• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Viagens espaciais

Hot Sauce

Usuário
Bom, esse tópico eu tou criando para se abordarem os diferentes métodos de viagens espaciais, e para discutí-los, é claro! =]

Então eu começo falando da velocidade de dobra, vou dar uma explicaçãozinha rápida dela aqui:


Pela relatividade geral de Einstein, não é possível chegar á velocidade da luz, e com isso, quebra-se quase todas as possibilidades de se viajar no espaço para grandes distâncias, devido á grande demora que uma viajem custaria...
Mas, graças á teoria da relatividade restrita, nada pode viajar mais rápido que a luz, LOCALMENTE. Isso quer dizer, que no sistema referencial local a luz não pode ser superada, mas em um sistema de referência global, sim.
A velocidade da dobra é completamente diferente do que imaginamos sobre sistemas de propulsão. Ela não usa combustíveis explosivos para se propulsionar, ela o faz com o espaço-tempo! Se ela realmente for aplicável, ela consiste em contrair o espaço tempo que está à frente da nave, por exemplo, e depois esticar o espaço tempo atrás dela, fazendo com que a nave viaje, mas sem seuqer se mexer, porquê ela vai se mover junto com a expansão e a contração do espaço tempo! Funciona mais ou menos como um surfista em uma onda, entendeu?
E teoricamente ela é viável porquê, LOCALMENTE, a velocidade da luz não é superada, já que a nave vai continuar parada, ela só vai ser extremamente rápida (velocidades muito superiores a da luz) em relação a referenciais globais.

Resumindo: consiste em dobrar o espaço tempo em sua frente e esticá-lo atrás de você, fazendo com que você viaje acima da velocidade da luz, mas ao mesmo tempo respeitando as regras da Relatividade Restrita.


O quê vocês acham dela?? Alguém conhece alguma outra teoria que possibilitaria viagens espaciais extremamente longas?
 
Hum.... Dobra espacial me parece mais obra da ficção... Já ouvi falar muito dela, mas eu ainda tenho dúvidas quanto a veracidade dos fatos...

Ficção por ficção, tem dúzias de "teorias" para propulsão... :mrgreen:


Mas com o que sabemos até agora, temos muitos problemas para serem solucionados até uma viagem realmente longa poder ocorrer. Por exemplo:

-Falta de Gravidade: Os ossos perdem muito cálcio, os músculos ficam fracos se não forem exercitados constantemente.

-Tédio: Imagine ficar com um grupo pequeno, fechado numa nave durante anos, ou décadas?

-Alimentação: A nave deve ser um sistema fechado. Numa viagem para longe do sol, as plantas não tem daonde receber energia para fazer fotossintese, então dá-lhe iluminação artificial. Um ecossistema extremamente equilibrado deve ser criado para garantir um suprimento de comida, água, etc...


E devem existir mais problemas, assim que eu lembrar eu posto.
 
Essa viagem por dobra espacial eu já ouvi falar... Mas por acaso alguém está tentando a por em prática? Será realmente possível praticá-la? Já tentaram fazer testes?
 
Gandalf The Grey disse:
Bom, esse tópico eu tou criando para se abordarem os diferentes métodos de viagens espaciais, e para discutí-los, é claro! =]

Então eu começo falando da velocidade de dobra, vou dar uma explicaçãozinha rápida dela aqui:


Pela relatividade geral de Einstein, não é possível chegar á velocidade da luz, e com isso, quebra-se quase todas as possibilidades de se viajar no espaço para grandes distâncias, devido á grande demora que uma viajem custaria...
Mas, graças á teoria da relatividade restrita, nada pode viajar mais rápido que a luz, LOCALMENTE. Isso quer dizer, que no sistema referencial local a luz não pode ser superada, mas em um sistema de referência global, sim.
A velocidade da dobra é completamente diferente do que imaginamos sobre sistemas de propulsão. Ela não usa combustíveis explosivos para se propulsionar, ela o faz com o espaço-tempo! Se ela realmente for aplicável, ela consiste em contrair o espaço tempo que está à frente da nave, por exemplo, e depois esticar o espaço tempo atrás dela, fazendo com que a nave viaje, mas sem seuqer se mexer, porquê ela vai se mover junto com a expansão e a contração do espaço tempo! Funciona mais ou menos como um surfista em uma onda, entendeu?
E teoricamente ela é viável porquê, LOCALMENTE, a velocidade da luz não é superada, já que a nave vai continuar parada, ela só vai ser extremamente rápida (velocidades muito superiores a da luz) em relação a referenciais globais.

Resumindo: consiste em dobrar o espaço tempo em sua frente e esticá-lo atrás de você, fazendo com que você viaje acima da velocidade da luz, mas ao mesmo tempo respeitando as regras da Relatividade Restrita.


O quê vocês acham dela?? Alguém conhece alguma outra teoria que possibilitaria viagens espaciais extremamente longas?

Bom, eu acho que Eistein morreu ha algum tempo atrás e algumas de suas teorias ja estão sendo consideradas passadas. Mas de qualquer forma, vc se esqueçeu de muitos outros tipos de velocidades, tais como a do som. Q não eh tão rápida quanto a da luz, mas em uma velocidade consideravel...
 
Bom, Copérnico morreu em 1500 e alguma coisa e até hoje a teoria dele vale... (claro que com algumas modificações) O mesmo vale para Newton (mas que morreu depois) :roll:

Mas o que importaria a velocidade do som aí?? O objetivo é se fazer viagens com distâncias extremamente grandes, em espaços curtos de tempo, e isso não se faz com a velocidade do som...
 
Só para escapar da gravidade da Terra, é preciso chegar mais ou menos em 11 Km/s ou 39600 Km/h... :mrgreen:
 
Mentor disse:
Só para escapar da gravidade da Terra, é preciso chegar mais ou menos em 11 Km/s ou 39600 Km/h... :mrgreen:

mas uma vez no espaço é necessário somente correções de curso, pois é possível aproveitar a gravidade de outros planetas para ser acelerado e arremessado do espaço
 
Essa velocidade de dobra pareceu interessante, vcs explicou a teoria de como funcionaria cientificamente, mas como é possivel fazer isso tecnologicamente falando? Eu nao conheço ninguem q saiba como contrair e espandir o espaço para se aremecar para frente sem sair do lugar! :mrgreen:

Eu tb poderia dizer q existe elos invisiveis q todos os tempos e todos os lugares do espaço em qq lugar, e se vc conseguisse virar esses elos, vc pdoeria se "teletrasportar" pra onde quisesse! É uam teoria! E dai? como se faz isso? :mrgreen:
 
Tá, mas em nenhum momento eu disse que isso era possível de ser feito, e disse que o tópico era para discutir diferentes métodos de viagens espaciais, teóricos ou não. O objetivo desse tópico é apenas conhecer um pouco mais sobre esse assunto, não importando se a experiência vai ser realizada ou não, se é possível ou não. Até também já se foi discutida muita teoria que também não se tem explicações, e como se trata de um Clube que visa mostrar experiências, teorias e semelhantes, e discutí-los, acho que não é necessário que seja uma experiência comprovada ou possível de ser feita atualmente.
 
Existe também a possibilidade de se viajar através de Buracos de Minhoca (wormholes), que teoricamente existem. Eles são conexoes entre uma parte do espaço e outra, permitindo viagem quase que instantanea de um ponto até outro.
Além das viagens espaciais, existem também possibilidades de que se criem "colônias espaciais", complexos ENORMES que hospedariam milhares de pessoas de uma só vez, assim carregando as pessoas pelo espaço. O problema da falta de gravidade nao seria problema, graças ao sistema de gravidade artificial.
A Discovery fez um documentário onde eles falavam que, se manipulação genética chegar a um nível muito maior, as pessoas podem criar humanóides feitos para o espaço, sem ossos, e com mãos nos pés além de nas maos, aumentando produtividade. Eles seriam feitos para que precisassem consumir pouca comida e para que vivessem por muito tempo, assim precisando de poucos humanoides espaciais. Outra maneira seria mandar uma nave cheia de embriões numa nave, ou até mesmo um sistema de congelamento criogenico, com reanimação mais tarde, para viagens longas. Mas isso tudo, claro, se a ciencia evoluir MUITO.
 
Eu acho q esse sistema de criptogenia nao seria muito valido!
de q adianta mandar alguns cientistas congelados pra um lugar q demoraria uns 200 anos pra se chegar, dai eles iam estudar, usn 20 anos e voltar em mais 200 anos!
quando eles chegassem aqui ja teriam se passado 220 anos!
provavelmente uam outra nave aj teria passado a deles, ou o q eles descobriram já seria totalmente inutil!

Eu acho q a unica forma eficas de fazer viagens espaciais para fora do sistema solar seria teleporte!
fora isso a utilidade pratica me parece nenhuma!

Talvez uma nave colonia espacial, mas so se for pra migrar de vez né? Dai de q adianta? mandar seres humanos pra morar em outro lugar se vai se perder todo o contato com eles?
 
Mas Digo, teletransporte nao está limitado a viagem na velocidade da luz? Eu lembro que tinha uns caras nos EUA que conseguiram teletransportar luz de um laboratorio para outro, mas materia ainda vai demorar, já que luz é energia, e matéria tem que ser CONVERTIDA em energia antes de ser enviada, e depois tem que ser "reconstruida". Nao duvido que teremos teletransporte, mas duvido que isso aconteça nos proximos 100 anos. :?
 
É, o teleporte q eu falei nao é um teleporte fisicamente possivel! Seria algo imaginario q cosneguiria te tirar daqui e te colocar onde vc quisesse sem ter q trafegar informações da forma q conhecemos já q isso nos limitaria a velocidade da luz!

Por isso eu nao acredito ainda nessa viagens espaciais! Nao vejo nada na ciencia q conehcemos hoje q tornaria isso possivel!
 
bem o tele trassporte eh intantaneo pq vc nao trassporta a particula e sim o estado fisico dela e ess esperimento foi feito com fotons gemeos nos quais a transmiçao dos estados e intantanea (exatamente nao se sabe como so se sabe q eh assim) quanto a dobra... poxa eh realmente muito legal .... eu acredito em dobrar o espaço tempo..... eu vi um filme q o cara explicava essa teoria assm : "pegem uma folha de papel agora fassam uma bolinha de cada lado da folha... como eh o menor percurso ? (vc diriam uma reta... ) o cara responde dobrando a folha e pondo um ponto sobre o outro : nehum "

a ideia eh nao viajar mas sim dobrar o espaço até onde vc esta depois vc passa pra dentro do outro lado e solta dinovo o espaço.... para isso seria necessario a mesma coisa mais ou menos q para a velocidadde de dobra... apenas uma coizinha infima..... UM BURACO-NEGRO .......

essa teoria nao esta muito distante ... lembren-se q o cern esta teorirando q vai ser possivel fazer mini buracos negros quando o noco acelerador estiver funcionando...

abraços Dwarf
 
Esses Buracos de Minhoca (wormholes) (Contato!!!!Carl Sagan!!! :grinlove: )
eu acho q ueriam os mais práticos,mas alguém sabe como que provaram mais ou menos isso na teoria?E como encontrá-los?Teria como prever aonde ele levaria?Pq se vc vai parar num distância mto absurda (bilhares de anos luz a gogol 8O :mrgreen: ) o q q vc vai fazer ali?E teria volta?

Esse de dobra do espaço eh realmente mto louco...interessante a oarada da dobra do papel, mas como q se faz isso com o espaço??????realmente eh mta viagem.... 8-)

Sobre colocar embriões e tal..tipo, primeiro elas teriam que ser educadas e tal..e o mais importante elas não teriam tido a mínima escolha do q eu fazer com suas vidas..e isso eh inaceitável...eu sempre pensava nessa possibilidade qdo criança..de levar casais de astronautas...e ficariam se reproduzindo,mas chegaria um momento que todos seriam parentes...daí como faz??Como será que é classficado alguém que nasce fora da terra??nussa..viajei..
Teletransporte não tem que ter tipo, um local de saída e um de chegada?tipo um telefone?e aí?como colocar a saída no espaço?se vc chegar até lah para colocá-la não precisa nem mais se teletransportar oras...a não er q vc coloque uma nave ..aí se tornaria nteressante...
Hum..acho q não acrescentei nada..mas ficam as perguntas assim mesmo... :tsc:
 
Essa teoria da dobra parece interessante, mas pensando...
Nos conseguimos ver 3 dimenções espacieias, e para nso é facil visualisar um papel sendo dobrado e alguma coisa passando de um lado pro outro! Mas nos temos 3 dimenções para ver isso! Para um ser q vivesse no papel, exitiriam apenas 2 dimenções, pra ele o papel não é algo dobravel!

Nos falamos assim como se fosse simples, "Ah, entao vc dobra o espaço-tempo e vai pro lugar q vc quiser"! Isso é realmente possivel? Essa historia de espaço curvo foi apenas uma explicação para q nos possamos visualizar melhor o efeito da gravidade, tem ter q ficar pensando nela como um monte de setinhas q puxam os pormos em uam determinada direção! Mas o fato de imaginar q o espaço curva para explciar isso não quer dizer q todos as propriedade q existe no conceito real de curvatura seriam aplicados ao espaço!

Vc dizer q alcool é liquido q nem a agua, é uma coisa, já dizer q todas as propriedades da agua tb estao no alcool é outra totalmente diferente, até pq nao sao a mesma coisa!
Ou seja, vc explicar a ação da gravidade dizer q q é como se o espaço fosse curvo é uma coisa, agora dizer q por causa dessa primeira associação, tudo q se poderia aplicar a algo curvo poderia ser aplicada ao espaço, é meio preciptado!
 
.: gloin :. disse:
Mentor disse:
Só para escapar da gravidade da Terra, é preciso chegar mais ou menos em 11 Km/s ou 39600 Km/h... :mrgreen:

mas uma vez no espaço é necessário somente correções de curso, pois é possível aproveitar a gravidade de outros planetas para ser acelerado e arremessado do espaço

E é preciso conseguir freiar depois. Quase todo mundo esquece dessa parte.... uma viagem espacial deve ter a mesma sequencia de uma viagem de avião (bem mais mais complexa, claro): Decolagem, aceleração até velocidade de cruzeiro, orientação/navegação, aproximação, desaceleração e pouso.
 
mas chegar em outro planeta seria "mais fácil" se essa nave que levasse continuasse em queda livre em torno do planeta destino. é como se ela ficasse "sempre caindo" em volta do planeta e utilizassem módulos para pousar, como fazem aqui na Terra qnd ficam em órbita e querem retornar. isso é muito mais fácil que desacelerá um veículo para pousá-lo.
 
.: gloin :. disse:
mas chegar em outro planeta seria "mais fácil" se essa nave que levasse continuasse em queda livre em torno do planeta destino. é como se ela ficasse "sempre caindo" em volta do planeta e utilizassem módulos para pousar, como fazem aqui na Terra qnd ficam em órbita e querem retornar. isso é muito mais fácil que desacelerá um veículo para pousá-lo.

Tá, manter uma orbita estável ao redor do planeta. Até aí tudo bem, mas mesmo assim tem q desacelerar.

A idéia num vôo longo é chegar rápido. Assim, você acelera o máximo possível, pelo maior tempo possível. No caso extremo você aceleraria metade da viagem e freiaria na metade restante. Mas isso gasta muito combustível. Então usa-se um meio termo.

E não esqueça que ao chegar no destino temos que considerar a velocidade de escape do planeta, altitude da atmosfera, etc... Se tiver atmosfera talvez seja mais vantajoso usar ela como "Aerofreio", se não tiver eu acho que orbitar é melhor mesmo...
 
Editado: Chegaram antes de novo! :tsc: :mrgreen:

Vcs ja viram o filme viagem ao mundo dos sonhos?
Nele, não apresenta uma explicação logica, mas um garoto arruma uma bolha maluca la q dentro dela não existe inercia! Ou seja, ela podia ser acelerada a qq velocidade q quem esta dentro dela não sente!
Seria necessario alguma cosia nesse estilo pq tipo, atingir a velocidades proximas da velocidade da luz já é um problema, e outro problema muito grande seria o espaço e o tempo necessario para atingir essas velocidade já q o nosso corpo tem um limite de aceleração suportavel!
Ou seja, mesmo q consigamos fazer corpos cheagarem a velocidade da luz, atingila ainda seria um problema, as vezes poderiamos levar metade da viagem so acelerando a nave e a outra metade so desacelerando!

Mesmo a tecnica de deixar a nave caindo em votla do palenta para desacelera-la, q planeta é massivo o suficiente pra ter em orbita um objeto na velocidade da luz? Ou seja, ela teria q desacelera muito antes de poder continuar a desaceleração em volta do planeta!

Por isso aidna acho q viajar "voando" distancias externas ao sistema solar ainda é algo inconcebivel e inviavel para a nossa ciencia!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo