• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vítima de Tortura, hehe.

Lethaargic

Usuário
Seguindo a idéia da kuinzytao, fiz esse post para comentar as obras que eu precisarei ler para o
vestibular. Talvez seja meio exagerado da minha parte chamar isso de tortura, perto de listas anteriores
ou listas de outras faculdades, as duas estão tranquilas até. O problema é que entre dez pessoas da minha
sala, dez só querem ler resumos. Eu tenho vontade de ler todos na íntegra, até aqueles que não tem boa fama, e é horrível não poder comentar com ninguém (fora o professor). Resolvi partilhar o meu 'sofrimento' (haha!) com vocês.
Por enquanto, só vou tentar duas faculdades, UFMS e USP, e colarei as duas listas
aqui. Já li alguns, e estou lendo os que faltam aos poucos (ando meio devagar, porque a escola toma boa parte do meu tempo). Vou deixar em itálico os que eu já li, mas prefiro comentar o que estiver lendo no momento. Como acharem melhor! E, mais pra frente,comento os que eu já li. Ou vou comentando ao longo dos posts caso alguém se interesse por uma das
obras. Ficou meio confuso, mas acho que o tópico vai dar certo. Qualquer coisa deleto!

Cecília Meireles - O romanceiro da Inconfidência
Fernando Sabino - O encontro marcado
Graciliano Ramos - São Bernardo
José de Alencar - Senhora
Luiz Vilela - Bóris e Dóris
Machado de Assis - Melhores contos (Já li vários contos dele, este deve ser tranqüilo)
Manoel de Barros - Memórias inventadas: a infância
Monteiro Lobato - Urupês
Roberto Drummond - A morte de D. J. em Paris
Ruy Guerra e Chico Buarque - Calabar

-

Auto da Barca do Inferno - Gil Vicente
Memórias de um Sargento de Milícias - Manuel Antônio de Almeida
Iracema - José de Alencar
Dom Casmurro - Machado de Assis
A Cidade e as Serras - Eça de Queirós
Vidas Secas - Graciliano Ramos
A Rosa do Povo - Carlos Drummond de Andrade
Poemas completos de Alberto Caeiro - (heterônimo de Fernando Pessoa)
Sagarana - João Guimarães Rosa

-

Achei vários que já li em listas de outros vestibulares, dá até vontade
de tentar só pelas obras literárias. Se alguém for vestibulando como eu,
postem as listas para discutirmos também!

Comecei A Morte de D.J. em Paris, está dividido em contos, dos quais só li dois. Alguém já leu?
 
Da UFPR para 2009 serão:

1) Romanceiro da Inconfidência: de Cecília Meireles;
2) Muitas vozes: de Ferreira Gullar;
3) Dom Casmurro: de Machado de Assis;
4) São Bernardo: de Graciliano Ramos
5) Memórias de um sargento de milícias: de Manuel Antônio de Almeida;
6) Como e por que sou romancista: de José de Alencar;
7) Leão-de-chácara: de João Antônio;
8) Felicidade clandestina: de Clarice Lispector;
9) O pagador de promessas: de Dias Gomes;
10) O santo e a porca: de Ariano Suassuna.


Número 3, 4 e 8 são uma ótima oportunidade para conhecer os autores (e obras, é claro), caso ainda não conheçam.
 
Eu costumo achar a lista de livros da UFPR bem pertinente, cheguei a ler todos na minha época e gostei da grande maioria! O que é foda é que os alunos não são acostumados a ler desde cedo, daí pegam a lista pra ter que dar conta assim de repente... Sorte que meu colégio já estimulava a ler a lista desde o 1º ano, daí quando mudavam alguns títulos era só complementar...
 
:cheer: Qual a tortura do momento Lethaargic?

O meu ranço era com o passado, ainda muito recente para mim.
Qualquer livro que descrevia o passado e os hábitos infames e tradicionais da sociedade, para mim, era tortura mesmo, um toque direto na ferida.

Há uma tradição em minha família, contar "causos", e as crianças não eram poupadas dos lances da vida, então o que vovó viveu e também os filhos seus, é conhecido por todos. As mulheres antigas contavam não só as histórias tristes, também os fuxicos íntimos, adoráveis. :D Ensinavam que fazer filhos é diferente fazer de filhas, ahahah....

Hoje, reconheço o valor de Eça de Queirós por exemplo, mas no vestibular queria saber onde estavam as fogueira e porque livros com histórias velhas escaparam delas. :oops: me perdoem, mas eu agia como trog assim, perguntava onde está a "ficção científica", cadê?, Cadê a minha realidade? Hoje defendo todo e qualquer livro, está na minha lista de leituras "A ilustre Casa de Ramires" e o fato de estar esgotado na livraria não representa nenhum impedimento. ;)
 
Acho que vou ler o da Clarice que a Anica recomendou...sou mais uma das que achou A Hora da Estrela um livro tedioso, mas quero dar uma segunda chance pra mulher.

Mas, voltando ao assunto do tópico, PISM serve?

• Sonetos líricos e satíricos: Gregório de Matos
• Cartas Chilenas – Banquete do Palácio – Tomás Antônio Gonzaga
• Memórias de um Sargento de Milícias – Manoel Antônio de Almeida
• Capitães da Areia – Jorge Amado
 
Udesc 2008/2

Adélia Prado - Bagagem (poemas um bocado estranhos)
Amílcar Neves - Relato de Sonhos e de Lutas (contos) (li e não gostei)
José Lins do Rego - Menino de Engenho ( *____*)
Júlio de Queiroz - Encontro de Abismos (li e não gostei) ²
Raul Pompéia - O Ateneu ( *_____*)

É, eu li os resumos... mas agora vou ter que apelar pra biblioteca e tals, já entendi que vestiba + resumo pra prova de literatura = reprovação.
 
Cleo disse:
Mas, voltando ao assunto do tópico, PISM serve?
Você é de Juiz de Fora?

A lista da UFJF, faculdade para a qual irei prestar, é a seguinte:

1. Lira dos Vinte anos - Álvares de Azevedo
2. Helena - Machado de Assis
3. Antologia de Crônicas - Org. por Herberto Sales
4. Antologia de Contos Brasileiros - Org. por Herberto Sales
5. Menino de Engenho - José Lins do Rego
6. Civilização(conto) - Eça de Queiroz
7. Singularidades de uma Rapariga Loura(conto) - Eça de Queiroz
8. Sentimento do Mundo - Carlos Drummond de Andrade
9. Literatura de Dois Gumes(ensaio) - Antonio Candido
10. Incidente em Antares - Érico Veríssimo
11. Morte e Vida Severina - João Cabral de Melo Neto
12. O Conto da Ilha Desconhecida - José Saramago


Como vou optar pelo PISM III, lerei apenas os quatro últimos esse ano. Todas as obras são excelentes, exceto as 3 primeiras.
 
A lista da UFRGS para 2009 é

1.Luís de Camões-Os Lusíadas - Cantos I ao V
2.Castro Alves- Espumas Flutuantes
3.José de Alencar - Iracema
4.Machado de Assis - Quincas Borba
5.Machado de Assis - O Caso da Vara, Pai contra Mãe e Capítulo dos Chapéus
6.Eça de Queirós - O Primo Basílio
7.Cyro Martins - Porteira Fechada
8.Manuel Bandeira - Estrela da Vida Inteira
9.José Lins do Rego - Fogo Morto
10.Lygia Fagundes Telles - Antes do Baile Verde
11.Milton Hatoum - Dois Irmãos
12.Luiz Antonio de Assis Brasil - Concerto Campestre

Agora que não faço mais vestibular, acho essas listas tão legais xD
 
Pena que em Sc não é assim ¬¬'
fiquei toda faceira quando num vestiba que eu fiz tinha Dom Casmurro *___*
 
As listas do sul são ótimas! As da UFMS raramente me agradam
por completo. Por exemplo, esse Bóris e Dóris é MUITO sem graça!
O tipo de livro não muito grande, que você lê em no máximo
quarenta minutos, e só tem diálogos. Ok, eu até achei que seria
legal no começo, mas são diálogos superficiais, afinal, é uma novela.
Não recomendo! Outro que não consegue me agradar é José de Alencar.
Espero que as pessoas que gostam dele me perdoem :rolleyes: Achei
Senhora bem clichê, e não é o tipo de livro que me atrai e que me
deixa com vontade de terminar o mais rápido possível por curiosidade
para saber o final. Pelo contrário! É um livro curto, mas demorei para ler. Comecei Iracema e logo resolvi deixar por último, tenho coisas mais legais na lista para ler hehe :D
No momento vou priorizar a UFMS, e estou lendo o bizarro "A Morte de D.J. em Paris", não conhecia até surgir na lista ano passado, é bem estranho mas dá pra aguentar. No primeiro conto a menina está internada e na sua penúltima noite ela vê um cara parecido com Jesus Cristo trajando apenas uma zorba laranja sendo crucificado, com a ajuda de sua luneta. O próximo conto consegue ser mais bizarro que o primeiro e segue essa linha. Ainda não terminei, e admito que já peguei outros para ler enquanto lia esse, hehe :)

Para o pessoal que faz/pretende fazer UFPR, o que vocês fazem ou o que pretendem fazer? Tenho vontade de tentar, mas..
 
Heheheh, método legal esse!
(Leia-se: "parece eu quando não aguento a chatice".)

José de Alencar.... ufa.... quem pode dizer algo a favor desse cara?
Duzentas pessoas nessa comunidade!!! Alguém please, faça a defesa do cara, ou juro, vou me aliar a Lethaargic(se ela topar) e outros em uma cruzada contra a leitura das obras desse prezado senhor.
 
Eu até que gostei de Senhora... Sério! Só me decepcionei com o fim... :P Muito romantismo...

Fernando Seixas merecia uma bela surra de vara! Ou ter que casar com a Macabéia seria uma boa alternativa!
 
Pôxa, o Guarani é até bacana pra se ler assim, como um filme daqueles de sessão da tarde.
Aventura, romancizinho, intrigas... E, se você ainda estiver achando sem sal, leia com a ópera do Carlos Gomes tocando. Sério, nossa visão do livro até melhora.
Já Iracema :blah: (ela devia estar naquele tópico dos chatos "não pediu? Agora 'guenta!")


Amélie, também adorei 200 Crônicas escolhidas =)
No momento(já li a maioria dos poemas do Gregório da lista também) o melhor livro mesmo é Capitães de Areia, que já havia lido na sétima. Podem falar mal do Jorge Amado, mas quem ''criou'' os meninos do trapiche não pode ser tão ruim assim. Mas aí eu fico com medo de tanta crítica que nunca li mais nada dele.
 
kuinzytao disse:
Heheheh, método legal esse!
(Leia-se: "parece eu quando não aguento a chatice".)

José de Alencar.... ufa.... quem pode dizer algo a favor desse cara?
Duzentas pessoas nessa comunidade!!! Alguém please, faça a defesa do cara, ou juro, vou me aliar a Lethaargic(se ela topar) e outros em uma cruzada contra a leitura das obras desse prezado senhor.

Pois é, eu bem que gostaria de defender o "Zé", mas sei lá... achei só li Senhora, mas vi aquela novela da Record, lembram? "Essas Mulheres" adaptação de Senhora, Diva e Lucíola... bom, Diva e Lucíola parecem ser melhores... acho que poderíamos dar mais uma chance!

... ou não! :uhu:
 
Sou a favor da Cruzada contra a leitura das obras de José de Alencar :D
Não consiigo gostar dessa cara, e acho difícil alguém me convencer
a mudar de idéia! Hehe, sério, 'desabafei' com o professor de literatura
uma vez e ele disse que sabia que era difícil gostar de Senhora, mas
insistiu que eu tentasse ler até o final, quem sabe mudaria de idéia..
E não mudei (: Iracema consegue ser pior, tanto que larguei e peguei
outros. Ah, o Seixas merece apodrecer sozinho ok? Ele se supera, sério,
babaca demais!

Capitães de Areia é ótimo, pelo menos eu gosto. Acho que li na
7ª série também (ou em alguma série do Ensino Fundamental), e
quase ninguém gostou. Só no julgo o autor porque só conheço essa
obra..
 
Cleo disse:
No momento(já li a maioria dos poemas do Gregório da lista também) o melhor livro mesmo é Capitães de Areia, que já havia lido na sétima. Podem falar mal do Jorge Amado, mas quem ''criou'' os meninos do trapiche não pode ser tão ruim assim. Mas aí eu fico com medo de tanta crítica que nunca li mais nada dele.

Foi por isso que vc acertou quando coloquei Capitães de Areia no jogo das figuras! Sua espertinha! hahahahah

Eu também li na sétima, e achei bem legal na época!
 
Terminei A Morte de DJ! Não recomendo. Alguns contos começam
bem, você fica louco de curiosidade para saber como vai acabar,
lê desesperadamente, e se depara com um final bobo. Alguns
contos são tão sem pé nem cabeça que dá desânimo! O último
tinha potencial para 'fechar com chave de ouro', daria um final
bacana, mas... não me agradou. Até pensei em reescrever esse
finalzinho.
Agora vou começar O Encontro Marcado, do Sabino, e provavelmente
vou demorar semanas para terminar porque semana que vem começam
as provas :/
 
Lethaargic, olha o que diz Rubem Alves:

Contra os professores de literatura que gostam de ser durões e argumentam que há muito livro duro de roer (a própria expressão está dizendo: nem é de comer; é de roer; objeto apropriado à dieta de ratos e castores) que tem de ser roído de qualquer forma (vai cair na prova, no vestibular), eu cito Borges. Ele conta que, quando foi professor de literatura na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires, recusava-se a dar bibliografia a seus alunos. "Não é preciso bibliografia. Afinal Shakespeare desconhecia completamente a bibliografia shakespeariana." E lhes perguntava: "Por que vocês não estudam diretamente os textos? Se tais textos lhes agradam, ótimo. Caso contrário, não continuem, pois a leitura obrigatória é uma coisa tão absurda quanto falar em felicidade obrigatória."

Rubem Alves, compara livros a comida. Há comidas e há gororobas, segundo ele, e como elas podem produzir vômitos e diarréias no corpo e perturbações na alma.

Adélia Prado, segundo Rubem, diz que ler sem gostar é prova de doidice.

Barthes dizia:
Um escritor não escreve para comunicar saberes. Escreve para comunicar sabores. O escritor escreve para que o leitor tenha o prazer da leitura. O texto tem que dar provas de que me deseja.

Fonte: Livro sobre o dilema da Educação
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo