• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Você confia nos jornais?

Vocẽ confia nas notícias dos jornais?


  • Total de votantes
    19

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Voce confia nas noticias dadas nos jornais? Quando eu pergunto se você confia eu quero dizer será que os jornais são confiáveis?
 
Última edição:
A alma dos jornais, são os jornalistas

Então dependendo do nivel jornalistas eu não confio muito em determinado jornal.
 
Bem, é difícil verificar se o jornal x é confiável ou não,etc, mas sabe qual é uma boa estratégia? Comprar mais de um jornal e compará-los, aí você pode fazer suposições sobre a qualidade das matérias, variedade de informações e até sobre a posição politíca de algum jornal ou revista, também.
 
Depende mais da capacidade das pessoas de interpretarem e filtrarem o que lêem do que da notícia em si. O artigo é tendencioso? Google. Há centenas de fontes disponíveis hoje em dia e dificilmente algum grande jornal irá colocar em xeque a instituição. A não ser que você leia tablóides e revistas mais preocupadas em vender do que informar.
 
Não é nem questão de um jornal falar mentira, mas de defender apenas um lado da questão e exagerar em alguns pontos. É a mesma coisa que ouvir só uma pessoa de um relacionamento.

Concordo com lisseminte, que é bom ler mais de um jornal para compará-los e ver pra qual lado cada um puxa mais.
 
Existe um motivo porque um famoso corrupto jamais conseguiu ser preso.

Ele lê os 5 principais jornais do país de cabo a rabo, durante o café da manhã (ou seja, em no máximo 2 horas).

Ao contrário do que imaginam, ele não paga informante, nem tem informação privilegiada de alguém de dentro do judiciário, congresso, senado, etc.. Ele usa as informações que qualquer um pode obter diariamente.

E sabe muito bem de que lado ele deve ficar: do dele mesmo. (e não deste ou daquele fulano que acha isto ou aquilo)
 
Em jornalismo não existe fatos! Só existe relatos, que podem ser mais ou menos manipulados!
Acho que o que ele quis dizer é que existem fatos, como "a tragédia no Japão matou x, deixou y desaparecidos e ocorreu porque as placas tectônicas blá", e existem opiniões, como "o governo Lula foi melhor que JK, porque ele fez blé".
 
Não podemos depender só de uma fonte, mas devemos ler mais de uma fonte que trata do mesmo tema. Eu acho importante observar os pontos de vista de cada lado.

Além disso, há jornalistas e jornalistas.
 
Não existe essa de jornais "confiáveis". Acho que, como produtos do ser humano, submetidos aos seus interesses específicos, qualquer publicação ou qualquer versão é inerentemente desconfiável.

É preciso beber de várias fontes, fazer comparações, interseções, sínteses e análises para chegar à sua própria versão dos fatos.
 
Acho que o que ele quis dizer é que existem fatos, como "a tragédia no Japão matou x, deixou y desaparecidos e ocorreu porque as placas tectônicas blá", e existem opiniões, como "o governo Lula foi melhor que JK, porque ele fez blé".

Mas pode se dizer que morreram x pessoas e ponto, mas pode se dizer que morreram x+y pessoas e foi a pior catástrofe da história do Japão e que há risco de novos terremotos e que a usina pode explodir a qualquer momento etc.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo