• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Você acredita em Deus?

Jedan disse:
Eu considero um erro. pq ao invés de inventar explicações absurdas, ele deveria bsucar explicações coerentes.

Para os povos que criaram essas explicações, elas não são incoerentes; são a verdade absoluta! Eles buscaram explicações coerentes, e encontraram essas. Pra nós, hoje em dia, as explicações mitológicas das coisas são incoerentes, mas não para seus criadores.

A Ciência moderna é completamente coerente e é a verdade absoluta para nós, não é? Mas quem garante que daqui há 1000 anos nossa Ciência não vai ser considerada uma enorme mentira incoerente?? Mas para nós, ela continua sendo verdadeira.
 
O problema que ainda hoje, as pessoas tem como base essas teorias absurdas, entendeu o que eu quis dizer?
 
Jedan disse:
O problema que ainda hoje, as pessoas tem como base essas teorias absurdas, entendeu o que eu quis dizer?

Você está falando sobre as religiões? Por que elas seriam absurdas? Alguém já provou que Deus não existe?
 
Alguém já provou que vampiros não existem?


Priemiro teria que se provar a existência dele.
 
Na nossa vida é muito facil culparmos deus por qq problema e muitas vezes perder a fé nele...deus existe? ninguem pode afirmar q ele existe, apenas q acredita q sim...mas a pergunta certa é...vc tem fé em Deus?...
 
Esses dias eu estava conversando com meu professoar de fisica, e perguntei se ele acredita em Deus. Ele respondeu que quanto mais ele aprofundava na fisica, mais ele via como que as coisas sao grandes e magnificas,e que muitas vezes inexplicaveis. Por isso que ele acredita em Deus.

Mas, além disso, o mais importante é ter fé, independentemente de provas pro-contra. Aquela historia do "Tenho que ver pra crer".
 
Claro que sim porque iria dizer não ?
Se não acreditasse para que a minha vida teria sentido ?para ganhar dinheiro , para viver em função dele _? jamais
 
A única coisa em q eu realmente tenho em fé é na humanidade, mesmo com todos os seus defeitos, é ela sozinha q tem q resolver seus problemas e não uma força divina...Tipo, Deus é um verdade praticamente incontestável na realidade cristã e ocidental, mas quem garante q um dia isso ñ vá mudar..no passado as civilizações egipicia, mesopotamica, grega etc acreditavam em várias divindades q usavam para explicar o q naum entendiam quem garante q no futuro Deus não vá ser encarado apenas desta forma? :?
 
Vou dar meu palpite. Geralmente me ignoram, mas tudo bem. 8-)

Primeiro tenho visto que alguns tem argumentado que é preciso achar "explicações coerentes" sobre a existência de Deus e essas explicações estariam na ciência. Não concordo muito com isso, embora ache que o método científico é a maior criação humana de todos os tempos. Mas ele não é perfeito. Vou explicar.

Os cientistas mantêm certos princípios que são quase dogmas e que permanecem por muito tempo inquestionados. Deve-se ter em mente a idéia de paradigma. Por exemplo: o paradigma newtoniano prevaleceu na física moderna como verdadeiro dogma, até o surgimento da teoria da relatividade. Como Hawkings disse em seu livro "Uma breve história do tempo", o Universo deixou de se parecer com uma máquina e tornou-se mais semelhante a um pensamento. Não é que as idéias de Newton perderam todo o fundamento, mas a perspectiva mudou substancialmente.

Portanto, o que conhecemos como "verdades científicas" são, de fato, percepções da realidade que podem e provavelmente vão mudar. Não se trata da verdade em si, que provavelmente é inacessível, como predisse o filósofo inglês Hume e depois, em certa medida, Kant.

Quanto à existência de Deus:

Acho que é muito difícil responder se Deus existe ou não existe (e nesse sentido sou um pouco agnóstico). Entretanto, não acho que o problema seja nossa incapacidade de encontrar a resposta (agora ou no futuro distante). Acredito que simplesmente não existe uma resposta. Por exemplo, digamos que Deus "exista". Neste caso ele estaria além do Universo, não estaria entre os seres que são. Tem que ser assim, senão Ele não seria a causa do Universo. Ora, as pessoas, as árvores, os mundos, as estrelas existem justamente porque estão entre os seres que são. É isso que significa existir. Logo, dizer que Deus existe ou não existe é um simplificação, pois a idéia de Deus está além da noção de existência, como a concebemos.

Entretanto, eu tendo a acreditar na existência de "um sentido". Quero dizer que acho que existe uma causa para o Universo que não o caos. Sinceramente, não acredito que o caos daria origem a um universo tão complexo como o nosso. Um átomo já é uma coisa complexa, imagine uma molécula, uma célula viva, que dirá um ser humano, ou uma galáxia. Afinal de contas, um resultado inteligente exige uma espécie de causa inteligente. Embaralhe a esmo um monte de letras e imagine a probablidade de surgir um livro de Shakespeare!!! É muito pequena. Desprezível! O mesmo raciocínio se aplica ao Universo (só que a possibilidade é ainda mais insignificante).
 
Sim, acredito :grinlove:

Assim como tbm acredito em muitas outras coisas que sei que não existem
Avalon é uma delas

Ninguém pode provar ao seu próximo no que acredita
qm garante que ele irá aceitar? :osigh:
qm garante q vc está certo??

Tudo vai do seu livre pensamento.... :lily:
 
Liurom disse:
Vou dar meu palpite. Geralmente me ignoram, mas tudo bem. 8-)

Primeiro tenho visto que alguns tem argumentado que é preciso achar "explicações coerentes" sobre a existência de Deus e essas explicações estariam na ciência. Não concordo muito com isso, embora ache que o método científico é a maior criação humana de todos os tempos. Mas ele não é perfeito. Vou explicar.

Os cientistas mantêm certos princípios que são quase dogmas e que permanecem por muito tempo inquestionados. Deve-se ter em mente a idéia de paradigma. Por exemplo: o paradigma newtoniano prevaleceu na física moderna como verdadeiro dogma, até o surgimento da teoria da relatividade. Como Hawkings disse em seu livro "Uma breve história do tempo", o Universo deixou de se parecer com uma máquina e tornou-se mais semelhante a um pensamento. Não é que as idéias de Newton perderam todo o fundamento, mas a perspectiva mudou substancialmente.

Portanto, o que conhecemos como "verdades científicas" são, de fato, percepções da realidade que podem e provavelmente vão mudar. Não se trata da verdade em si, que provavelmente é inacessível, como predisse o filósofo inglês Hume e depois, em certa medida, Kant.

Quanto à existência de Deus:

Acho que é muito difícil responder se Deus existe ou não existe (e nesse sentido sou um pouco agnóstico). Entretanto, não acho que o problema seja nossa incapacidade de encontrar a resposta (agora ou no futuro distante). Acredito que simplesmente não existe uma resposta. Por exemplo, digamos que Deus "exista". Neste caso ele estaria além do Universo, não estaria entre os seres que são. Tem que ser assim, senão Ele não seria a causa do Universo. Ora, as pessoas, as árvores, os mundos, as estrelas existem justamente porque estão entre os seres que são. É isso que significa existir. Logo, dizer que Deus existe ou não existe é um simplificação, pois a idéia de Deus está além da noção de existência, como a concebemos.

Entretanto, eu tendo a acreditar na existência de "um sentido". Quero dizer que acho que existe uma causa para o Universo que não o caos. Sinceramente, não acredito que o caos daria origem a um universo tão complexo como o nosso. Um átomo já é uma coisa complexa, imagine uma molécula, uma célula viva, que dirá um ser humano, ou uma galáxia. Afinal de contas, um resultado inteligente exige uma espécie de causa inteligente. Embaralhe a esmo um monte de letras e imagine a probablidade de surgir um livro de Shakespeare!!! É muito pequena. Desprezível! O mesmo raciocínio se aplica ao Universo (só que a possibilidade é ainda mais insignificante).


:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:


é verdade...esta alem da nossa compreenção...basta apenas o ser humano ter fé e naum procurar respostas cientificas da onde Deus esta...é facil achar...é so olhar a volta...na vida, na natureza,no ar, na agua...em tudo q tem vida...dentro de vc mesmo..no seu coração...é ai q esta...Deus...basta apenas acha-lo dentro de si...
 
Não acredito em Deus......acredito no homem como a salvação do próprio homem.

Muitos acreditam que quando suas vidas terminarem fisicamente, haverá um Todo Poderoso pra entregar a "chave da vida eterna", acho isso uma ilusão.

Os seres nascem, crescem, se reproduzem (há o tolos que não o fazem) e morrem. Essa morte gera mais vidas........vidas orgânicas, não espirituais.

Aproveitarei minha vida ao máximo, porque se acabar por aqui, eu o fiz....

Somente o homem pode salvar-se de suas próprias burradas...e Deus (se é que ele existe, não creio) somente observa......
 
SE deus existe, e criou o homem, não seria ele irresponsavel por deixar sua prole destruir o mundo e a si mesmos?
Um pai q apenas observa e nunca interfere na vida do filho não é um monstro?
Porque deus assiste apenas aos acontecimentos mundanos? não venham com papo de que não cabe a ele interferir, porque se ele realmente criou a vida na terra, ele deveria ao menos tentar mante-la...

quero respostas...
 
Cain disse:
SE deus existe, e criou o homem, não seria ele irresponsavel por deixar sua prole destruir o mundo e a si mesmos?
Um pai q apenas observa e nunca interfere na vida do filho não é um monstro?
Porque deus assiste apenas aos acontecimentos mundanos? não venham com papo de que não cabe a ele interferir, porque se ele realmente criou a vida na terra, ele deveria ao menos tentar mante-la...

quero respostas...

Deus, se existe, não é uma pessoa. Não pense que Deus é um velho com barbas que fica olhando por nós, agitando sua varinha mágica e fazendo milagres. Essa é uma definição primitiva da idéia de Deus com a qual eu não concordo (Quem explica bem isso é o filósofo Spinoza). A verdade é que não dá para saber os motivos de Deus, se ele interfere na vida dos homens, ou como ele interfere. Por quê? Porque não compreendemos a mente de Deus nem a sua natureza (como falei no último post). Tente explicar para um cachorro nossos motivos e nossas ações e vê se ele entende. Ele não é capaz nem de fazer as perguntas certas, quanto mais de encontrar as respostas. Por mais que isso possa ferir o orgulho humano, o mesmo vale para nós em relação a Deus.

Podemos conjecturar, é claro. :think: Imagine o seguinte: Deus é onisciente, certo? Então ele já sabe de tudo que vai acontecer, já conhece cada uma de nossas escolhas. Isso não significa que não tenhamos "livre arbítrio", é que Deus sabe como vamos escolher. E o principal: ele já sabe como tudo "acaba" (se é que esse termo é aplicável). Então, talvez nossas ações tenham algum sentido no final, sejam necessárias por algum motivo numa espécie de "plano" divino". E esse plano não precisa necessariamente compreender a manutenção de vida na Terra, como a conhecemos. Recolhamo-nos a nossa insignificância: somos só os habitantes de planeta pequeno, num sistema solar medíocre, numa galáxia comum. O Universo é muito mais antigo do que a humanidade e continuará existindo mesmo que tenhamos sido extintos. Deve haver outras coisas interessantes nessas bilhões de galáxias além de nós.
Além disso, há a questão da liberdade, como Lestat mencionou. Talvez Deus não queira uns marionetes como seus filhos, mas sim seres livres, capazes de escolher por si mesmos, mesmo que essas escolhas sejam equivocadas. Talvez Deus tenha colocado em nossas mãos nosso próprio destino...
E há também outras as soluções que algumas religiões oferecem, que envolvem crenças como a vida após a morte, que não vale a pena abordar aqui.

Na verdade, não posso dar uma resposta definitiva a essa questão que você propôs. Não tenho a pretensão de explicar a Deus. Agora, uma coisa deveria ser óbvia: o fato de não podermos compreender a mente de Deus, não quer dizer que ele não exista.
 
a questão principal é: se ele nos criou, nao cabe a ele cuidar de nós?
ou somos apenas algo mais para diverti-lo em seu imenso poder?

e se deus existir e for onisciente acredito q ele não tem como saber dos acontecementos futuros, pq estes simplesmnete ainda não existem.-.
 
É muito difícil discutir esse assunto, porque eu não posso provar nada. Aliás, eu tenho mais dúvidas do que certezas. :o?: :o?:

Mas eu posso fazer as seguintes observações:

Cain disse:
a questão principal é: se ele nos criou, nao cabe a ele cuidar de nós?
ou somos apenas algo mais para diverti-lo em seu imenso poder?

1. Quem disse que Deus não "cuida" de nós? Você está tomando esse fato como dado, mas ele não é. Talvez Deus influa no mundo sim, como muitas religiões acreditam.

Cain disse:
e se deus existir e for onisciente acredito q ele não tem como saber dos acontecementos futuros, pq estes simplesmnete ainda não existem.-.

2. Essa segunda observação sua é sobre aquela hipótese do plano divino, não é? Não entendo sua objeção. Em primeiro lugar, Deus existe fora do Universo, portanto está além do espaço e do tempo. Ele não está adstrito ao tempo ou ao espaço. Aliás, a física moderna considera que tempo e o espaço são "relativos", isso significa que o que é presente, passado e futuro, depende muito da percepção de quem vê. Em segundo lugar, onisciência significa conhecer tudo, tudo mesmo (inclusive tudo que vai acontecer). Deus, se for onisciente, deve conhecer cada uma de nossas escolhas, antes que nós as façamos.

3 Finalmente, eu acho que você toma Deus como se fosse uma pessoa sem corpo muito poderosa. Essa história de cuidar, como um humano bondoso cuidaria, ou se divertir com o nosso sofrimento, como um humano cruel se divertiria, não sei se isso é aplicável a Deus. É bem possível, que as noções de bem e de mal, vistas de uma percectiva que considera o Universo inteiro, sejam um pouco diferentes daquelas que nós percebemos.
 
Eu acredito em Deus, como já disse aqui, mas não acho que ele possa ou queira interferir nos assuntos dos homens. O meu Deus é um ser intangível, imaterial, imutável, infinito, que criou o Universo com alguma razão. Para ele, todo o Universo (incluindo os homens) tem uma razão de ser. Mas sua função seria apenas criar o Universo e esperar pelo seu fim e a conclusão do seu projeto para o Universo.

Ele não interferiria no funcionamento do Universo, apenas assistiria. Como criador, Deus sabe mais ou menos o que ele quer do Universo, e as linhas gerais de tudo o que ainda vai acontecer. Mas acho que ele não sabe de todos os pormenores, nem dos intrincados caminhos que o Universo pode tomar até chegar no seu objetivo.
 
Realmenete esse assunto naum tem como se andado pq naum temos nehum argumento baseado em provas concretas...porem basta apenas cada um dizer q tem fé e só...argumentos abstratos pra muita gente naum tem nenhuma veracidade...
 
ninguem precisa de provas aqui
estamos apenas falando de suposições, baseadas na sua fé, no que você acha e conclui

ninguem esta certo ou errado, estamos apenas debatendo hipoteses
não é nada demasiado sério...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo