• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vídeo "Dura", de Porta dos Fundos, gera reação indignada em blog ligado à PM do RJ

Um amigo de meu pai (que é tenente, se não me engano) falou que uma coisa que ele não gostava é que ele tinha certeza que se me parassem iriam ser brutos comigo por ter cabelo comprido.

Tem como não amar isso?

Deixa eu ver se eu entendi: O fato de um policial dizer que se você fosse parado, iriam ser brutos com você faz com que você odeie a polícia? :clap:

E não interessa se são 1%. Se a instituição não faz nada pra coibir todos são coniventes. Sei que em todo lugar tem gente boa e gente má. Mas eles tem poder, de fogo inclusive. gente despreparada com poder é perigo certo.

Já ouviu falar em corregedoria?

PS: Gente despreparada é diferente de gente corrupta. Escolha algo pra criticar, seja mais específico. São todos corruptos E despreparados, então?

O que eu vejo como problema Neithan, é o formato da polícia que ainda existe no Brasil, que tem muito resquício da era militar. Coisas que eu vejo um policial fazendo hoje em dia, não é nada diferente dos relatos do meu avô, que era policial nos tempos de ferro. Ainda existe aquela ideia que o cidadão é abaixo da polícia, e que um policial não pode ser contestado, qualquer coisa que você faz em sua defesa, quando esta em menor número, é considerado desacato.

Nos protestos do ano passado eu fui totalmente contra a atitude da Polícia, que agiu como na ditadura militar mesmo. A choque agiu como se estivesse lidando com bandidos. E assim como na polícia, só a minoria da população que estava protestando era de fato, bandida. Falha gigantesca, que foi em primeiro lugar responsabilidade do Estado que deu a ordem para a Polícia ser bruta.

Mas sobre policial ser rude no dia a dia, é bem o que o Luiz disse: Os caras lidam com bandido na maior parte do tempo. Ser educado é impossível.

E querendo vocês ou não, um policial fardado, durante seu turno, é autoridade sim. Cidadão de bem não tem do que ter medo, apenas educação. Se um policial aborda você, que não deve nada a ninguém, qual o problema de se comportar feito gente, e aceitar o enquadro? Vai querer cuspir direitos de cidadão na cara do PM, vai ter represália, isso não acontece só no Brasil. Quem não lembra do vídeo de um Policial americano dando choque numa senhora de idade nos EUA? E o cara tava certo, a véia tava causando.
 
  • Curtir
Reactions: Tek
E querendo vocês ou não, um policial fardado, durante seu turno, é autoridade sim. Cidadão de bem não tem do que ter medo, apenas educação. Se um policial aborda você, que não deve nada a ninguém, qual o problema de se comportar feito gente, e aceitar o enquadro? Vai querer cuspir direitos de cidadão na cara do PM, vai ter represália, isso não acontece só no Brasil. Quem não lembra do vídeo de um Policial americano dando choque numa senhora de idade nos EUA? E o cara tava certo, a véia tava causando.

O policial bem que podia fazer o mesmo, né? Outro dia um amigo meu foi parado e levou uns tapas dos PMs. Agora, eu não sei se os dados são relevantes à questão, mas: 1) ele é negro, 2) estava passeando por Higienópolis, e 3) era 11 da noite. Bom, de defensor da PM - a ponto de postar fotos como aquela em que se lia num bastão "DIREITOS HUMANOS" -, ele passou a ter raiva dela. Curiosamente, sabe do que ele trabalha? De segurança. Não, Neithan, "cidadão de bem" precisa ter cuidado com a PM também.
 
Quer ver um bom policial? Ou na Rússia toda é assim ou esses dois policias são ótimos seres humanos

Deixa eu ver se eu entendi: O fato de um policial dizer que se você fosse parado, iriam ser brutos com você faz com que você odeie a polícia? :clap:

Não. Por usarem de poder pra isso. Por saber que no fim eu iria ter medo de sair de casa quando denunciasse. Por eles no máximo receberem um puniçãozinha qualquer e depois bradar que bandido tem que pegar pena mais pesada. Por sempre agirem com truculência contra quem não tem poder nenhum na sociedade pra usar contra eles...
 
Última edição:
Mas sobre policial ser rude no dia a dia, é bem o que o Luiz disse: Os caras lidam com bandido na maior parte do tempo. Ser educado é impossível.

Ninguém está exigindo um sorriso no rosto, um tapinha nas costas e um "Volte sempre!". O cerne da questão não é a educação lato sensu. Mesmo um padeiro ou um professor podem ser mal educados em serviço. O cerne da questão é o abuso. E isso é, sim, prática comum!
Acho que é bem o que o @Bruce Torres colocou. É óbvio que existem policiais honestos, mas a corporação é, em si, nefasta. Prevalece uma cultura militarista bastante nociva. Se você passar os olhos pelas páginas policiais no facebook, vai ver a exaltação do sangue derramado.
Aí quando um abuso particularmente grave vem a público, recorre-se ao discurso do fruto podre quando a alternativa sociológica de que o saco é que colabora para o apodrecimento dos frutos me parece muito mais plausível.

Venho de uma família de militares, estudei oito anos em colégio da PM, muitos dos meus amigos dos tempos de colégio são militares e se eu sento pra conversar com eles, reproduzem o mesmo discurso: "tem que passar fogo em vagabundo mesmo!", "tá com pena leva pra casa!", "Direitos humanos é uma praga!". Tenho cada um deles como pessoas honestas, mas conhecendo as convicções que carregam não me espantaria se algum(ns) deles vier a cometer eventuais abusos.

É óbvio que nós precisamos de polícias e que o problema da segurança pública é um problema monstro que envolve uma miríade de variáveis a considerar. É óbvio que os policiais enfrentam situações indignas em suas carreiras. Mas não podemos tomar isso como uma justificativa para o abuso, tomando-os como aceitáveis. Não tenho uma receita de bolo que resolva todos os problemas, não sou especialista em segurança pública... o que sei é que nossas polícias precisam ser repensadas em sua organização e em sua organicidade.

Acho engraçado gente que fala que gente de bem não tem nada a temer. Já viu as operações policiais nas favelas? Então não há gente de bem vivendo ali? É tudo vagabundo que merece ser tratado no tapa ou na bala? Não é à toa que a ONU pediu o fim dos nossos "grupos de extermínio" institucionalizados! Execuções sumárias acontecem ali! E se algum policial é morto por bandido, a ação da PM nos morros é repleta de vingança. Vide o caso que postei na primeira página, em que o sujeito posta a foto de corpos ensanguentados em uma operação do BOPE e diz que estão dando uma resposta à morte de uma policial. Depois a polícia apresenta o relatório de mortos e a opinião pública tem predisposição a aceitar que todo morador de favela morto pela polícia era bandido.

Corregedoria? O corporativismo ali é tal que eu sou capaz de ter mais fé no Maluf que em corregedoria da PM. E mesmo nos casos em que há punição, que role aquele tapinha nas costas e um "Bom trabalho!". Quantos militares envolvidos em escândalo ainda estão na ativa, gradualmente subindo de patente? É só a poeira baixar que fica tudo "bem".
 
Última edição:
Acredito que é possível ter uma abordagem com voz firme, sem a necessidade de humilhação do indivíduo. Seja ladrão ou não, o propósito é identificar e fazer valer a lei. Não vou entrar no mérito de que tem policial bom e policial ruim, estão todos mal orientados, aposto que alguns são mais brandos e outros mais maldosos mas o fato é que deveria existir um procedimento padrão para abordagens e não é este tipo de atitude.

O projeto de ladrão leva uma dura destas dai fica com raiva e passa a odiar policiais, ai outro pai de família acaba pagando com a vida mais tarde.

Entretanto nos casos de falta de respeito com a autoridade e na resistência policial eu acho que eles tem todo direito de usar a força sim. Não em casos injustos como o citado acima, mas naqueles casos em que o infrator age mais selvagem do que gente.

By Raphael S
Fera
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo