• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Você acha? (sobre o Ardeísmo)

Tywin Lannister

Já fui Nómin e Baldwin
Bem, o objectivo deste topico, meus queridissimos colegas, é questionar-vos acerca da vossa fé em Arda

Foi aos meus 10 anos, que começei a pensar sobre o mundo fantástico de Tolkien. Já á 2 anos que conhecia, mas até ai apenas tinha visto os filmes

Foi então que começei lendo os livros, começando pelo Silmarillion (pela sua atractiva capa da edição portuguesa)... desisti depois de quase duas semanas com apenas 3 capitulos lidos. Então começei lendo o Senhor dos Anéis, demorando meio ano, e chegando até ao primeiro (ou terceiro, não me recordo) capitulo do terceiro livro. Desisti ai. Depois li Os filhos de Hurin, tendo sido esse o que mais me fascinou. Li então O Hobbit, e depois começei a ler os Contos inacabados de Númenor e da Terra Média, apenas o inicio.

E foi então que começei a interrogar-me sobre a existencia de Arda (literalmente)

Foi então que pensei... "Eu acredito"... e acredito. Minha forma de pensar, é que se trata de um mundo tão vasto e tão pormenorizado que sou incapaz de negar sua existencia. E mais, eu atrevo-me a dizer que sinto sua presença

Nem sei bem a maneira como acredito em Arda, se num mundo paralelo, num mundo distante, num sistema solar igual ao nosso, se, como dito, a terra num passado muuuuuuuito remoto etc. Apenas sei que acredito

E é por isso que quero saber a vossa opinião. Sei que a maioria vai dizer que não acredita e que é patético, apresentando uma série de argumentos possiveis contra esta crença, mas tenho esperança que alguem tão doidão quanto eu (:lol:) seja solidario e que se assuma aqui como alguem que tem fé em Arda.

Peço apenas que deixem fora daqui insultos e gozos.

Saudações

Nómin :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
 
Re: Você acha?

Nómin tu achou um cara mais louco do que tu,Eu.
sinceramente eu acredito ou quero acreditar que Arda exista não sei de que jeito isso é possível mas acredito.
por que não acreditar?se existem pessoas que acreditam em Deus sendo que nunca o viram porque não acreditar que Arda existe sendo que em Arda o mistério da criação não é mistério.(tomara que exista)

viva a Eru,o nosso deus
e Tolkien o nosso messias
 
Re: Você acha?

bem...
se aquele pessoal que escreveu os evangelhos, e consequentemente a bíblia viram a sua história tornar-se uma "realidade" ora tantas pessoas, porque tolkien não teria esse direito!? eu pelo menos prefiro tolkien! lool

;D
 
Re: Você acha?

Bem

Mas tens a crença meio maluca (palavra meio apenas presente para atenuar o negócio, e mesmo muito malica) de que existe Arda?
 
Re: Você acha?

Bom, no dia seguinte que terminei O Senhor dos Anéis, eu não conseguia acredita que toda aquela terra, todo aquele mundo e detalhes, personagens, vidas não podiam ser real, pensei até em abdução(:doido:).Ou todo esse encanto que foi criado pelo Professor demonstra a capacidade criativa do ser humano, ou Tokien sabe mais do que ele contou.:hihihi:
 
Re: Você acha?

por que não acreditar?se existem pessoas que acreditam em Deus sendo que nunca o viram porque não acreditar que Arda existe sendo que em Arda o mistério da criação não é mistério.(tomara que exista)

viva a Eru,o nosso deus
e Tolkien o nosso messias

O servo de Eru já disse o que eu tinha para disser:yep:

Nómin, até alguns anos atrás eu acreditava que Hobbits existinham, você não é o único louco deste fórum:joy:
 
Re: Você acha?

Claro que acredito em Arda!!! Ela existe e vou pra lá sempre que necessito fugir desse mundo. Toda vez que leio os livros, toda vez que discuto um assunto relacionado a obra de Tolkien aqui no fórum, toda vez que vejo os filmes de SdA que eu adoro, ouvindo a trilha sonora, toda vez que faço um desenho ou maquete estou em Arda e contribuindo para que ela exista de fato. Estou sempre nela e carrego ela sempre comigo.
 
Re: Você acha?

De fato, acho que isso acontece com todos que se encantam pelas obras de Tolkien... depois que lemos, nos perguntamos: Mas como isso não é real?
Arda existe, e sempre existirá enquanto pessoas como nós estivermos aqui, lendo, imaginando, recriando Arda dentro de nós. Não sei se entenderão o que quero dizer...
Nómin, tu não és maluco. Arda pode ser real para nós, leitores, mesmo que não seja concreta.
Afinal, muito melhor ser maluco por "viver" em Arda, do que ser são vivendo neste mundo louco, certo?

Abraços irmão
;)
 
Re: Você acha?

I'm not alone :hihihi:

Fico contente

Passo horas pensando naquilo que Ben Kenobi falou (de Tolkien ter contado menos do que realmente sabe)... cheguei a desevolver uma teoria meio maluca sobre ele... muito maluca, para ser mais verdadeiro...

E passo muito tempo lendo os apendices do Senhor dos Anéis (é o que acho que tem mais interesse cientifico no livro) e tambem os indexs, tendo encontrar pistas acerca desta minha crença...

:mrgreen:
 
Re: Você acha?

Na verdade, as histórias fantásticas existem justamente por isso: para que possamos, vez ou outra, ir lá de volta outra vez.
E o melhor: quantas vezes quisermos.
Ir e voltar... ficar é fuga da realidade.
Observem as crianças e seu mundo: quantas vezes elas gostam de escutar 200.000 vezes a mesma história? Com quem elas se identificam? Quem elas temem? Quem elas enfrentam? O que aprendem?
Vcs foram crianças e sabem seguramente quais as histórias que gostavam de escutar, o mundo que criaram com a narrativa... é simplesmente fora de série!
E hoje, adultos que somos, podemos dizer que esse dom da infância não morreu, apenas amadureceu e nos transportou para novos mundos, na hora que bem queremos ou sentimos necessidade.
Ler é algo élfico... e acho que o Professor concordaria comigo...
Leiam e creiam, mas sem fugir da realidade: o mundo paralelo existem como um bálsamo para dores e dúvidas dessa realidade na qual vivemos...
 
Última edição:
Re: Você acha?

Arda existe. Em nossas cabeças, mas existe. E é o suficiente.

Na verdade, as histórias fantásticas existem justamente por isso: para que possamos, vez ou outra, ir lá de volta outra vez.
E o melhor: quantas vezes quisermos.
Ir e voltar... ficar é fuga da realidade.
Observem as crianças e seu mundo: quantas vezes elas gostam de escutar 200.000 vezes a mesma história? Com quem elas se identificam? Quem elas temem? Quem elas enfrentam? O que aprendem?
Vcs foram crianças e sabem seguramente quais as histórias que gostavam de escutar, o mundo que criaram com a narrativa... é simplesmente fora de série!
E hoje, adultos que somos, podemos dizer que esse dom da infância não morreu, apenas amadureceu e nos transportou para novos mundos, na hora que bem queremos ou sentimos necessidade.
Ler é algo élfico... e acho que o Professor concordaria comigo...
Leiam e creiam, mas sem fugir da realidade: o mundo paralelo existem como um bálsamo para dores e dúvidas dessa realidade na qual vivemos...
Concordo plenamente com vcs.

A gente deve acreditar, mas não esquecer que é na nossa mente que Arda existe. Não podemos esquecer que a realidade é essa em que vivemos e que o mundo de Tolkien é um refúgio para que possamos esquecer, um pouco e por alguns momentos, da realidade que às vezes assusta.
 
Re: Você acha?

kra vc j aviu q ñ é so vc q acredita, e eu nao podia ficar fora desse grupo é claro q ela existe e se algum dia algum de nós encontrar-mos o caminho gostaria q compartilhacem com todos os q acreditam. imagine só´... nós na grande terra de arda seria uma grande honra não so para mim + para todos colocar os pés nela.

ha! ja ia me esquecendo uma das melhores maneiras q eu encontrei de chegar um pouco mais perto é colocar a trilha sonora do sda e fechar os olhos e viajar pela terra-media.
 
Última edição por um moderador:
Re: Você acha?

ha! ja ia me esquecendo uma das melhores maneiras q eu encontrei de chegar um pouco mais perto é colocar a trilha sonora do sda e fechar os olhos e viajar pela terra-media.

As vozes élficas, trompas de Gondor e Rohan são emblemas e sons indispensáveis para desfrutar da Terra-Média imaginária de Tolkien!
Não sei se você conhece, aliás, já deve conhecer, mas as melhores músicas são as élficas, ao meu gosto.Além do mais, tem também a do Condado; uma série de instrumentos orquestrados com uma sinfonia harmoniosa.
Vale a pena.
 
Re: Você acha?

Arda existe. Em nossas cabeças, mas existe. E é o suficiente.

Poético, mas o fato é que Arda é a Terra, como o próprio Tolkien afirmou (carta 211), sendo apenas outra designação para o nosso mundo, no que seria um passado mítico.

Então nem é preciso fazer grandes esforços pra acreditar, já que nós vivemos em Arda de qualquer jeito. :mrgreen:
 
concordo com vc as melhores sao as musicas em elfico e tambem tem essa q eu gosto muito The Breaking Of The Fellowship
 
Não há mais nada a acrescentar no tópico. Arda é tão real como eu, como as pessoas que eu conheço, e como o mundo que eu conheço. Eu quero acreditar, e para mim isso é o suficiente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo