1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Villanelle do fogo

Tópico em 'Clube dos Bardos' iniciado por Haleth, 3 Jul 2011.

1. Haleth

Haleth Call me Bolga #CdLXI

(Villanelle dos condenados - fogo)

O orgulho nos saúda co' um beijo,
    eriça o ego protuberante
    na fornalha ardente do desejo

É dele o fogo e todo o lampejo;
    fervor constante, boca crispante:
    o orgulho nos saúda co' um beijo.

Armadilhados nesse cortejo
    entramos, qual cavalo trotante,
    na fornalha ardente do desejo.

Não percebemos, em tal ensejo,
    as brasas que somos. Triunfante,
    o orgulho nos saúda co' um beijo.

Então ergo os olhos, enfim vejo
    incinerar-se o destino errante

Molha-me, toda água do Tejo!
    Todavia não és o bastante...
    O orgulho nos saúda co' um beijo

[size=x-small]Pois é, achei que essa villanelle ficou meio esquisita. A métrica acho que ficou certinha (né, Mavericco? hehe), mas acho que tem alguma coisa desconjuntada nela... Não sei se foi falta de ritmo, se foi o título precário que me incomodou, se foi a pontuação meio alquebrada que me desarranjou... não sei.
    Deixei na gaveta por uns quatro dias (milagre!), mas nem assim consegui ter afastamento pra analisar nem pra aperfeiçoar. É que gostei bastante do arremate, e quando chegava lá, esquecia todo o antecedente e ficava toda meditantemente contente. hehe [/size]

2. Gigio

Gigio Usuário

O espírito achei muito bom, Manu, mas tem alguma coisa esquisita mesmo, e acho que está em "O orgulho nos saúda com beijo". Não sei exatamente o que é, se é culpa da palavra "beijo"... Ou se a gente involuntariamente fica pensando com o artigo antes, o que atrapalha a métrica...

3. Haleth

Hm... Faz sentido :think:
    Vou pensar em alternativas e volto amanhã pra editar se der certo, rs. Obrigada ;)

4. Mavericco

Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

Não vi nada desarranjado aí não :think:
    Pelo contrário. Gostei de na fornalha ardente do desejo., com aliterações em N e em D :sim:

5. Haleth

Resolvi fazer uma coisa graficamente feia e arcaica, mas oralmente é naturalíssima. Em lugar de "o orgulho nos saúda com beijo", vou usar "o orgulho nos saúda co' um beijo." Todo mundo diz "cum" (pelo menos no Rio, haha) mas quando a gnt escreve "com um", não conta como sendo uma sílaba só. Então, ponha-se essa apóstrofe horrorosa mas extremamente funcional, hehe.

Ficou melhor ou nem por isso? rs

6. Mavericco

Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

Dá pra contar "com um" como apenas uma sílaba poética. Fernando Pessoa faz isso em (e se o Pessoa fez, então tá liberado XD):

O poeta é um fingidor
    Finge tão completamente
    Que chega a fingir que é dor
    A dor que deveras sente.

No caso do Pessoa, ele faz sinérese em "-ta-é-um", engolindo inclusive um "é" que comumente não conta (ele "engole" esse "é" também no terceiro verso -- o que acaba criando um padrão uniforme no poema inteiro, o que reduz a "infração") :sim:
    Aliás, no final das contas o "co'a" acaba contando mais como arcaísmo e como recurso sonoro; ninguém lê "com a" quando se grafa "co'a", todo mundo ler "coa".

7. Ataualpa

Ataualpa Usuário

Não sei se passou despercebido, mas existe uma peculiaridade no poema: ela usa a 3ª pessoa do plural nas 4 primeiras estrofes, oscila para a 1ª pessoa, ao passo que fala com uma 2ª pessoa e volta para a 3ª (conforme o protocolo do poema), no encadeamento final.

O orgulho, a ideia generalizada no poema, é também também demonstrado pelo eu lírico num "gesto polissêmico hiperbólico":

"Molha-me, toda água do Tejo!
    Todavia não és o bastante..."

Grande abraço.

8. Haleth

Ah, então posso deixar "com um" e tirar a apóstrofe sem danificar a métrica? Eba! Detesto essas apóstrofes. Fica sempre parecendo preciosismo ou poema de guaraná de rolha, hehe.

Atalupa, que bacana vc ter percebido essa variação de pessoas. Agora, "gesto polissêmico hiperbólico" é uma expressão nova pra mim, parece até que fiz uma coisa mega gênia, haha

9. Ataualpa

Ataualpa Usuário

É só pra mostrar como terminologias soam de forma estranha. :)

10. Gigio

Gigio Usuário

Ah, acho que fez diferença! Agora sumiu a estranheza...

Molha-me, toda água do Tejo!
    Todavia não és o bastante...
    O orgulho nos saúda co' um beijo

:clap:

11. ricardo campos

ricardo campos Debochado!

“Co’ um beijo” gostei disso :sim:.Uma veia concreta pulsando forte?
    “Na fornalha ardente dos desejos” é difícil mudar alguma coisa depois de um verso desses.Esse afastamento é complicado mesmo.

"Que não seja imortal, posto que é chama
    Mas que seja infinito enquanto dure." Vinicius de Moraes.Assim seja.:sim:

Compartilhar