• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

VESTIBULAR

Ah, que bacana, eu adorei o comentário da Sun sobre a Medicina. Concordo inteiramente com ela. Aqui quem fala é uma sonhadora que pretende ser médica desde os 4 anos de idade, quando nem mesmo sabia direito como é a profissão. A única coisa que eu sabia era que o médico podia salvar vidas. Isso, além de toda uma remuneração econômica, espiritual e pessoal já era mais que um incentivo. Cresci pensando assim, nunca me imaginei trabalhando em outra área ou profissão (a não ser como escritora, porém mais como hobby).
Enfim, fiz a primeira etapa do vestibular seriado e espero muito passar direto sem precisar fazer cursinho. Estou estudando, né, me esforçando bastante e apesar de alguns comentários incrivelmente desanimadores e angustiantes como: "Tem certeza? É muita concorrência!" ou "Nossa, você vai morrer de estudar!", é este o meu sonho e nada vai me impedir de tentar conquistá-lo.
 
Ashe, se é o que vc quer realmente fazer vá em frente e não liga para os outros não. Na minha família tb tem os parentes chatos e todos me criticam e nenhum tem faculdade,isto é, ao invés de cuidar da vida deles, ficam querendo "cuidar" da minha ¬¬

essa carta lida aqui é legal:

http://www.youtube.com/watch?v=KYX4UyPB7Qs
 
Meu, parente é foda.

Tô no último ano de Economia na UFPR e até hoje meu pai não aceita que eu escolhi esse curso e acha que vou mudar pra Engenharia Civil para trabalhar para ele, ainda mais porque eu tinha passado em Engenharia no meio do terceirão na UTFPR. O lado bom é que nao moro com ele.

De qualquer forma, você tem que fazer o que gosta, não o que os outros querem.
 
nesse segundo semestre sou eu me matando de estudar como nunca fiz pra tentar direito... Vou ter que tirar 100 pontos a mais do que eu tirei pra entrar em eng. da computação =p....

Nem sei se eu consigo. Talvez consiga. Eu era um moleque quando passei pra eng. da computação... Não que eu ainda não seja preguiçoso e interesseiro, do tipo que só estuda pro que quer, mas... Bem. Acho que consigo. Vamos ver, né.

agora o chato vai ser encontrar professores dementes que idolatram pedro bial e arnaldo jabour de novo........ Ou então moleques que acham que fulaninho é o melhooooooor escritor do mundo porque cagou uma metáfora... Tudo bem. Acalme-se Mavericco, acalme-se. Você consegue. Você vai sair do seu casulo apenas por seis meses. Depois você volta. Respire. Respire.
 
Shiryu disse:
Meu, parente é foda.

Tô no último ano de Economia na UFPR e até hoje meu pai não aceita que eu escolhi esse curso e acha que vou mudar pra Engenharia Civil para trabalhar para ele, ainda mais porque eu tinha passado em Engenharia no meio do terceirão na UTFPR. O lado bom é que nao moro com ele.

De qualquer forma, você tem que fazer o que gosta, não o que os outros querem.

É chega uma hora que devemos mostrar o que queremos fazer realmente, os nossos argumentos, uma vez que somos nós que teremos que ir até a Universidade para estudar X assunto e não nossos parentes ¬¬

Pescaldo disse:
Essa cena do Rocky é de arrepiar.

Sim, eu adoro. :uhu:

Mavericco disse:
nesse segundo semestre sou eu me matando de estudar como nunca fiz pra tentar direito... Vou ter que tirar 100 pontos a mais do que eu tirei pra entrar em eng. da computação =p....

Nem sei se eu consigo. Talvez consiga. Eu era um moleque quando passei pra eng. da computação... Não que eu ainda não seja preguiçoso e interesseiro, do tipo que só estuda pro que quer, mas... Bem. Acho que consigo. Vamos ver, né.

agora o chato vai ser encontrar professores dementes que idolatram pedro bial e arnaldo jabour de novo........ Ou então moleques que acham que fulaninho é o melhooooooor escritor do mundo porque cagou uma metáfora... Tudo bem. Acalme-se Mavericco, acalme-se. Você consegue. Você vai sair do seu casulo apenas por seis meses. Depois você volta. Respire. Respire.

hehehehe
consegui sim, um pouquinho de disciplina e um cronograma de estudos
vai dar certo :cha:
 
Nunca tive problemas com vestibular, sempre que prestei fui bem. Da primeira vez que prestei, passei em exatas na Unicamp, Ufscar e Unesp, optei pela primeira. Já da segunda vez só fui de Unicamp mesmo e também passei com folga.

Pra quem está tentando ou vai tentar ingressar, dá para considerar o seguinte.

- Concorrência > que 50 por vaga (medicina / arquitetura / direito): estude muito, dificilmente se passará na primeira tentativa, cursinhos ajudam bastante.
- Concorrência >20 e <50 (exatas): é possível passar, bastando um pouco de disciplina nos estudos. No mais, se acha que vestibular é o problema, nem imagina o que esta por vir...
- Concorrência < 20 (humanas): o vestibular normalmente é a prova mais difícil para quem pensa cursar humanas. Basta não zerar em nenhuma matéria e ir razoavelmente bem nas matérias com peso maior, que dificilmente ficará de fora.




Mavericco disse:
agora o chato vai ser encontrar professores dementes que idolatram pedro bial e arnaldo jabour de novo........


Bial é bullshit, já o Jabor como comentarista/crítico político até que me agrada!
 
esse ano vou prestar para Letras (português/inglês). fiquei feliz ao ver o comentario do Feynman dizendo que o vestibular vai ser a minha prova mais dificil XD
o que voces pensam sobre biblioteconomia? eu adoraria fazer, mas sei lá, a gente infelizmente tb tem que pensar no que vamos trabalhar depois da graduação, e essa area nao tem uma boa renumeraçao (ate onde eu sei...)
 
Lisbeth disse:
esse ano vou prestar para Letras (português/inglês). fiquei feliz ao ver o comentario do Feynman dizendo que o vestibular vai ser a minha prova mais dificil XD
o que voces pensam sobre biblioteconomia? eu adoraria fazer, mas sei lá, a gente infelizmente tb tem que pensar no que vamos trabalhar depois da graduação, e essa area nao tem uma boa renumeraçao (ate onde eu sei...)

Senso comum: Eu não acho que biblioteconomia dê muito dinheiro não. Mas você não pode escolher seu curso somente pelo salário. Ele é só uma das variáveis.
 
Mavericco disse:
nesse segundo semestre sou eu me matando de estudar como nunca fiz pra tentar direito... Vou ter que tirar 100 pontos a mais do que eu tirei pra entrar em eng. da computação =p....

Nem sei se eu consigo. Talvez consiga. Eu era um moleque quando passei pra eng. da computação... Não que eu ainda não seja preguiçoso e interesseiro, do tipo que só estuda pro que quer, mas... Bem. Acho que consigo. Vamos ver, né.

Para onde vai tentar Mavericco? Na UFSC o ponto de corte de eng. da computação é maior do que direito diurno se não me engano :think:
Mas, e aí não curtiu eng. da compu. ?

Lisbeth disse:
esse ano vou prestar para Letras (português/inglês). fiquei feliz ao ver o comentario do Feynman dizendo que o vestibular vai ser a minha prova mais dificil XD
o que voces pensam sobre biblioteconomia? eu adoraria fazer, mas sei lá, a gente infelizmente tb tem que pensar no que vamos trabalhar depois da graduação, e essa area nao tem uma boa renumeraçao (ate onde eu sei...)

ei guria entrei no facebook - skoob e achei essa reportagem que publicaram lah e lembrei de ti...o negócio tá bom hein :happyt:
Biblioteconomia

Eu conheço umas gurias que trabalham na biblioteca onde eu vou estudar, que usam uma camiseta escrito: Biblio...O quê?
Pq elas falaram que o povo quase não entende o nome do curso XD
se bem que é um pouco difícil de falar :oops:
 
**Maniaca do Miojo** disse:
Muitas saudades daqui :superupa:
Eu me afastei para estudar para o vestibular, fiquei sem net e comecei a estudar bastante.Apesar de não ter passado, to na lista da UFSC, SE rodar MUITO eu entro :pray:
Enfim, fiquei muito triste por não ter conseguido. Parentes enchendo o saco e mandando fazer outra coisa, enfim...nessa hora todo mundo sempre sabe mais do que você ¬¬'
Claro que respeito a opinião dos meus pais, mas tenho a minha opinião formada. Depois da fase fracasso, frustada, me achando um :poop:
huahuahuahua fato que todo vestibulando que dedicou 1 ano estudando sente isso ... C´est la vie...Na real, esse fracasso é só mais um dos milhares que vamos enfrentar, porque estamos crescendo é isso aí...aquela criança que queria chegar a fase adulta que é tudo maravilhoso!! Pois bem, essas porradas tb fazem parte da bela vida de adulto.É com muita cagada :poop::poop: que vamos dubar a nossa vida =)
O mais importante é analisar os erros e erguer a cabeça, que esse ano tem mais estudos,etc... Mas, com internet aqui, o fórum tb vai me auxiliar nos estudos da literatura :biblio:


Eu ri muito dos emotions aquii:rofl:

Pessoas positivas p mim vão longe.:sim:

Olhe, eu também já tive o horror de não passar em vestibular. Nossa, e como eu tive, e como eu fiquei mal. Mas sabe, comigo n era pq eu N TINHA PASSADO, era pq meus parentes dizíam "Milla, faz outra coisa. Faz direito. Medicina você n aguenta. Medicina n é p ti". OOOOw, era mesmo que me matar. Ficar falando isso ainda era pouco.
É que eles davam ênfase na de "Ela n vai aguentar o "rojão"(palavra para= muita coisa)", porque no meu terceiro ano tive um certo "probleminha" de saúde e fiquei internada uma semana fazendo transfusão e tudo. Tem gente da minha família que fala que Eu não vou aguentar fazer Medicina nunca e , eu n sei se você já passou por isso, mas, se sentir incapacitado de algo é uma das piores coisas que existe.
Só posso dizer p tu não te ligar para as besteiras sobre vestibular que os adultos da tua família dizem. Porque nossos pais, nossos avós são sábios em muitas coisas, mas sobre o NOSSO curso, e o NOSSO vestibular, e o NOSSO futuro, quem vai cuidar somos nós, e não eles.

Esse negócio de fazer outra coisa porque acha que não passa não tá com nada. Tenho pena de pessoas que fazem o que não gostam só para dar prazer ao ego, e dizer "eu passei".

Faz como eu acho que você tá fazendo: "que as palavras ruins entrem pelo ouvido e passem pelo outro":tchauzim:[/u]
 
Obrigada Sun :hug:

Se sentir incapacidade já senti várias vezes, estudando então, é normal...
principalmente, eletromagnetismo :taco:
Ah e não dá mesmo para ficar dando ouvido para outros, o melhor é ficar em OFF :babar:

Então, para onde vai tentar? Qualquer coisa se esbarramos por aí =D
Eu tentarei as do Sul, UFSC-UFRP-UFRGS e Fundação-UFPel-FURG pela prova doida do ENEM ¬¬
 
Sun disse:
Só posso dizer p tu não te ligar para as besteiras sobre vestibular que os adultos da tua família dizem. Porque nossos pais, nossos avós são sábios em muitas coisas, mas sobre o NOSSO curso, e o NOSSO vestibular, e o NOSSO futuro, quem vai cuidar somos nós, e não eles.

Em teoria são eles que pagam tudo até você terminar, então né?

Minha mãe sempre falou preu ir atrás de fazer o que eu gostasse, mas depois que eu não passei no meu primeiro ano de cursinho, fui forçado a fazer alguma coisa aqui pela minha cidade mesmo e acabei escolhendo Letras.

Aos trancos e barrancos, passei a amar o curso e a gostar do que eu faço. Agora, prestes a pegar pesado nas escolas, estou num misto de excitação e temor que vocês não fazem idéia.

O fato é que é um crime decidir o que quer pro resto da vida aos 17, 18 anos. Eu aconselho a ficar no cursinho o tempo necessário que for e tentar conhecer a fundo as profissões e as áreas de estudo que tal coisa vai proporcionar.

E, se ainda depois disso tudo você quiser Medicina, desce a lenha.

Biblioteconomia vai bombar nos próximos anos por conta de empregos públicos que o governo vai precisar. Dá uma pesquisada sobre o projeto de uma biblioteca por cidade que saiu faz um tempo.

Btw, só se preocupem com o salário se o objetivo de vida de vocês for ganhar dinheiro como de um amigo meu: prestou Agronomia e precisou comprar um rastelo pra puxar o tanto de dinheiro que ele tá ganhando depois de formado.

De resto, tudo dá dinheiro praticamente. Até professor.
 
**Maniaca do Miojo** disse:
Mavericco disse:
nesse segundo semestre sou eu me matando de estudar como nunca fiz pra tentar direito... Vou ter que tirar 100 pontos a mais do que eu tirei pra entrar em eng. da computação =p....

Nem sei se eu consigo. Talvez consiga. Eu era um moleque quando passei pra eng. da computação... Não que eu ainda não seja preguiçoso e interesseiro, do tipo que só estuda pro que quer, mas... Bem. Acho que consigo. Vamos ver, né.

Para onde vai tentar Mavericco? Na UFSC o ponto de corte de eng. da computação é maior do que direito diurno se não me engano :think:
Mas, e aí não curtiu eng. da compu. ?

UFSC fica contramão pra mim... Vou tentar na UFGoiaba mesmo... O bicho pega é na segunda fase; na primeira o ponto de corte é de 50%... Com um esforço eu consigo passar disso tranquilo...

Agora na segunda fase é que a coisa dá um salto bem alto o_O...

E, pra te falar a verdade, eu nunca gostei de engenharia da computação. Mas foi uma boa prestar para um curso relativamente fácil, relativamente rentável, fingir estar gostando e desistir de última hora... Segui a dica do Pescaldo:

O fato é que é um crime decidir o que quer pro resto da vida aos 17, 18 anos. Eu aconselho a ficar no cursinho o tempo necessário que for e tentar conhecer a fundo as profissões e as áreas de estudo que tal coisa vai proporcionar.

Só que dentro da faculdade, onde podia matar 99% das auas (como eu o fiz) sem ninguém falar nada... (além de ter acesso à sessão de empréstimos da biblioteca da UFG... Que vez outra tinha algo excelente para oferecer! =D
 
hehehehe pode aproveitar alguma coisa pelo menos =D
ah quando estava com 17 anos tb fiz uma x salada de cursos,oceanografia,ciência da computação, engenharia de automação,biologia..acabei cursando nenhum e fui ver mesmo o que queria mesmo...é realmente melhor, sem toda aquela pressão e stress da família e professores ^^
boa sorte :cha:
 
Pescaldo disse:
Sun disse:
Só posso dizer p tu não te ligar para as besteiras sobre vestibular que os adultos da tua família dizem. Porque nossos pais, nossos avós são sábios em muitas coisas, mas sobre o NOSSO curso, e o NOSSO vestibular, e o NOSSO futuro, quem vai cuidar somos nós, e não eles.

Em teoria são eles que pagam tudo até você terminar, então né?

Minha mãe sempre falou preu ir atrás de fazer o que eu gostasse, mas depois que eu não passei no meu primeiro ano de cursinho, fui forçado a fazer alguma coisa aqui pela minha cidade mesmo e acabei escolhendo Letras.

Vc tá certo sim:sim:.

Mas o que eu quis dizer foi que: nossos pais podem pagar p gente, mas em primeiro lugar eles não íam querer que fizéssemos algo que não nos fizesse as "pessoas mais felizes do mundo", e quando a gente faz o que gosta, parece que os problemas futuros são diminuídos de alguma forma, por causa do amor pela profissão. Eles pagam não é por obrigação, e sim por tentativa de sermos alguém melhores do que eles foram. É sempre assim, porque minha mãe me diz: "Você já estudou muito? Não quero que você fique igual a mim, pois tô aqui etc etc"
No teu caso, você tentou algo, e deu certo.
É como em O Menestrel: "Não importa onde já chegou, mas para onde está indo… mas, se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve."

Se vc sabe o caminho, vai em frente, se não sabe, o melhor é não ficar parado e tentar alguma coisa.:timido:
 
Sim, eu acho ruim decidir o nosso futuro com só 17 anos, mas passar em uma faculdade pública e largar os bets é foder com a vida de alguém que gostaria de estudar. Se não sabe o que quer, vai trabalhar, ou se houver pressão dos pais, se mate pra passar em universidades públicas ou trabalhe para pagar uma particular (presumindo que pelo menos você ganhe uma bolsa, porque pagar um faculdade decente com 18 anos sozinho vai ser foda).
 
só aproveitando o tópico para comentar dessa cagada da ufpr:

A peça Novas Diretrizes em Tempos de Paz que faz parte do livro Cheiro de Chuva e Novas Diretrizes em Tempos de Paz, de Bosco Brasil, publicada em 2007, está na lista de obras literárias indicadas para o próximo vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), mas muitos alunos estão com dificuldade em encontrá-lo.
Nos principais Sebos da cidade não tem mais exemplares e nas livrarias apenas com encomenda da editora, que demora em média de 30 a 40 dias para chegar. Entramos em contato com o Núcleo de Concursos da instituição e aguardamos resposta sobre como o aluno deve proceder caso não consiga achá-lo até data próxima ao vestibular.

fonte: língua solta
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo