• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Você é a favor da redução da maioridade penal no Brasil?

Você é a favor da redução da maioridade penal em nosso país?

  • Sim

    Votos: 29 48,3%
  • Não

    Votos: 31 51,7%

  • Total de votantes
    60

Éomer

Usuário
Você acha que com uma idade penal reduzida diminuiria a criminalidae envolvendo menores? As quadrilhas deixariam de utilizar menores para a realização de crimes se a lei fosse mais rígida e eles pudessem enfrentar a mesma punição de criminosos maiores de idade? Menores de alta periculosidade, como o caso de um menor de 16, réu confesso de doze homicídios aqui no RS, e que vai cumprir medida sócio-educativa até os 18 deveriam cumprir pena máxima? O que vocês pensam?
 
Última edição:
Eu não saberia prever qual seria a eficiência da aplicação desta medida, mas a princípio sou favorável sim. Não é uma opinião definitiva, mas tende a ser.

Até porque infelizmente não confio na capacidade de reabilitação destas entidades que acolhem menores criminosos visando reintegra-los a sociedade.
 
Última edição:
Em partes sou favorável, um dos argumentos de quem defende a não redução é que um menor não pode ser responsável por seus atos. Agora eu pergunto: Se eu cometer um crime hoje com 17 anos eu cumpro medida sócio-educativa, se eu cometer o mesmo crime semana que vem com 18 anos, eu vou pra cadeia, podemos dizer que em uma semana me tornei responsável em um passe de mágica?
Uma pessoa com 16, 17 anos sabe tão bem o que está fazendo quanto uma de 18. O que eu não concordo é com o sistema prisional brasiliero, que em vez de reabilitar, forma criminosos ainda piores.
 
Agora que eu tenho 18 para mim tanto faz!

Mas no geral, seria uma coisa boa a maioridade ser reduzida, trazendo tanto conseguencias ruins para quem comete crimes, quanto coisas boas como tirar certeira de motorista.
Vemos muitos adolescentes rebeldes justamente por conta disto, também, porque sabem que nada vai acontecer a eles, e também há aqueles traficantes e outros tantos de profissões respeitáveis, que quando são pegos dão um jeito de jogar a culpa no menor, porque com ele não acontece nada... Isso mudaria muita coisa.
 
Não, não sou a favor, pelo menos no nosso sistema atual, isso só aumentaria o caos que é hoje, com prisões super lotadas. Além disso dúvido
que a redução "botasse medo" nos bandidinhos e em quem os usa... talvez só os fizesse achar que foram finalmente reconhecidos como adultos e provavelmente
começarão a cometer crimes maiores. A redução da maior idade para mim só vai aumentar o número de bandidos em cadeias que há muito já não suportam.
Porém esses moleques ainda estão ai do mesmo jeito, podendo ser presos ou so indo para instituições onde refiniam ainda mais a arte da malandragem.
Como não podemos pensar no ideal (obviamente a educação para todos, pois isso é útopico), deveria-se aumentar o número de instituições de suporte
a esses jovens com pessoas qualificadas para orienta-las, inicia-los em alguma atividade, o esporte é uma ótima saída desse mundo.
 
Eu não sei se caberia tratar igual a um adulto. Mas tem que haver um esquema de punição mais severa, do que apenas a reorientação. Quem faz merda, faz merda. Não é porcausa de idade, se é pobre ou rico, etc. Talvez os mais novos tenham como salvar, mas não podem sair impunes.
 
Por vocês, até menino de 12 anos seria imputável se cometesse delito... Tem não que diminuir a maioridade penal, mas aprimorar as medidas de socialização. A melhor escola do crime que existe é a cadeia. Botem lá um menino que não sabe o que é a vida, recebam um homem que descobre que a vida é o crime.
 
Para mim...se um menor tem a capacidade de matar ou roubar, também tem a capacidade de assumir pelos seus atos...
SIMPLES ASSIM...
nao só em relação ao sistema prisional mas também ao direito de ir e vir, dirigir ou consumir bebida alcoolica, porque hoje em dia eles já fazem isso mesmo, você vê na rua em plena meia noite um bando de pirralho de 15 anos indo pra baladas, fazendo arruaça na rua, dirigindo...se eles estâo tentando proibir, estâo fazendo isso errado...Entâo libera logo essa zona que o Brasil já é...
 
É ao meu ver absurdo a redução da maioridade Penal para o combate ao crime. Não resolve e em muitos casos piora. É tampar sol com peneira não apenas institucionalmente como socialmente.

E antes de qualquer pensamento de baixar a maioridade penal temos de pensar em melhorar o sistema penitenciário no Brasil que atualmente não consegue comportar e satisfazer nem de longe as necessidades para se manter a população carcerária do país.

E nem estou entrando no mérito (ainda) das diferentes condições sociais que muito dos jovens são expostos nesse processo de redução impensada em sua complexa interação social.
 
Não. sou absolutamente contra. pra mim é absurdo qualquer debate que envolva uma reforma no codigo penal, antes de se fazer uma reforma do nosso sitema carcerario.

Ele por si so não reinsere ninguem na sociedade, só agrava a situção de estar a margem da mesma, faz a pessoa passar o inferno e aprender tudo de ruim, jogando ela mais ainda no buraco, não resolve o problema social por tras de boa parte das causas da criminalidade, e alem de tudo não tem a menor condição de comportar o contigente a mais de presos. hoje uma cela que comporta 30, tem 90, vai fazer o que com mais presos? É ate mesmo uma temeridade e um erro estrategico fazer isto. Bem ou mal, apesar de ser outro sistema falido, temos as casas de correção de menores(outro sistema bosta, por sinal)

nem mesmo pra manter preso serve, ja q fugas e indutos absurdos, alem de um amplo acesso do marginal a contatos com o crime aqui fora,são particas comuns e praticadas com uma certa facilidade.

tal coisa so ia alimentar aburdamente mais um segmento de praticas totalmente ilegais e diseminadoras de crime organizado.

ja esta mais que provado que a possibilidade de cadeia so inibe o crime numa parcela infima das pessoas que se encaminham para este tipo de pratica.
 
Sem deixar de mencionar que Febem (atual Fundação Casa) não reeduca com eficiência ninguém é tão ruim quanto estar na cadeia.

Creio que pelo menos é consenso entre todos que tem que haver uma reforma no sistema penal urgente coisa que esse governo de merda do PT que se gaba em achar excelente e revolucionário não moveu uma palha nesta área e deixou isso passar totalmente em branco.
 
Última edição:
Se tiverem um local separado dos adultos para cumprir pena sou a favor de reduzir a idade para certos casos.

Os adolescentes são encaminhados pelo sistema quando possuem grandes aptidões para o estudo em classes especiais ou adiantadas. Do mesmo modo, tem muitos deles que são precoces e têm aptidões grandes para o crime e já passaram por mais coisas do que muito adulto admitiria. Essas flutuações fazem com que existam culturas que considerem 12 ou 14 anos como maioridade.

É claro que os casos de "crianças grandes" existem e deveriam ser excluídos, mas também existem aqueles que já despertaram para o próprio caráter e cada caso deve ser analisado individualmente. Para esses é necessária uma abordagem adulta pois já se vêm como adultos no mundo.
 
Por vocês, até menino de 12 anos seria imputável se cometesse delito... Tem não que diminuir a maioridade penal, mas aprimorar as medidas de socialização. A melhor escola do crime que existe é a cadeia. Botem lá um menino que não sabe o que é a vida, recebam um homem que descobre que a vida é o crime.

Questão pura e simples de qual a informação na cabeça do menino.

Acho que não é o que vai resolver alguma coisa. Puro choque de sensacionalismo da mídia, que emerge qualquer ocorrência com panorama geral (não estou dizendo que os jovens infratores por aí sejam poucos).

Sou a favor da coerção sim, para os casos já previstos. Se tem lei, tem que ser aplicada. Ninguém vai coitadinho pra cadeia, de vontade própria, pra expiar os pecados. Mais policiamento e cumprimento real da pena.

Mas as medidas coercivas sozinhas não resolvem, não mudam a sociedade. Outros pontos do mundo têm realidades bem menos violentas, e nada na intuição nem na ciência faz supor que seja caso de índole diferente. Em melhores condições de bem-estar social, não vale a pena e nem há precisão para os cordeiros de vestirem pele de lobo (ou, ao contrário, torna-se mais necessário e benéfico para os lobos que vistam pele de cordeiro).
 
Acho que sim,

Muitas vezes tem casos de ladrões ou traficantes que roubam por não saber ou se interessar por outra forma de ganhar a vida ou mesmo por falta de conhecimento.
Os adolescentes da atualidade estão mais privilegiados financeiramente, e em muitas das vezes os mais privilegiados são os que cometem crimes orrendos.

Se um adulto mata ou rouba alguem estando ciente do erro e vai preso, por que um adolescente não pode ir preso também?

Se um adolescente de 16 anos tem ciencia pra votar, por que não tem pra saber o que é certo e errado?

Isso é o que eu penso
 
Sou a favor, mas porque acho que as formas de punição hoje não tem lógica nenhuma. Se o fulano cometer assassinato aos 17 anos 11 meses e 29 dias a pena é de 3 anos, mas se ele resolver matar depois do aniversário a pena já fica nos 30 anos.
Não acho que adolescentes devam ser detidos no mesmo lugar em que os adultos, mas eles deveriam ser considerados responsáveis pelo crime e ficar com o registro de antecedente criminal, pelo menos por um período razoavel depois de voltar às ruas (5? 10? anos).
E além disso o tempo máximo de punição deveria ser progressivo. Digamos que, se as pessoas passassem a ser imputáveis aos 10 ou 12 anos, o tempo máximo de detenção poderia ser de digamos, 10% ao de um adulto (isso seria equivalente ao tempo máximo de 3 anos que a pena socio-educativa tem hoje - tempo que é bem razoável para um pré-adolescente), e ir aumentando de acordo com a idade, até chegar aos 100% aos 18 ou 20 anos.
Pelo menos acho que isso seria mais lógico.

Mas para isso acontecer seria necessário antes reformar e os sistema penitenciário e judiciário... mas aí só explodindo esse Brasil e construindo outro.
 
Você acha que com uma idade penal reduzida diminuiria a criminalidae envolvendo menores?
Não
As quadrilhas deixariam de utilizar menores para a realização de crimes se a lei fosse mais rígida e eles pudessem enfrentar a mesma punição de criminosos maiores de idade?
As quadrilhas continuariam utilizando menores, e pior, não menores de 18, mas menores de 16
Menores de alta periculosidade, como o caso de um menor de 16, réu confesso de doze homicídios aqui no RS, e que vai cumprir medida sócio-educativa até os 18 deveriam cumprir pena máxima? O que vocês pensam?
Sim, deveriam, em uma sela separada dos adultos, mas deveriam sim



Tem muito garoto de 12 anos com mais maturidade do que homens de 30
 
Sim, deveriam, em uma sela separada dos adultos, mas deveriam sim



Tem muito garoto de 12 anos com mais maturidade do que homens de 30


Concordo que existam, porém não acho que eles sejam maduros por conta de algo natural. Amadureceram por conta de traumas muito fortes e escolheram o que julgaram ser o único caminho para buscar um algo a mais. Começar a tratar "garotos maduros" como adultos creio que só "envelhecerá" a população, tirando com ainda mais rapidez sua tão curta juventude. Tudo que acontecerá, creio eu, ao prenderem menores, mesmo que em celas separadas, é a expansão do crime com crianças achando-se realmente adultos, o que poderá acarretar numa expansão da influência do crime entre os jovens.
 
Tem muito garoto de 12 anos com mais maturidade do que homens de 30
Muito é exagero, né?
Maturidade não é apenas idade, mas é em grande parte.
Garotos de 12 anos com mundo amplo é muito dificil.
Ver assassinatos não necessariamente amadurecem. Se o mundo for ainda pequeno envolto apenas nisso. Continuam imaturos, mas imaturos perigosos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo