• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vestibular: eu TENHO QUE PASSAR!!!!!!!

L disse:
Ainda assim ler contra a própria vontade é desastroso. E mesmo uma pessoa com o costume de ler pode achar tedioso ler livros sugestionados pelo vestibular. Muita gente prefere adiquirir cultura lendo aquilo que gosta, mas como o vestibular exige outras coisas fazer o que... :roll:

Eu concordo. Seria melhor não forçar as pessoas a lerem o que umas poucas decidiram, e sim deixar que elas lessem o que quisessem. Só que, infelizmente, se não fosse a obrigação de ler para o vestibular ou mesmo escola, muitas não leriam nada. Basta ver as pesquisas que indicam que em média o brasileiro lê algo como um ou dois livros por ano. Então necessita-se obrigar a leitura, caso contrário a maioria não leria. E, para forçar, tem que se fixar um livro.

L disse:
Já na UPE errei bastante, pois ele, por exemplo, colocava um texto que falava de João e Maria, mas queria saber quem era Pedro. Ou seja, só quem leu o livro para saber quem diabos era o Pedro... :obiggraz: Isso eu considero errado, não é prova de interpretação, mas sim prova de leitura de um livro.

É uma prova de interpretação do livro. Naturalmente que precisa ter lido o livro antes, e isso com certeza foi recomendado com antecedência.
 
Eu ainda to no 1º col, mas mesmo assim, não tô querendo mas ouvir falar em vestibular! Lá na minha escola é uma pressão só, qualquer coisa é vestibular pra cá, vestibular pra lá. Parece que é só pra gente ficar com medo. Eu odeio esse tipo de pressão. :x :x :x
 
Lady Gigi disse:
Eu ainda to no 1º col, mas mesmo assim, não tô querendo mas ouvir falar em vestibular! Lá na minha escola é uma pressão só, qualquer coisa é vestibular pra cá, vestibular pra lá. Parece que é só pra gente ficar com medo. Eu odeio esse tipo de pressão. :x :x :x

Mude de colégio. :mrgreen:

Apesar do :mrgreen: , o comentário não deixa de ter um pouco de validade e de merecer um pouco de reflexão. Um colégio desse tipo não é um dos que mais ajudam os alunos a passar. Pois só criam tensão e nervosismo. (Vide post meu numa página anterior).
 
o negócio eh ir pra colegio onde tem resultados.....mas nao aqueles resultados comprados.......Tipo, aqui no rio tem o pH, que todo mundo fala que eh o fodao, mas eles vao em cada escola pegam o melhor pagama pra ele estudar no pH e depois o nome dele vai pro jornal......
 
É uma prova de interpretação do livro. Naturalmente que precisa ter lido o livro antes, e isso com certeza foi recomendado com antecedência.
Na Unicamp é dose. Eles querem que você leia cinco vezes o livro e ainda ouça uma fita gravada com ele durante o sono. Meu professor disse que boa parte das perguntas é do tipo "Tal cara estava andando em alguma rua no capítulo quatro. Diga qual o nome da rua e de quem ele encontrou no caminho."
 
Não adianta querer fazer algo do tipo estudar 8 horas por dia, sete dias por semana por um ano, isso pode tornar a tensão grande demais na hora das provas. E também que é preciso dar descanso para o cérebro também, não se deve ficar obcecado. É preciso ter um equilíbrio...

O mais importante, na hora, é ter autoconfiança. :wink:
 
Legolas Greenleaf disse:
É uma prova de interpretação do livro. Naturalmente que precisa ter lido o livro antes, e isso com certeza foi recomendado com antecedência.
Na Unicamp é dose. Eles querem que você leia cinco vezes o livro e ainda ouça uma fita gravada com ele durante o sono. Meu professor disse que boa parte das perguntas é do tipo "Tal cara estava andando em alguma rua no capítulo quatro. Diga qual o nome da rua e de quem ele encontrou no caminho."

Hã? Na Unicamp não tem esse tipo de questão faz muito tempo. E digo isso pois sou aluno da mesma há 6 anos, tenho 2 irmãos e uns 10 amigos que prestaram vestibular pra Unicamp nestes últimos anos, por isto tenho acesso as provas e posso garantir que as questões são muito mais genéricas do que esta que você insinuou.

Pega uma prova de Português do vestibular da Unicamp e mostra uma questão deste tipo. Duvido que você vá encontrar com facilidade. Vou até te ajudar... Entra neste site no link de vestibulares passados:

http://www.convest.unicamp.br/
 
Eu tb tenho que passar..já que não preciso fazer o 3º ano se quiser(mas lógico terei que passar no vestiba...senão 3º ano lá vamos nós!)
Mas não tô nem aí..sei lá se eu ficar me sobrecarregando eu me esqueço de tudo...E eu faço a porcaria do cursinho mesmo....
 
uma pessoa com o costume de ler pode achar tedioso ler livros sugestionados pelo vestibular.
Disse tudo. Eu adoro ler os clássicos que o vestibular manda ler, mas tem um problema: quando eu estou lendo por vontade própria é ótimo, mas vai me obrigar a ler tal livro até tal data...é um saco mesmo!!!
Se vc não gosta de ler e quer pegar gosto, faz o seguinte: pega um livro e lê o comecinho. Não foi com a cara? Deixa de lado. Pega outro e faz o msmo. Uma hora c acha um livro legal.
Pega um com linguagem fácil pra começar, depois vai dificultando.
Eu tb tenho que passar..já que não preciso fazer o 3º ano se quiser(mas lógico terei que passar no vestiba...senão 3º ano lá vamos nós!)
Eu queria, droga!!! O 3° ano está um saco, fui mal na prova de mat de novo...bah, não vejo a hora de cair fora do colégio e entrar na facul... :disgusti:
 
eu também pretendo estudar esse ano, recebendo pouco mas recebendo né...

eu tenho 15 anos to no 2° ano do ensino médio, mas já to me ligando no vestibular, eu pretendo fazer Desenho Industrial (também hehehe) na UERJ, e por isso eu preciso estudar MUITO! ainda mais eu que não sou bom nem em fisica nem em mantemática... X_x... vou penar muito pra passar.....

100+ 8-)
 
Hã? Na Unicamp não tem esse tipo de questão faz muito tempo. E digo isso pois sou aluno da mesma há 6 anos, tenho 2 irmãos e uns 10 amigos que prestaram vestibular pra Unicamp nestes últimos anos, por isto tenho acesso as provas e posso garantir que as questões são muito mais genéricas do que esta que você insinuou.
Eu estava exagerando... claro que não tem perguntas assim... :eek:
Faltou o :mrgreen: no fim da msg.
O que eu quis dizer é que na Unicamp vc tem que ler os livros, e prestar atenção neles. Só lendo o resumo (o que é muuuuito comum pelo que tenho visto, principalmente pra Fuvest), fica difícil.
 
Legolas Greenleaf disse:
Eu estava exagerando... claro que não tem perguntas assim... :eek:
Faltou o :mrgreen: no fim da msg.
O que eu quis dizer é que na Unicamp vc tem que ler os livros, e prestar atenção neles. Só lendo o resumo (o que é muuuuito comum pelo que tenho visto, principalmente pra Fuvest), fica difícil.

Por experiência própria, posso dizer que lendo uma única vez o livro e compreendendo-o bem, você consegue fazer a maioria das questões de literatura da Unicamp tranquilamente. Isso é um diferencial na prova, pois vai realmente indicar aqueles que leram o livro e aqueles que não leram ou leram apenas um resumo. Resumo não é livro, é uma visão de um autor sobre uma obra.

Sinceramente, a prova da Unicamp é uma das que eu achei mais interessantes de se fazer, pois avalia não apenas o que o aluno sabe (decobera) mas seu potencial e sua capacidade de usar o que aprendeu, principalmente.

port1.gif


Tá vendo a figura aí em cima? É do vestibular de 1997 da Unicamp. Olha as questões que foram propostas a partir da tirinha acima:

a) A história contém no total cinco falas. Transcreva aquela que instaura o impasse do diálogo.
b) O dono do bar propõe-se a satisfazer qualquer desejo dos clientes. Transcreva a frase que indica essa disponibilidade.
c) O raciocínio que leva Eddie Sortudo a responder “OK. Vou querer isso” no segundo quadro não é totalmente insensato. Por quê?

Qualquer ser que possua um pouco de cérebro vai saber responder estas questões. Claro que há questões mais difíceis, mas um aluno bem preparado e não-bitolado em decoreba e resumos de livros consegue fazer tranquilamente.
 
Que agradável tirinha, Cuequinha! Muito muito boa mesmo! :wink: Sortudo fez juz ao seu nome (putz que sorte pedir tudo que o barman tiver, hehehe)

Realmente qualquer um que saiba fazer interpretação de textos consegue. Só tem um problema que já detectei em pelo menos 80% das pessoas do fórum. Não conseguem.

Por que? Desculpe, pessoal... já insisti isso milhares de vezes e até abri um tópico sobre isso no literatura.

Porque não são capazes de ler coisas desagradáveis.

É fácil ler coisas agradáveis. É quase como massagem no ego, vendo um autor (um autor! não é qualquer um não! um autor!) concordar conosco, saber como nos agradar até o amâgo de nosso ser. É como se ele soubesse exatamente tudo o que estamos sentindo, um amigo que nos compreende sem nunca ter nos visto, que sabe dos nossos problemas e vai nos oferecer uma palavra amiga. E ficamos na espectativa que também nos dê uma solução para o problema.

Porque acham que livros de auto-ajuda vendem tanto :twisted:

Mas esses autores são espertos... eles não leram apenas coisas agradáveis como o pessoal que compra seus livros. Eles leram de tudo, exatamente para saber o que o Seu Zé da venda de frutas sente, a Maria-Chipa que dá pra todo mundo sente. Eles leram livros chatos como o Cortiço, Lusíadas, para ver todos os problemas de todo mundo, saber exatamente como cada pessoa sente-se aqui e agora, e no passado, e talvez quem sabe no futuro?

Eu sei exatamente como cada um de vocês se sente, sei os argumentos que usarão para não ler. Sei as barras de casa de vocês, a pressão dos pais, a raiva que dá quando os pais dão o livro de Harry Potter para seus primos mais novos, mas reclama quando você quer comprar os volumes de HoME. Sei que vocês não querem dar presente de dia dos Pais por vingança por essas injustiças, que vão ficar de bico e não vão conversar com eles por isso ou por qualquer outra coisa. E que provavelmente quando tiverem de conversar, não será bem uma conversa, mas sim você "dizendo umas verdades para eles!".

E ao saber disso, posso escrever como um de vocês... usando as mesmas forçações de barra nos textos que escrevo, as mesmas coisas idiotas que fazem mas que na hora não pareciam tão idiotas assim.

Isso porque eu li as coisas desagradáveis... e tentei entender essas coisas desagradáveis. Seja o depoimento de um critico literário chato ou de um pré-adolescente histérico porque o pai não quer dar um carro se passar no vestiba.

E ao entender, minha capacidade de argumentação aumenta. Mesmo discordando, a minha indignação, minhas emoções não serão capazes de interferir com o processo lógico de argumentar, com o processo de dissertar sobre o tema.

Coisa que 80% das pessoas daqui não conseguem... é só dizer "respeito sua opinião, mas não concordo" que o mundo desaba para muitas pessoas em um fórum. Em qualquer fórum, diga-se de passagem.

"Pois não pode-se pedir por tolerância sem compreensão"
Mas quem realmente QUER compreender o próximo?
 
Acho que o pessoal dos outros lugares é feliz e naum sabem.... Aqui em São Paulo, é muito mais gente por vaga..... A USP é o sonho de qualquer estudante...... Mas eh quase impossivel de passar.... O ITA então.... quem consegue passar naquilo??????
Bom... mas eu tentarei passar em jornalismo... quem sabe eu consiga....
 
Eu vou tentar soh a fatec.... q eh um pouco menos dificl q a usp....

15/vaga aproximadamento..

Mas eu tenho q passar de qualquer jeito..
 
Quando eu for fazer vestibular acho que vou fazer só na UFPR e no cefet mesmo...
 
Acho que o pessoal dos outros lugares é feliz e naum sabem.... Aqui em São Paulo, é muito mais gente por vaga..... A USP é o sonho de qualquer estudante...... Mas eh quase impossivel de passar.... O ITA então.... quem consegue passar naquilo??????
Bom... mas eu tentarei passar em jornalismo... quem sabe eu consiga....

Presta Cásper ou Metodista, são boas escolas de jornalismo.

Eu vou tentar soh a fatec.... q eh um pouco menos dificl q a usp....

15/vaga aproximadamento..

Mas eu tenho q passar de qualquer jeito..

p/ q curso? se for processamento de dados, é fácil de entrar... passei lá em 4º lugar, acertando 65% da prova...



Agora, se vcs quiserem mesmo estudar em um lugar de excelência, escolham o MACKENZIE :grinlove: ... hei Legolas, tô te esperando no próximo semestre como bixo, hein???

Lôôôco, lôco, lôco, lôco, lôco... Direito Mack!
 
tolkien_onering disse:
Quando eu for fazer vestibular acho que vou fazer só na UFPR e no cefet mesmo...

eu vou tentar passar no Cefet......dizem q eh muito bom pra engenharia e tals.....

eu ja falei com os meus pais que se eu nao passar pra nenhuma publica eu vou fazer puc e eles falaram que se eu conseguir bolsa eu posso ir pra puc.......MESMO ASSIM eu vou fazer de tudo pra passa pra publica...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo