• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vidência, você acredita?

Tem pessoas com sensibilidade muito grande para diferenciar matizes que eu não enxergo e, por outro lado, tenho um colega que não diferencia um tecido azul de um verde se forem bem clarinhos (mesmo que estejam lado a lado).
Isso aí a gente chama de DALTONISMO. É uma doença genética ligada ao sexo.

Quem garante é a física, e há instrumentos capazes de detectar e predizer com exatidão a cor de um objeto.
É possível dectar com o uso de instrumentos científicos as cores. É possível identificar esses sinais sem ser no achismo pessoal?


Qual seria exatamente a ligação? Alguém já te provou que é possível prever um evento? Como?


O pessoal costuma cair numa armadilha simples. As vezes tal pessoa fala algo que acontece, e dizem que ela teve uma premonição. Claro que só é levado em conta o fato que ocorreu. Todos os outros que não ocorreram são sumariamente esquecidos.
Jedan, as cores que nós vemos são subjetivas. O vermelho que eu vejo não é o mesmo que você vê. As crianças aprendem as cores porque alguém disse pra elas "isso é verde e aquilo é azul". Alguns daltônicos nem sabem que são daltônicos porque enxergam o verde e o azul em tonalidades diferentes (e parecidas com um cinza - se é que eu sei o que é cinza).

Quanto ao último paragrafo que eu citei é isso aí que eu chamei de coincidência. Eu não acho que faço premonições, mas em 03/07/2004 eu falei "se me ligarem amanhã pra dizer que meu pai morreu eu nem vou ligar porque o amor entre as pessoas nasce e se mantém pela convivência, eu não convivo mais com ele". Domingo, dia 04/07/04 eu tava sozinha em casa e de manhã me ligaram pra falar que meu pai tinha falecido". Se eu achasse que isso foi uma premonição estaria em depressão até hoje.
E olha que essa não foi a única que eu já "previ". Mas ainda acho que tudo tenha sido só coincidência.
 
Bem...

Esse tipo de assunto, é subjetivo demais, íntimo demais.
Não adianta argumentar, provar, filosofar e fazer fórmulas de Física.
Quem Acredita, não será convencido do contrário e vice-versa.
Eu acredito.

Pós Scriptum: Salve, M'Lady Peonia!*Acena*
 
Não, eu não acredito em vidência. Nunca foi provado nada de concreto sobre isso, e todos os casos de supostas vidências, ou eram charlatanismo ou coincidência.

Como o Jedan bem explicou: se em milhares de sonhos que você tem, um deles se realizou de fato, é pura coincidência. Mas o que acontrece é que as pessoas simplesmente ignoram os milhares de sonhos que não deram em nada, e ficam achando que isso jamais poderia ser coincidência.
 
Realmente vamos ignorar existência de Deus com vidência. Esqueçam isto, falamos apenas da vidência em si.

Quanto á coincidência: seria coincidência de milhares de sonhos nossos, simplesmente termos um sonho premonitório em uma noite e no dia seguinte acontecer a mesma coisa que no sonho. Não sou matemático para calcular as chances de isto acontecer, mas que são pequenas são.
 
Realmente vamos ignorar existência de Deus com vidência. Esqueçam isto, falamos apenas da vidência em si.

Quanto á coincidência: seria coincidência de milhares de sonhos nossos, simplesmente termos um sonho premonitório em uma noite e no dia seguinte acontecer a mesma coisa que no sonho. Não sou matemático para calcular as chances de isto acontecer, mas que são pequenas são.

Na imensa maioria desses casos, as pessoas sonham com acontecimentos comuns de seu cotidiano, coisas que são vivenciadas praticamente todos os dias, e que possuem uma boa chance de se repetir no dia seguinte.

Em relação aos sonhos que envolvem fatos bem incomuns, como sonhar com um acidente de carro e sofrê-lo de fato, não passam de coincidência mesmo.

Além disso, cada caso deve ser avaliado separadamente.
Por exemplo, eu posso sonhar que vou sofrer um acidente de carro hoje, e, acreditando nisso, eu posso ficar meio paranóico com a coisa, e sofrer o tal acidente mesmo, por influência da minha reação ao sonho.
Ou então eu posso simplesmente mentir. Pessoas mentem todos os dias sobre as coisas mais banais possíveis. Só por que a pessoa afirmou que sonhou um dia antes com o fato que ocorreu não significa que seja verdade.

Inclusive, já ocorreu algo semelhante comigo: tive um sonho que envolvia um amigo meu, e não me lembro de ter sonhado com ele anteriormente. Faziam 3 meses que eu não o via, e no dia seguinte ao sonho, pela manhã mesmo, eu encontro ele na rua. E, durante a noite daquele dia, ele morreu num acidente de carro. O que eu achei disso tudo? Coincidência apenas.
 
Em relação aos sonhos que envolvem fatos bem incomuns, como sonhar com um acidente de carro e sofrê-lo de fato, não passam de coincidência mesmo.

Sim. O fato é que existem coincidências tão bizarras que você mesmo duvida um pouco quando elas acontecem. E quando elas são "previstas"...
 
Sim. O fato é que existem coincidências tão bizarras que você mesmo duvida um pouco quando elas acontecem. E quando elas são "previstas"...

Na verdade não são. Preste atenção e verá que a explicação racional sempre é melhor. Como por exemplo ver horas do formato xy:yx (12:21, etc). Você pode ficar assustado com a coincidência, mas nota que, com se esperaria, elas quase sempre acontecem quando você está olhando para o relógio o tempo todo.
O que acontece é que você só lembra quando acontece uma coincidência, e acaba esquecendo quando não aconteceu.

Não adianta argumentar, provar, filosofar e fazer fórmulas de Física.
Quem Acredita, não será convencido do contrário e vice-versa.
Eu acredito.

Você não acha que é extremamente degradante e preguiçoso, diante de um assunto, dizer simplesmente que não adianta discutir sobre ele? De que adianta discutir politica no Brasil, não vai mudar mesmo. De que adianta argumentar contra o preconceito, não vai mudar mesmo. Vamos cruzar os braços e nos contetar, já que dá trabalho demais melhorar qualquer coisa.
A propósito, eu acreditava em tudo isso, e fui convencido do contrário. Você deveria no mínimo abrir a sua mente para o outro lado.
 
Você não acha que é extremamente degradante e preguiçoso, diante de um assunto, dizer simplesmente que não adianta discutir sobre ele? De que adianta discutir politica no Brasil, não vai mudar mesmo. De que adianta argumentar contra o preconceito, não vai mudar mesmo. Vamos cruzar os braços e nos contetar, já que dá trabalho demais melhorar qualquer coisa.
A propósito, eu acreditava em tudo isso, e fui convencido do contrário. Você deveria no mínimo abrir a sua mente para o outro lado.
Em absoluto, Hîr King Arthas.

Primeiramente, o Tópico questiona Nossa Opinião: Vidência - Você Acredita?
Ora, respondi ao questionamento.
E ao totalmente ao contrário dos exemplos de Problemas e Crises Sociais citados pelo Senhor, optar por não defender, discursar ou impor minhas crenças espirituais, não ferirá ou prejudicará a vida ou os direitos de ninguém.
Sim... Tenho a mente aberta.
E tive Vinte e Quatro anos para ponderar e formar minha opinião sobre o fato abordado.
Minha resposta foi simples e objetiva.
Eu acredito.
O Senhor não.
E sinta-se à vontade para vê-la como Degradante e Preguiçosa.
Cada um é livre para expor sua opinião.
 
Hmm... simplesmente não consigo acreditar que alguém possa prever o futuro... as vezes alguns sonhos tipo... "sonhei que certa pessoa morreu", dae passa 2 meses e a pessoa realmente morre... muitos pensam qdo vc conta isso -> Nossa que doido meu! mas eu penso -> logicamente a pessoa morreria algum dia... um dia, 50 anos, não importa... que pessoa nunca teve um sonho nada a ver? Isso ae eh apenas coincidência. Mas agora se a pessoa for igual ao cara do Heroes, bom... ae jah eh outra história.
 
Eu acredito apenas que existe uma força em cada um de nós que é capaz de nos avisar atraves de um sonho ou qualquer outra cosia sobre um perigo, ou alguem proximos a nós que vai sofrer uma tragedia.
Até mesmo porque isso aconteceu comigo, de sonhar que alguem proximo tinha falecido e ao acordar ficar sabendo que alguem tinha mesmo falecido.
Coisas doidas assim acontecem.
Agora uma pessoa dizendo que pode prever o futuro e fazer previsoes isso eu nao acredito mesmo.
 
Videncia não é necessáriamente a previsão do futuro, existem outras formas que são FATOS... como gemeos sentirem a mesma coisa que o outro quando acontece alguma coisa de ruim, ou até mesmo uma mãe que sente quando um filho distante falece e etc. Será que só se pode chamar de coincidencia ?
 
Exclui meu outro post porque depois de ler e analizar, eu tinha dado a resposta errada.
Acredito. Todos nós somos videntes, uns mais, outros menos.
 
Última edição:
E ao totalmente ao contrário dos exemplos de Problemas e Crises Sociais citados pelo Senhor, optar por não defender, discursar ou impor minhas crenças espirituais, não ferirá ou prejudicará a vida ou os direitos de ninguém.

Não? Você acha que é certo pessoas sendo enganadas, acreditarem que estão falando com seus familiares mortos? Você acha que é certo se aproveitar dessa dor imensa sentida pelas famílias? Ou mesmo as pessoas que o pouco que tem sobrando é gasto com esse tipo de besteira?

E você não vê nenhuma contradição em dizer que:

Não adianta argumentar, provar, filosofar e fazer fórmulas de Física.
Quem Acredita, não será convencido do contrário e vice-versa.

e que

Sim... Tenho a mente aberta.

Cada um é livre para expor sua opinião.

Claro! Justamente por isso que fiquei nervoso com seu post, você estava dizendo que de nada adiantava expor opniões a argumentar, pois ninguém mudaria de opinião.

E tive Vinte e Quatro anos para ponderar e formar minha opinião sobre o fato abordado.

O que importa quanto tempo teve? Não use argumento de superioridade cara.

Não tenho nada contra você acreditar, apesar que faria o possível para te convencer do contrário. O que me deixou nervoso foi você ter dito que a opinião das pessoas a respeito disso é imutável e que não vale a pena tentar mudá-la.
 
Última edição:
Não tenho nada contra você acreditar, apesar que faria o possível para te convencer do contrário. O que me deixou nervoso foi você ter dito que a opinião das pessoas a respeito disso é imutável e que não vale a pena tentar mudá-la.

Exclui meu outro post porque depois de ler e analizar, eu tinha dado a resposta errada.
Acredito. Todos nós somos videntes, uns mais, outros menos.

A Estrela Branca parece que mudou de idéia. E eu também vivo a mudar de opinião sobre um monte de coisas. E isso não tem nada a ver com idade.
 
A Estrela Branca parece que mudou de idéia. E eu também vivo a mudar de opinião sobre um monte de coisas. E isso não tem nada a ver com idade.

É, me confundi toda.

Eu acho que vidência não é só adivinhar as coisas.
Um sonho pode ser um aviso indireto de algo que possa acontecer(não necessariamente algo ruim).

Também acredito em Mediunidade.
 
Não? Você acha que é certo pessoas sendo enganadas, acreditarem que estão falando com seus familiares mortos? Você acha que é certo se aproveitar dessa dor imensa sentida pelas famílias? Ou mesmo as pessoas que o pouco que tem sobrando é gasto com esse tipo de besteira?
Hum...

Creio que deveria ler mais uma ou duas vezes o meu Post, Senhor.
Se bem lembro-me, disse que "Totalmente ao contrário dos exemplos de Problemas e Crises Sociais citados pelo Senhor, optar por não defender, discursar ou impor MINHAS CRENÇAS ESPIRITUAIS, não ferirá ou prejudicará a vida ou os direitos de ninguém."
Não mencionei ABSOLUTAMENTE nada sobre charlatões, Senhor.
Além do que, as pessoas que são enganadas por este tipo de aproveitador, procuram seus serviços por livre e expontânea vontade.
Eu não tenho Provas Físicas para montar uma Defesa de Tese para o Senhor...
Não tenho Gravações ou Relatórios de que realmente existem pessoas capazes de ter mais sensitividade Parapsicológica que outras...
Seria ao acaso útil ou faria com que o Senhor ou alguém que não acredite mudasse de idéia, se eu cotasse aqui que que meu Tio sonhou com meu primo morto e velado em um caixão branco, exatamente um mês antes de ele ter meningite e vir a falecer e que, ao preparar o enterro, passou por Funerárias em três cidades vizinhas evitando um caixão branco, porém, foi obrigado a comprar um, pois Funerária alguma os tinha em outra cor?
Ou que ao engravidar de meu irmão ou irmã(Não identificaram o sexo durante a gravidez e o Hospital não enviou o corpo para o IML dando o laudo de "Natimorto por falta de Oxigenação". Da maneira que o levaram do quarto, o colocaram no caixão, enrolado em gazes e etc... No velório, tentamos abir o caixão para vestí-lo e verificar se era menino ou menina, mas não pudemos por que ele(a)já estava em decomposição eo cheiro estava muito forte. Disso, eu nunca vou me esquecer.)minha mãe, aos oito meses de gestação, não havia preparado nada, comprado nem ao menos um pacote de fraldas ou pensado em um nome.
Quando perguntávamos à o por que, ela dizia que não sabia...Hîr King Arthas, faltava menos de um mês para ele(a)nascer e minha mãe foi à consulta de Pré-Natal, o Médico disse que estava tudo bem, e três dias depois(31 de Dezembro de 1996)ela estava internada por aborto expontâneo por que a criança estava morta há mais de cinco dias dentro dela.
Desde o começo, ela SABIA que não teria outro filho, Senhor.
E que meu tio(O pai do meu primo morto)sofreu um acidente grave na Raposo Tavares que o desfigurou e do qual tem seqüelas até hoje, enquanto eu estava na escola, e ao chegar em casa antes de minha avó vir me contar, eu já sabia o que e com quem havia acontecido, por que EU VI isso durante a aula?
É isso que quero dizer quando menciono que já tive Vinte e Quatro Anos para ponderar e formar minha opinião sobre o Assunto, ninguém está aqui com o intuíto de Argumentar Superioridade, como julgou antecipadamente o Senhor.
Para o Senhor, é coincidência. Mas não para mim.
Tenho outros exemplos(A maioria dos quais não gosto de relembrar, e deve imaginar o por que, após os que citei.) que, como já disse, prefiro não citar por não ser minha intenção mudar a opinião de ninguém e muito menos criar atritos.
Também não tenho nada contra o Senhor não acreditar.
Mas gostaria que ao menos, não visse meu tio, minha mãe e eu como charlatões.
Já quanto à contradizer-me...
Bem:
Não tenho nada contra você acreditar, apesar que faria o possível para te convencer do contrário.
?
 
Última edição:
Primeiro, não vejo porque o uso exagerado de pronomes de tratamento no seu post. Não consigo ver outra explicação senão uma certa ironia, e caso seja esse o caso, peço que por favor pare.

Hum...

Creio que deveria ler mais uma ou duas vezes o meu Post, Senhor.
Se bem lembro-me, disse que "Totalmente ao contrário dos exemplos de Problemas e Crises Sociais citados pelo Senhor, optar por não defender, discursar ou impor MINHAS CRENÇAS ESPIRITUAIS, não ferirá ou prejudicará a vida ou os direitos de ninguém."
Não mencionei ABSOLUTAMENTE nada sobre charlatões, Senhor.
Além do que, as pessoas que são enganadas por este tipo de aproveitador, procuram seus serviços por livre e expontânea vontade.

O que critíco aí é que justamente por você por essa barreira de "não argumentável" e que as evidências serem somente pessoais, não se pode argumentar. Eu posso argumentar a favor de qualquer coisa com argumentos pessoais, e dizendo que "não pode ser provado", "não há evidências". Justamente por não ser argumentável, por não ser testável, isso acaba continuando. E é porque é por essa aceitação que existe do sobrenatural que o cara chega a ser enganado.
Por exemplo, hoje pouca gente seria enganado por alguém que diz se comunicar com Zeus, Thor ou uma xícara de chá.
Por sustentar tal crença, você é sim responsável.Devia no mínimo propor um método de diferenciar charlatões de verdadeiros médiuns.

Eu não tenho Provas Físicas para montar uma Defesa de Tese para o Senhor...
Não tenho Gravações ou Relatórios de que realmente existem pessoas capazes de ter mais sensitividade Parapsicológica que outras...
Seria ao acaso útil ou faria com que o Senhor ou alguém que não acredite mudasse de idéia, se eu cotasse aqui que que meu Tio sonhou com meu primo morto e velado em um caixão branco, exatamente um mês antes de ele ter meningite e vir a falecer e que, ao preparar o enterro, passou por Funerárias em três cidades vizinhas evitando um caixão branco, porém, foi obrigado a comprar um, pois Funerária alguma os tinha em outra cor?

Não.

Ou que ao engravidar de meu irmão ou irmã(Não identificaram o sexo durante a gravidez e o Hospital não enviou o corpo para o IML dando o laudo de "Natimorto por falta de Oxigenação". Da maneira que o levaram do quarto, o colocaram no caixão, enrolado em gazes e etc... No velório, tentamos abir o caixão para vestí-lo e verificar se era menino ou menina, mas não pudemos por que ele(a)já estava em decomposição eo cheiro estava muito forte. Disso, eu nunca vou me esquecer.)minha mãe, aos oito meses de gestação, não havia preparado nada, comprado nem ao menos um pacote de fraldas ou pensado em um nome.
Quando perguntávamos à o por que, ela dizia que não sabia...Hîr King Arthas, faltava menos de um mês para ele(a)nascer e minha mãe foi à consulta de Pré-Natal, o Médico disse que estava tudo bem, e três dias depois(31 de Dezembro de 1996)ela estava internada por aborto expontâneo por que a criança estava morta há mais de cinco dias dentro dela.
Desde o começo, ela SABIA que não teria outro filho, Senhor.

Sinto muito por perder um irmão. Eu mesmo perdi três.
Não sei se você já ouviu falar na navalha de ockham, mas a idéia é que, se tivermos várias explicações para o que é observado, a mais simples é provavelmetne a certa. Temos então duas teorias:
a) Bebes não nomeados não desenvolvem sexo
Argumentos contra:
Essa idéia implica que boa parte da medicina moderna está errada
Argumentos a favor:
?

b) Houve uma coincidência
Argumentos contra:
Nenhum, fora o próprio assumido pela hipótese (sorte)
Argumentos a favor:
É comum que, conforme passamos o tempo, as memórias comecem a mudar, e se adequar aquilo que queremos que seja verdade. Se quiser posso colocar de diversos casos em que isso aconteceu para você ter uma idéia. Acabamos, mesmo sem querer, colocando algumas coincidencias a mais, aumentando as já existentes. É melhor acreditar que houve algo de sobrenatural do que aceitar que ele morreu por causas totalmente naturais.

Bom, talvez a análise possa ser meio simplificada demais. Mas fica claro uma coisa: a hipótese b é muito mais simples, assume muito menos coisa (para ela existir, precisariamos de uma coincidencia, para a "a" estar certa, precisariamos que a medicina estivesse errada, especialmente a genética). Analise racionalmente, sem inclinação para nenhum dos lados.
Qual parece mais próvavel? Qual parece que descreve melhor o que pode ter ocorrido?
Acho que alguém com mais conhecimento de medicina também poderia explicar o porquê da decomposição do bebe, e porque foi dificil dizer o seu sexo.

E que meu tio(O pai do meu primo morto)sofreu um acidente grave na Raposo Tavares que o desfigurou e do qual tem seqüelas até hoje, enquanto eu estava na escola, e ao chegar em casa antes de minha avó vir me contar, eu já sabia o que e com quem havia acontecido, por que EU VI isso durante a aula?

Duvido. Se você realmente houvesse chegado e dito que o seu tio tivesse sofrido um acidente de carro na raposo tavares que o desfigurou antes de saber de qualquer coisa, deixaria de acreditar que tudo isso fosse besteira, e concordaria com você que deve haver algo.
Mas espere. Aqui de novo temos duas hipóteses: ou você, ao chegar em casa, viu que algo ruim tinha acontecido, antes que dissessem qualquer coisa, e logo lembrou que havia se sentido mal na escola, anteriormente. Dava para ver que algo estava errado. Conforme sua mae foi contando, acabou ligando esses dois fatos desconexos. Se quiser, posso colocar várias histórias documentadas onde isso realmente aconteceu.


É isso que quero dizer quando menciono que já tive Vinte e Quatro Anos para ponderar e formar minha opinião sobre o Assunto, ninguém está aqui com o intuíto de Argumentar Superioridade, como julgou antecipadamente o Senhor.
Para o Senhor, é coincidência. Mas não para mim.

Idade não é argumento nenhum. Alguém que tenha 90 anos pode dizer que teve 90 anos para pensar sobre se o preconceito contra negros é correto, e ele acha que é. Só usa argumentos pessoais, fala que todos negros que conheceu eram burros. Ele tem mais chance de estar certo porque é mais velho? Ou veio de uma época onde preconceito era normal, e manteve seus conceitos invés de mudá-los?
Um argumento melhor seria escolaridade, ou até mesmo seu rendimento escolar. Realmente, pessoas com maior rendimento escolar, são, em média, mais inteligentes que pessoas com rendimento escolar menor. Mas isso faz algum sentido? O fato de a pessoa ter um maior rendimento escolar faz com que o seu argumento seja verdadeiro?
O que você está fazendo é sim um argumento de autoriedade. É como o pai dizendo que "viveu mais e sabe o que está dizendo". Pode ser que seja, mas isso é irrelevante, não faz o que ele disse ser mais ou menos verdade.


Tenho outros exemplos(A maioria dos quais não gosto de relembrar, e deve imaginar o por que, após os que citei.) que, como já disse, prefiro não citar por não ser minha intenção mudar a opinião de ninguém e muito menos criar atritos.
Também não tenho nada contra o Senhor não acreditar.
Mas gostaria que ao menos, não visse meu tio, minha mãe e eu como charlatões.

De forma alguma veria vocês como tal.

Já quanto à contradizer-me...
Bem:

Ver Post
Não tenho nada contra você acreditar, apesar que faria o possível para te convencer do contrário.

Em geral explicar o seu erro apontando para outro não é uma boa idéia.
O que quis dizer aí é que não vejo problema em você acreditar nisso. Mas, tendo a opinião contrária, e acreditando que ver o mundo como ele realmente é seja melhor do que acreditar no que parece ser melhor, vou tentar te convencer que você está errado.
Em resumo, eu não ter nada contra não implica em eu não tentar te convencer do contrário.

Por fim, recomendaria que você lesse o "O mundo assombrado pelos demonios", do Carl Sagan. Ele argumenta muito melhor do que eu, e acho que é bom que você veja o outro lado da história.
 
Primeiro, não vejo porque o uso exagerado de pronomes de tratamento no seu post. Não consigo ver outra explicação senão uma certa ironia, e caso seja esse o caso, peço que por favor pare.
Ah, King! Você não conhece o Alagos? Ele é assim mesmo. Já explicou tudo no post de apresentação dele. Eu acho muito simpático essa maneira dele escrever. E com ele eu escrevo dessa forma também.

Sinto muito por perder um irmão. Eu mesmo perdi três.
Não sei se você já ouviu falar na navalha de ockham, mas a idéia é que, se tivermos várias explicações para o que é observado, a mais simples é provavelmetne a certa. Temos então duas teorias:
a) Bebes não nomeados não desenvolvem sexo
Que idéia mais sem cabimento é essa? As hipóteses A e B têm que, no mínimo, serem plausíveis. E essa não é.

Bom, talvez a análise possa ser meio simplificada demais. Mas fica claro uma coisa: a hipótese b é muito mais simples, assume muito menos coisa (para ela existir, precisariamos de uma coincidencia, para a "a" estar certa, precisariamos que a medicina estivesse errada, especialmente a genética).
Acho que alguém com mais conhecimento de medicina também poderia explicar o porquê da decomposição do bebe, e porque foi dificil dizer o seu sexo.
O mais estranho é que problemas genético levam à óbito (em sua grande maioria) até o terceiro mês de gestação. Depois desse período é muito mais difícil, principalmente levando em conta que o bebê estava passando por todos os exames pré-natais e não havia sido identificado nenhum problema genético até então.
Mas não estamos aqui para analisar caso a caso nem acredito que o Alagos tenha nos contado sua história para que alguém ficasse levando hipóteses absurdas sobre o que aconteceu ou deixou de acontecer.

Idade não é argumento nenhum. Alguém que tenha 90 anos pode dizer que teve 90 anos para pensar sobre se o preconceito contra negros é correto, e ele acha que é. Só usa argumentos pessoais, fala que todos negros que conheceu eram burros. Ele tem mais chance de estar certo porque é mais velho? Ou veio de uma época onde preconceito era normal, e manteve seus conceitos invés de mudá-los?
Um argumento melhor seria escolaridade, ou até mesmo seu rendimento escolar. Realmente, pessoas com maior rendimento escolar, são, em média, mais inteligentes que pessoas com rendimento escolar menor. Mas isso faz algum sentido? O fato de a pessoa ter um maior rendimento escolar faz com que o seu argumento seja verdadeiro?
Quando Alagos disse que teve 24 anos para pensar acho que não estava querendo ser melhor ou pior do que quem tem 15. Ele teve 24 anos e eu 22 e o cara do seu exemplo tem 90 anos pra pensar. Muda de opinião quem quiser. Eu já mudei algumas vezes sobre muitas coisas. Um cara de 15 pode passar outros 15 sem mudar de opinião. Mas a gente tem que respeitar as idéias diferentes.

Mas sinceramente escolaridade não é sinônimo de pessoas mais inteligentes do que outras. Conheço muitos predeiros e faxineiras inteligentíssimos. Com um raciocínio apurado e outros engenheiros mais burros que uma porta. Mas enfim, cada um na sua!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo