• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Viking pode ser último filme de Mel Gibson

Buky

Usuário
Viking pode ser último filme de Mel Gibson (OBS.: o texto não é de minha autoria; fonte está no final do texto)

No final de 2009, Mel Gibson (O Fim da Escuridão) anunciou que faria um filme épico sobre os vikings, no elenco já está confirmada a participação de Leonardo DiCaprio (Ilha do Medo).

O diretor revelou ao LA Times que este filme é seu grande sonho de infância e pode ser o último que Gibson irá dirigir. Neste momento, o foco do trabalho é o roteiro de Viking, título provisório, que será assinado por William Monahan (Os Infiltrados).

O ator e diretor declarou ao jornal norte-americano que “Este é o primeiro filme que eu quis fazer na minha vida, ainda quando era um adolescente, e acho que será o último da minha carreira como diretor”.

Ele contou mais detalhes sobre seu interesse sobre o cultura viking, da qual se declara um apaixonado desde os 16 anos, quando estava aprendendo sobre a história da língua inglesa. “Eu fiquei fascinado pelos vikings e imaginava como eles conversam, que som tinha sua língua e é justamente sobre isso que quero fazer este longa-metragem. Acho que agora consegui encontrar uma maneira de contar esta história. Claro que não haverá vikings bonzinhos e será um problema fazer o público ter simpatia por eles. Os vikings eram uns monstros”, completou o diretor.

Gibson dirigiu quatro filmes: O Homem Sem Face (1993), Coração Valente (1995), A Paixão de Cristo (2004) e Apocalypto (2006).

Ao que tudo indica, Viking será rodado ainda este ano.

FONTE
 
Bom... vou dar crédito porque os filmes que o Gibson dirigiu foram bons e com uma estética bem "legal".

Tipo... eu curto um pouquinho de cultura Viking, nada que seja mega especializado, mas não sei se dá para colocar adjetivos como bons ou maus, porque tudo isso depende muito da visão do camarada que vai ao cinema ver o filme.
 
É que ele tá partindo da visão "consagrada" (e errada) do que era um viking, popularizada pela imagem propagada pela Igreja Católica que visava justamente demonizá-lo - como no caso dos elmos com chifres, que eles nunca usaram, mas que passaram a dizer que usavam, assim faziam com que se parecessem demônios.

Dizer que todo viking era um monstro é o mesmo que dizer que todo alemão é nazista, já que os nazistas eram alemães. É determinar o todo por uma parcela, o que não tem lógica.
 
Tilion disse:
Os vikings eram uns monstros

Percebe-se o quanto ele já pesquisou. :rolleyes:

Mais um filme estereotipado. Aposto como eles também usarão elmos com chifres. :uhum:

Eu lembro que tu estava lendo um livro sobre mitos ou algo assim sobre a Islândia, não é? Tem alguma influência nesses povos chamados Vikings? Pouco chatinha eu, mas bem que tu podia fazer uma resenha ou contar um pouco sobre ele. :timido:
 
Tilion disse:
É que ele tá partindo da visão "consagrada" (e errada) do que era um viking, popularizada pela imagem propagada pela Igreja Católica que visava justamente demonizá-lo - como no caso dos elmos com chifres, que eles nunca usaram, mas que passaram a dizer que usavam, assim faziam com que se parecessem demônios.

Dizer que todo viking era um monstro é o mesmo que dizer que todo alemão é nazista, já que os nazistas eram alemães. É determinar o todo por uma parcela, o que não tem lógica.

Acho que a gente poderia ir com um pouco mais de calma, porque ainda nem vimos imagens do filme, afinal ele ainda nem começou a ser filmado. Essa parada de monstro foi só uma declaração e sabemos como a mídia pode modificar o que dizem. Prefiro esperar para ver o filme e depois julgar se Gibson ta indo por esse ou por aquela visão.
 
Lana Lane disse:
Eu lembro que tu estava lendo um livro sobre mitos ou algo assim sobre a Islândia, não é? Tem alguma influência nesses povos chamados Vikings? Pouco chatinha eu, mas bem que tu podia fazer uma resenha ou contar um pouco sobre ele. :timido:

Sagas islandesas, que estou sempre lendo, já que me interesso por essa literatura e a história desses povos, além de estudar a língua.

O uso do termo "viking" para designar esses povos escandinavos é bem posterior. Os próprios islandeses, por exemplo (a Islândia foi colonizada por escandinavos, principalmente noruegueses), não se chamavam de "vikings". O termo em nórdico antigo víkingr (pl. víkingar) significa basicamente "pirata, saqueador", que era o que alguns deles faziam: nem todo escandinavo era viking, pegava um navio e saía por aí para pilhar outros navios ou cidades costeiras. Mas o saque era uma faceta de parte do comércio nessas regiões, tanto que há a expressão fára í víking "sair em expedição para saquear". Os primeiros islandeses, de modo geral, já não praticavam isso quando se assentaram na ilha, mas vários o fizeram antes de se estabelecerem por lá. E não era algo que tinha a ver com ser "cruel", um demônio encarnado: era simplesmente como a coisa funcionava na sociedade da época.

Breno C. disse:
Acho que a gente poderia ir com um pouco mais de calma, porque ainda nem vimos imagens do filme, afinal ele ainda nem começou a ser filmado. Essa parada de monstro foi só uma declaração e sabemos como a mídia pode modificar o que dizem. Prefiro esperar para ver o filme e depois julgar se Gibson ta indo por esse ou por aquela visão.

Meu post foi com relação ao que ele disse mesmo, "Os vikings eram uns monstros", e não sobre o filme.
 
Viking como bem disse o Tillion é um termp para "pirata/saqueador", logo, quando vc está do lado errado do barco 30 homens armados invadindo tua casa, matando, estuprando e roubando podem ser chamados de MONSTROS sem pudor algum.

Errado seria o Gibson falar que "nórdicos eram cruéis", vikings era mesmo. Era parte das "qualidades" necessárias para sair pelo mundo matando, pilhando e roubando...

Sobre elmo com chifres li uma vez que é uma visão bem recente (sec XIX), baseada em desenhos e relatos antigos que descreviam cenas religiosas onde os misticos envolvidos usavam chifres de animais no vestuário, e que, por um erro de compreensão acabou se popularizando como "roupa viking".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo