1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Voar não é mais seguro

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Omykron, 23 Jun 2007.

  1. Omykron

    Omykron far above

    Após o pacote de medidas tomadas pelo comandante da aeronáutica, que pode ser lida a baixo, venho alertar a todos do risco que se tornou viajar.
    de acordo com as medidas, irei citar as que reduzem e comprometem diretamente a segurança de vôo de toda e qualquer aeronave que esteja em vôo nos céus Brasileiros.

    este posto movel nada mais é um radar movel que irá efetuar o controle do trafego aéreo a fim de reduzir a carga dos controladores porém, os operadores de tais equipamentos não são homologados e muito menos estão habituados com o terreno e com as peculiaridades de operação em cada aeroporto. O risco de alguma aeronave colidir com outra, ou mesmo ser mandada direto para um morro é real e iminente.

    medida que não irá oferecer segurança alguma, já que tais controladores não tem experiencia de controle com aeronaves em rota, muito menos terá capacidade de ordenar o fluxo. O risco de uma aeronave colidir com outra é real e iminente numa situação que tal centro seja ativado.

    tal medida não conseguirá reduzir a sobrecarga atual, já que existiria a necessidade de mais controladores para manter o olho em tal "corredor" e nas aeronaves fora deste corredor. O risco de uma aeronave colidir com outra é real e iminente a partir do momento que tais corredores forem ativados.

    vão aumentar as horas que um controlador estará operando na frente de um console, o que aumenta a fadiga e o estress do operador. O risco de uma aeronave colidir com outra é real e iminente a partir do momento que a escala for reformulada.

    menos controladores cuidando do acc brasília (cindacta 1), que vai forçar o aumento da separação entre as aeronaves a fim de manter o mínimo de segurança.


    ratifico aqui a minha visão que, o Governo Lula e a Aeronáutica só irão entender a gravidade da situação atual quando outras pessoas morrerem em um acidente aéreo causado pela redução na margem de segurança que tais medidas resultam.
    Infelizmente, o Governo e a Aeronáutica gostam de medidas que tapam um buraco, que eles estão cavando.
     
  2. Paraíba Hi-Tech

    Paraíba Hi-Tech Cabra Arretado

    Só pra dar uma ilustrada no que o Omykron falou logo acima...

    1- As medidas que envolvem movimentação de recursos humanos para suprir as necessidades do Centro de Controle de Brasília ferem as normas previstas pelo regulamento denominado IMA 100-18. Esse regulamento fala de certificados e habilitação técnica para o serviço de controle de tráfego aéreo. O tão anunciado "plano B" da Aeronáutica nada mais é do que colocar pessoas não habilitadas para prestar um serviço que envolve a segurança de vidas humanas! É como se eu fosse dono de uma empresa de ônibus e contratasse um grupo de motoristas cujas carteiras de habilitação fossem do tipo B, ao invés do tipo D.

    2- As tais "lideranças negativas" que o Brig. Saito apontou são os representantes das Associações de controladores de vôo. O mesmo Brigadeiro declarou à CPI do Apagão que não reconhece tais Associações, entretanto o Art. 5º da Constituição Federal garante o direito à livre associação a qualquer cidadão, inclusive militares. Se tais cidadãos seguem os preceitos da Carta Magna de nosso país, por que então eles são considerados "negativos"???

    3- Novamente gostaria de lembrar a todos que nenhum controlador de vôo do Brasil tem interesse em gerar o caos que se viu nos aeroportos através da imprensa. Nós trabalhamos de forma responsável e até onde os regulamentos nos permitem, procurando prover a segurança de vôo.
     
  3. Anne Von Gaya

    Anne Von Gaya Usuário

    Ai meu deus, e eu leio isso um dia antes do meu pai viajar de avião pra outro país?! Não que eu já nao soubesse, mas ler a noticia dessa forma me deixou preocupada. Oh god...
     
  4. Cad

    Cad The punishment is loneliness.

    Argh. Pais com viagem pra Itália marcada em agosto. E olha que eu já não gostava de andar de avião.
     
  5. Marco

    Marco may the force be with... wait

    Oba eu tenho experiência no tráfego, como motorista e tenho carteira B.
    Acho que já posso me candidatar a controlador de vôo!:joy:



    ...agora falando sério, lamentável essa situação! A meu ver a solução mais correta seria propiciar melhores condições de trabalho aos controladores já ativos e trabalhar urgentemente na contratação ou qualificação de pessoal para que seja atendida essa demanda de profissionais nesta área!
     
  6. Anne Von Gaya

    Anne Von Gaya Usuário

    Exatamente!
    O que me deixa irada é o fato de que: Por que diabos eles não fazem isso logo?! Que raiva! Expondo civis a esse risco...
     
  7. Paraíba Hi-Tech

    Paraíba Hi-Tech Cabra Arretado

    Quem conhece um pouco da realidade interna do meio militar responde facilmente a sua pergunta, Anne.

    Os militares vivem hoje em dia de aparências e não admitem os erros que se acumularam ao longo de 20 anos de gerência (ou ingerência!). A primeira atitude deles ante uma denúncia ou uma cobrança do governo é alegar que tudo está bem e que os problemas que existiam já foram solucionados.

    E eles repetem a mesma atitude nesse final de semana... Sábado e domingo são dias calmos nos céus brasileiros e eles se aprooveitam desse fato pra espalhar para a população uma sensação de tranquilidade enganadora. A segunda está chegando... e devem voltar os problemas!

    Eu sinceramente torço que nenhuma dessas pessoas incapacitadas, vítimas de seus superiores ao serem expostos a essa situação, causem outra tragédia semelhante à que vimos recentemente. Além disso, eu torço que o governo enxergue, a tempo, que a solução do problema não é rasgar as leis e nem usar o autoritarismo típico dos militares.
     
  8. Omykron

    Omykron far above

    porque o governo nunca sabe de nada, e só faz joguinho político, única coisa que eles sabem fazer, já que nasceram de greves durante a ditadura.


    alias, antes da reunião que gerou essas medidas, o ministro da defesa queria conversar direto com os controladores, porém o brigadeiro Juniti Saito barrou o mesmo argumentando quebra de hierarquia. Na verdade, o brigadeiro é que quebrou a hierarquia, já que o oficial superior de todas as forças armadas são respectivamente o Ministro da defesa e o Presidente da república em exercício.
     
    Última edição: 24 Jun 2007
  9. Fafa

    Fafa Visitante

    Quem aguenta ouvir mais sobre essa baboseira de avião?
     
  10. Anna Cwen

    Anna Cwen Ourificada

    Baboseira? Paraíba, faz o favor de se tiver que desviar algum avião, desviar pra cima da casa desse sujeito. :disgusti:

    Para quem viaja com frequencia, essa situação toda está mexendo diretamente com a qualidade de vida e com a saúde. Saúde, sim, porque se vc passar de 3 a 4 horas esperando em aeroporto, duas vezes por semana, além de se alimentar mal pq dentro de sala de espera não tem comida,só sanduíche, vai acabar com um baita problema de coluna. Eu que o diga. :disgusti:

    Mas eu aproveito para fazer uma pergunta:

    Essa confusão toda nos aeroportos é uma mistura dos efeitos de duas catástrofes:
    - a falência da Varig, que jogou uma carga sobre as outras empresas que elas não foram (nem são) capazes de suportar;
    - o acidente com o avião da Gol, cujo desenrolar do inquérito levantou a possibilidade de se punir o controlador responsável, causando essa revolta.

    Minha dúvida é a seguinte: Porque só agora os controladores resolveram reclamar de todas essas coisas - não estou falando do excesso de trabalho, essa eu acho que já era uma reivindicação antiga. Mas porque só agora equipamentos começaram a apresentar problemas como "se desligarem sozinhos" ou "pararem de funcionar"? (tb não estou falando de aviões que somem do radar, isso tb jáé problema antigo).

    Porque, das duas uma: ou isso é provocado, de propósito, para aumentar os problemas, numa tentativa de fazer mais pressão; ou então isso já acontecia antes, e nesse caso eu fico me perguntando como os aeroportos não eram fechados com mais frequencia.

    Omykron, Paraíba, vcs que são do ramo, me respondem?
    Só para lembrar, eu acho as reivindicações válidas, não estou contra o movimento, mas como usuária não posso deixar de me perguntar como é que o sistema podia funcionar até 6 meses atrás e agora nada funciona.
     
  11. Alanië

    Alanië Usuário

    Já aproveitando o gancho da Anna, também estou preocupada porque mês que vem minha tia e minha prima voltam para os EUA e estão preocupadas com os últimos acontecimentos nos aeroportos.

    E não sei se foi hoje ou ontem, mas dois aviões se chocaram na pista na hora da decolagem, não foi? :think:
     
  12. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  13. Alanië

    Alanië Usuário

  14. Marco

    Marco may the force be with... wait

    Tipo fico pensando o que os passageiros dos dois aviões pensaram na hora, porque deve ter dado um solvando bonito...

    Pior, fico pensando o que os passageiros dos dois aviões pensaram quando estavam na decolagem dos outros vôos!

    Eu ia de ônibus! :lol:
     
  15. Annë

    Annë C´est la vie

    Viva a Casa do Pão de Queijo, presente em todos os aeroportos do Brasil.:eek:
    Sexta eu ia pro Rio no vôo das 21 horas. Às 21 foi remarcado pras 00:20 e quize minutos depois foi pras 02:00 da matina...
    Cancelei e remarquei pra próxima semana.

    Pra semana q vem eu vou levar meu Imagem e Ação, já q eu sempre faço amigos no aerorporto mesmo... vamos passar o tempo nos divertindo!!!
     
  16. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Vocês poderiam ficar relembrando desastres aéreos famosos... :dente:
     
  17. Annë

    Annë C´est la vie

    :hahanao:
    Olha só o caos aéreo destruindo relacionamentos. 8-O

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Anyway, pelo menos em Ctba não tem barraco, não tem gente querendo bater nas atendentes, que coitadas estavam vestidas de Festa Junina :roll:.
     
  18. Vivi

    Vivi Parmandili of Thrones

    Na volta da minha viagem para o Rio a algumas semanas fiquei esperando no aeroporto 5 horas pra poder embarcar, e com muito medo que acontecesse algo.
    É realmente complicada essa situação, principalmente pelo fato de que agora todo mundo entra em férias e viaja.. inclusive eu!
     
  19. Omykron

    Omykron far above

    é o fallen, ignora. para ele a aviação é coisa de burguês.
    não se esqueça do estresse...
    a falência da Varig não tem nada haver com isso. a varig foi minguando e a GOL e TAM absorveram os passageiros. O que a falência causou foi uma redução na oferta em vôos internacionais.

    na verdade, o acidente causou o afastamento de 8 controladores, reduzindo o já reduzido número de CTAs no cindacta... com menos operadores, menor a capacidade do centro operar "normalmente"

    não é só agoa que isso passou a acontecer anna, isso já ocorria a tempos, mas a aeronáutica negava e mandava todo mundo operar fora do padrão, botando em risco. Agora os controladores não aceitam isso para não por em risco a vida de inocentes baseado em decisões sem sentido de oficias que não sabem nada aonde trabalham. Isso acontecia com certa frequencia, porém não era divulgado.

    antes não funcionava, capengava, mas mantinham panos quentes por cima para não assumirem a responsabilidade e a casa cair. Como o barraco já desmanchou, não tem o que esconder.

    não tem o que se preocupar. tem de temer a pressa de alguns afetar a segurança de um grupo inteiro. e isso ocorre.
    foi durante a manobra de afastar do portão de embarque e acionar os motores. nada muito grave, tanto é que as aeronaves já passaram por manutenção corretiva e estão voando normalmente.
     
  20. Primula

    Primula Moda, mediana, média...

    Bem, antes de acontecer o acidente da Gol, "tudo ia bem". Afinal se ninguém morre então mesmo que os riscos tenham sido de 50%, se as pessoas chegam vivas então os 50% de morte deixaram de existir então tudo está bem.

    Funciona se pensamos no gato de Schrondinger, mas estamos falando de roleta russa e não de probabilidade quântica.

    E o problema com roleta russa é que uma hora a roda termina e a bala dispara, e no caso, morreram todos do voo da Gol, então escancarou tudo.
     

Compartilhar