• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Viagens e leituras

raqtoledo

Usuário
Sabe quando você está indo fazer uma viagem e quer entrar no clima do lugar?
Geralmente acontece com viagens internacionais, mas também rola dentro do Brasil. Por exemplo: se vai a Porto Alegre, lê Sinuca embaixo d´água; se vai ao Chile, lê Noturno do Chile; se vai à Inglaterra, lê Virgina Woolf.
Acredito que nem só eu seja assim! Adoro entrar no clima do lugar que estou indo conhecer.


Acho que nesse tópico podemos dividir essas experiências e dar dicas de leituras pra quem está indo viajar!
Quando fui pra Londres (passei 10 dias lá, em Março desse ano), li alguns contos de Virginia Woolf, livro da coleção Mulheres Modernistas, da Cosac. Foi super bacana, porque vários se passavam em ruas em que eu estava, como Mrs. Dalloway in Bond Street.
 
Sou uma espécie de Xavier de Maistre quando o assunto são viagens: apenas à volta de meu quarto.

Imagino que deva ser maravilhoso ir a Dublin com o Ulysses, andar pelo sertão com Grande Sertão: Veredas, visitar Florença com a Divina Comédia, Jerusalém com o Gerusalemme Liberatta, ir a um navio de pesca baleeiro com Moby Dick (!!!)...
 
Quero saber se alguém aí tem uma dica pra me dar!
Tô indo pra Alemanha e queria entrar no clima! Vou ficar 1 semana só e não será em Berlin!

Dicas de livros?
 
Quando vou a Salvador, não tem outra: leio João Ubaldo Ribeiro. Estou cada vez mais convencido de que ele é um mestre.
 
raqtoledo disse:
Quero saber se alguém aí tem uma dica pra me dar!
Tô indo pra Alemanha e queria entrar no clima! Vou ficar 1 semana só e não será em Berlin!

Dicas de livros?

Se hospede no hotel, feche todas as janelas, finja beber veneno e faça um pacto com o diabo! :lily:

Ou apenas visite lugares góticos com o Faust debaixo do braço...
 
para mim é o contrário, quando volto da viagem que procuro livros que tenham como espaço o lugar que visitei. esse da virginia que vc citou, foi ótimo ler e reconhecer alguns lugares por onde passei. e eu chego até a ler livros que sei que vou achar ruins ou maizomeno, se tiver algum lugar de que gostei muito, tipo o sétimo unicórnio, que tem como tema principal uma tapeçaria do museu da idade média lá de paris.
 
Acho que devo passar mais tempo escolhendo que livros levar a uma viagem do que quais as roupas mais apropriadas, coisa assim... XD

Quero saber se alguém aí tem uma dica pra me dar!
Tô indo pra Alemanha e queria entrar no clima! Vou ficar 1 semana só e não será em Berlin!

Os que eu mesmo experimentei quando fui não deram muito certo... Então passando para frente a dica não-testada de um amigo: "Pontos de Vista de um Palhaço", do Heinrich Böll. :sim:
 
Também gosto de ler algo de algum lugar que visitei e já voltei, dá uma sensação de permanência da viagem, sei lá. Mas o que mais gosto é ler in loco, acho muito massa! E como estou indo para a Alemanha, e nem de longe entendo de literatura alemã, queria saber de mais dicas.
Heinrich Böll já entrou na lista! Valeu Gigio!
 
raqtoledo disse:
Também gosto de ler algo de algum lugar que visitei e já voltei, dá uma sensação de permanência da viagem, sei lá. Mas o que mais gosto é ler in loco, acho muito massa! E como estou indo para a Alemanha, e nem de longe entendo de literatura alemã, queria saber de mais dicas.
Heinrich Böll já entrou na lista! Valeu Gigio!

Günter Grass, Nelly Sachs, Herta Müller... :)
 
Luciano R. M. disse:
raqtoledo disse:
Também gosto de ler algo de algum lugar que visitei e já voltei, dá uma sensação de permanência da viagem, sei lá. Mas o que mais gosto é ler in loco, acho muito massa! E como estou indo para a Alemanha, e nem de longe entendo de literatura alemã, queria saber de mais dicas.
Heinrich Böll já entrou na lista! Valeu Gigio!

Günter Grass, Nelly Sachs, Herta Müller... :)

Hey! Obrigada :joy:
 
Sou como a Anica, mas esse ano comprei algo local para ler nos metrôs (diminuir um pouco esse meu ar de turista sabe como é....Na minha bolsa está caminhando o Notes (Quadrinhos) do Boulet, um artista plástico parisiente... bom demais...
 
Se o livro me leva a um lugar que não conheço, a tendência normal é sempre conhecê-lo depois. É muito raro ocorrer comigo o inverso.
 
Quando James Joyce escreveu Ulisses ele disse que queria descrever a cidade tão bem que se ela um dia desaparecesse as pessoas poderiam reconstruí-la de forma exatamente igual só se baseando no livro dele hahaha.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo