• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vettel x Schumacher. Quem é melhor?

Conseguirá Vettel bater todos os recordes do Schumacher?

  • Sim, exceto títulos e vitórias

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    5

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
f1schumi_1761807b.jpg


Muito próximo de conquistar o seu 4° título, já começaram as inevitáveis comparações entre os dois alemães, afinal até bem pouco tempo atrás achava-se que seria muito improvável tão cedo aparecer alguém com potencial real de se aproximar das marcas alcançadas pelo Schumacher, já que antes demorou mais de 4 décadas pra marca dos 5 títulos do Fangio serem batidos.

Interessante por exemplo é a comparação do Vettel com o Schumacher aos 26 anos que é a idade que o Vettel tem hoje. Esse link do UOL mostra quem está levando vantagem quando os dois tinham a mesma idade..

Já no quesito popularidade:
Vettel é mais popular que Schumacher entre os alemães
 
É complicado essa de "melhor". Eu acho o Vettel um bom piloto, mas que 70% das suas vitórias é por conta de ter um carro imbatível. Seu carro está muito desigual aos demais concorrentes de hoje.

Ainda acho que o Shumacher teve mais desafios durante a carreira, mas também foi ajudado por seus companheiros e uma ótima fase da Ferrari.
 
Se eu falar que o maior de todos os tempos foi o Senna, o Neithan vai vir aqui me chamar de bairrista? :lol:

Ah, e sobre a disputa, acho que vai quebrar alguns, mas não vai conseguir muito mais, parece que ano que vem a F1 já prevê mudar um monte de coisa para impedir que o Vettel tire a graça da F1 do mesmo jeito que o Schumi fez durante anos.
 
Automobilismo em geral é um esporte que depende muito do equipamento.
É por isso que sempre relativizo essas comparações.

O Schumacher era um grande piloto? Sim.
Vettel é outro grande piloto? Sim, também.
Os carros que eles pilotaram eram imbatíveis? Nem sempre.

Acho que o grande piloto faz essa diferença. Ele torna possível bater o melhor equipamento.
Mas não é sempre que isso acontece.
A maior hegemonia do Schumacher foi quando ele juntou o seu talento (disparadamente maior que o dos seus concorrentes) ao equipamento da Ferrari.
Seu maior feito foi ser bi-campeão pela Benetton, desbancando a toda poderosa da época Williams.

Hoje, o Vettel tem o melhor carro, sim.
Mas não foi sempre assim. A RBR não surgiu do nada! E no 1º título do Vettel, ainda era tida como uma 3ª força. Muito do que ela evoluiu até hoje se deve ao sucesso de Vettel.

Esse histórico é muito semelhante ao do Schumacher e é por isso que eu acho que eles se aproximam muito como pilotos. O que falta pro Vettel é o tempo... e a "sorte" de poder andar com o melhor carro por mais alguns anos.
 
Esse histórico é muito semelhante ao do Schumacher e é por isso que eu acho que eles se aproximam muito como pilotos. O que falta pro Vettel é o tempo... e a "sorte" de poder andar com o melhor carro por mais alguns anos.

Você diz tempo? Por enquanto ele tem esse fator totalmente a seu favor já que é o campeão mais jovem da história e em se confirmando o tetracampeonato será também o mais jovem a atingir 4 títulos, podendo na teoria ter tempo de sobra pra alcançar seu compatriota que levou bem mais tempo pra chegar em 7 conquistas.

Até em número de vitórias os ventos sopram a favor dele, porque gradualmente o calendário da F1 vem sendo ampliado e ano que vem está previsto termos mais de 20 GPS e cada GP disputado a mais, tendo um bom carro em mãos sempre amplia a possibilidade de aumentar o número de vitórias em relação aos pilotos de outras eras que disputavam num calendário mais enxuto. Aí o melhor parâmetro pra se comparar desempenho entre pilotos de épocas distintas passa a ser o saldo de vitórias por temporada.

Já o fator sorte de andar num carro de ponto aí sim concordo, pois de nada adianta ter todo o tempo do mundo se não puder ter um bom equipamento.

Mas como o Vettel está alcançando uma marca que já é bem expressiva, os 4 títulos sempre darão a ele um poder de barganha muito alto em qualquer negociação pra se manter numa equipe top, supondo que ano que vem a RBR não esteja num momento tão bom quanto agora.
 
Sim, Fúria! Foi isso que eu quis dizer.
Ele tem tempo ainda... Isso lhe dá potencial até para superar o Schumacher.
Mas, hoje, o Schumacher ainda é o melhor de todos os tempos.
 
O melhor piloto hoje é o Alonso.
O cara tem sorte e mesmo com um carro inferior dá trabalho.

O grande problema da formula 1 é que realmente o que decide é o carro.
Veja Alonso na Renault desbancando o Schummi.
Veja aquele ano louco que o Button foi campeão.
Indo mais atrás, veja Mansell e sua Williams em 92.

Existem claro pilotos bons e o nível é parelho, quem pega o carro melhor vence.
Emoção ocorre como em 2008/07 por aí, onde Ferrari e McLaren estão com carros muito próximos, se não já elvis, o carro fala por si só.

Mas voltando aos números, acredito que Vettel poderá bater grande parte dos recordes de Schumacher se e somente se a RedBull continuar a ser o que é hj.
 
Existe uma expectativa que ano que vem o circo da F1 fique mais equilibrado com uma nova mudança de regulamento, visando diminuir a desvantagem das equipes de menor orçamento e investimento..

Mas é esperar pra ver, porque já mexeram no sistema de pontuação, dos treinos, abolição do reabastecimento entre tantas coisas que até agora só produziram resultados pontuais, mas nada de grande impacto.
 
Existe uma expectativa que ano que vem o circo da F1 fique mais equilibrado com uma nova mudança de regulamento, visando diminuir a desvantagem das equipes de menor orçamento e investimento..
Engraçado é que eles comentam isso ano após ano e não vemos nenhuma mudança. As equipes com maior orçamento sempre criando carros melhores e se distanciando mais ainda dos demais.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo