• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Voar não é mais seguro

Não é baboseira, esta longe disso, mas é realmente desagradavel ver a proporção tomada por esse caso quando existem uma série de outros problemas mais graves e mais importantes para a vida de muito mais pessoas.
 
Não é baboseira, esta longe disso, mas é realmente desagradavel ver a proporção tomada por esse caso quando existem uma série de outros problemas mais graves e mais importantes para a vida de muito mais pessoas.

De fato... mas quando as coisas assumem essa proporção, é reconfortante pensar que tanto o presidente, o general e o coronér, quanto reles mortais estão no mesmo barco (ship, ou airship)
 
Sim, eu já estive presa no aeroporto ao lado de pessoas muito importantes e confesso que foi reconfortante :dente: aliás, acho que se pode dizer que essaspessoas são muito mais afetadas do que a média da população, pois voar é parte do dia a dia. E aí caímos no que o Faramir falou: a mídia dá uma atenção danada, quando para agrande maioria da população essaconfusão toda não tem impacto direto.

Omykron disse:
a falência da Varig não tem nada haver com isso. a varig foi minguando e a GOL e TAM absorveram os passageiros. O que a falência causou foi uma redução na oferta em vôos internacionais.

na verdade, o acidente causou o afastamento de 8 controladores, reduzindo o já reduzido número de CTAs no cindacta... com menos operadores, menor a capacidade do centro operar "normalmente"
A falência da Varig não tem nada a ver com os controladores, mas discordo de vc quando me diz que não tem um certo peso na confusão. Pq? A TAM e, principalmente, a Gol, trabalham perto do limite de suas capacidades. Elas quase não tem aeronaves e equipes extras.
Então, o que acontece? Quando um aeroporto importante como Congonhas, por exemplo, é fechado por meia hora pela manhã, todo o sequenciamento de vôos das empresas é bagunçado e, no final do dia, os atrasos acumulados chegam a duas, três horas. Isso nada tem a ver com a questão dos controladores, mas ajuda para piorar a situação.

foram 8 controladores afastados por causa do acidente? achei que tinham sido 4. Imagino que essa diferença seja significativa. Quantos constumam trabalhar em um turno no Cdacta I, vc sabe?
 
Sim, eu já estive presa no aeroporto ao lado de pessoas muito importantes e confesso que foi reconfortante :dente: aliás, acho que se pode dizer que essaspessoas são muito mais afetadas do que a média da população, pois voar é parte do dia a dia. E aí caímos no que o Faramir falou: a mídia dá uma atenção danada, quando para agrande maioria da população essaconfusão toda não tem impacto direto.
eu até concordaria, se as pessoas que mais usam avião (seja de carreira ou taxi-aéreo) são pessoas que fecham negócios.
não afeta mesmo diretamente, mas os efeitos colaterais são bem maiores que se pode imaginar.

A falência da Varig não tem nada a ver com os controladores, mas discordo de vc quando me diz que não tem um certo peso na confusão. Pq? A TAM e, principalmente, a Gol, trabalham perto do limite de suas capacidades. Elas quase não tem aeronaves e equipes extras.
e nenhuma empresa vai ter. sabe porque? avião no chão da prejuízo, mas um senhor prejuízo que ninguém no mundo consegue bancar.
Então, o que acontece? Quando um aeroporto importante como Congonhas, por exemplo, é fechado por meia hora pela manhã, todo o sequenciamento de vôos das empresas é bagunçado e, no final do dia, os atrasos acumulados chegam a duas, três horas. Isso nada tem a ver com a questão dos controladores, mas ajuda para piorar a situação.
não, isso dai é problema da aglutinação das empresas em um determinado aeroporto (Congonhas).
Se boa parte das conexões fossem feitas em aeroportos não centrais, como o de confins ou galeão, eu garanto que se congonhas fechar por três horas, só os paulistanos iriam sofrer.
Hoje falam em construir um novo terminal de passageiros em guarulhos, mas as duas pistas já não dão conta do trabalho de dois terminais, imagina o terceiro?
congonhas opera 8 milhões de passageiros acima de sua capacidade. Passageiro em transito (i.e. conexão) faz parte deste números.
reduz as conexões e faz com que congonhas seja um aeroporto apenas de origem e destino e vôos da ponte aérea, e nada de mudar o vôo para guarulhos. te garanto que 30% do caos que ocorre no brasil quando congonhas fecha instrumentos seriam resolvidos, e os outros 70% seriam amortizados a atrasos pifios.

foram 8 controladores afastados por causa do acidente? achei que tinham sido 4. Imagino que essa diferença seja significativa. Quantos constumam trabalhar em um turno no Cdacta I, vc sabe?
não sei te dizer, mas o paraiba pode te dar uma noção maior.
 
Com isso eu concordo. Essa centralização toda sempre gera confusão, em qualquer tipo de conexão que se queira fazer, seja rodoviária(como Minas Gerais, que tem a maior malha do país, e estradas em condições medíocres) ou de dados(uma rede Token ring só funciona bem quando o número de computadores é pequeno.
Não diminuo os outros problemas, mas esse é com certeza um dos maiores.
 
Anna Cwen disse:
Baboseira? Paraíba, faz o favor de se tiver que desviar algum avião, desviar pra cima da casa desse sujeito.
Não dá pra fazer isso porque vai causar a morte de gente que tá dentro do avião e que não merece pagar por palavras impensadas de outros...

Mas eu aprendi a relevar esses tipos de comentários, portanto quem realmente achar que esse assunto é uma baboseira, não se preocupe! Sinta-se tranquilo a expor sua opinião. Até mesmo você que acha que eu sou insubordinado e mereço ser preso, como muitos dos meus superiores querem, venha aqui e bote esse sentimento pra fora e diga em alto e bom negrito: Paraíba, vá pra cadeia!!!

Anna Cwen disse:
Quantos constumam trabalhar em um turno no Cdacta I, vc sabe?
Eu posso falar com certeza do CINDACTA 2, onde eu trabalho.

No centro de Controle de Área de Curitiba, há 3 turnos. O 1º, das 06h30 às 13h30. O 2º, das 13h30 às 20h30. E o 3º, das 20h30 às 06h30 do dia seguinte.

No 1º e no 2º turnos, há em média, 15 controladores, 4 supervisores e 1 oficial Chefe de Sala. No 3º turno, há em média, 9 controladores, 2 supervisores e 1 oficial Chefe de Sala.

O problema é que nesse órgão há 8 setores a serem monitorados por dois controladores em cada. 8 x 2 = 16. E pra prover o revezamento previsto por legislação específica, seria necessário, pelo menos, mais 4 controladores. Ou seja, 20 controladores por turno seria o número mínimo adequado no Centro de Controle de Curitiba. Isso nos leva a concluir que aqui em Curitiba trabalhamos apenas com 75% do ideal. Parece muito, mas quando falamos de aviação, esse número é crítico... Pergunta pro Omykron se ele decolaria com apenas 75% do combustível necessário pra chegar a seu destino! Pois é... Eu sou obrigado a decolar.

A respeito de Brasília, eu não tenho como precisar, mas lá o tráfego aéreo é bem mais intenso que aqui...

Anna Cwen disse:
Minha dúvida é a seguinte: Porque só agora os controladores resolveram reclamar de todas essas coisas - não estou falando do excesso de trabalho, essa eu acho que já era uma reivindicação antiga. Mas porque só agora equipamentos começaram a apresentar problemas como "se desligarem sozinhos" ou "pararem de funcionar"? (tb não estou falando de aviões que somem do radar, isso tb jáé problema antigo).

Porque, das duas uma: ou isso é provocado, de propósito, para aumentar os problemas, numa tentativa de fazer mais pressão; ou então isso já acontecia antes, e nesse caso eu fico me perguntando como os aeroportos não eram fechados com mais frequencia.
Infelizmente esse problema não é novo, Anna.

Há muito tempo, os controladores de vôo vêm reportando, pelos meios cabíveis, internos ao âmbito da Força Aérea Brasileira, os problemas que são enfrentados dia após dia, repetidas vezes e que pareciam insolucionáveis.

Muitas outras investidas do nosso grupo cairam no esquecimento geral. Por exemplo, um documento datado - se não me engano - de 2005, entitulado Carta de Brasília. Nele, os controladores de vôo do CINDACTA 1 relatavam inúmeros casos de anomalias no serviço e iam além: sugeriam aos oficiais que comandavam o sistema medidas para solucionar o problema.

Datado também de 2005, um relatório redigido pela própria Aeronáutica informava ao Ministério da Defesa as deficiências do SISCEAB (Sistema de Controle de Espaço Aéreo Brasileiro). Se a verba necessária para pôr em prática as medidas que supostamente melhorariam as condições de trabalho e a segurança do espaço aéreo chegou aos cofres da FAB ou se esse dinheiro foi mal utilizado, eu não sei te responder... Acho que a CPI tá aí pra responder essa dúvida que não é só sua, mas minha também.

Então você pode me perguntar: o que mudou de 2005 pra cá? Por que agora há atrasos e caos e em 2005 não havia?

Eu te digo que a tragédia que aconteceu em 29 de setembro de 2006 não atingiu apenas as 154 pessoas que faleceram, nem as suas famílias. As consequências desse fato vão iminentemente destruir a vida de alguns profissionais que estavam no lugar errado e na hora errada.

Eu não consigo acreditar mais que os controladores de vôo envolvidos no acidente serão inocentados. Eles vão parar na cadeia!

Pra nós, pessoas de bem, seguidoras das leis e das regras sociais, ir pra cadeia é algo fora da realidade, né? Mas quando você trabalha com a responsabilidade de ter vidas humanas sob seus cuidados, você precisa ter nítido na sua consciência que qualquer erro seu será julgado e que a aparente impossibilidade de ser jogado numa cela junto com assassinos, estupradores, ladrôes, traficantes e todas as qualidades de bandidos pode se tornar muito real.

Ao ver a verdade nua e crua, percebemos (pelo menos alguns de nós perceberam) que precisamos zelar pela segurança não apenas dos usuários do nosso serviço, mas também pela nossa própria. Por isso, hoje, diferentemente de anos anteriores, nós trabalhamos com mais precaução.

Porque ninguém gostaria de estar na pele do Lucivando ou do Jomarcelo...
 
Sim, foi o que eu pensei. O movimento ganhou força quando vocês se deram conta de que acabariam punidos por erros que são resultado não de incompetência ou descaso, mas más condições de trabalho.

Seria como querer punir o motorista do ônibus que subiu na calçada e matou duas pessoas porque a barra de direção do ônibus quebrou.

Eu lembro desse movimento em 2005, Paraiba, mas o que eu lembro de ter saído na mídia era que os radares tinham falhas durante o funcionamento, não que eles paravam de funcionar. Por isso a pergunta.

Você sabe me dizer se está havendo treinamento para novos controladores?
 
Pergunta pro Omykron se ele decolaria com apenas 75% do combustível necessário pra chegar a seu destino! Pois é... Eu sou obrigado a decolar.
poder eu posso, MAS, se rolar alguma coisa, eu vou preso, perco minhas carteiras, e nunca mais eu posso sentar na cabine de um avião.
normalmente a gente decola com 100% + 45 minutos, um avião de empresa aérea, decola com 110% para o destino + 30 minutos de espera + alternativa...
veja que aviões como os da gol e tam, levam muito mais que precisam, porque nunca se sabe se vai precisar. é melhor ter de sobra que fazer falta.
mas dependendo da aeronautica... se tiver 50.1% eles mandam os controladores operarem.

Você sabe me dizer se está havendo treinamento para novos controladores?
o treinamento sempre ocorre, o problema é que esse número não é satisfatório para suprir as baixas pedidas e suportar o fluxo cada dia maior de aeronaves voando no brasil.
eu li a um tempo, que para 2007 fechar com um quadro relativo de CTAvsVôos em relação a 1995, seriam necessário incorporar quase que 1000 CTAs em todo o brasil (isso sem nenhum CTA atual pedir baixa).
então veja que esse problema a aeronáutica criou e agora tenta acobertar...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo