• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Villette (Charlotte Brontë)

Melian

Período composto por insubordinação.
Embora seja apaixonada por Jane Eyre, nunca procurei ler outras coisas da Charlotte. Imaginem a minha surpresa quando soube da existência de Villette que, segundo a crítica, parece ser o romance mais maduro da Charlotte Brontë? Li pouquíssimas coisas sobre esse romance, porque gosto de ser surpreendida pelos livros, mas, ao que parece, ele foi baseado no período em que a autora trabalhou como professora em Bruxelas. E, se o tom de Jane Eyre era próximo do tom de uma autobiografia, parece que, em Villette, essa tendência ao uso do material autobiográfico para a construção do texto literário é ainda mais intensa.

Agora, fiquei curiosa, e quero ler o livro. @fcm, @Spartaco, o que vocês acham de tentarmos ler esse livro, como fizemos com Jane Eyre? Não vou marcar a Belzinha, aqui, porque ela só voltará a postar no fórum quando acabar o isolamento social.

@Giuseppe, @Loveless, @Nírasolmo, @Clara, @Erendis, deem uma passada por aqui também. @Béla van Tesma, você não lerá, porque não é seu estilo, mas apareça por aqui para floodar e, desse modo, ajudar o tópico a ficar em evidência para, assim, conseguirmos chamar mais pessoas para lerem o livrinho da Charlotte.
 
Queria registrar que não recebi o aviso por esta marcação do meu nome. :think: Valinor e seus bugs...

Não é muito o meu estilo mesmo; mas é principalmente porque a minha vida já é uma bagunça tremenda e eu já tenho uns mil livros para ler em casa. Não compraria mais esse pra ler agora. XD
 
Queria registrar que não recebi o aviso por esta marcação do meu nome. :think: Valinor e seus bugs...

Eu também não :cry:

Infelizmente vou passar essa, Melian, porque eu sou cheirador de papel, e eu já comprei 14 livros na Feira da USP, então prometi para mim mesmo que ficaria um bom tempo sem comprar nada. E não rola de ir na biblioteca, até porque a biblioteca da universidade está fechada.
 
Queria registrar que não recebi o aviso por esta marcação do meu nome. :think:

Eu também não :cry:

Será que o bug é por eu ter marcado muita gente?

Entendo, e respeito, a justificativa de ambos. Todos nós, leitores, temos essa mania, né? Vivemos soterrados por montes de livros não lidos e, quando conseguimos deixar o cobertor de livros de lado, é para comprarmos outros e adicionarmos à pilha. Eu também não vou comprar o livro, mas... :bruxa:
 
Vou passar essa leitura. Até Júlio Verne que é uma leitura fácil eu precisei de esforço pra terminar porque minha mente tá num estado tosco.
Giuseppe, acabei de me dar conta de que eu não participei do clube de leitura. :oops:

Acho que só efecêemi e Spartz vão topar a empreitada. Talvez, nem eles, já que as leituras têm se acumulado para todos.
 
Queria registrar que não recebi o aviso por esta marcação do meu nome. :think: Valinor e seus bugs...
Também não recebi.
.
Faz tempo que quero ler Villette, mas não tenho esse livro e fui ver agora e até a versão kindle tá mais de 40 cagalhões de faixa.
Se eu conseguir mais barato, participo. =]
 
Eu também não recebi a notificação e por isso que estou aparecendo aqui só agora que o tópico apareceu em Novidades para mim.
Vou dar uma olhada se consigo achar o livro por meios escusos e aí se eu achar, posso tentar ler com vocês. Não garanto que vai rolar, porque a minha mente também está uma 💩 esse ano. Mas, tentar não custa nada.
 
Agora, fiquei curiosa, e quero ler o livro. @fcm, @Spartaco, o que vocês acham de tentarmos ler esse livro, como fizemos com Jane Eyre?
gostei da ideia mas tinha comprometido em participar do clube da leitura e não consegui ler!
Prefiro deixarmos isso para quando e se voltarmos ao normal. Se vocês derem continuidade futuramente eu leio e depois deixo meus pitacos por aqui!
 
Erendis disse:
Vou dar uma olhada se consigo achar o livro por meios escusos e aí se eu achar, posso tentar ler com vocês. Não garanto que vai rolar, porque a minha mente também está uma 💩 esse ano. Mas, tentar não custa nada.

Eba! Vamos tentar. Sem pressão. :grinlove:

gostei da ideia mas tinha comprometido em participar do clube da leitura e não consegui ler!
Prefiro deixarmos isso para quando e se voltarmos ao normal. Se vocês derem continuidade futuramente eu leio e depois deixo meus pitacos por aqui!
Vamos fazer como fizemos com Jane Eyre, cada um no seu ritmo. Quando a gente conseguir ler, comenta. Sem pressão, para não atrapalhar a diversão. :pula:
 
Gente, que capa linda que tem a edição de Villette da Martin Claret! Parece que a editora redirecionou, mesmo, os seus caminhos, hein?

1605366826568.png

Ô @Spartaco , acho que você não recebeu a notificação da marcação referente ao post inicial, porque, conforme o que as outras pessoas marcadas falaram, parece que fomos vítimas de um bug. E aí, como estão suas leituras?
 
Ô @Spartaco , acho que você não recebeu a notificação da marcação referente ao post inicial, porque, conforme o que as outras pessoas marcadas falaram, parece que fomos vítimas de um bug. E aí, como estão suas leituras?
Olá @Melian. Desculpe a demora, pois realmente não recebi a notificação.

Quanto às minhas leituras, acabei de ler "A Dança da Morte" de Stephen King, além do conto "Nona" do mesmo autor.

Quanto ao livro Villette da Charlotte Brontë, por mim posso participar sim. Você irá fazer algum cronograma para a leitura?
 
Olá @Melian. Desculpe a demora, pois realmente não recebi a notificação.
Imaginei que tivesse sido isso, Spartz.
Quanto às minhas leituras, acabei de ler "A Dança da Morte" de Stephen King, além do conto "Nona" do mesmo autor.
Só leitura bacana, hein?
Quanto ao livro Villette da Charlotte Brontë, por mim posso participar sim. Você irá fazer algum cronograma para a leitura?
Pensei em fazermos como fizemos com Jane Eyre, vamos lendo, comentando, sem estabelecer um prazo, lendo a conta gotas, mesmo, para não ficar pesado para ninguém. O que você acha?
 
Pensei em fazermos como fizemos com Jane Eyre, vamos lendo, comentando, sem estabelecer um prazo, lendo a conta gotas, mesmo, para não ficar pesado para ninguém. O que você acha?
Por mim beleza. Só falar quando pretende começar.

Quem mais vai participar da leitura coletiva?
 
Até o momento, temos a confirmação da Clara, do fcm, sua, e uma quase confirmação: da Erendis. Os demais colegas, mesmo que não participem, aparecerão por aqui para nos ajudar a manter o tópico em destaque, desse modo, chamando mais gente para ler Villette conosco.

Acho que a gente já pode começar a leitura na próxima semana (sim, a que começa amanhã), não? Quer dizer, a gente começa a comentar, aqui, uma semana depois, isto é, na outra segunda.
 
Fui procurar, de curioso, pelo Villette na Amazon, e parece que só tem disponíveis mesmo, em português, as duas edições da Martin Claret. Daí lembrei como o pessoal mais das antigas até hoje ainda conserva algum preconceito contra a editora, em razão dos velhos plágios, mas poucos reconhecem que ela vem fazendo um ótimo trabalho em trazer várias dessas escritoras inglesas do século XIX em edições caprichadinhas, de modo que, hoje, acho que é a editora referência nesse nicho.
 
Gente, tem uma edição de Villette (e-book), da Pedra Azul, que está por treze e cinquenta, na Amazon.

Eu queria a edição linda da Martin Claret, mas o preço não ajuda. :timido:
 
Charlotte Brontë.jpg
Villette foi o terceiro e último romance de Charlotte Brontë, sendo publicado em 1853. Foi precedido por Jane Eyre (seu romance mais famoso) e Shirley.

Ele é baseado no período em que a autora trabalhou como professora em Bruxelas, e é considerado o seu romance mais maduro.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo