição interncional. Só não contava ter trombado com o Independiente na final. :D

E naquela época Cruzeiro, SPFC que foram os que mais chegaram nas semifinais e finais tiveram uma alavancada no crescimento de torcida muito bom.
 
A Favor Sim.. A Supercopa era um torneio maravilhoso e gostaria muito que o Santos tivesse ganho.. me lembro que chegamos numa semifinal e esse torneio era muito bacana pois só tinha jogão clássico com casa cheia. Se um dia houver data sobrando no calendário sou a favor de sua volta sim
 
Há tudo bem! Mas se (vamos pelo se rsrsrs) o Flamengo estivesse a mais de 50 anos sem ganhar um título da Libertadores e de repente volta a ter a Supercopa você vai gostar de ver o Flamengo disputando e melhor ainda se fosse campeão rsrsrsrs.
Isso é claro. Eu quero ver o Flamengo sendo campeão de qualquer coisa que disputar. Torneios amistosos, copinha junior, carioca sub-15, etc.

Só não concordo em abolir uma competição que tem critérios de desempenho como a sul-americana para incluir uma de convitão.
E não temos espaço no calendário pra incluir uma terceira competição continental.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo