• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

VESTIBULAR

A boa aula de literatura (e o bom professor) dá conta de suprir a falta da leitura por parte do aluno. Não falo apenas de detalhes como o nome do protagonista e coisas do tipo, mas os detalhes da obra e todo esse tipo de coisa. De verdade.

Palavra de escoteiro que eu nunca fui.

Se pegarmos materiais didáticos como o do Objetivo (que se você soltar a apostila dentro da sala de aula é capaz que ela saia falando e dando aula sozinha) e um bom professor que faça apontamentos que prezam a intertextualidade e unidade literária e não apenas a relação individual dos fatos históricos (que, efetivamente, não servem de quase nada), é mais do que o suficiente.

Até porque, no vestibular, não se é cobrada uma leitura particular da obra. Cobra-se a leitura única e mais aceita pelos acadêmicos. Aliás, esse é um dos principais motivos de existirem poucas questões intertextuais (que é a alma da literatura) e, quando existem, acabam por serem leituras manjadas há anos e anos.
 
Liv disse:
Você tem bem certeza que gostaria que várias pessoas te ligassem a todo momento reclamando que os remédios não fazem efeito (sendo que elas não fazem o tratamento direito), querendo cortesias para parentes, pedindo requisições de exames a cada 10 minutos...

(...) plantões nos fins de semana, ganhar 200 reais em cirurgias de cinco horas por que os malditos convênios não pagam mais do que isso...

Tem certeza? MESMO?

Diego disse:
Ahhh... para, não é bem assim também, né?

É sim, Diego. Sou filha de médico, formo médica em menos de um ano e te digo que a realidade da profissão é bem essa que a Liv descreveu. Cresci sem ver meu pai direito, por ele ter uma jornada de trabalho bastante puxada, cansei de vê-lo saindo de festa, aniversários MEUS OU DOS MEUS IRMÃOS pra atender consultas, e por mais de 25 anos ele não teve fim-de-semana... todo sábado ou domingo ele recebia ligação de paciente e tinha que ir à Santa Casa, ou mudar a prescrição por telefone, ou envolver-se de alguma forma com o trabalho.

E não ganhava tão bem como deveria, porque se ele aumentasse o valor da consulta os pacientes reclamam, e a maioria tem plano de saúde, que paga pouquíssimo. Não entendo, o povo não aceita pagar 200 reais numa consulta de 50 minutos, a cada 6 meses, pra cuidar da saúde, mas deixa 150 na mão do cabeleireiro a cada 3 meses pra fazer escova japonesa + hidratação. :think:

Sun disse:
:calado:
N exito em dizer que medicina é uma profissão muito nobre(dentre outras).

Ao mesmo tempo que o médico tem que ter sangue frio para não se desesperar com casos horrendos, ele tem que ter carinho com o seu paciente. Tem que ser amoroso, tem que dar confiança, e tem que saber o que há em cada caso e saber ser paciente e encontrar a solução.
É que depende muito do gosto de cada pessoa. Tem pessoa que ama dar palestras, resolver problemas, há aquelas que querem fazer a justiça ao máximo possível, e aquelas que têm o dom de salvar.
Milagres não vêm do acaso, não é? Eles são possibilitados, e a área da saúde é um exemplo disso.
Se as coisas fossem ruins assim, medicina não seria um dos cursos mais concorridos. Pelo menos onde moro, ele é sempre (em disparada) o primeiro de concorrência em TODOS os vestibulares. E não é porque é bem remunerado somente, e sim porque tem um retorno muito grande. E não digo retorno material, mas pessoal.
Acho muitas profissões belíssimas, e tenho vontade de seguir muitas delas, como biologia(pela beleza), e letras(porque é incrível). Mas não posso deixar de manifestar meu amor pela medicina aqui.
Meus parentes médicos mais próximos(porque conheço) são exemplos de pessoas que deram suas vidas ao bem do próximo. Nos primeiros anos, eles esperaram adquirir um dinheiro e acumular para aquisição de bens.Pouquíssimo anos depois, eles começaram a, além dos plantões, cirurgias demoradas, e tempo faltando, a não cobrar nada por trabalhos à determinadas pessoas que não tinham condição. A não ganhar Absolutamente nada*.
Mesmo sem ganhar, quando têm tempo, eles dão tudo e fazem cirurgias etc, tudo de graça, e eu vejo a satisfação com que eles fazem isso, e a forma como as pessoas são inteiramente gratas por esse "pequeno" ato.

Sun, tua visão de médico é utópica! Este profissional descrito por ti é tão numeroso quanto a arara azul. A Medicina está longe de ser um sacerdócio (btw, acho essa comparação tão inapropriada!), esse transbordar de amor, carinho, atenção, preocupação e abnegação. Quem é assim não tem espaço no mercado. Médico "bom" é médico que atende o maior número de gente no menor tempo possível. Médico rico é o "médico bom" que trabalha como um coitado... Tem dinheiro, entretanto não tem vida.

Uma coisa é fazer trabalho filantrópico, isso é ótimo e viável, outra coisa é estar inserido num mercado de trabalho voraz que te exige jornadas de trabalho absurdas, atitudes deveras inumanas e pagam muito menos do que você merece. Médico deixou de ter glamour e a beleza élfica faz tempo, hoje a grande maioria está corrompida em nome das Indústrias Farmacêuticas, o maior poder capitalizador do nosso meio.

No interior ainda há algum respeito, mas médico não é ninguém nas grandes cidades e capitais.
 
Pim disse:
No interior ainda há algum respeito, mas médico não é ninguém nas grandes cidades e capitais.

E exatamente que tipo de respeito seria esse? Do molde cidade do interior mesmo, onde médico é curandeiro e representante de Deus?
 
Mais ou menos isso. O médico é mais valorizado como profissional e pessoa, os pacientes acreditam mais na nossa palavra e são mais gratos também.
 
Ah, sim, entendo :sim:
Creio que tenha o fator também do trabalho ser, de certo modo, mais fácil, visto que as chances do médico conhecer e acompanhar o paciente são maiores...
 
Medicina está longe de ser um sacerdócio (btw, acho essa comparação tão inapropriada!), esse transbordar de amor, carinho, atenção, preocupação e abnegação. Quem é assim não tem espaço no mercado. Médico "bom" é médico que atende o maior número de gente no menor tempo possível.

Só discordo dessa parte

Penso que fazer medicina, a pessoa tem que se dedicar de alguma forma, pq se não...não vai ser bom médico.
Claro que é difícil dar toda a atenção para o paciente, mas consulta de 5min. o médico não vai conseguir saber o que o doente tem na verdade. O que adianta atender trocentos pacientes e curar poucos, médicos desse tipo podem até receber mais uma graninha, no entanto, o trabalho não será reconhecido e, assim, o médico tornar-se mais um robozinho anotando as causas da doença e receitando o mesmo remédio_O doutor desse jeito é que vai adoecer!

Claro que o médico formado, estudou um monte e tb precisa de dinheiro.E vai trabalhar para isso ué
Porém, não dá para negar ajuda quando alguém, realmente, não tem condições financeiras de pagar a consulta.
O complicado que o sistema de saúde no Brasil está um lixo, os médicos tem que trabalhar um monte em situações precárias, falta de remédios, pacientes nos corredores,falta de enfermeiros,...
Só que esses fatores não explicam a má postura de alguns médicos que se acham os bambam...

Eu acredito nessa opinião do Dr. Bezerra de Menezes:

"Um médico não tem direito de terminar uma refeição, nem de escolher hora, nem de perguntar se é longe ou perto, quando um aflito lhe bate a porta. O que não acode por estar com visitas, por ter trabalhado muito e achar-se fatigado, ou por ser alta noite, mau o caminho ou o tempo, ficar longe ou no morro o que, sobretudo , pede um carro a quem não tem com que pagar a receita, ou diz a quem chora à porta que procure outro, esse não é médico, é negociante de medicina, que trabalha para recolher capital e juros dos gastos da formatura. Esse é um infeliz, que manda para outro o anjo da caridade que lhe veio fazer uma visita e lhe trazia a única espórtula que podia saciar a sede de riqueza do seu Espírito, a única que jamais se perderá nos vais-e-vens da vida".

O médico tem que ser educado e atencioso, perguntar para o paciente e escutar o que ele tem a dizer, conversar mesmo. Podem não ganhar rios de dinheiro, mas a boa saúde deles e a recompensa de ver a clientela com saúde é maior.E trabalho bem feito e com amor, com certeza trará mais pacientes.
E médico não é Deus, tb possui seus defeitos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo