• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Você ainda assiste Chaves?

Você ainda assiste Chaves hoje em dia?


  • Total de votantes
    117
Multishow exibe piada de "Chapolin" considerada homofóbica pelo canal
chapolin-diz-que-batman-esta-em-lua-de-mel-com-robin-1537201386470_v2_900x506.jpg

Chapolin diz que "Batman está em lua de mel com Robin" Imagem: Reprodução/Multishow


Quatro meses após ter cortado uma piada de cunho homofóbico de um episódio de "Chapolin", o Multishow não repetiu a atitude ao levar ao ar um episódio semelhante, no último sábado (15). Na fala de tom preconceituoso, o herói mexicano diz que "Batman está em lua de mel com Robin".
A piada foi exibida porque o Multishow já recebeu o episódio com dublagem clássica, feita pelos estúdios Maga para o SBT em 1990. A história, gravada em 1976, se chama "A Cidade Perdida" e é uma regravação de um capítulo que não tinha versão brasileira para TV. O canal pago aproveitou a dublagem inédita e ordenou que a tradução retirasse a fala homofóbica.

Em "A Cidade Perdida", o personagem interpretado por Carlos Villagrán se irrita com o herói e sentencia: "Se eu soubesse disso, eu teria chamado o Batman!". O herói mexicano se revolta e diz: "Em primeiro lugar, Batman está em lua de mel com Robin".

A piada é a mesma do episódio "O Descobrimento da Tribo Perdida", gravado em 1973. Quando exibiu esta história, em maio, o Multishow trocou a piada para "Batman não pôde vir porque furou o pneu do Batmóvel". A troca, quase imperceptível para o público geral, foi percebida e reprovada pelos fãs.

Multishow admitiu erro, mas reprovou piada homofóbica

ramon-valdes-e-roberto-gomez-bolanos-em-chapolin-1527710846690_v2_450x450.jpg

Cena de episódio "O Descobrimento da Tribo Perdida" Imagem: Reprodução/Multishow

Ao UOL, em maio, a então diretora de programação e conteúdo digital, Tatiana Costa, admitiu que o Multishow errou ao ter alterado a piada original: "Erramos nesse caso, mas ainda erraremos muito. E que bom, porque é vivo, é uma troca, não é uma decisão única, unilateral, enfiada goela abaixo. Estamos aqui para ouvir, discutir juntos e ajustar. Somos fãs também e sabemos que ainda teremos muitas batalhas pela frente".
Segundo a diretora, o Multishow entendeu que a piada era homofóbica e decidiu suavizá-la porque não cabe nos dias atuais, em que se combate o preconceito contra LGBTs, nem no canal pago, que tem a drag Pabllo Vittar entre suas estrelas.

"Existe, por trás, obviamente, um cunho homofóbico, uma coisa mais machista. Entendemos que era uma piada preconceituosa. Lá atrás, nos anos 70 e 80, era considerada normal, mas felizmente hoje não é mais aceitável. Você não diria isso para o seu filho, estamos em um outro momento da vida. Tentamos suavizar isso", explicou Tatiana Costa.

"Não foi fácil essa decisão. Temos um poder muito grande nas mãos. É um canal democrático, que tem a Pabllo Vittar no ar com um programa incrível que tem um propósito de combater tudo isso. Mas, ao mesmo tempo, entendemos que os fãs reagiram e vamos acertar e errar, mas sempre com a tentativa de fazer o melhor", complementou a diretora.

O Multishow comprou da rede mexicana Televisa 523 episódios de "Chaves" e "Chapolin", incluindo mais de 100 histórias inéditas na TV. "O Descobrimento da Tribo Perdida" está nesta lista e foi dublado neste ano nos estúdios Som de Vera Cruz, no Rio de Janeiro, e Unidub, em São Paulo.
O episódio já tinha sido lançado em DVD e dublado pelo Studio Gabia, em São Paulo, em 2005. Nesta ocasião, porém, a piada de tom homofóbico foi mantida.
 
Te obriga? Haha você não curte?

Eu curto sim, mas tenho muitas ocupações das quais fico triste em me desvencilhar, ainda que por alguns minutos ou uma meia hora por dia... Se fico duas horas num dia longe de meus projetos, quase enlouqueço - mas não demonstro nada emocionalmente, nem fico ríspido com os demais... penso que infelizmente, serei um homem completamente e lentamente consumido pela minha obra, mas este é um pequeno preço a ser pago pelo avanço cultural-tecnológico humano, creio... :) No mais, acho uma série muito engraçada. :)
 
Bem, estou certo de que um dia quando seu sobrinho for crescido ele vai sentir falta desses momentos (e você também). ;)
Meu irmão fica indignado quando eu vejo Chaves. Ele diz "como você pode achar isso engraçado? Você já assistiu cada episódio mil vezes!"
Mas não tem jeito, não tem como não rir com o Seu Madruga pulando em cima do chapéu haha!
 
Bem, estou certo de que um dia quando seu sobrinho for crescido ele vai sentir falta desses momentos (e você também). ;)
Meu irmão fica indignado quando eu vejo Chaves. Ele diz "como você pode achar isso engraçado? Você já assistiu cada episódio mil vezes!"
Mas não tem jeito, não tem como não rir com o Seu Madruga pulando em cima do chapéu haha!

Sim, talvez você tenha razão, a vida é curta e passa rápido. Às vezes a consciência disto me torna meio compulsivo e obsessivo em relação aos meus projetos, admito... :) Entenda que não critiquei a série Chaves ou a série Chapolin em nenhum momento, são obras geniais do humor. Mas mesmo para ver um filme de um estilo que eu goste bastante (e ainda não tenha visto), eu ainda prefiro trabalhar em meus projetos... :)
 
Faz tempo que não vejo um episódio de Chaves. Eu vi um do Chapolin esses dias atrás no multishow, muito pela curiosidade para saber como estava a transmissão dos episódios por lá.
 
Faz tempo que não vejo um episódio de Chaves. Eu vi um do Chapolin esses dias atrás no multishow, muito pela curiosidade para saber como estava a transmissão dos episódios por lá.

O que tem de diferente são alguns episódios que o SBT não tem, mas não achei nada muito diferente.
E pequenas alterações na dublagem.
 
Nãããooooo a próxima geração de brasileiros não crescerá vendo Chaves
Porque ninguém vai catar no streaming por livre e espontânea vontade um negócio velho e dublado. Era preciso que vissem à força de não ter opções. :cry:
 
Na minha mente começou a tocar a música triste que tocava às vezes no seriado, tipo quando o Chaves ia embora da vila.
 
Eu até achava que isso um dia acabaria acontecendo, mas não com o SS ainda vivo no comando.

Mas é estranho. Depois de tanto tempo... SBT sem chaves é meio que nem misto quente de presunto e queijo sem um dos dois, mas vai ter que aprender a se acostumar.
 
Eles soltaram uma nota no Facebook que até tentaram nas negociações, mas não deu certo. Muitos anos de casa, mas talvez já estivesse na hora mesmo. Eles já haviam perdido a exclusividade para o Multishow.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo