• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Você é a favor da redução da maioridade penal no Brasil?

Você é a favor da redução da maioridade penal em nosso país?

  • Sim

    Votos: 29 48,3%
  • Não

    Votos: 31 51,7%

  • Total de votantes
    60
Eu vou dar a razão mais imbecil do mundo pela qual sou contra: o resto do mundo. Se eles, que tem mais experiência com isso que o Brasil não possuem uma maioridade penal inferior à nossa (pelo contrário), me parece uma razão bem forte.

Mas é claro que o Brasil é diferente e a roda aqui é quadrada e só vale se for brasileiro e yadda yadda.
 
Eu vou dar a razão mais imbecil do mundo pela qual sou contra: o resto do mundo. Se eles, que tem mais experiência com isso que o Brasil não possuem uma maioridade penal inferior à nossa (pelo contrário), me parece uma razão bem forte.

Mas é claro que o Brasil é diferente e a roda aqui é quadrada e só vale se for brasileiro e yadda yadda.

3 – A média mundial é 18 anos
Esse argumento se refere a idade de responsabilidade penal adulta, onde independente do crime que a pessoa cometeu ela vai ser julgada como adulta em todas as instâncias. Sim, é verdade, a média mundial de responsabilidade penal adulta é mesmo 18 anos. Mas por 2 motivos esse argumento fraqueja. O primeiro é que tentar defender o status-quo baseado nessa premissa qualifica falácia ad populum. Ou seja, devemos adotar essa idade apenas porque a maioria adota. Isso é uma falácia lógica. Se a maioria dissesse que a partir dos 2 anos de idade todos são adultos estaríamos agora jogando criancinhas nas cadeias? O segundo ponto é que muitos dos países que adotam a responsabilidade penal adulta em 18 anos não são tão inflexíveis quanto a nossa legislação com essa idade. Como já citei antes, além de possuírem para os jovens penas análogas as penas adultas brasileiras, muitos países abrem mão da responsabilidade penal juvenil dependendo do crime.

acho o argumento do texto bem mais válido, dando destaque para a parte em negrito.
 
3 – A média mundial é 18 anos
Esse argumento se refere a idade de responsabilidade penal adulta, onde independente do crime que a pessoa cometeu ela vai ser julgada como adulta em todas as instâncias. Sim, é verdade, a média mundial de responsabilidade penal adulta é mesmo 18 anos. Mas por 2 motivos esse argumento fraqueja. O primeiro é que tentar defender o status-quo baseado nessa premissa qualifica falácia ad populum. Ou seja, devemos adotar essa idade apenas porque a maioria adota. Isso é uma falácia lógica. Se a maioria dissesse que a partir dos 2 anos de idade todos são adultos estaríamos agora jogando criancinhas nas cadeias? O segundo ponto é que muitos dos países que adotam a responsabilidade penal adulta em 18 anos não são tão inflexíveis quanto a nossa legislação com essa idade. Como já citei antes, além de possuírem para os jovens penas análogas as penas adultas brasileiras, muitos países abrem mão da responsabilidade penal juvenil dependendo do crime.

acho o argumento do texto bem mais válido, dando destaque para a parte em negrito.

Muito mais válido mesmo, afinal ele cita diversas fontes onde podemos checar as informações que ele dá nesse parágrafo.

Destaque para a parte que eu sublinhei, italizei e negritei na qual - olha só que bonitinho - ele cita... Ele mesmo.
 
@Calib, a minha crítica é q o cara parece escrever para convenser só quem concorda c ele. Digo isso, pq os links das fontes estão todos misturados e é difícil encontrar as informações especificias as quais o autor se refere.

O fato, no entanto, é q falta clareza no debate de ambas as partes. Vi mts compartilhamentos de páginas contra a redução nos quais tb não encontrava fonte alguma.
 
só vejo motivo de ser contra a redução se no Brasil tudo estivesse ótimo, então não mexeríamos em time que está ganhando; para mim os argumentos a favor da redução são melhores do que os argumentos contra.


@Deriel, eu acho um erro olharmos a experiência internacional como apenas uma foto. É preciso avaliar o vídeo desses países ao longo dos anos. Por exemplo: Algum país reduziu e depois aumentou? Fez isso pq? Pq não deu certo ou pq justamente deu certo?

Sobre o video, @bussujapão, ele não prova nada, a não ser que o pai precisa disciplinar o filho de 14 anos.
 
pesquise por si mesmo

Sigh.

Levantamento feito pelo Ministério da Justiça em 2011 mostra ainda que crimes patrimoniais como furto e roubo (43,7% do total) e envolvimento com o tráfico de drogas (26,6%) constituem a maioria dos delitos praticados pelos menores que se encontram em instituições assistenciais do Estado cumprindo medida socioeducativa. Cerca de um décimo deles se envolveu em crimes contra a vida: 8,4% em homicídios e 1,9% em latrocínios (que ocorrem quando, além de roubar, o criminoso mata alguém).
 
princípio coercitivo, e não somente diminuição da maioridade.... Mas a diminuição faz parte do princípio coercitivo no caso, já que o ECA trata os " menores infratores " como se fossem crianças de 5 anos q não querem comer tudo q está no prato.
 
Última edição:
Cerca de um décimo deles se envolveu em crimes contra a vida: 8,4% em homicídios e 1,9% em latrocínios (que ocorrem quando, além de roubar, o criminoso mata alguém).

Esse um décimo não deveria estar estudando matemática e sim deveria estar atrás das grades ou mortos. Pq do outro lado alguém perdeu e a vítima não está cumprindo medida socioeducativa, está a 7 palmos da terra.
A redução deve ser feita pq ela não prejudica o cidadão do bem, apenas o marginal.
 
Esse um décimo não deveria estar estudando matemática e sim deveria estar atrás das grades ou mortos. Pq do outro lado alguém perdeu e a vítima não está cumprindo medida socioeducativa, está a 7 palmos da terra.
A redução deve ser feita pq ela não prejudica o cidadão do bem, apenas o marginal.

Então implanta Estado Teocratico, se roubar corta a mão, se matar morre. Simples assim, né?

Enfim, sou contra. Os argumentos são os mesmos já postados. Não se combate o efeito, e sim a causa. Cadeia não recupera ninguém, FEBEM recupera, pelo menos uma porcentagem. Só ver a diferença dos presos da Fundação, em olimpíadas de matemática, mostrando que estudam sim lá dentro, e o número de 70% de presos reincidentes que ocupam as cadeias brasileiras. A redução só foderia e lotaria ainda mais nossas prisões. Não diminuiria a violência.

Mas na real, isso não vai pra frente, pelo que vi na net, seeee derem continuidade nisso no congresso, Dilmona vai vetar.

E pelamor, tem uns argumentos a favor que dá nojo, hein?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo