• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vikings: Os Descobridores da América?

Allënheisch

Slavsia!
Estudo revela que Vikings levaram ameríndios para a Islândia há 1.000 anos.

Madri- A primeira pessoa a viajar até a Europa, tendo nascido no continente americano, é possivelmente uma mulher que os Vikings teriam levado para a Islândia há mais de mil anos, segundo um estudo realizado por cientistas espanhóis e islandeses.
Essas conclusões sustentam a teoria de que os Vikings chegaram ao continente americano muitos séculos antes de Cristóvão Colombo ter descoberto o Novo Mundo.

O Instituto de Pesquisas Científicas da Espanha (CSIC) informou que análises genéticas realizadas em cerca de 80 pessoas vindas de quatro famílias islandesas mostraram que os indivíduos possuíam um tipo de DNA que é apenas encontrado nos ameríndios ou pessoas nascidas na Ásia Oriental.

"Pensamos primeiramente que o DNA tinha vindo das famílias asiáticas que se estabeleceram recentemente na Islândia", declarou um pesquisador do CSIC, Carles Lalueza-Fox, citado em um comunicado do instituto publicado nesta quarta-feira.

"Mas quando as árvores genealógicas foram estudadas, descobrimos que as quatro famílias descendiam de ancestrais que viveram entre 1710 e 1740 e vinham da mesma região do sul da Islândia", acrescentou.A linha genética descoberta, chamada de C1e, é mitocondrial, o que quer dizer que o gene foi introduzido na Islândia por uma mulher.

"Sabendo que a ilha foi virtualmente isolada a partir do século X, a hipótese mais verossímil é a de genes correspondentes de uma mulher de origem ameríndia que foi levada do continente americano pelos Vikings por volta do ano 1000", explicou Lalueza-Fox.Os pesquisadores tiveram acesso aos dados da companhia deCODE Genetics, situada em Reykjavik.

A equipe de cientistas espera encontrar este mesmo DNA de origem ameríndia em outras pessoas provenientes da população islandesa, começando pela região situada ao redor da geleira Vatnajokull, no sul do país.

O relatório, redigido pelos cientistas do CSIC e da Universidade da Islândia, foi igualmente publicado na última edição do American Journal of Physical Anthropology.

É curioso pensar que os nórdicos pudessem ter chegado ao nosso continente antes dos espanhóis e portugueses, mesmo pelo fato de terem sido exímios navegadores, ou mesmo, que pudessem ter atravessado as banquisas do Ártico durante o Inverno.
Fico á imaginar como teria sido uma "colonização viking" e o encontro com as populações indígenas.
Por sinal, alguém já assistiu ao filme "Desbravadores"? É exatamente essa a temática.
 
Eu assisti esse filme, o defeito do filme é os índios falarem inglês, tem um livro que fala que os vikings estiveram no Brasil, pois acharam runas aqui, acho que o primiro europeu a pisar na Améŕica (em Vinland, Canadá) foi Leif Eriksson, até aparece em Bob Esponja, é um feriado da Fenda do Bíquini.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo