• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"Viva o Povo Brasileiro" (João Ubaldo Ribeiro)

  • Criador do tópico Liv
  • Data de Criação
L

Liv

Visitante
Peguei esse bichão pra ler, mas ainda não o fiz. Abri na primeira página e li "O segredo da Verdade é o seguinte: não existem fatos, só existem histórias." Achei bem foda. :lendo:

Então, quem já leu? O livro é todo foda como essa citação?
 
RE: Viva o Povo Brasileiro - João Ubaldo Ribeiro

Não li Liv, mas adoro spoilers. Tenho dificuldade de ler sobre a vida brasileira, pois esse é nosso cotidiano, e ele por si só já utiliza várias horas do dia. Mas, esse parece falar de uma época que conhecemos pouco:
O livro se volta às origens do Recôncavo Baiano para recriar quase quatro séculos da história do país por meio da saga de múltiplos personagens. 'Viva o povo brasileiro' se desenvolve em grande parte no século XIX, mas também viaja a 1647 e avança até 1977. Nele, realidade e ficção se misturam para criar um épico brasileiro com passagens heróicas e cômicas, tendo como pano de fundo momentos decisivos para a história do país, como a Revolta de Canudos e a Guerra do Paraguai. Fonte: L.Cultura
 
RE: Viva o Povo Brasileiro - João Ubaldo Ribeiro

Pois é! Isso de cotidiano é um pouco complicado, por ser cotidiano (:dente:). Comecei a ler hoje, e estou gostando!
 
Ressuscitando o tópico: eu li. É um dos meus livros prediletos da literatura brasileira, mesmo porque eu vivo em Salvador e passo por muitas das experiências que o João Ubaldo descreve. Depois, o uso da ironia na obra é absolutamente fantástico.
 
Eu só não digo que é meu romance brazuca favorito pq existe o Grande Sertão, mas Viva o Povo é foda. É um tanto assustador também pelo seu tamanho e as primeiras 100 páginas não são muito empolgantes (incluindo aí um capítulo que beira o incompreensível), mas se vc conseguir vencer o início vale à pena. Vale muito à pena!
 
Daniel_ disse:
(incluindo aí um capítulo que beira o incompreensível)

O do Monsenhor que fica conversando com eles na balsa?:rofl:

não, o de uma velha senhora escrava que está prestes a morrer e começa a falar sobre um monte de coisa ao mesmo tempo. o interessante dessa parte é que quando vc lê pela primeira vez vc dificilmente entende alguma coisa, não só pelo vocabulário que o Ubaldo usa, mas também pq parece que é sobre um monte de assuntos totalmente desconexos e desvairados. mas qdo vc termina o livro e lê aquela passagem de novo, vc vê que na verdade a velha tinha previsto tudo que ia acontecer na história :susto:
 
não, o de uma velha senhora escrava que está prestes a morrer e começa a falar sobre um monte de coisa ao mesmo tempo. o interessante dessa parte é que quando vc lê pela primeira vez vc dificilmente entende alguma coisa, não só pelo vocabulário que o Ubaldo usa, mas também pq parece que é sobre um monte de assuntos totalmente desconexos e desvairados. mas qdo vc termina o livro e lê aquela passagem de novo, vc vê que na verdade a velha tinha previsto tudo que ia acontecer na história Susto

Eu até gosto desse. Mas eu concordo com o que você diz, a compreensão é complicada em muitos pontos. Mas o capítulo mais complicado, do meu ponto de vista, é o do padre, como eu disse. Elemento flogístico é bizarro...XD
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo