• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Viajar de Trem

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Um modo de transporte muito cultuado no mundo todo, mas que no Brasil já foi o tempo em que haviam vários e longos roteiros.

Me lembro da minha infância visitando meus avos quase na divisa com Mato Grosso do Sul, mas que pude fazer viajando de trem dormindo na cabine e tomando o café da manhã no vagão-restaurante.

Algum roteiro inesquecível que tenha marcado a sua vida?

Eu particularmente gostei muito do roteiro Curitiba-Paranaguá no Paraná. A vista da Serra do Mar é simplesmente deslumbrante.
 
Nossa, tirando pequenas viagens que se faz em São Paulo onde a última foi visitar a Pequena Elfa que tive que pegar o trem rs
Acho que a que mais me recordo é de quando era pequena, e essas excursões de escola te levam conhecer pontos turísticos do teu estado. Eu simplesmente não lembro pra onde estávamos indo mas passávamos por ponta grossa e nessa hora o trem deu uma balançada fenomenal... não esqueço isso por nada.

Eu achava tão perigoso e hoje em dia to morrendo de vontade de fazer aquela viagem à Serra do mar no trem de luxo... tão confortável e tranquilo...
 
Morro de vontade de viajar de trem pela Europa, aqui pelo Brasil só andei nos trens da CPTM até a estação do Metrô.
 
Em SP esse ano reativaram o trem turístico pra Jundiaí e Paranapiacaba e estão ajeitando tudo pro retorno do trem pra Santos.

Mas todas essas viagens são curtas. Vamos torcer pra que um dia volte as viagens longas pelo interior que são as mais lindas.
 
não é só uma questão de ser lindo, e não é só pelo turismo em si. eu ainda acho de uma estupidez tremenda a decisão no passado de trocar as ferrovias por rodovias. agora vão ter que correr atrás (se o fizerem de fato) e fazer em poucos anos o que poderiam ter desenvolvido aos poucos, em cerca de um século. é só ver o sistema ferroviário na inglaterra, cresceu junto com o país, de acordo com as necessidades. e embora eu tenha usado pouco, não tive do que reclamar do que usei, na verdade deu é para sentir inveja de não ter algo semelhante aqui e ainda ter como opções para uma ida a são paulo a cansativa viagem de ônibus ou carro, ou a cara e estressante viagem de avião (toda aquela embromation de check in, pegar mala, voo atrasado, etc. para um voo curtíssimo, passa mais tempo com a embromation do que em voo ¬¬).

a saber, como turista só fiz aquele passeio até paranaguá, e quando criança. hoje em dia a coisa está (bem) mais cara, sabe-se lá pq. mas lembro de ter sido divertido hehe. e um negócio bacana que eu e o fábio fizemos foi edimburgo - londres em um trem noturno, com cabinezinha com beliche e tudo o mais, bem legal mesmo XD
 
não é só uma questão de ser lindo, e não é só pelo turismo em si. eu ainda acho de uma estupidez tremenda a decisão no passado de trocar as ferrovias por rodovias.

Sem dúvida a maior decepção de um país que pode até daqui alguns anos ser a 5a maior economia do mundo, mas é uma vergonha ter uma malha ferroviária útil tão reduzida, já que se dividirmos o tamanho do nosso país por ela certamente dá uma densidade de km útil por km² muito baixa que nos coloca nos últimos lugares de qualquer ranking mundial.

Já pensou se tivéssemos uma ferrovia transnacional norte-sul que cortasse o maior número de capitais? Um trem partindo de Porto Alegre, passando por Floripa, Curitiba, Sampa, Rio, Vitória praticamente todas as capitais do Nordeste e terminasse lá em Macapá?

Absurdo? Foi muito importante pro Canadá, EUA e Austrália se desenvolverem tendo uma longa linha de ferrovia de Leste a Oeste e a Rússia tem a Transiberiana que é mais longa do mundo que corta ela todinha em mais de 9.000Km de extensão.
 
Última edição:
bem por aí. e olha, uma ferrovia ligando capitais não seria absurda se não tivéssemos parado no tempo com o transporte ferroviário. algo que começaria rio-sp, depois rio-bh, sp-ctba por exemplo, ia crescendo conforme a necessidade, aos poucos. e daria certo, tenho certeza, porque poderia ser tanto para transporte de carga qto de passageiro, a viagem não estaria perdida nem nos horários que as pessoas não costumam viajar tanto. mas fazer o q. agora parece que estão estudando a possibilidade de fazer algo que acabe ligando os principais aeroportos, mas a verdade é que será extremamente custoso e até por isso fica nesse "estudando possibilidade". argh.
 
Hoje é mais custososo (INFELIZMENTE!!!) porque ao se fazer uma ferrovia nova cortar uma grande cidade tem que se fazer desapropriações de casas, viadutos e até túneis.

Há 100-150 anos atrás eram as ferrovias que faziam cidades crescerem no entorno delas. Eu nasci em São Caetano do Sul que é justamente uma que surgiu nesta circunstância.

Mas pelo menos no caso das maiores cidades (Sampa, Rio, Curitiba) ainda é possivel aproveitar boa parte da malha existente. Moderniza-la ainda sai mais em conta.
 
Eu particularmente gostei muito do roteiro Curitiba-Paranaguá no Paraná. A vista da Serra do Mar é simplesmente deslumbrante.

Também já fiz esse roteiro, e indico. Realmente muito bom, com belíssimas paisagens. Faz 10 anos que fui, e tenho muita vontade de refazê-lo.

Além desse, a única outra vez que "viajei" de trem foi em Paranapiacaba (SP). Entre aspas, pq na verdade é só um micro-passeio com um trem antigo, como forma de turismo histórico. Mas a cidade inteira vale muito a pena conhecer. Há inclusive um museu ferroviário que é bem legal.
 
Viajar de trem é a melhor coisa do mundo. Sério. Nem se compara a avião, seja no conforto (é espaçoso, pode andar a vontade, você vê a paisagem) seja na comodidade (sai do centro da cidade, não tem chekin, não tem checkout, a segurança é racional).

A regra européia é a seguinte: se uma viagem de trem demora 4,5 horas ou menos, ela é mais rápida do que avião (considerando tudo: deslocamento até aeroporto, checkin, checkout, retorno pra cidade).

Nós usamos trem o máximo que pudemos:
* RER (do Charles de Gaulle até Paris): 45 min
* Caledonian Sleeper (noturno, de Edinburgh a Londres): 6 horas
* Trem normal (Londres a Oxford): 2 horas
* Trem normal (Amsterdam a Bruges): 4h
* TGV (trem ultra rápido da Antuérpia a Paris): 1,5h

Tudo muito divertido =]
 
Última edição:
seja na comodidade (sai do centro da cidade, não tem chekin, não tem checkout, a segurança é racional).

Esse é disparado o diferencial que me faz optar pelo trem em detrimento do avião (quando é possível é claro)

Aeroportos necessitam ficar longe dos centros e se dispende um tempo razoável dentro dele por toda essa burocracia e isso desde que outros agravantes como condição climática e de tráfego aéreo não resolvam aparecer.

Se tivermos um trajeto de 400 a 500Km (como Rio-SP, SP- Ctba, Rio-BH) que leve umas 3 horas num trem com boa velocidade média, já compensa que fazê-lo de avião. Afinal se considerarmos toda a somatória do deslocamento de automóvel (geralmente Taxi) até o aeroporto e depois do aeroporto de automóvel até o centro da cidade-destino no final não compensa.
 
Além desse, a única outra vez que "viajei" de trem foi em Paranapiacaba (SP). Entre aspas, pq na verdade é só um micro-passeio com um trem antigo, como forma de turismo histórico. Mas a cidade inteira vale muito a pena conhecer. Há inclusive um museu ferroviário que é bem legal.

É muito bom ir lá para Paranapiacaba, gostei do jeito da cidadezinha, mas o passeio de trem de lá deveria ser alongado na minha opinião, por que não fazem como antigamente, que descia a serra?

Um passeio de trem que é muito mais longo e também muito legal é aquele percorre três cidades do Rio Grande do Sul: Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa (tive uma ajudinha do Sr. Google para lembrar o nome déssa cidade :mrgreen:) É bem divertido!

Sabem o que eu acho mais? Uma pena o sistema ferroviário ser mais usado para o turismo, seria muito interessante investir nele mais do que no rodoviário aqui no Brasil.
 
É muito bom ir lá para Paranapiacaba, gostei do jeito da cidadezinha, mas o passeio de trem de lá deveria ser alongado na minha opinião, por que não fazem como antigamente, que descia a serra?

Eu pensei a mesma coisa quando estive lá. É até cruel aquele pesseiozinho curto, deixa uma vontade de "quero mais" muito grande, hehe
Seria incrível se eles conseguissem restaurar todo o sistema funicular.

E a cidade ainda tem todo aquele jeito de fins do séc. XIX e começo do XX, dá a impressão de se ter entrado num túnel do tempo.
 
Na Finlandia eu andava só de trem... até pq a neve e os ônibus juntos não me convenciam de segurança... Mas eu amava aquilo!
 
E a cidade ainda tem todo aquele jeito de fins do séc. XIX e começo do XX, dá a impressão de se ter entrado num túnel do tempo.

Aproveitando esse gancho tem um outro roteiro de curta distância em atividade no interior de SP muito legal que é o roteiro Campinas-Jaguariúna, porém com um atrativo a mais: é todo feito com Maria-Fumaça

No caminho algumas estações do século XIX 100% preservadas que inclusive foram até utilizadas em novelas de época da Globo como "Sinha Moça".

É um roteiro 100% rural que atravessa as antigas fazendas de café que no passado marcaram o auge da economia brasileira.

Tomei conhecimento dele graças ao site da ABPF que é associação brasileira de preservação ferroviária e que organiza vários roteiros turísticos ferroviários pelo Brasil. Pra quem quiser tomar conhecimento segue abaixo o link do site.

http://www.abpf.com.br
 
Há 5 anos viajei de BH até Vitória de trem. É um dos poucos que ligam duas capitais em atividade. Viagem muito gostosa.
 
É pelo trem da Vale né? Eu tenho ingresso de graça pra ele, sei lá, limitado a uns 5 por ano, mas po, demora tipo umas 18 ou 19 horas não é? Tenho saco pra esperar tudo isso não
 
Teve uma matéria no SPTV de hoje sobre o trem que vai até Paranapiacaba. Vídeo

Que reportagem bacana, Vëon.

Me deu muita vontade de conhecer Paranapiacaba e fazer essa rota turística. Adoro esse clima de passado! Tenho a constante sensação de que nasci uns 20 ou 30 anos atrasada...

Eu moraria numa boa numa destas vilas tipo a de Paranapiacaba, desde que tivesse GVT. :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo