1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Você acha que a sociedade brasileira é machista?

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Merthol Caladhir, 31 Mai 2007.

?

Você acha que a sociedade brasileira é machista?

Enquete fechada 20 Jul 2007.
  1. Sim, acho que é!

    69,0%
  2. Não, acho que não é

    31,0%
  1. Merthol Caladhir

    Merthol Caladhir Visitante

    Olá

    Em muitos dos posts que li em utros tópicos algumas pessoas expressaram nitidamente suas opiniões a respeito das relações de gênero no Brasil. A questão a ser discutida é o seguinte:

    - vocês concebem a sociedade brasileira como machista?
    se sim:
    - o que pode ser feito para reverter esse quadro? É necessário reverter esse quadro?

    se não:
    - por que algumas pessoas acham que a nossa sociedade machista? Quais seriam seus argumentos para convencê-las do contrário?


    Pessoalmente, acho que a sociedade brasileira é extremamente sexista, machista, privilegiando desproporcionalmente homens em detrimento das mulheres. Isso se reflete em diversos âmbitos da nossa cultura. O que fazer para mudar isso? primeiramente visibilizar o machismo, as relações violentas envolvendo gênero. E o problema é que o Brasil parece ser absolutamente averso à idéia de conflito
     
  2. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Eu acho que não é machista não.
     
  3. Omykron

    Omykron far above

    Machismo não existe. existe é o realismo.
     
  4. Malaman

    Malaman Passion, what else?

    Machsita?
    Nao nao acho, machistas so as mulheres :lol:

    Agora aserio...
    Eu votei nao, apenas pelo que tenho visto no forum...
    *yams*
     
  5. Jedi Solo

    Jedi Solo The Greatest Jedi

    Eu acho que TODAS as sociedades são machistas, isso é apenas um hábito horrível que não morreu ainda, mas tá morrendo (beeem lentamente). Quando uma mulher ter liberdade pra ficar com uns 4 caras em um dia e não ser chamada de baranga (enquanto um homem pode ficar com 1039481039 que vai ser chamado de galã, sem problemas), eu mudo de idéia.
     
  6. Shazan

    Shazan siscapuliu

    Err... tá.

    --

    Não, não acho, até porque é muito generalizante.
     
  7. Bellcross

    Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

    Minha mãe é machista pra caramba...

    Eu posso tudo.

    Minhas 2 irmãs, nem tanto.

    E eu adoro isso !!! :mrgreen:
     
  8. Shazan

    Shazan siscapuliu

    Falando especificamente da questão de "pais e filhos" de cidade grande:

    Acho que elas (irmãs do berserk, como exemplo) não podem fazer de tudo porque, entre outras coisas, provavelmente o risco pra elas é muito maior na hora de aproveitar essa "liberdade". E se os pais começam a permitir de tudo isso deve até originar uma questão de "porque posso isso e não posso aquilo?", então o controle fica meio generalizado pra cima das mulheres, por parte dos pais. As mães não costumam reclamar, porque crescem e sabem como é "barra" a fase da transformação. Quem é mulher e tem mãe pode confirmar.

    O que é mais perigoso: uma garota sozinha na rua tarde da noite, um homem sozinho na rua tarde da noite? Considerando que a maior parte dos assaltantes são homens, sabemos quem tem mais a perder, inclusive. Isso pensando só racionalmente.

    Partindo dessa lógica dá pra chegar a um MONTE de proibições comuns para as filhas que não são tão rigorosas para os filhos quando se é mais novo. Agora, quando passa dos 21 anos e/ou começa a namorar a coisa já começa a tomar outro rumo. Se a liberdade não vem em maior grau nessa fase não é culpa da sociedade... é culpa da família estranha e da própria garota que não se esforçou pra ganhar isso. Eu tive que batalhar um pouco pela minha liberdade e concordo, as garotas têm que batalhar mais, mas é natural... se elas não demonstrarem confiança como vão sair pra vida com tantos homens corruptos soltos por aí? Tem que deixar de ser menina naturalmente, sem passar por choques... por isso o controle e a liberade quando chega essa hora. Eu penso que assim é o correto, pelo menos.

    Tenho várias amigas que DEMORARAm e CUSTARAM a ter liberdade, mas tiveram quase que completamente quando ficaram mais velhas. Eu não culpo um "machismo" tão generalizado como foi dito. Acho que um dos fatores um peso do sexo pelo fato delas correrem mais riscos mesmo e até estarem em desvantagem historicamente. É bom senso não imposição. Ao passo que as mulheres forem ganhando espaço e a sociedade for ficando mais pacífica a tendência é a liberade ir chegando cada vez mais cedo.

    Vou falar também da publicidade.

    Bem, ela não cria padrões de comunicação, ela identifica o que há de natural. E as campanhas voltadas para o público feminino muito comumente são campanhas emotivas, melosas, com mensagens e toques de sensibilidade. Isso é FATO. As pra homens são objetivas, cômicas e até simplistas demais. Isso demonstra que as mulheres são SIM mais suscetíveis a mudanças de humor e sentimentalismo. Agora imaginem uma garota se descobrindo em relação a isso sendo "solta" no mundo no meio dessa transformação. A cabeça pode virar uma salada de frutas, ainda mais se o azar trouxer influências muito negativas pra garota nos locais que ele frequentar. Elas tentam e efetivamente tendem a ganhar maturidade mais rápido e isso traz um monter de dúvidas muito mais cedo. A cobrança pra elas é maior e a presença dos pais também tem que ser.

    Acho que é por aí. É preciso ser mais zeloso com as mulheres na questão de controle dos pais.

    E chamar isso de "machismo" eu acho errado. Sexos diferentes têm diferenças mesmo. Se o pai quiser dar pra filha a mesma liberdade que ele dá pro filho ele não está sendo "moderno", ele está sendo maluco e não considerando as variáveis que HOJE são muito mais negativas pra elas.

    E pessoal, SEMPRE há exceções. Não precisa vir nenhuma garota me dizer "ah mas eu sempre tive liberade e blablabla". Como eu disse, ninguém sabe o que você poderia ser se morasse a 10 km do lugar onde morou a maior parte da vida e tivesse tido outras influências. Cada caso é um caso, o jeito é especular no que acontece de "geral".
     
    Última edição: 31 Mai 2007
  9. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    O Machismo não é assim tão forte aqui nos sudeste e sul, mas se vocÊ for para o nordeste, a sociedade tem uma estrutura patriarcal desde o século XVI
    Lá, é culturalmente aceitável que um homem traído por sua mulher a mate.
    Também é culturalmente aceitável, tanto pela sociedade quanto pela mulher, que o marido bata nela, eles consideram que ele a está educando e não simplesmente agredindo.
    O "Machismo" é um termo obsoleto e basicamente não significa nada, mas o patriarcalismo é uma realidade, principalmente em países asiáticos e latinos.
     
  10. Bellcross

    Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

    Não acredito que isso que vc falou seja uma realidade tão intrinseca assim no Nordeste. Talvez em cidades pequenas, onde o poder publico não tenha tanta força... mas não se pode generalizar.
     
  11. Cad

    Cad The punishment is loneliness.

    Machismo é uma ilusão. Existe idiotice em massa.
     
  12. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    É uma questão de tradição. Obviamente isso munda em metrópoles mais globais e cidades da Zona da mata, mas quando se vai para oeste do nordeste é assim que a sociedade se organiza.
    Geograficamente falando.
     
  13. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Lugar de mulher é no tanque. :chibata:
     
  14. LatinoAmericano

    LatinoAmericano Aqui jaz Alcarecco

    Acho que não é machista. Mas obviamente existem as exceções. E não são poucas, mas a sociedade em si, pra mim, não é machista não.

    Muitas vezes a mulher é que tem um preconceito, como dito pelo Beserk.
     
  15. miharu

    miharu Wild~

    sobre o nordeste: cara, acreditem , morei na Paraíba e vi isso muito de perto :roll:

    é sim, no nordeste e no norte (embora um pouco menos).

    existe um pouco de preconceito da sobremacia masculina sobre a mulher, que felizmente tá diminuindo.

    nhé.
    ó meu anexo. Isso sim é um tanque ^^
     

    Arquivos Anexados:

    • barriga.jpg
      barriga.jpg
      Tamanho do arquivo:
      15,5 KB
      Visualizações:
      29
  16. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Não é não, na minha opnião, é até liberal demais, se EU pudesse mudar as leis, proibia as mulheres de votarem, traballharem fora de casa (apenas mulheres da vida poderiam fazer isso) e seriam obrigadas a conzinharem e lavarem a roupa dos maridos!

    Falando sério agora, não creio que seja machista, podemos ver isso no mercado de trablhao por exemplo, as mulheres ja são quase 50% do mercado, ou mesmo no trânsito, existem quese tantas mulheres trabalhando do que homens....embora ainda existem no interior muitas comunidades machistas, isso é fato.
    Existe outro detalhe: muitas meulheres não se dão ao luxo de trabalhar, pois acham que isso é dever masculino.
     
  17. Malaman

    Malaman Passion, what else?

    Se uma populaçao e machista é porque mulher tem a mania que quer ser homem... Mulheres nós sabemos que somos inteligêntes e que damos muita inveja para as mulheres...
    Mas aguentem, cada um tem o que merece...
    Inveja é muito feia...
    :lol: :lol:

    Acho que agora as mulheres vao todas se reunir contra mim...
    *yams*
     
  18. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    ALELUIA, IRMÃO!!!!

    Pela primeira vez em toda a sua estadia aqui na Valinor o Gaara falou algo que realmente presta!!!

    Vamos erguer as mãos e louvar ao Senhor!!! Amém, Jisuis!!!!

    Concordo plenamente contigo, em gênero, número e grau!!!!
     
  19. Malaman

    Malaman Passion, what else?

    Eu tenho sempre razao nao e verdade?
    Esta foi so mais uma das vezes...
    Ninguem me dá mas é a devida atençao...
    :lol:
    *yams*
     
  20. Omykron

    Omykron far above

    eu nunca pensei em dizer ditto para o gaara, mas ele mereceu por essa. :obiggraz:
     

Compartilhar