• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Visita do Papa ao Brasil

Veja bem. A discussão acerca de ele se um Chefe de Estado ou somente líder religioso já foi encerrada. E discutida muito bem, por justamente não ser inócua, e eu pelo menos cheguei a conclusão de ele utiliza sua representatividade religiosa muito acima de sua representatividade política visto que seu Estado não tem amplitude econômica nenhuma e nem puramente história como a Rússia por exemplo.
Não tem amplitude econômica, mas tem grande influência junto aos governos, de forma diplomática. A atuação do Para João Paulo II durante seu pontificado foi um exemplo disso.

E a Igreja, ao defender a não legalização do abortom, trouxe à tona uma discussão mais aprofundada sobre o tema, o que talvez não ocorresse.

Então, ainda que pelos fundamentos religiosos, há sim uma importância no papel da Igreja nas relações políticas.

Carta Magna?! ¬¬
Constituição Federal = Carta Magna ... coisa de advogado. :mrgreen:

Você afirma que o Estado é laico pois assim determina a Constituição, mas acrescenta um mas. Esse "mas" reflete piamente a sua orientação religiosa. Bem como esse trecho aqui: mais do que qualquer religião. Essa questão de influência no país é absolutamente relativa e imensurável. A presença do Papa no Brasil não é absolutamente fruto de nada do que você falou. Não justifica nada.

A presença do Papa no Brasil se deu tão somente em virtude do CELAM, e já que estava por aqui, aproveitou para tratar de outros assuntos. Mas, os aspectos que levantei é que o catolicismo ainda tem grande influência na vida do país.

Pense aqui comigo. Ninguém aqui quer desconsiderar a influência do catolicismo no país, mas imagine-se no lugar de alguém que não é católico como é o meu caso e de muitos que participam de Valinor.

- O representante maior do Estado se encontra com o representante maior de uma religião que não é a oficial do país no qual eu moro deixando a entender o contrário. Absurdo.

Enquanto você ficar olhando para o Papa como tão somente um líder religioso, talvez seja até estranho mesmo, mas como já disse, ele tem um forte papel político, e por isso, o encontro dos dois chefes de estado foi de cunho político, tratando de assuntos políticos.

- As emissoras de TV, principalmente a Globo, repassam informações de cinco em cinco minutos a respeito do trajeto, estadia, café da manha, almoço, café da tarde, jantar, cronograma, "links" ao vivo de cultos, etc. Todos com detalhes desprezíveis a uma imprensa que se diz imparcial. Absurdo.

Se a mídia entendeu por passar tais informações, foi em virtude de que a grande maioria da população estava MUITO interessada nisso. Ocorre o mesmo quando é época de Copa do Mundo, e aqueles que odeiam futebol ficam loucos com tanta coisa sobre o esporte.

Viva a democracia.

- O Papa veio querer interferir em assuntos internos do Estado Brasileiro pedindo VANTAGENS a Igreja católica. O que já se configura outro absurdo incontestável. Que história é essa?! É uma completa falta de respeito para com qualquer cidadão brasileiro que paga seus impostos em dia e um desrespeito ainda maior com o próprio Brasil como Estado soberano que o é.
Talvez você não sabia, mas a Igreja Católica presta muito serviço social, e existe muita empresa po aí, que não faz quase nada, e tem benefícios fiscais. Por que quem tem atos sociais não pode ter o mesmo (se não maior) tratamento?

E pedir não ofende.

Isso já é uma questão religiosa que pouco me importa e pouco importa a discussão em questão, com todo respeito, é claro, as suas crenças.
Se você parar para pensar no que isso poderá refletir na sociedade, importa e muito.

Se todos aqueles que se dizem católicos tomarem firmemente o posicionamento de sua fé, nem se pensaria em discutir o aborto no país. E isso é só um exemplo.

Então, com o devido respeito à sua crença, isso importa e muito em termos sociais.
 
O Bento realmente me supreendeu, achei que ele seria conservador ao extremo, mas no dia da Fazenda da Esperança... minha fé no Papa foi renovada.

Conservador ao extremo como? Se você notou bem, ele é conservador naquilo que a fé deve conservar. Mas no que foi que ele te surpreendeu?
 
Alguns dos meus comentários repercutiram muito, felizmente :joy: , mas infelizmente nesta semana talvez eu não disponha de tempo suficiente para responder as últimas questões levantadas.

Ultimamente, a minha vida está ficando cada vez mais corrida.

Mas tenham certeza que sábado responderei a tudo com o maior prazer do mundo. :yep:
 
O véio foi embora e minha vida ficou mais fácil. Já pensou se o avião dele cai e ele entra pra "galerinha" do Lost?
 
Conservador ao extremo como? Se você notou bem, ele é conservador naquilo que a fé deve conservar. Mas no que foi que ele te surpreendeu?
No carisma e no modo de interação com os fiéis. Achei legal mesmo.
 
No carisma e no modo de interação com os fiéis. Achei legal mesmo.

Acho que ele conquistou e foi conquistado. Não esperava uma recepção tão calorosa.

Mas você tem que separar o Cardeal Ratzinger (Prefeito da Doutrina da Fé) do Papa Bento XVI, eis que as funções de cada um tem exigências que acabam mudando a imagem da pessoa.

Os mais próximos ao Cardeal diziam que ele sempre foi simpático, alegre e talz, mas nas atribuições de suas funções ele tinha que ser sério, e passava uma imagem que não condizia com a pessoa.

Como Papa, ele pode ser mais ele, ser aquele que nós vimos no Brasil.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo