Morfindel Werwulf Rúnarmo
Geofísico entende de terremoto
Voce e a favor da criação de um teste, assim como tem para a OAB, para só assim os médicos poderem atender pacientes?
Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Mas um teste desses avaliaria somente conhecimentos teóricos, e isso por si só não prova a aptidão de ninguém para a medicina.
Tem que ter sim, fui numa dentista que deu duas anestesias e não conseguiu aplicar no lugar certo.
Tá, mas isso se resolveria numa prova teórica? Eu posso decorar uma descrição de técnica de bloqueio anestésico sem nunca ter praticado um.
Tá, mas isso se resolveria numa prova teórica? Eu posso decorar uma descrição de técnica de bloqueio anestésico sem nunca ter praticado um.
Ter sobre si a sombra do CRM e não poder clinicar sem ralar muito antes em cima dos livros irá fazer com que muitos menos esforçados se lembrem de mais do que dos porres homéricos da faculdade.
Disso os Universiotáros sabem, beber, aqui na UFRN tem mais caloradas no ano do que cursos.
Esse vídeo explica bem. YouTube - Scriptease #52 - Playboys are not Stupid!
O problema é que o pessoal só pensa em atacar as conseqüências sem se preocupar com as causas. Se os profissionais de qualquer área estão saindo mal formados é preciso saber por que isso está acontecendo.
E teste prático? Francamente, vocês já pensaram na estrutura toda que teria que ser montada para que uma coisa dessas fosse factível e acima de tudo viável? E as diversas áreas de atuação profissional? Provas separadas para nefrologista, pediatra, etc?
Essa prova prática seria essencial quando o médico começa a clinicar, antes da especialização, saca?
Saco sim, afinal de contas não sou nenhum débil mental, mas essa prova continuaria não avaliando perícia médica de ninguém. e outra coisa, já pensaram nas implicações éticas de uma prova prática de medicina?
Não seria muito mais fácil coibir a existência de tantos cursos picaretas que existem por aí? Ou investir numa formação mais rígida durante a faculdade? Vocês pensam sempre em resolver a coisa pelo lado mais difícil. E francamente, dizer que é fácil desenvolver provas práticas para cada especialidade médica que existe me parece uma falta completa de noção da realidade. Que o erro médico a terra encobre é desnecessário dizer, todos os dias nós vemos casos. Mas há muito mais acertos do que erros médicos, pena que as pessoas se esqueçam disso.
Acho que em todas as áreas, sem nenhuma exceção deveria existir um sistema de avaliações periódicas (prática e teórica), como ocorre com as CNH's. Aplicadas pelas Associações e Ordens de cada profissão. Com uma periodicidade normal de uns 5 anos, com agravante para notas próximas a mínima de 1/2 período. Pois, após formados, muitos profissionais rumam para diversas áreas sem as devidas especializações, deixando de lado o estudo continuo e a interação aprofundada com estas novas técnicas e tecnologias.
Você enfatiza a construção do ensino qualificando as instituições. Mas isso é só uma parte do processo de construção do profissional, médico ou não. Como já citei, quem faz a faculdade é o aluno. Passar em uma federal exige muito esforço, mas quem garante que o aluno continuará empenhado depois de aprovado, e se tornará um bom profissional ao se formar? É realmente muito fácil.