• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Visita do Papa ao Brasil

Nada mais natural a um líder religioso.

Exatemente como eu disse. Ele vem com poderes religiosos e não políticos. Diferente do que alguns estavam afirmando.

Isso acontece também em épocas de Copa do Mundo, Olimpíadas e por aí vai. Imprensa completamente neutra é utopia.

Ninguém disse aqui a palavra completamente, mas se fomos atentar com a imprensa brasileira, ela está bem longe do que poderia ser chamado de equilibrada.

Então qual o motivo da revolta de um chefe de Estado receber outro diplomaticamente?

Revolta? De quem? Minha? Tudo bem, eu sou sempre um pouco veemente no que digo, indignação seria a palavra certa. Ele, na minha humilde opinião, deveria ser recebido como um Chefe de Estado ou como líder religioso. Essa coisa de Chefe de Estado do Vaticano me cheira a Medievalismo barato. É uma das coisas que o mundo ainda precisa superar. Não estou dizendo arrespeito da religião, mas essa coisa de brigas entre reis e papas já se foi há muito tempo...

Me desculpe, mas isso é ridículo. É lógico que a memória humana não é capaz de assimilar tantas informações. Mas isso está registrado como fato importante. Está lá pra ser feito um resgate quando necessário. Só é preciso que alguém faça vir à tona para as pessoas lembrarem (a maioria pelo menos...).

Não me venha com essa de "memória humana". João Hélio morreu não faz nem seis meses! Quer dizer que nunca poderemos lutar pelos nossos ideais e no que acreditamos se o conflito durar mais de seis meses?!
 
Vocês estão acompanhando?
http://g1.globo.com/Noticias/PapanoBrasil/0,,MUL34027-8524,00.html

Podemos falar disso sobre vários aspectos, mas o que me chamou/chama a atenção é o exagero que passa na TV. Mostrou o primeiro discurso dele ao povo de São Paulo, na sacada do mosteiro de S. Bento, e o barulho parecia do Mick Jagger aparecendo no Copacabana Palace (com todo respeito e proporção na comparação).

Teve um momento em que o papa levantou a mão, vejam bem, ele levantou a mão, e as pessoas gritaram. Eu entendo que são pessoas que passaram a tarde e a noite ali esperando, na chuva, estavam felizes. Mas esse, digamos, personalismo, não é, ou não deveria ser ideal da Igreja.
Tem um povo na Unicamp cogitando transformar isso em tema para vestibular. SEm o ponto de vista religioso, mas de impacto político.
 
Não estou dizendo arrespeito da religião, mas essa coisa de brigas entre reis e papas já se foi há muito tempo...

Complicado isso mesmo. Complica ainda mais quando se usa motivos religiosos para decisões políticas. Mas o Papa não me parece tão poderoso assim pra "fazer e acontecer" com seu "mirrado" poder eclesiástico. Isso acontece muito mais em outros países, especialmente muçulmanos, mas alguns cristãos também... :roll: . E na maioria chefes governamentais usando desse artifício.

Kyouki disse:
Não me venha com essa de "memória humana". João Hélio morreu não faz nem seis meses! Quer dizer que nunca poderemos lutar pelos nossos ideais e no que acreditamos se o conflito durar mais de seis meses?!

Mas as pessoas ainda se lembram e se revoltam quanto ao caso do garoto. Se foi feito alguma coisa de fato sobre isso, são outros quinhentos...

E como assim "não me venha com essa de 'memória humana'"? Memória humana é seletiva, imprecisa e parcial. Deixar de pensar em determinado fato é natural. O tempo pra isso é variável e subjetivo.
 
attachment.php
 

Anexos

  • 20070511-papa20.jpg
    20070511-papa20.jpg
    39,6 KB · Visualizações: 142
Kyouki disse:
Exatemente como eu disse. Ele vem com poderes religiosos e não políticos. Diferente do que alguns estavam afirmando.
Ele vem com poderes religiosos E políticos, mesmo que indiretamente. Afinal ele é um político além de religioso.
Kyouki disse:
Revolta? De quem? Minha? Tudo bem, eu sou sempre um pouco veemente no que digo, indignação seria a palavra certa. Ele, na minha humilde opinião, deveria ser recebido como um Chefe de Estado ou como líder religioso. Essa coisa de Chefe de Estado do Vaticano me cheira a Medievalismo barato. É uma das coisas que o mundo ainda precisa superar. Não estou dizendo arrespeito da religião, mas essa coisa de brigas entre reis e papas já se foi há muito tempo...
Ele foi recebido como os dois. Foi recebido como Chefe de Estado do Vaticano pelo nosso presidente e como Chefe da igreja Católica pelos Bispos e tal.
Apesar de eu achar um absurdo o Vaticano ser um Estado e o Papa ser um Chefe politico nós não podemos negar que É assim. Sendo assim ele deve ser tratado como tal.
 
Complicado isso mesmo. Complica ainda mais quando se usa motivos religiosos para decisões políticas. Mas o Papa não me parece tão poderoso assim pra "fazer e acontecer" com seu "mirrado" poder eclesiástico. Isso acontece muito mais em outros países, especialmente muçulmanos, mas alguns cristãos também... :roll: . E na maioria chefes governamentais usando desse artifício.

Concordo plenamente em gênero, número e grau. Discordo com o trecho do "mirrado". Ele ainda, e não sei o porquê nem o como, tem poder de influência sobre uma boa parte da população mundial e alguns países talvez.

E como assim "não me venha com essa de 'memória humana'"? Memória humana é seletiva, imprecisa e parcial. Deixar de pensar em determinado fato é natural. O tempo pra isso é variável e subjetivo.

Claro que a memória é seletiva, mas é a imprensa responsável agora por nossa memória? Não temos mais sensibilidade de sermos críticos quando nos convém? Então, nossa memória é seletiva. Esqueceremos Hélio para lembrar de Bush e o Papa...

Ele vem com poderes religiosos E políticos, mesmo que indiretamente. Afinal ele é um político além de religioso.
Ele foi recebido como os dois. Foi recebido como Chefe de Estado do Vaticano pelo nosso presidente e como Chefe da igreja Católica pelos Bispos e tal.

Olórin, você diz algumas coisas que eu quase me mato aqui de rir. :rofl:

Ele Não vem com poderes políticos. Nem diretamente nem indiretamente nem nunca. Me explique então. Que poder político ele tem, criatura?! rs

Ele é um político... infelizmente, e como já citei a pouco. Devido a circunstâncias extritamente históricas.

Apesar de eu achar um absurdo o Vaticano ser um Estado e o Papa ser um Chefe politico nós não podemos negar que É assim. Sendo assim ele deve ser tratado como tal.

É assim?! Meu Deus! Ou devo chamar pelo Papa? :rofl:

Claro que devemos tratá-lo como tal. Existem muitas coisas entre o céu e a terra e o Vaticano que não explica, ou prefere não explicar, a nossa vã filosofia.
 
Última edição:
Tisf disse:
Ou seja, você tá falando que você não tem nada a ver com a pessoa do seu lado que tá passando fome?

Não disse isso, disse que eu posso optar por não querer ajudar ninguém. Aliás, a regra é essa, poucos se preocupam com alguém. Eu me orgulho de me sentir muito mal quando ando de ônibus e vejo pessoas dormindo na rua, porque sei que muitos não se sentem assim.

A Igreja surgiu para imitar Jesus, e ele não usava roupas de ouro.


Você, colecionando celulares, pode contribui muitas vezes bem mais pra fome das pessoas, do que uma ação de caridade de uma padre.

Vou catalogar minha coleção de Nokias e Motorolas e ver se a Receira Federal aceita algum abatimento no Imposto de Renda.


Eu não achei essa informação, sério, se puder cole ela aqui.

Tá logo no título, bobalhão.

Eu gostava mais de mim quando era menos ácido.
 
Última edição:
Discordo com o trecho do "mirrado". Ele ainda, e não sei o porquê nem o como, tem poder de influência sobre uma boa parte da população mundial e alguns países talvez.

Acho que a "influência" dele é muito mais sutil. Afinal, o que o Papa pode fazer? Excomungar alguém? :hihihi:

O "poder" papal é muito mais na esfera religiosa e o quanto ela é capaz de causar mobilização. Mas a catolicidade por si só é uma religião que assumiu um caráter menos incisivo, até por questões de "sobrevivência". Por isso que não acho o Papa esse cara "poderosão"...

Kyouki disse:
Claro que a memória é seletiva, mas é a imprensa responsável agora por nossa memória? Não temos mais sensibilidade de sermos críticos quando nos convém?

De certa forma a imprensa é responsável pela memória sim, principalmente a coletiva.

Kyouki disse:
Então, nossa memória é seletiva. Esqueceremos Hélio para lembrar de Bush e o Papa...

Até que alguma coisa mais presentemente "importante" apareça. :mrgreen:
 
De certa forma a imprensa é responsável pela memória sim, principalmente a coletiva.

Não sei quanto a você, mas minha memória cabe a mim. Por mais que ela possa influenciar de alguam forma, somos dotados de livre arbítrio.

Até que alguma coisa mais presentemente "importante" apareça. :mrgreen:

Infelizmente... A importância tem se tornado cada vez mais relativa. Depende de interesses. Interesses esses que são na maioria das vezes vontade de uma minoria.

Mas de resto, concordo com você. :clap:
 
Não sei quanto a você, mas minha memória cabe a mim.

Claro que a memória individual é responsabilidade de cada um, por isso a tua cabe a ti. Mas existem fatos que somente a imprensa é capaz de alavancar e fazer ressurgir. É a esse sentido de memória que eu me refiro.
 
Claro que a memória individual é responsabilidade de cada um, por isso a tua cabe a ti. Mas existem fatos que somente a imprensa é capaz de alavancar e fazer ressurgir. É a esse sentido de memória que eu me refiro.

Eu entendi perfeitamente o que você quis dizer. E por isso respondi o que respondi. :think: Devemos ter o poder de discernir o joio do trigo.

A imprensa com certeza tem o poder de repercussão. Tanto que é chamada até de 4º Poder do Estado. E muitas vezes se apresenta como o mais forte de todos.
 
Ele Não vem com poderes políticos. Nem diretamente nem indiretamente nem nunca. Me explique então. Que poder político ele tem, criatura?! rs
A vinda dele traz consequencias políticas para toda a América Latina.
Por exemplo, os dputados no México que votaram pela legalização do aborto estão sendo ameaçadas pelos bispos, que agora estão reunidos pra conferencia, de serem excomungados.
O poder de lobby da Igreja é gigantesco e a presença do Papa multiplica esse poder.
Aposto que não tem ninguem discutindo o aborto na camara esses dias.


EDIT:

Queimei a lingua. Parece que alguns políticos brasileiros são um tanto quanto corajosos. :beam:

Brasília - A direção nacional do PPS divulgou nota criticando a atitude do papa Bento 16 de condenar os que defendem a descriminalização do aborto. O texto do PPS afirma que a excomunhão de políticos católicos, como os parlamentares mexicanos que votaram a favor da legalização do aborto, é uma "interferência indevida" da igreja católica nos assuntos do Estado. O partido reafirma que o Brasil é um Estado laico e que "a plena liberdade religiosa foi uma conquista da sociedade, introduzida no texto constitucional de 1946."

Fonte
 
Última edição:
A vinda dele traz consequencias políticas para toda a América Latina.
Por exemplo, os dputados no México que votaram pela legalização do aborto estão sendo ameaçadas pelos bispos, que agora estão reunidos pra conferencia, de serem excomungados.
O poder de lobby da Igreja é gigantesco e a presença do Papa multiplica esse poder.
Aposto que não tem ninguem discutindo o aborto na camara esses dias.


EDIT:

Queimei a lingua. Parece que alguns políticos brasileiros são um tanto quanto corajosos. :beam:

Consequências políticas devido a seus poderes religiosos. Triste. Agora o Papa quer excomungar... É Teocentrismo agora... Ou melhor, Papacentrismo. :blah:
 
Putz, agora os políticos mexicanos sentaram na graxa, vão direto pros Infernos!
 
Fui, vi e posso dizer ... sou um homem abençoado pelo Papa.

A imagem que fazia dele mudou, pois antes ainda via a imagem do Cardeal Ratzinger, e não o Papa Bento XVI, e são pessoas diferentes, inclusive em virtude de sua função na Igreja.

A discussão acerca de ser ele um chefe de Estado, ou somente líder religioso, data venia, é inócua.

O Estado é laico? É, pois assim determina a Constituição, mas a mesma Carta Magna prevê que o ensino público deve ter ensino religioso; o país tem diversos feriados católicos; a maioria da população se diz católica. Então o catolicismo, mais do que qualquer religião, tem forte influência no país, e não pode ser desconsiderado, e a presença do Lula com o Papa é fruto disso.

Só sei que, assim como eu, muitos deverão abraçar a sua fé com mais fervor. Não me importa, e pelo que vi dos discursos do Papa a Igreja tem o mesmo posicionamento, que voltem para o catolicismo aqueles que tenham ido para outras religiões, mas importa sim que aqueles que aqui estão tenham uma experiência pessoal e íntima com Cristo, e que vivam sua fé.

Agora tenho que ir, então continuo depois.
 
Última edição:
Fui, vi e posso dizer ... sou um homem abençoado pelo Papa.

Fui, vi e posso dizer... sou um homem abençoado pelo Papa...i Noel! :rofl:


A discussão acerca de ser ele um chefe de Estado, ou somente líder religioso, data venia, é inócua.

Veja bem. A discussão acerca de ele se um Chefe de Estado ou somente líder religioso já foi encerrada. E discutida muito bem, por justamente não ser inócua, e eu pelo menos cheguei a conclusão de ele utiliza sua representatividade religiosa muito acima de sua representatividade política visto que seu Estado não tem amplitude econômica nenhuma e nem puramente história como a Rússia por exemplo.

O Estado é laico? É, pois assim determina a Constituição, mas a mesma Carta Magna prevê que o ensino público deve ter ensino religioso; o país tem diversos feriados católicos; a maioria da população se diz católica. Então o catolicismo, mais do que qualquer religião, tem forte influência no país, e não pode ser desconsiderado, e a presença do Lula com o Papa é fruto disso.

Carta Magna?! ¬¬

Você afirma que o Estado é laico pois assim determina a Constituição, mas acrescenta um mas. Esse "mas" reflete piamente a sua orientação religiosa. Bem como esse trecho aqui: mais do que qualquer religião. Essa questão de influência no país é absolutamente relativa e imensurável. A presença do Papa no Brasil não é absolutamente fruto de nada do que você falou. Não justifica nada.

Pense aqui comigo. Ninguém aqui quer desconsiderar a influência do catolicismo no país, mas imagine-se no lugar de alguém que não é católico como é o meu caso e de muitos que participam de Valinor.

- O representante maior do Estado se encontra com o representante maior de uma religião que não é a oficial do país no qual eu moro deixando a entender o contrário. Absurdo.

- As emissoras de TV, principalmente a Globo, repassam informações de cinco em cinco minutos a respeito do trajeto, estadia, café da manha, almoço, café da tarde, jantar, cronograma, "links" ao vivo de cultos, etc. Todos com detalhes desprezíveis a uma imprensa que se diz imparcial. Absurdo.

- O Papa veio querer interferir em assuntos internos do Estado Brasileiro pedindo VANTAGENS a Igreja católica. O que já se configura outro absurdo incontestável. Que história é essa?! É uma completa falta de respeito para com qualquer cidadão brasileiro que paga seus impostos em dia e um desrespeito ainda maior com o próprio Brasil como Estado soberano que o é.

Só sei que, assim como eu, muitos deverão abraçar a sua fé com mais fervor. Não me importa, e pelo que vi dos discursos do Papa a Igreja tem o mesmo posicionamento, que voltem para o catolicismo aqueles que tenham ido para outras religiões, mas importa sim que aqueles que aqui estão tenham uma experiência pessoal e íntima com Cristo, e que vivam sua fé.

Agora tenho que ir, então continuo depois.

Isso já é uma questão religiosa que pouco me importa e pouco importa a discussão em questão, com todo respeito, é claro, as suas crenças.
 
Para continuar sobre o tema, pegarei algumas frases do Papa:

Casamento:

- Tende, sobretudo, um grande respeito pela instituição do sacramento do matrimônio. Ao mesmo tempo, Deus vos chama a respeitar-vos também no namoro e no noivado, pois a vida conjugal que, por disposição divina, está destinada aos casados é somente fonte de felicidade e de paz na medida em que souberdes fazer da castidade, dentro e fora do matrimônio, um baluarte das vossas esperanças futuras. (estádio do Pacaembu, 10/05)

Quem quiser melhor entender a posição da Igreja acerca do casamento, da relação sexual, e afins, recomendo ler a encíclica Deus Caritas Est.

A Igreja sempre defendeu a fidelidade na relação matrinonial, que é algo que muitos procuram praticar. Mas,

Aborto:

- Estou certo que em Aparecida, durante a Conferência Geral do Episcopado, será reforçada tal identidade, ao promover o respeito pela vida, desde a sua concepção até o seu natural declínio. (Base Aérea de Guarulhos, 09/05)

Aqui o Papa defende não só a luta contra o aborto, como em relação a Eutanásia.

- (...) Justificam que alguns crimes contra a vida em nome dos direitos da liberdade individual (...) (Catedral da Sé, 11/05)

Aqui ele demonstra que, a liberdade de um vai até onde começa a do outro, ainda que este outro não possa falar, ainda que este outro esteja dentro do corpo de alguém. Extirpar uma verruga do seu corpo é uma coisa, abortar (retirar e matar um ser humano) é outra.

Jovens:

- "O amanhã depende muito de como estais vivendo o hoje da juventude" (estádio do Pacaembu, 10/05)

Aqui vê que o Papa demonstra a sua preocupação acerca da forma em que a os jovens estão vivendo hoje. Pois, isso com certeza vai influenciar a sociedade de amanhã, já que muitos hábitos seguirão com a idade.

Por isso devemos buscar rever os valores, para se evitar a esculhambação geral da sociedade.

Vida religiosa:

- "Quando o valor do compromisso sacerdotal é questionado como entrega total a Deus, através do celibato apostólico e como disponibilidade total para servir as almas, dando-se preferências às visões ideológicas e políticas, inclusive partidárias, à estrutura da consagração total a Deus começa a perder o seu significado mais profundo" (Catedral da Sé, 11/05)

O Papa deixa a preocupação para aqueles que defendem o casamento aos Padres, eis que a vocação sacerdotal exige a disposição total da pessoa, e se o sacerdote for casado, ele nem será um bom pai/marido, nem padre.

Da mesma forma, critica profundamente aqueles que preferem se colocar mais no âmbito político e social do que no exercício de sua vocação. Compete, inicialmente ao sacerdote, ser pastor de almas, e secundariamente, buscar o bem estar social, e isso como fruto de sua vivência com Deus.



SEI QUE existe muita crítica à Igreja Católica, ao Santo Padre, etc. mas ninguém é obrigado a aderir, sendo que, aqueles que decidem aderir, deveriam faze-lo de forma consciente, abraçando de verdade a sua fé. Um grande problema hoje é o relativismo de tudo, inclusive da fé.

Se nós exigimos fidelidade dos políticos em relação aos preceitos defendidos pelo seu partido, quanto mais devemos exigir daqueles que decidem abraçar uma religião, pois trata-se aí de Deus, que de relativo não tem nada.

Assim como Deus nos deu o livre arbítrio, não compete a mim retirar isto de alguém. No entanto, consciente de minha fé, digo a todos que a Igreja Católica é a mãe de todas as igrejas cristãs, pois originaram dela, ainda que tenham buscado direcionamentos diferentes.

E tenho a esperança de que voltem ao seio de sua mãe aqueles que se afastaram dela.
 
- O representante maior do Estado se encontra com o representante maior de uma religião que não é a oficial do país no qual eu moro deixando a entender o contrário. Absurdo.

O encontro ocorreu porque ambos são chefes de Estado. Tu mesmo disse que essa questão já estava encerrada...

Kyouki disse:
- As emissoras de TV, principalmente a Globo, repassam informações de cinco em cinco minutos a respeito do trajeto, estadia, café da manha, almoço, café da tarde, jantar, cronograma, "links" ao vivo de cultos, etc. Todos com detalhes desprezíveis a uma imprensa que se diz imparcial. Absurdo.

Eu acho ridículo. Mas essa crítica deve ser dirigida à Globo e não ao Papa.

Kyouki disse:
- O Papa veio querer interferir em assuntos internos do Estado Brasileiro pedindo VANTAGENS a Igreja católica. O que já se configura outro absurdo incontestável. Que história é essa?! É uma completa falta de respeito para com qualquer cidadão brasileiro que paga seus impostos em dia e um desrespeito ainda maior com o próprio Brasil como Estado soberano que o é.

Qualquer um tem o direito de pedir qualquer coisa ao Presidente. Ainda mais um outro chefe de Estado. Um outro líder religioso do país também poderia pedir "privilégios" ao Lula, por que não? Atender seria de responsabilidade do Presidente.

E eu não acho que o Estado do Vaticano tenha vantagens de qualquer tipo a oferecer ao Brasil para que o Lula se sinta inclinado a atender uma revindicação absurda do Papa. Entretanto, o catolicismo como religião oficial do país goza de alguns privilégios, como talvez uma maior atenção da União. Apesar de morarmos em um país laico, não somos um povo a-religioso.
 
Fui, vi e posso dizer ... sou um homem abençoado pelo Papa.

A imagem que fazia dele mudou, pois antes ainda via a imagem do Cardeal Ratzinger, e não o Papa Bento XVI, e são pessoas diferentes, inclusive em virtude de sua função na Igreja.
O Bento realmente me supreendeu, achei que ele seria conservador ao extremo, mas no dia da Fazenda da Esperança... minha fé no Papa foi renovada.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo